Curso de

Teoria musical

1

1ª Edição – 2011 Curso de Teoria musical Todos os direitos desta edição são reservados a Cresça Brasil Editora S/A. 530 – Jardim Aeroporto .Autor(a): Robson Neves Miguel.Alfenas/MG – CEP 37130.com. É proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios.000 Atendimento: 0800 722 0226 www.crescabrasil.br 2 .com.br sac@crescabrasil. sem autorização escrita da Editora. ISBN: 978-85-65110-60-0 _______________________________________________________________________________________________ Cresça Brasil Editora S/A Rua Jaime Santos.

..........................Sumário Capítulo 1 ..........Escala Natural ou Diatônica 5..2 Valor do Tempo......................1 3.....11 Conclusão..........9 Lendo na Clave de Sol..................................................10 Lendo na Clave de Dó............................................1 2................................................Compasso 6.........9 Capítulo 4 .....................O valor das notas 2.8 Barras de Divisão de Compasso..10 Capítulo 5 ........................1 Escala Natural........................7 O Valor das Pausas...........................................................................................................................................................8 Capítulo 3 ..................................................................................5 Capítulo 2 ......................................5 O Pentagrama...............................................................................Claves 4.......................2 O que é Música?......Como marcar os tempos 3.........................1 4...............2 4..................................10 Capítulo 6 ....10 Lendo na Clave de Fá..............................3 4.......................1 6...................2 O que é Compasso...Música 1.................11 3 ...................................................2 Valor das Notas............................................1 1.......4 O que é Clave................

e caso tenha dúvidas. volte sempre aos capítulos anteriores. 4 . que é encontrado facilmente em papelarias. e a paixão pelo seu trabalho premiou-o como o “Melhor Violonista do Mundo” Para acompanhar e entender melhor o que será ensinado você vai precisar de um caderno de música. Siga os capítulos. espera-se que você atinja seus objetivos e alcance seus ideais apaixonando-se ainda mais pela Música. e não siga em frente enquanto não aprender todo o seu conteúdo. elaborou este conteúdo para você que deseja entrar para o “Mundo da Música”. com atenção.Apresentação Mestre Robson Miguel. Ao realizar este estudo. A música o levou a lugares onde ele nem imaginava.

1. as notas sobressaem dentre as demais.é a combinação de sons simultâneos.1 O que é Música A Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o Som. linhas e espaços suplementares superiores. gravíssimos. dados de uma só vez. um acorde (grupos de notas que preenche e embelezam a melodia). também chamada Pauta ou Pentagrama Musical Linhas e Espaços Naturais Como na Pauta Musical ou Pentagrama. no qual chamamos de linhas e espaços suplementares inferiores e para sons agudos. 1. contados da parte inferior para a superior. agudíssimos. RITMO . definindo a mensagem ou objetivo do compositor.Capítulo 1 Música Neste capítulo você aprenderá a definição de música.é a combinação de sons sucessivos (dados uns após os outros) isto é. o que é Pentagrama Musical e as qualidades ou propriedades do Som. HARMONIA .2 O Pentagrama Representa-se a música sobre cinco linhas e quatro espaços paralelos. 5 .. A música divide-se em três partes: MELODIA .. comportam-se as Notas Médias (nem muito graves e nem muito agudas) adicionam-se a este Pentagrama pequenas linhas para a emissão de sons graves.é a combinação dos valores pequenos e grandes que nos mostra a velocidade da melodia.

6 . batida do pé. palmas. etc. Não se esqueça.. piano etc. é praticando que você ganhará confiança e habilidade. médio ou agudo. ou volume. se é um violino. Intensidade: grau de força do som. ou seja. guitarra. como por exemplo: chocalho.. Timbre: a origem ou fonte emissora do som. Os sons regulares têm 4 qualidades..1. São representados por um X para os instrumentos de sons irregulares. Altura: quando o som é grave.. Veja quais são: Duração: tempo de duração.3 Qualidade ou Propriedade do Som Os sons são representados no Pentagrama através de sinais chamados notas ou tempos musicais.

A figura da nota é quem determina o seu valor e o seu nome. pois o som é considerado um valor positivo e a pausa um valor negativo. 2. As notas servem para exprimir os sons. ou cabeça. E como são representados no Pentagrama os sons e as pausas.Capítulo 2 O Valor das Notas Neste capítulo você aprenderá o valor das notas e das pausas na música. Porém a música é formada por sons (notas). podendo ser formada por cabeça. cabeça e haste. Entende-se por valor o tempo que deve durar o som. e as pausas para determinar os silêncios correspondentes. Som Pausa Nome Semibreve Mínima Semínima Colcheia Semicolcheia Fusa Semifusa Onde o tempo das notas é: SEMIBREVE = 4 TEMPOS MINIMA = 2 TEMPOS SEMINIMA = 1 TEMPO COLCHEIA = 1/2 TEMPO SEMICOLCHEIA = ¼ DE TEMPO FUSA = 1/8 DE TEMPO SEMIFUSA =1/16 DE TEMPO 7 . e silêncios (pausas). haste e bandeira (ou bandeirola ou colchete).1 Valor das Notas O Som é representado no papel por um sinal chamado nota.

ou seja. Cada nota ou pausa vale metade de seu antecedente. 1 Semínima vale 2 Colcheias 4 Semicolcheias 8 Fusas e 16 Semifusas.representam o silêncio. o período completado pela música...2. ou seja.. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente. sendo chamados valores negativos. e também a sua finalização. A correspondência é feita na seguinte ordem: Capítulo 3 Como Marcar os Tempos Neste capítulo você aprenderá como marcar os tempos.. o tempo em que o instrumento não produz som nenhum. identificar e marcar os tempos lendo no Pentagrama. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. exemplo: 1 Semibreve vale 2 Mínimas. 4 Semínimas e 8 colcheias. a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. 3.1 Valor do Tempo Entende-se por valor o tempo que deve durar o som. isto é.2 Barras de Divisão de Compasso As Barras de divisão ou separação dos compassos é que determinarão os tempos dentro da música. 8 .2 O Valor das Pausas Pausas . o dobro proporcional da seguinte. 3. proporcionando a leitura da música. sendo que o som é um valor positivo e a pausa um valor negativo. o trecho que deverá ser repetido. ou.

A Clave dá o seu nome na linha em que estiver assentada. sua representação. é necessário que haja um sinal que dê o seu nome. como exemplo utilizaremos a Clave de Dó. Para sons graves. veja na figura: Clave (assistir ao vídeo) Continuação da Clave (assistir ao vídeo) 9 . usa-se a Clave de DÓ e para sons agudos. seu significado.1 O que é Clave Para que as notas recebam nome no Pentagrama Musical. a nota da primeira linha será Dó. usa-se a Clave de SOL. FÁ E DÓ. usa-se a Clave de FÁ. clave. as três claves que usamos. a de SOL. exemplo: se a Clave de SOL estiver na segunda linha à nota da segunda linha será Sol. para sons médios. então se estiver indicada na primeira linha. 4. As Claves são 3. Cada Clave dá o seu nome na linha em que estiver assentado. isto é.Capítulo 4 Claves Neste capítulo você aprenderá sobre as Claves. e quando usamos cada uma delas.

4 .2 . 5.Lendo na Clave de Sol Clave de Sol (assistir ao vídeo) 4.Lendo na Clave de Fá . SOL LÁ SI DÓ .Lendo na Clave de Dó (assistir ao vídeo) 4.. na ordem e também de traz para frente.4.(assistir ao vídeo) Capítulo 5 Escala Natural ou Diatônica Neste capítulo você aprenderá a Escala Natural que você deve conhecer. treinar e saber repetir com rapidez.1 Escala Natural Escala Natural – DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ Tendo como ponto de partida a Clave de Sol.3 . 10 .SI LÁ SOL FÁ MI RÉ DÓ Treine repetindo cada nota..

e como vem indicado no Pentagrama. 6.Acidentes Musicais Sustenido – Suspender ½ tom. e principalmente que para ser um Bom Músico é importante que não abandone os exercícios. Bequadro – Anular a função do Sustenido ou Bemol. Quinário .2 Conclusão Você está de Parabéns. Ternário . Quaternário . . pois o seu desempenho depende unicamente de você e da prática dos exercícios diariamente. o que é compasso.separado de 5 em 5 tempos. continue praticando. pois se empenhou. Os compassos são separados no pentagrama por uma barra vertical chamada Travessão ou Barra de Compasso..1 O que é Compasso O compasso é a reunião de tempos. aprendeu que para ser um Bom Cantor ou um Bom Tocador é necessário também ser um Bom Músico. a divisão musical.. O Compasso pode ser: Binário . onde falamos sobre Ritmo.. no Pentagrama ao contrário. a escala Natural e com acidentes.separado de 2 em 2 tempos.separado de 4 em 4 tempos (Também representado pela letra “C”). 11 . o Símbolo Sustenido ou Bemol virá sempre antes da Nota. 6.Capítulo 6 Compasso Neste capítulo vamos Recapitular o capítulo 1 – O que é musica. Aprendeu ainda a identificar as Notas no Pentagrama. a divisão da música em pequenas partes iguais ou variáveis. Não abandone os seus estudos você venceu a sua primeira etapa e está preparado (a) a para o próximo. ou seja... a leitura das Claves. Lembrete: Nas Cifras musicais encontramos a nota seguida do Símbolo Sustenido.separado de 3 em 3 tempos. Bemol – Abaixar ½ tom.. leitura das notas. Setenário separado de 7 em 7 tempos.