SEMANA 02

..........................................................3 Características do profissional empregável.......................................6 Carreira – Olhar no futuro.... 11 2 ....8 Marketing profissional ..........Sumário Perfil profissional.........................................................................................................................................3 Profissional empregável.......................................................................................................4 Pontualidade e assiduidade.......................................................................................................................7 Melhorias constantes e ações práticas........

As organizações esperam que seus colaboradores conheçam seus padrões. As organizações também esperam que o profissional se desenvolva e tenha a responsabilidade de manter-se atualizado. há uma pergunta que você deve se fazer: 3 . agilidade. tais como coletividade. O que diferencia o “profissional estrela” daqueles que são medianos é o famoso CHA (conhecimentos. o que você pode fazer por ela e se pode adotar padrões elevados de qualidade. Alguns profissionais são verdadeiras “estrelas”. e em alguns casos as empresas dependem mais deles do que eles delas. Quer profissionais que sejam capazes de compatibilizar inteligência. suas normas e seus procedimentos. como é possível ser um profissional de destaque? Como se pode ser um ótimo corretor de imóveis neste mundo de extrema competitividade? Se entendermos o que as organizações esperam. capacidade de gerar valor para o produto ou serviço. Então. desenvolvendo suas atividades de forma precisa e criteriosa e atendendo aos padrões de excelência esperados. assim como as suas estratégias. que busque prover os meios para preencher as lacunas de competências técnico-funcionais. expertise e valores éticos e que saibam alinhar isso às estratégias da organização. Esses são os profissionais competentes naquilo que fazem. Então. e.Perfil profissional As organizações precisam de profissionais que tenham competências que possam ser úteis em atividades diárias. sim. habilidades e atitudes). Profissional empregável Muitas são as habilidades que os profissionais devem ter. A questão não é o que a empresa pode fazer por você. é possível melhorar a empregabilidade e ser um profissional vencedor. experiência. e algumas são comuns à maioria dos profissionais nas mais diversas organizações. Essas qualidades se notam pela percepção do quanto são apaixonados pelo que fazem e pelo amor que colocam nas atividades.

precisamos nos conhecer profundamente antes de tomarmos uma série de decisões. Deve ter aceitação para utilizar novos métodos. procedimentos e ferramentas. 4 . o sucesso passa a ser uma questão de atitude. reagir bem às mudanças. Empregabilidade: conjunto de competências. criatividade e iniciativa. contribuindo com ideias e sugestões. Para o profissional empregável que concentra seus esforços no foco correto e utiliza da melhor forma suas habilidades. não recusa tarefas e aceita as normas e as regras da organização. Entenda seus valores. Um profissional empregável precisa ter flexibilidade. adaptando-se rapidamente às novas rotinas em seu trabalho. Características do profissional empregável Como estudamos anteriormente. observa as determinações de superiores hierárquicos. ser proativo. A competência exige atitude. seus pontos fracos e suas potencialidades. então é preciso agir. participação. fortaleça suas carências e utilize da melhor maneira possível suas forças. O que eu vou fazer neste ano para aumentar a minha empregabilidade? Questionar-se sobre o grau de empregabilidade faz o profissional rever sempre suas habilidades. Não fazer essa autoavaliação periódica é como fechar os olhos para o futuro da sua vida e vê-la ser carregada pelas ondas de acontecimentos e pelos interesses de outras pessoas e não pelos próprios projetos. O profissional que se diferencia e que tem uma postura de destaque segue programações. habilidades e atitudes.

5 .

pode prejudicar seus colegas. Empenha-se para entregar suas tarefas no tempo previsto. principalmente. Não sai para resolver problemas particulares nos momentos em que a empresa necessita de seu trabalho. 6 . seus clientes. se faltar com suas obrigações. sua organização e. Sabe que suas atividades são importantes e que.Pontualidade e assiduidade É pontual no início das atividades do dia e após os intervalos. Chega no horário combinado para reuniões e treinamentos.

Ser um profissional de destaque não é simples. ele falará sobre o primeiro emprego. e tal. ter empatia e agir com objetividade. Para mim. por isso eles são poucos. a promoção para supervisor. a capacidade de concentrar-se. Sou capaz de apostar que você ouvirá uma história que começa alguns anos atrás. Mas será que carreira é isso – o que já foi feito? Penso que não apenas. fortalecer seus pontos fortes e minimizar os fracos. pois elas tendem a falar sobre sua carreira olhando para trás. a experiência que acumularam. as habilidades que desenvolveram.Tudo o que as organizações esperam é que o profissional tenha produtividade. Não aponte os problemas. Seja o empreendedor da sua carreira! Carreira – Olhar no futuro Leia esta interessante reflexão de Leila Navarro: Faça um teste. para conseguir obter a produtividade necessária. traga soluções. carreira é o caminho que se tem pela frente. Depois. que tenha habilidade em administrar prazos e solicitações apresentando resultados satisfatórios mesmo diante de demandas excessivas. Não é o passado. transmita confiança e segurança. podemos citar a habilidade de liderar. como já dissemos. e o terceiro. Há diversas outras habilidades e atitudes que os bons profissionais podem desenvolver. Entre elas. quando o colega se formou na faculdade. é o futuro! 7 . Isso inclui ter capacidade de trabalhar sob pressão. É importante lembrar que o profissional que reúne as características acima vale ouro no mercado de trabalho. Tenha iniciativa. para o caminho que percorreram. Seja leal. os cargos que ocuparam. ser assertivo. Isso se repete com a maioria das pessoas. Chegue para um colega de trabalho e diga: ‘Fale sobre sua carreira’. a postura de empreender internamente. que se concentre nos resultados assumindo compromissos com as metas. e o segundo emprego. O ideal é buscar sempre o autoconhecimento e saber o que você precisa trabalhar em suas características. e a promoção para gerente etc.

plante um hábito. Isso pode restringir suas possibilidades de carreira a aquilo que já conhece. Conscientes das inevitáveis mudanças.” Melhorias constantes e ações práticas Para alavancarmos nossa carreira e mantermos um padrão de produtividade. Obviamente. mas o que deve ficar em evidência é nosso rumo. ninguém tratará melhor de sua carreira nem terá tanta propriedade para fazê-lo como eles mesmos. Eles compreendem que. aquilo em que queremos melhorar. adaptar-se ao novo. além de dificultar suas iniciativas em áreas completamente novas. quais diferenciais seu produto teria? Como ele alcançaria o seu alvo? Quais planos e etapas devem ser seguidos para que ele tenha sucesso? “Plante uma ideia. a meu ver. procurar novas possibilidades de melhorar. colha um destino. Ou seja. seria tolice descartar o passado e suas lições ou conquistas. Ele terá a tendência de trilhar um caminho que seja a continuação do que tem trilhado. colha um feito. em alguns casos. colha um caráter. 8 . muitos profissionais assumem o controle de suas respectivas carreiras. Quem tem sua carreira focada no futuro tende a viver coisas novas e a passar por constantes transformações. no qual possa usar o conhecimento e a experiência que adquiriu. Já pensou em traçar sua carreira usando os conceitos de algum produto? Nesse caso.O problema de fazer carreira olhando para o passado. colha um hábito. é que isso limita o profissional. plante um caráter. plante um feito. é preciso sempre rever conceitos. precisamos “afiar o machado”. é o sucesso que queremos construir ou. diante de tanta competitividade e de tantos talentos.

9 .

10 .

Marketing profissional 11 .