You are on page 1of 40

PREFEITURA MUNICIPAL DE

SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS
CONCURSO PÚBLICO

DIA - 15/08/2010

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 .P M S J E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS GABARITO RASCUNHO PROVA OBJETIVA 01 11 21 31 41 02 12 22 32 42 03 13 23 33 43 04 14 24 34 44 05 15 25 35 45 06 16 26 36 46 07 17 27 37 47 08 18 28 38 48 09 19 29 39 49 10 20 30 40 50 .

.

.

.

Assinale a alternativa correta: a) C.Rio de Janeiro. b) E. e) O poema defende as relações passageiras.O poema apresenta a visão de que o amor nunca dá certo. 1 palavra.P M S J E P O R T U G U Ê S Texto I para as questões 1 a 3. Reunião.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . 04 . e com uma pessoa que não fazia parte do grupo.mas se casou com alguém identificado pelo sobrenome. c) E. C. c) Assim como na dança da quadrilha. Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. no plano amoroso. se a pessoa deseja casar-se. Apesar disso. b) A troca de parceiros que ocorre na dança da quadrilha equivale a escolha do parceiro errado. Considerando essa observação. C.AMBIENTE AGRADÁVEL. C. E. ( ) O poema defende o ponto de vista de que .pois sempre se ama a pessoa errada. que também já passaram por uma experiência frustrante no amor.. constamos casos de dígrafos em: a) b) c) d) e) 3 palavras. Ao trabalhar . C. d) C.” Considerando as palavras em destaque no texto.não deve amar. Todas as palavras. Marque a alternativa que mostra qual a relação entre essa concepção de amor e a dança da quadrilha. e) E.Maria ficou para tia. evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor. d) Visão otimista sobre o amor. Carlos Drummond. julgue ( C) certa ou (E) errada as afirmações abaixo: ( ) A utilização de nomes incompletos para identificar as pessoas leva a uma generalização . a sequência só tem fim com Lili . C. 01 . (ANDRADE. b) Os desencontros amorosos. Raimundo morreu de desastre. d) A visão do amor no texto limita-se a troca de parceiros. E. João foi para os Estados Unidos.p. ou seja. C. 4 palavras. ela foi a única que se casou. 02 . a) O apego entre os apaixonados. E.José Olympio. c) Os romances duradouros.O poema retrata um problema comum nos relacionamentos amorosos. C. Teresa para o convento. QUADRILHA João amava Teresa que amava Raimundo Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili Que não amava ninguém. no plano amoroso uma pessoa se liga a outra.Dessa situação pode-se deduzir um atitude crítica e irônica do autor em relação aos interesses que muitas vezes levam ao casamento. 191) 01 . para passar algum tempo. tais pessoas são representativas de muitas outras. Pinto Fernandes Que não tinha entrado na história. 1980.No encadeamento dos desencontros amorosos. 03 . que mão amava ninguém. 2 palavras. ( ) Lili não amava ninguém. a) Na dança da quadrilha os pares ficam pouco tempo juntos e o mesmo acontece no amor. e) A desvalorização do casamento.

.

.

.

tóxico.Um cientista Americano investiga com exames de DNA a existência de uma preguiça gigante. c) Bis. 02 . olho. c) Bicho.sa – ma. C. e) C. C . 09 . e) Tran. banho.Marque a opção em que todas as palavras apresentam dígrafos: a) Fixo. Portanto o que a personagem Mafalda quer dizer na frase “ estou com o moral no chão” é : a) Que ela está sem ânimo. C. C.de – dois – gêneros. e) heterônimo e sobrecomum . E . C.ci. b) comum.Assinale C certo ou E errado analisando a flexão dos trechos em destaque. prato. C. a) Caa. e) Colega. c) epiceno e comum.te.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . luxo. C. Assinale a alternativa que responde à questão: a) C. b) Con – tri – buin.Assinale a alternativa cuja divisão silábica está correta.de –dois -gêneros e epiceno. extinta há 3 mil anos na Floresta Amazônica. nº 4 abril de 1995) Os substantivos cientista e preguiça são respectivamente a) sobrecomum e epiceno. d) E. sintaxe. d) As crianças vivem tristes. auxílio. sem vontade. C. 08 . unha.zô. exame.o – nar. e) A protagonista não tem com quem brincar.ni – co. d) Fric. (Os caminhos da Terra.a –vô. carro. E.E . c) A mãe da personagem não a deixa sossegada. ( ) Eu quero trezentas gramas de presunto. ( ) O jardineiro cortou a grama do jardim. E. ( ) O garoto deu o dinheiro para o caixa conferir. chave. piscina.tin – ga. b) C. 06 . passo. d) Choque. C. ( ) Ele foi a cabeça da conspiração. C. 07 . ano 4. coxa. bucho.P M S J E 05 . d) feminino e sobrecomum. c) E. C.Leia esta tira de Quino: O substantivo moral muda de significado se colocarmos antes dele os artigos o ou a . b) Que a vida de Mafalda está em declínio. b) Enxergar.

.

.

.

Cada um por si e Deus por todos. V.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . 13 . e) aposentados.Leia os provérbios: Cada qual com seu igual. oscilação. análise. d) F. V . d) Escassês – crescimento – enrugado – ingnorância. c) Indígena – inesistência – herança – aumentar. gaze. através. V. 03 e) F. Assinale a alternativa correta: a) V. largatixa. dissensão.Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras escritas corretamente. a) aposentados. fração. Marque-a : a) Dissabor. fortaleza.Dentre as palavras abaixo. 11 . Assinale V ou F para as afirmações abaixo: ( ) Os pronomes em destaque referem-se a uma terceira pessoa de modo vago. dançar. c) Obsessão. e) regras de conduta e estado de espírito. ( sessão / seção) c) Já era decorrido um _______________( lustre/ lustro) d) O prazo já estava _________________( proscrito/ prescrito) e) O fato passou ___________________( desapercebido / despercebido) 12 .A frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que estão entre parênteses é: a) Essas hipóteses _________________das circunstâncias . cidadões. b) coragem e poder. b) V . 15 . b) aposentados. F. b) Compreensão – paisagem – colheita – engolir. cidadões. ( ) Podemos dizer que as palavras em destaque formam uma locução. puzemos. d) aposentados. cidadões. V. anciãos. cidadãos. c) coragem e ética. discernir. e) Própio.O moral e a moral significam respectivamente a) ética e ânimo. e) Recurso – quizer – desonestidade – alcoólico. a) Injerir – demonstrar – indentificar – esparsas. F. anciões. V . c) F . anciães. anciãs. 14 . . atrás.P M S J E 10 . F. V . ( ) Os pronomes estão substituindo a 2ª pessoa do discurso. quais são as que cabem na frase? “Os ____________ e os _________________ gozam de pouco respeito enquanto __________. d) Giz.( emergiram/ imergiram) b) Nunca o encontro na _________________em que trabalha. d) temperamento e verdade. sacerdotisa. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha. anciãos. V. c) aposentados. gasolina.Há abaixo uma alternativa cujas palavras estão com a grafia ERRADA. cidadãos. b) Atraso. paralelepípedo.

.

.

.

Quais os pronomes que melhor completam as lacunas das frases: Era um sonho __________________todos eram felizes. b) em que – onde – aonde. por isso fiquem mais um pouquinho. a) que – aonde – aonde. eles alçam voo como de um alçapão. d) Direita. b) quatro monossílabos tônicos. c) três palavras oxítonas. b) Pouco importa o que eles forão no passado ou o que são hoje. d) palavras paroxítonas como livro e pousam. 19 .O poeta Mário Quintana escreveu um texto em que diz: Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês Quando fechas o livro. Manuel! b) Não faz isto. e) em que – aonde – aonde. e) Vocês nunca vieram aqui antes. 18 . nunca nos enviaram nenhuma carta de advertência. Não imagino o lugar _______________chegaremos com esta situação.P M S J E 16 .O verbo em destaque na frase A luz está acesa está no: a) Presente do modo subjuntivo. e) Imperativo afirmativo. os navios partirão depois da meia.Há ERRO quanto ao emprego do imperativo em: a) Faze isto.Indique a alternativa cujo verbo está INCORRETAMENTE flexionado: a) Ontem chegaram de São Paulo minhas encomendas de livros e revistas. volver. Pouco importa o lugar _____________ vamos nas férias.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . c) em que – aonde – onde. Manuel! c) Sê feliz. b) Pretérito Perfeito do Indicativo. e) não existe nenhum palavra oxítona no texto. 04 .noite. d) Até hoje. d) que – onde – onde. e) Apague a luz! 20 . d) Pretérito Imperfeito do Indicativo. c) Presente do Indicativo. c) Se todos ajudarmos. 17 . Há no texto acima: a) duas palavras proparoxítonas.

.

.

.

A equipe do Programa de Saúde da Família é composta por: a) médico. d) programação pactuada. b) Bioética. c) associação dos prestadores de serviços.Têm como finalidade constituir uma base para execução. expressando a integralidade da assistência e a universalidade do acesso às ações e serviços de saúde em todos os níveis. e) Ética Profissional. c) movimento que não priorizou a melhoria das condições de saúde da população. d) conselhos de Saúde e Conferências de Saúde. 22 – Na esfera municipal o Sistema de Saúde é coordenado pelo: a) Secretário Municipal de Saúde. b) Gestor Estadual do Sistema. c) Universalidade. e) principal movimento para a construção do Sistema Único de Saúde vigente no Brasil. e) não auxiliou as discussões ligadas à saúde.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . 23 – A Constituição Brasileira de 1988 teve um avanço no que diz respeito à saúde. e) médico. atendente de consultório dentário e os agentes comunitários de saúde. agente comunitário. c) priorizou outros setores da sociedade. d) odontólogo. 28 .P M S J E P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E S A Ú D E 21 – A Reforma Sanitária Brasileira organizou-se no a) movimento em defesa e priorização da saúde privada. 24 – O Programa de Saúde da Família tem como características. porque a) não agregou as propostas do movimento da Reforma Sanitária. b) participação popular. auxiliar de enfermagem. 27 – A organização dos serviços de saúde por níveis de complexidade da assistência. 05 . b) movimento onde não houve a participação da população. e) Supervisor da Saúde. 30 – A população participa no Sistema Único de Saúde por meio da (o) a) associação Comunitária. e) planejamento em saúde. 25 . atendente de consultório dentário. EXCETO: a) Trabalho em equipe multiprofissional. d) Participação popular. enfermeiro. enfermeiro. c) procedimentos técnico-administrativos. c) Medicina Social. controle. d) Coordenador de Saúde. e) Vinculação dos profissionais e serviços com a comunidade. b) médico. b) integração dos servidores da saúde. auxiliar de enfermagem e o agente comunitário. odontólogo. d) incluiu uma sessão sobre saúde. 29 . b) não valorizou a saúde como qualidade de vida. auxiliar de enfermagem. c) médico. b) Equidade. e) regionalizar c) hierarquizar os serviços. agente comunitário. d) Ética Aplicada. 26 – Das alternativas abaixo são consideradas como princípio que fundamenta a organização da atenção básica. EXCETO: a) Causalidade. b) diagnóstico de saúde. d) universalizar. d) movimento de lutas apenas dos direitos políticos e econômicos. avaliação e gerência do Sistema de Saúde: a) informações sobre saúde. significa a) integrar as ações e Programas. e) representação dos segmentos da sociedade em geral. sem discutir as questões ligadas à saúde. b) Trata o indivíduo como sujeito Integrado à família. d) Atenção centralizada na saúde.Nas questões da saúde e da pesquisa em seres humanos é aplicada qual Ética a) Ética Médica. c) Diretor da Unidade de Saúde. agente comunitário e o enfermeiro. e) Humanização no atendimento. c) Ênfase na Medicina Curativa. odontólogo.

.

.

.

peso e vacinação. mas pode levar ate um ano. e) Ancilostomose. mal-estar geral. o Agente Comunitário de Saúde. Sobre a raiva marque a INCORRETA: a) Os sintomas no homem aparecem de 2 a 10 dias após a inoculação do vírus. d) Doença de Chagas. 06 . e) O tipo de sangue da criança. é causada por um vírus: a) Febre amarela. b) Alimentação. mal-estar. c) Via ocular. b) Leishmaniose.Qual entre as doenças abaixo. o que leva a hidrofobia e a aerofobia. b) Higiene apenas dos alimentos enlatados. e) Amarelão.Uma das medidas de higiene que o agente comunitário de saúde deve orientar em relação à saúde e uma melhor qualidade de vida das pessoas da comunidade. b) Malária. e) Filariose. Tem como transmis- sor o mosquito Aedes aegpyti: a) Febre amarela. 34 . b) Esquistossomose. é: a) Higiene do corpo e asseio ambiental.Analise a afirmativa abaixo e assinale a alternativa correta: Água limpa parada possibilita o desenvolvimento do mosquito transmissor desta doença. d) Via parenteral. c) Especificamente higiene do ambiente contaminado por vetores transmissores de doenças. Suas manifestações gerais são febre. 36 b) INSS. controle do peso. d) Doença de Chagas. c) Malária.É uma das doenças transmitidas pela água contaminada: a) Malária. caracterizada em sua forma clássica. dor de cabeça entre outras. d) O peso da criança. 32 – A raiva é uma doença letal apesar da existência da vacina anti-rábica humana.Qual dos Órgãos Público abaixo é o responsável pela Vigilância Sanitária no Brasil? a) ANVISA. c) Aleitamento materno. vacinação. b) A transmissão ao homem é através da saliva do animal. c) Amebíase. por ocasião das mordidas. sob sua responsabilidade. Porém qual a via que essa doença é adquirida? a) Via digestiva. c) SUS. precisa manter a família bem orientada sobre: a) Aleitamento materno. a) Raiva. 38 . d) Higiene do corpo visando exclusivamente à prevenção de doenças de pele. e) O tratamento visa proporcionar conforto. e) Sífilis. cefaléia.Para o correto acompanhamento de uma criança. c) Os sintomas são a diminuição da sensibilidade no local da lesão. d) Febre tifoide. 35 . 37 . b) Leishmaniose.P M S J E C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S 31 – A doença de chagas é uma infecção. b) Via respiratória. febre.P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . d) O agravamento da doença causa paralisia da musculatura da faringe e do esôfago. 33 . dependendo da localização e da gravidade da mordida. . mas do enfermeiro da equipe. c) Dengue. e) As orientações não são atividades da competência do agente comunitário de saúde. e) Via cutânea. por dores musculares e articulares intensas. c) Dengue. com isso aumentar os períodos de convulsão do paciente. dor. vacinação.Doença febril aguda. d) Tétano. d) INAMPS. 39 . controle de glicemia e higiene. cuidados higiênicos e prevenção de situações de risco. e) ANA.

.

.

.

a orientação considerada mais importante é sobre: a) Alimentação correta. e) Escolha da maternidade. b) A iniciativa privada não poderá participar do Sistema Único de Saúde. c) Putrefação. V. que precisa ser notificada rapidamente aos órgãos de vigilância. a) Coqueluche. d) Desmatamento das florestas. d) Sífilis congênita. V. Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s): a) I. d) Iniquidade das ações.Considerando que o Sistema Único de Saúde é uma política pública avançada e com os princípios apresentados abaixo. d) Pandemia.No acompanhamento de uma gestante. c) V. c) Equidade das ações. c) I.São consideradas situações de risco para a saúde da comunidade: a) Falta de água tratada. b) II. II. Sobre esta lei assinale a alternativa ERRADA: a) O dever do estado não exclui o das pessoas. Ações de Vigilância Sanitária. d) Botulismo. d) II.P M S J E 40 . a segurança e ao bem – estar das populações: a) Pululação. e) As alternativas “c” e “d” estão corretas.Em relação à AIDS. 48 . ( ) A AIDS pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gravidez. das empresas e da sociedade. II.D R. a simples suspeição. 43 . muito acima do esperado e não delimitado a uma região e chamado de: a) Surto. devendo o estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.A morbidade refere-se ao comportamento das doenças numa população exposta ao adoecimento. F.Alterações ambientais nocivas à saúde. Identifique nas alternativas abaixo uma doença de notificação obrigatória em todo o território nacional. inclusive nos finais de semana e feriados. e) V. b) F. 47 . Ações de Vigilância Epidemiológica.A lei 8080/90 (lei orgânica da saúde) dispõe sobre as condições para a promoção. proteção e recuperação da saúde. d) A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico é um campo de atuação do Sistema Único de Saúde. a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 44 .P R O C E S S O S E L E T I V O / 2 0 1 0 . b) Epidemia. 42 . b) Lixo jogado em qualquer lugar. parto e amamentação. c) Rotavírus. V. A sequência está correta em: a) F. c) Comparecimento às consultas de pré-natal. c) AIDS. e) Ascaridiase 50 . d) V. marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: ( ) Usar camisinha nas relações sexuais é forma de prevenção. III. F. b) Integralidade das ações. V.São ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): I. c) Mal uso de veneno na lavoura. ( ) As doenças sexualmente transmissíveis não aumentam o risco de transmissão do vírus da AIDS. V. b) Cólera. pelo Agente Comunitário de Saúde. b) Cuidados higiênicos. d) Tríplice viral. e) Esquistossomos e) N. 07 . F. 45 . d) Preparo do enxoval do bebê. III. b) HIV. e) NDR 49 . b) Poluição. e) III. III. c) Endemia.O serviço que reúne um conjunto de ações que permite acompanhar a evolução das doenças na população é denominado Serviço de Vigilância epidemiológica. 46 . c) Leptospirose. d) Profanação.Assinale a alternativa que representa a vacina que previne tuberculose: a) Tetravalente. e) SUS é obrigado por lei a atender todos os cidadãos. EXCETO. a) Participação da população na gestão dos serviços. 41 . V. e) Todas as respostas anteriores atendem ao enunciado. b) BCG. F. da família. Ações de saúde do trabalhador. independentemente de ter ou não contrato de trabalho. e) Endodontia.A hanseníase é conhecida como: a) Lepra. a ocorrência de certo número de casos de determinada doença. c) A saúde é um direito fundamental do ser humano.