:m, A,&/* 2 Od

d
..

t

-*rp*

4

'07

fi

4

PELO EMENDA À LEI ORGÂNICA NO ( DE AUTORIA DO DEPUTADO ALÍRIO NETO E OUTROS)

P-CSTA">E

. ,..

-

A

E I
8 l2Oo7

I

-

Dá nova redação ao Art. 65 da Lei Orgânica do Distrito Federal.

PROTOCOLO LEGãSLATIVC
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:

FIS.HO&
Art. l0 Art. 65 da Lei Orgânica do Distrito Federal passa a vigorar com a seguinte O redação:
"Art. 65. A Câmara Legislativa reunir-se-á, anualmente, em sua sede, de l0 de

fevereiro a 15 de dezembro.

5 5

l0As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia

útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados.
2 O Durante o período de l0 a 31 de julho se reunirão apenas as comissões

permanentes e temporárias, não havendo funcionamento do plenário, salvo se não aprovado até 30 de junho o projeto de lei de diretrizes orçamentárias ou se houver convocação extraordinária.

5

3 O

O período de 2 a 31 de janeiro será de férias remuneradas dos Membros da

Câmara Legislativa, sendo devido um terço a mais do subsídio.

5

4' As férias previstas no parágrafo anterior serão interrompidas em virtude de

convocação extraordinária.

55' Os dias de férias não gozadas, em virtude da interrupção prevista no parágrafo
anterior, não serão repostos aos membros, sendo devida compensação financeira à razão de um trinta avos do subsídio mensal por dia de férias não gozado.

5 6 Fica vedado o pagamento de ajuda de custo em razão de despesas dos Membros O
da Câmara Legislativa no início e final de cada sessão legislativa e em virtude de convocação extraordinária.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

5

7 O A sessão legislativa não será encerrada sem a aprovação do projeto de lei do

orçamento." Art. 2OEsta Emenda entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3 Revogam-se as disposições em contrário. '

A presente Proposta de Emenda à Lei Orgânica visa atender pleito de toda a

sociedade do Distrito Federal no sentido de aumentar o tempo de disponibilidade do Poder Legislativo ao acesso de seus representados. Com a nova redação a ser dada ao caput do art. 65 da Lei Orgânica, a presente proposta extingue o recesso parlamentar existente no período de l0 a 31 de julho, permitindo que haja um incremento na produtividade da Casa, visto que não será mais dada solução de continuidade aos trabalhos. A Proposta, também, converte o recesso parlamentar do mês de janeiro em férias coletivas dos Membros da Câmara Legislativa. É patente que a sociedade do Distrito Federal clama incessantemente pela equalização dos gastos da Câmara Legislativa do Distrito Federal no sentido de diminuir as despesas desta Casa com a manutenção de seus Membros. Deste modo, a presente Proposta prevê a extinção da ajuda de custo aos Membros da Câmara Legislativa que é paga no início e final de cada sessão legislativa, bem como veda o pagamento de ajuda de custo na hipótese de convocação extraordinária. Com o advento da presente medida, poder-se-á remanejar os valores atualmente gastos com as ajudas de custo a serem extintas, que representam aproximadamente anualmente o montante R$693.748,00 (seiscentos e noventa e três mil, setecentos e quarenta e oito reais) para o gasto em outras atividades da Câmara Legislativa que melhor atendam aos anseios da sociedade. A presente proposta veicula também a instituição para os Parlamentares de adicional de um terço de férias, constitucionalmente garantido para todos os trabalhadores. Ressalta-se, por fim, que a Proposta não representará qualquer impacto orçamentário-financeiro, muito pelo contrário, visto que a única medida que importará em

'

~I>,gc,s

aumento de gasto, a implementaçáo do terço de férias, não corresponde a mais do que 11% (onze por cento) da despesa anual a ser minorada com a implantação da extinçáo das ajudas de custo.

I PROTOCOLO LEGISLATIVO /

r

Deputado AGUINALDO DE JESUS

Deputado AYLTON GOMES

Deputado BATIST&D+SCOOPERAWAS

Deputado BENICIO TAVARES

Deputado BERINALDO PONTES

Deputado BRUNELLI

Deputado CABO PATFÚCIO

Deputado CHICO LEITE

Deputado CRISTIANO ARAUJO Deputado DR. CHARLES

Deputada ERIKA KOKAY

Deputada JAQUELINE RORIZ

Deputado LEONARDO PRUDENTE

RQTOCOLO LEGISIATIVQ
Deputada LUZIA DE PAULA

Deputado PAULO TADEU

t*

\

Deputado PEDRO PASSOS

Deputado REGUFFE

Deputado

RONM NEMER

1
PROTOCOLO LCGISLATIVO

Fls. N

Seção IV Do Funcionamento da Câmara Legislativa Subseção l Das Reuniões

11

- pela Mesa Diretora ou a requerimento de um terço dos Deputados
que compõem a Câmara Legislativa, para apreciação de ato do Governador do Distrito Federal que importe crime de responsabilidade; - pelo Governador do Distrito Federal, pelo Presidente da Câmara Legislativa ou a requerimento da maioria dos seus membros, em caso de urgência ou interesse público relevante;

111

. 65. A Câmara Legislativa reunir-se-á, anualmente, em sua sede, de de fevereiro a 30 de junho e de l0 de agosto a 15 de dezembro,
§ l0 reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o priAS melro dia útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados:'

- pela comissão representativa prevista no art. 68, 9 5 O , nas hipóteses
estabelecidas nesta Lei Orgânica. Parágrafo único. Na sessão legislativa extraordinária, a Câmara Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual tiver sido convocada.

$ 2' A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do proje ! de lei de diretrizes orçamentárias, nem encerrada sem a aprovação do projeto lei do orçamento.
Art. 66. A Câmara Legislativa, em cada legislatura, reunir-se-á em çeçsõ preparatórias no dia l 0 de janeiro, observado o seguinte:

Subseção ll Das Comissões
~ ~68. A ,Câmara Legislativa terá comissões permanentes e temporárias, t idas na forma e com as atribuições previstas no Seu regimento k ~ ~ ~ oun o r gislativo de que resultar sua criação.

I I1

-

na primeira sessão legislativa, para a posse dos Deputados Diçtrita eleição e posse dos membros da Mesa Diretora; na terceira sessão legisiativa, para a posse dos membros da Me Diretora eleitos no último dia útil da primeira quinzena de deze bro da sessão legislativa anterior, vedada a recondução par mesmo cargo.

§ 10 ~a composição de cada comissão, é assegurada, tanto quanto possípresentação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares ção na Câmara Legislativa.

Parágrafo único. Na composição da Mesa Diretora é assegurada, ta quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária ou de blo parlamentares com participação na Câmara Legislativa. Art. 67. A convocação extraordinária da Câmara Legislativa far-se-á: I
-

3 20 As comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe:
I 11
111

- apreciar e emitir parecer sobre proposições, na forma do regimento interno da Câmara Legislativa;
-

pelo Presidente, nos casos de: a) decretação de estado de sítio ou estado de defesa que atinja o território do Distrito Federal; b) intervenção no Distrito Federal; c) recebimento dos autos de prisão de Deputado Distrital, na hipótese de flagrante de crime inafiançâvel; d) posse do Governador e Vice-Governador;

realizar audiências públicas com entidades representativas da sociedade civil;

- convocar Secretários de Governo, dirigentes e servidores da administração pública direta e indireta do Distrito Federal e O Procurador-Geral a prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; - receber pe'iições, reclamações, representações ou queixas Contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas;

/

Seção IIN OAIlYISI931 0103010~das Sessões Legislativas

~

o

~

~

3 1QCabe a Mesa Diretora organizar a relação dos Deputados Distritais, a qual deve estar concluída antes da instalação da sessão de posse.

Art. 4QACâmara Legislativa reunir-se-á, em sua sede, ordinariamente,de IQ de fevereiro a 30 de junho e de IQ de agosto a 15 de dezembro e, extraordinariamente, nos casos previstos na Lei Orgânica. § 1QAS reuniões marcadas para o início de cada período legislativo serão transferidas para o primeiro dia útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados. 3 2QAsessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, nem encerrada sem a aprovação do projeto de lei do orçamento anual. § 3QNa sessão legislativa extraordinária, a Câmara Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual tiver sido convocada.

3 2QArelaçãoserá feita na sucessão alfabética dos nomes parlamentares, com as respectivas legendas partidárias.
Art. 7~AS dez horas do dia IQ de janeiro do primeiro ano de cada legislatura, os candidatos diplomados Deputados Distritais reunir-se-ão, em sessão preparatória, para a posse na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

3 1QAssumiráa direção dos trabalhos o último Presidente, ou outro membro da Mesa anterior, preservada a hierarquia, e, na falta destes, o Deputado Distrital mais idoso, entre os de maior número de legislaturas.
9 2QAbertaa sessão, o Presidente convidará dois Deputados Distritais de partidos diferentes para servirem de Secretários e proclamará os nomes dos Deputados Distritais diplomados.

3 3QO Presidente convidará o Deputado Distrital mais jovem para, da tribuna, prestar o seguinte compromisso:
"Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal.".

Seção III Das Sessões Preparatórias
Subseção I Das Disposições Comuns
Art. 5PA Câmara Legislativa, em cada legislatura, reunir-se-á em sessões preparatórias: I - no dia 1"e janeiro da primeira sessão legislativa, para a posse dos Deputados Distritais,eleição e posse dos membros da Mesa Diretora;
II no dia 1Q janeiro da terceira sessão legislativa, para a posse dos de membros da Mesa Diretora eleitos no último dia Útil da primeira quinzena de dezembro da sessão legislativa anterior.

9 4QO Secretário designado pelo Presidente fará, em seguida, a chamada de cada Deputado Distrital que, solenemente, declarará: "Assim o prometo". 3 5s Concluidaa prestação do compromisso, o Presidentedeclarará empossados
os Deputados Distritais.

3 6 2 Salvo motivo de força maior ou enfermidade devidamente comprovada, a
posse deverá ocorrer no prazo de trinta dias, contados: III da primeira sessão preparatória da legislatura; da diplomação, se eleito Deputado Distrital durante a legislatura;

Subseção ll Da Posse dos Deputados ~istritais
Art. 6QO candidato diplomado Deputado Distrital deverá apresentar a Mesa Diretora, pessoalmente ou por intermédio do seu partido, até o dia 20 de dezembro do ano anterior a instalação de cada legislatura, o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar,legenda partidáriae declaração de bens com a indicação das fontes de renda.
14

111 - do registro do fato que a ensejar, por convocação do Presidente da Câmara Legislativa.
§7 " prazo estabelecido no parágrafo anterior poderá ser prorrogado, por igual período, a requerimento do interessado.

Art. 8 Q Àposse de Suplente de Deputado Distrital aplica-se o disposto nesta subseção, dispensada a prestação de compromisso após a primeira convocação.

§ 2QAnunciada a discussão de qualquer matéria, não havendo orador que ueira usar da palavra, o Presidente declará-la-á encerrada. F 3 9 Não havendo número para votação, o Presidente declarará a inexistência j e quorum e anunciará a discussão da matéria seguinte constante da pauta. fj4e Encerrada a discussão de todas as matérias constantes da Ordem do Dia, ersistindo a falta de quorum, ficarão adiadas as votações para a sessão ordinária

Seção I1 Das Sessões Extraordinárias
Art. 120. O Presidente da Câmara Legislativa, de ofício ou a requerimento de, no mínimo, um terço dos Deputados Distritais, ouvido o Plenário, poderá convocar sessões extraordinárias.

Art. 117. Esgotada a matéria constante da Ordem do Dia, havendo quorum, o lenário poderá votar proposições que independam de parecer.

5 I Q Asessão extraordinária destina-se exclusivamente a discussão e votação das matérias que deram origem a sua convocação.
§ 29 O Presidente da Câmara Legislativa prefixará o dia, a hora e a Ordem do Dia da sessão extraordinária, que serão comunicados aos Deputados Distritais em sessão ou no Diário da Câmara Legislativa ou, quando mediar tempo inferior a vinte e quatro horas da convocação, por qualquer meio de comunicação que melhor atenda a urgência.

Subseção IV Do Grande Expediente
Art. 118. Encerrada a Ordem do Dia, será dada a palavra aos três primeiros Deputados Distritais inscritos para o Grande Expediente, em ordem cronológica, pelo prazo máximo de vinte minutos para cada orador. 1" inscrição do orador será feita em local designado pela Mesa Diretora, em livro próprio ou por meio eletrônico, pelo Deputado Distrital ou servidor por ele credenciado, diariamente, entre as doze e as dezoito horas, assegurada a preferência aos que não tenham usado da palavra no Grande Expediente nas últimas oito sessões. § 2QSerá concedida a palavra, preferencialmente, ao orador que, inscrito na sessão anterior, não tiver proferido discurso por não ter sido a sessão realizada, por ter sido suspensa ou encerrada antes da hora, ou, ainda, quando o horário destinado ao Grande Expediente tiver sido reservado a homenagens especiais, a comparecimento de Secretário de Governo ou em virtude do disposto no art. 100, parágrafo único. 3cA Câmara Legislativa poderá destinar o Grande Expediente para comemorações de significação nacional ou interromper os trabalhos para recepção de personalidades, desde que assim delibere o Plenário.

CAP~TULO III DAS SESSÕES SECRETAS
Art. 121. Por proposta do Presidente ou a requerimento da maioria absoluta dos membros da Câmara Legislativa, com indicação precisa de seu objetivo, poderá ser realizada sessão secreta, mediante deliberação da maioria absoluta do Plenário, em votação nominal e pública.

Parágrafo único. Será obrigatoriamente secreta a sessão em que a Câmara Legislativa deva deliberar sobre perda de mandato de Deputado Distrital.

Art. 122. Antes de iniciar a sessão secreta, o Presidente fará sair do recinto, das Tribunas, das galerias e demais dependências anexas, pessoas estranhas aos trabalhos, inclusive servidores da Casa, sem prejuízo de outras cautelas destinadas a resguardar o sigilo dos debates e deliberações.
Parágrafo único. Antes de levantada a sessão secreta, a respectiva ata será aprovada e, juntamente com os documentos nela referidos, encerrada em invólucro lacrado, etiquetado, datado e rubricado pelos membros da Mesa e recolhida ao arquivo,

Subseç'ão V Do Término da Sessão
Art. 119. Findo o tempo da sessão, ou não havendo mais assunto a tratar, o Presidente encerrá-la-á, anunciando a Ordem do Dia da sessão seguinte.

Art. 123. Somente os Deputados Distritais poderão assistir as sessões secretas. Parágrafo único. Os Secretários de Governo, quando convocados, bem como as testemunhas, participarão das sessões secretas apenas durante o tempo necessário a tomada de seus depoimentos.