RICARDO KAHN

Rua André Fernandes, 51 ap 72 - Itaim Bibi - CEP 04536-020 - São Paulo, SP 11.3079-7122 (res) - 11.8244-9838 (cel) - ricardok3@ibmecsp.edu.br Brasileiro com cidadania alemã, 34 anos, solteiro.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
   Pós Graduação: MBA Executivo – IBMEC-SP (cursando 4º módulo) Graduação: Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdade São Luis Técnico em Contabilidade -Instituto Monitor (CRC 1SP- 235009)

Resumo das Qualificações
        Gestão de tesouraria, contabilidade, controladoria e cobrança. Implantação de sistemas ERP. Revisão de rotinas com eliminanação de retrabalhos e aumento de transparência. Negociações junto a instituições financeiras com amplo networking. Operações de captação e investimento maximizando a eficiência do capital. Preparação e análise de relatórios e índices de controladoria (NPV, IRR, P&L, Forecast, Balance Sheet, EVA e WACC). Vivência em situações de pressão e necessidade de rápidas decisões. Domínio de legislação trabalhista e tributária.

Experiência Profissional
Marco Brasil – Marketing Consultants (Dez/2006 a atual) – Consultoria multinacional em Marketing e Business Inteligence, presente em dez países. Gerente Financeiro      Lider de equipe com 9 pessoas e reporte direto ao CFO. Negociação de linhas de crédito estruturadas para financiar novos projetos. Revisão de todas operações de captação reduzindo em 50% as despesas financeiras. Implantação do sistema Datasul, revendo todos processos contábeis e criação de novo plano de contas. Apresentação dos resultados em R$ e US$ nos padrões contábeis locais e externos.

Magistral Laboratório de Manipulação Ltda (Out/2005 a Dez/2006) - Rede de farmácias em processo de reestruturação coordenado pela Focus Desenvolvimento Empresarial. Gerente Financeiro (Jan/2006 a Dez/2006) 


 

Participação nas tomadas de decisão estratégicas da empresa. Líder de equipe com 9 pessoas. Responsável por selecionar novos colaboradores. Projeção de resultados econômicos e de caixa com cálculo do IRR e TIR. Renegociação de empréstimos obtendo melhores prazos e taxas. Apresentação do desempenho econômico ao conselho de acionistas. Definição de política de crédito com queda da inadimplência em 50%.

Supervisão da contabilidade terceirizada e condução da política fiscal. Implantação de auditoria interna com redução nas perdas.

Coordenador da Controladoria (Out/2005 a Dez/2005)  Criação de novas rotinas para fechamento do balanço, DRE e fluxo de caixa mensais, com significativa melhora na consistência dos dados.  Elaboração do budget para o exercício de 2006. B2 Comércio de Artigos Para Decoração Ltda (Nov/2003 a Out/2005) - Maior revenda do Brasil de toldos e persianas. Gerente Financeiro  Reorganização de todo departamento financeiro com implantação de ERP integrado ao restante da empresa.  Elaboração de orçamentos e relatórios gerenciais. Renegociação junto a bancos e fornecedores. Detecção de fraudes através de auditorias internas.  Mudança do regime tributário reduzindo em 50% as despesas com impostos. Vila Hípica Moinho Velho Ltda (Jan/1999 a Nov/2003) - Experiência empreendedora no ramo de equitação Sócio Gerente  Preparação e implantação de estudo de viabilidade econômica da empresa com projeto de reestruturação.  Pioneiro do ramo no uso da Internet como ferramenta de Marketing, que somado às outras políticas de captação de clientes resultou em crescimento de 500% no faturamento num período de cinco anos.  Captação de novos investidores para ampliação do empreendimento. Duplex Artefatos de Borracha Ltda (Jan/1996 a Jan/1999) - Fabricante de autopeças para montadoras no Brasil e exterior. Gerente Financeiro (Dez/1997 a Jan/1999)  Exercício durante o crítico período pré-falimentar.  Preparação de plano de contingências, resultando no prolongamento da vida da empresa para 10 meses (contra 60 dias previstos inicialmente).  Convivência com todos os tipos de situação de pressão, negociações diárias com stakeholders (clientes, funcionários, sindicatos, fornecedores / prestadores de serviço). Controller das Filiais (Jan/1996 a Dez/1997)  Implantação de ERP nas filiais de Mogi das Cruzes/SP e Caxias do Sul/RS, permitindo visualização de custos da empresa.  Gerenciamento de projeto de viabilidade econômica baseado em corte de gastos.  Elaboração do DRE, balanço, fluxo de caixa das filiais.

IDIOMAS
   Inglês fluente. Espanhol intermediário Hebraico básico.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 Atuação como monitor de finanças durante a faculdade.

 

Habilitação de operador da BOVESPA e BM&F. Ms Office avançado (tabelas dinâmicas, solver, e funções financeiras no Excel).