RICARDO KAHN

Rua André Fernandes, 51 ap 72 - Itaim Bibi - CEP 04536-020 - São Paulo, SP 11.3079-7122 (res) - 11.8244-9838 (cel) - ricardok3@ibmecsp.edu.br Brasileiro com cidadania alemã, 34 anos, solteiro.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
   Pós Graduação: MBA Executivo – IBMEC-SP (cursando 4º módulo) Graduação: Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdade São Luis Técnico em Contabilidade -Instituto Monitor (CRC 1SP- 235009)

Resumo das Qualificações
       Implantação de sistemas ERP. Revisão de rotinas com eliminação de retrabalhos e aumento de transparência. Controle do balanço, DRE, fluxo de caixa e principais relatórios gerenciais. Cálculo de índices de performance e rentabilidade como EVA, WACC, ROI e MVA. Criação de sistemas de custeio (ABC cost, absorção). Implementação de auditoria interna enfocando prevenção a fraudes e perdas. Vivência em situações de pressão e necessidade de rápidas decisões.

Experiência Profissional
Marco Brasil – Marketing Consultants (Dez/2006 a atual) – Consultoria multinacional em Marketing e Business Inteligence, presente em dez países. Controller       Líder de equipe com 9 pessoas e reporte direto ao CFO. Introdução de ABC cost para apuração da rentabilidade dos centros de resultado. Suporte as áreas operacionais na elaboração de budgets para novos projetos. Implantação do sistema Datasul, revendo todos processos contábeis e criação de novo plano de contas. Estabelecimento de auditoria interna com queda de 90% nas perdas . Apresentação dos resultados em R$ e US$ nos padrões contábeis locais e externos.

Magistral Laboratório de Manipulação Ltda (Out/2005 a Dez/2006) - Rede de farmácias em processo de reestruturação coordenado pela Focus Desenvolvimento Empresarial. Gerente Financeiro (Jan/2006 a Dez/2006) 
   

 

Participação nas tomadas de decisão estratégicas da empresa. Líder de equipe com 9 pessoas. Responsável por selecionar novos colaboradores. Projeção trimestral da necessidade de capital de giro. Renegociação de empréstimos obtendo melhores prazos e taxas. Apresentação do desempenho econômico ao conselho de acionistas. Montagem de nova metodologia do custeio de produção e cálculo do BEP. Elaboração do rateio de custos indiretos pelo método ABC cost. Supervisão da contabilidade terceirizada e condução da política fiscal.

Redução de 95% nas fraudes de vendas não finalizada, e 80% dos desvios de matéria prima no estoque.

Coordenador da Controladoria (Out/2005 a Dez/2005)  Criação de novas rotinas para fechamento do balanço, DRE e fluxo de caixa mensais, com significativa melhora na consistência dos dados.  Elaboração do budget para o exercício de 2006. B2 Comércio de Artigos Para Decoração Ltda (Nov/2003 a Out/2005) - Maior revenda do Brasil de toldos e persianas. Gerente Financeiro  Reorganização de todo departamento financeiro com implantação de ERP integrado ao restante da empresa.  Elaboração de orçamentos e relatórios gerenciais. Renegociação junto a bancos e fornecedores. Detecção de fraudes através de auditorias internas.  Mudança do regime tributário reduzindo em 50% as despesas com impostos. Vila Hípica Moinho Velho Ltda (Jan/1999 a Nov/2003) - Experiência empreendedora no ramo de equitação Sócio Gerente  Preparação e implantação de estudo de viabilidade econômica da empresa com projeto de reestruturação.  Pioneiro do ramo no uso da Internet como ferramenta de Marketing, que somado às outras políticas de captação de clientes resultou em crescimento de 500% no faturamento num período de cinco anos.  Captação de novos investidores para ampliação do empreendimento. Duplex Artefatos de Borracha Ltda (Jan/1996 a Jan/1999) - Fabricante de autopeças para montadoras no Brasil e exterior. Gerente Financeiro (Dez/1997 a Jan/1999)  Exercício durante o crítico período pré-falimentar.  Preparação de plano de contingências, resultando no prolongamento da vida da empresa para 10 meses (contra 60 dias previstos inicialmente).  Convivência com todos os tipos de situação de pressão, negociações diárias com stakeholders (clientes, funcionários, sindicatos, fornecedores / prestadores de serviço). Controller das Filiais (Jan/1996 a Dez/1997)  Implantação de ERP nas filiais de Mogi das Cruzes/SP e Caxias do Sul/RS, permitindo visualização de custos da empresa.  Gerenciamento de projeto de viabilidade econômica baseado em corte de gastos.  Elaboração do DRE, balanço, fluxo de caixa das filiais.  Levantamento de todos os custos fixos e variáveis da empresa.

IDIOMAS
   Inglês fluente. Espanhol intermediário Hebraico básico.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  

Atuação como monitor de finanças durante a faculdade. Habilitação de operador da BOVESPA e BM&F. Ms Office avançado (tabelas dinâmicas, solver, e funções financeiras no Excel).