GERENCIAMENTO DE PROJETO – D2 – MBA/UAITEC-MG

01 - A equipe de desenvolvimento de projetos do Grupo Mahle resolveu
buscar formas de separar os projetos em tipos diferentes, com objetivo de
dar o devido foco àqueles mais importantes. De acordo com o que foi visto
na aula 1 responda, no espaço apropriado, a maneira como vocês fariam a
divisão dos projetos da Mahle por tipos, melhorando assim o desempenho
da organização. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte
teórica; segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o
problema da empresa; quarto: considerações finais.

Resposta:
A literatura sugere a necessidade de dar foco diferentes para diferentes
projetos. A percepção dos tipos, origem e objetivos diferenciados dos
projetos levou à empresa a percepção da necessidade de optar por uma
abordagem voltada para seguintes aspectos do problema em questão: (1)
Primeiro a gerenciamento de ideias (selecionar as ideias em potencial para
desenvolvimento de novos projetos), isso permitiria empresa tomar decisões
antes de iniciar o projeto, (2) Funil tecnológico com vista à divisão dos
projetos por características; área técnica e foco dentre outras, (3) Gestão de
portfolios de projetos (divisão dos projetos por tipos de produtos). Dessa
forma a empresa conseguiria destinar recursos por projetos e suas
diferentes perspectivas de mercado, conduzindo assim a gestão mais
balanceada e com mais foco. Conclui-se que devido a o grau de incerteza ao
qual a empresa estava sujeito, mas diante da perspectiva de implementar a
inovação tecnológica e processo de geração de novo produtos. A empresa
adotou a gestão de projetos por incubação e isso demostrar que a mesma
se inseriu no processo de evolução no que tange ao gerenciamento de
projetos e recursos financeiros da empresa.

2 - Os gestores da SMAR se depararam com a necessidade de definir a
melhor maneira de montar uma estrutura organizacional para fazer a gestão
do projeto de inovação social junto ao SESI. Dentre os tipos de estruturas
organizacionais analisados na aula 2, qual você escolheria para o Projeto
Calculando para Crescer? Justifique a sua escolha. Orientações: Dividir em 3
ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a
forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações
finais.

Resposta:

equipes bem definidas e autônomas. então temos várias partes envolvidas (stekeholdrs). Essa estrutura permite aborda melhor a complexidade inerente às ações.Primeiro: Parte teórica. Tendo em vista essa abordagem a opção que melhor que atenderia ao projeto em questão. O instrumento utilizado para convencer o comitê seria a criação de um documento (plano de projeto) com um escopo do produto. Portanto e pertinente a definição e gestão de tarefas/ações. entregar valor.Com base nas aulas até agora assistidas e nas leituras realizadas. As informações seriam apresentadas através de descrição do produto em si. Resposta: Conforme explanação do conteúdo em aula assistidas nas leituras subsidiadas. especificação técnica que venha a descrever o conjunto de ações/tarefas e o desempenho desejado do produto final. responda: 1) Qual instrumento você utilizaria para convencer o comitê? 2) Quais informações você colocaria nesse instrumento para convencer o comitê diretor a escolher seu projeto de desenvolvimento de novo componente de motor? 3) Como seriam apresentadas essas informações? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . E necessário replicar essa sinergia juntamente com a outras empresas envolvidas nesse projeto. As estruturas matriciais (leve ou pesada) mesclam bem e resulta em ações otimizadas de estruturas projetizadas e funcionais. seria de cunho técnico e especificas. 3 . Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. 4. e neste tipo de estrutura o gerente de projetos e os demais gerentes dirigem e tomam decisões conjuntamente. Conforme objetivo de crescer com risco calculados. As informações disponibilizadas nessa etapa de construção do instrumento. foi aplicada uma sistemática para auxiliar a gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos na Mahle. estratégias e processo de comunicação e necessário definir estratégias de engajamento dos envolvidos. O Objetivo era que os projetos tivessem uma estrutura básica semelhante para ajudar os . Melhor opção para gerenciar projeto seria a estruturas matriciais ou estruturas organizacionais. Conforme explanação em aula não existe uma estrutura ideal. Quarto: Considerações finais.Em 2006. uma vez que temos duas entidades envolvidas (SMAR e SESI). pois assim poderemos manter alta as expectativas referentes ao resultado final. favorece ao uso mais eficiente dos recursos (tecnológicos e comunicacionais). a estrutura organizacional das empresas envolvidas exige uma certa complexidade. objetivo e leitura técnica que seja. O uso das competências e em síntese converte em ações/resultado/desempenho.Conforme sugerido na explanação da aula.

dominando a atribuição de horas e a classificação dos tipos de atividades. isso ocorre na fase de planejamento.000 horas.6. É preciso saber quais são os recursos disponíveis (homem/hora) e duração da atividade .EAP ou termo em inglês Work Breakdown structure . Essas ferramentas permitem a decomposição do escopo do projeto. como você atuaria? Opção A: Destacaria mais tempo para as pessoas atuais continuarem implementando o projeto? Opção B: Contrataria um time especifico para centralizar as ações? Além disso.8.WBS.stakeholders a entenderem em que estágio de desenvolvimento estavam os projetos e quais os momentos necessários de tomada de decisão. Resposta: A Estrutura Analítica de Projeto .000 horas. como você atuaria para a definição dos níveis de complexidade das entregas? Lembrando que o nível de complexidade é fundamental para o trabalho de estimativas.8. 6 . atividades ou ações para uma melhor execução pela equipe o que também auxilia os gerente de projeto na delegação das ações. Manutenção .Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado pela TAM naquele momento. A EAP/WBS é concebida logo após a elaboração e aprovação do termo de abertura do projeto. como definir quantas pessoas para resolver esse problema? Dados da quantidade de horas necessárias para cada frente: Operações . Opções: Utilizar dados históricos. descrição das tarefas. Tendo em vista o desenvolvimento de novos produtos é interessante à empresa Mahle adota a seguintes posicionamentos na divisão das etapas desse projeto: 5 .A TAM identificou que precisava ser mais eficiente com o seu consumo de combustível sem comprometer a segurança operacional.Sendo assim. Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. como você proporia a divisão das etapas macro de um desenvolvimento de um novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . . Reuniões com especialistas dos diversos setores da companhia. Resposta: Para resolver o problema apresentado destacaria mais tempo para as pessoas atuais continuarem implementando o projeto. que refere-se a uma ferramenta de estruturação e visualização das etapas de um projeto. Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado naquele momento. GSE . Quarto: Considerações finais.Primeiro: Parte teórica.000 horas.

obrigatoriamente uma atividade “B” deverá ser desenvolvida após a conclusão de uma atividade “B”. As precedências arbitrárias são aquelas menos rígidas no que se refere ao sequenciamento. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . a construção de um organograma da equipe detalhando as funções de cada indivíduo. Já nas precedências mandatórias isso não é possível. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos primeiro: parte teórica. Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. do qual temos que especificar e identificar as precedências em cada um dos casos. Quarto: Considerações finais. Resposta: Para obter um resultado satisfatório na implantação do projeto foi necessário inicialmente.Primeiro: Parte teórica. Logo depois. Não utilizar nenhum método de estimativa.Primeiro: Parte teórica. Deve-se ressaltar que todo processo na construção do projeto se baseará na relação de dependência “finish-tostart” onde a atividade “A” deve terminar antes que a atividade “B” possa começar. 7 -A partir do contexto e da WBS do projeto da indústria química apresentados por Marisa Padovani. qual seria a melhor forma de manter uma metodologia uniforme de planejamento para facilitar a gestão de desenvolvimento de produtos? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . que usa as informação histórica e a opinião especializada. quarto: considerações finais. segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. 8A empresa SMAR trabalha com linhas de produtos distintas que envolvem tecnologias de ponta e inovação. No contexto apresentado. o próximo processo temos as especificações arbitrárias e mandatórias. dificultando a gestão dos projetos.Buscar o conhecimento com especialistas de outras empresas do mercado. Segundo e terceiro: Apresentar a . É possível escolher entre qual realizar primeiro. Planning poker. a relação de precedência não é tão rígida. Nessas categorias existem dificuldades de estimativa dos prazos das atividades e também as diferentes linhas de produtos exigem metodologias diferentes de trabalho. identifique e detalhe as relações de dependência entre as atividades de implantação de projeto. identificando também os principais marcos. Resposta: Recomenda-se a utilização da técnica de estimativa análoga.

A solução escolhida para levantar os riscos do projeto da empresa InterCement é a opção B. a melhor alternativa é o PERT. de que forma você levantaria os riscos do projeto. quarto: considerações finais. Eletrônica e Computação. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . influenciam o objetivo do projeto. Algumas das produções são possíveis estimar prazos. onde são envolvidos mais de 130 funcionários dentre eles Engenheiros e Cientistas da Computação. Para melhor comunicação e melhor entendimento dos interessados e envolvidos nos projetos o Método GANTT atende a expectativa. nestes casos não são possíveis estimar prazos. Resposta: SMAR desenvolve Equipamentos Industriais para automação.Primeiro: parte teórica. planejamento de resposta de risco. muitos deles equipamentos eletrônicose equipamentos de alta precisão. dividas em três grandes áreas Mecânica. Diante de tal situação são encontradas linhas de produção diferentes e por consequência uma só metodologia de Gestão de Projetos não atende as necessidades da SMAR. Diante do cenário a junção de métodos para gerencia dos projetos envolvidos na SMAR é o melhor caminho. porém outras que envolvem tecnologias de ponta e desenvolvimentos científicos. O gerente de projeto seria responsável por agendar uma reunião virtual entre . porém para os projetos mais complexos e sem estimativa de tempo. plano de monitoramento e plano de controle de risco. análise qualitativa e quantitativa de riscos.forma como você resolveria o problema da empresa. 9 . uma vez que possibilita trabalhar com estimativas. com reuniões virtuais e troca de informações através de meios eletrônicos. Então utilizando o Método de GANTT e o Método de PERT. atendemos aos Stakeholders e aos Gerentes de Projetos. Resposta: Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer soba forma de ameaças ou de oportunidades que. uma vez. segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. caso se concretizem.Dado o contexto apresentado da empresa InterCement. Quarto: Considerações finais. Opção B: conduzir a análise de riscos a distância. considerando que os recursos estão espalhados por quatro países? Escolha uma das opções abaixo e justifique: Opção A: reunir todo mundo em um único local físico por 1 semana. Os principais processos de Gestão de Riscos a serem executados são: planejamento de gerência de riscos. identificação de riscos. negativamente ou positivamente. que a estrutura do projeto é claramente definida e melhor entendimento.

optou-se por um mix de critérios que pudessem medir o valor agregado a um projeto em comparação aos outros. Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa. Encerrando. Quarto: Considerações finais. que podem ser a medição do valor agregado. em geral. Ao optar pela reunião virtual e contato por mensagens a empresa evitou que outros projetos tivessem atrasos com o deslocamento além da redução de custos com deslocamento porém o ponto negativo foi que próprio projeto teve um atraso maior pois as reuniões não poderiam durar muito tempo. Utilizou-se o alinhamento estratégico. a partir do que foi apresentado pelo Gerente de Inovação da empresa MAHLE. a literatura recomenda uma avaliação mais qualitativa do portfólio. a partir do que foi apresentado pelo Gerente de Inovação da empresa MAHLE. 10. para entender seu potencial de entrada no mercado. Durante essa reunião eles seriam informados sobre os objetivos do projeto bem como solicitado umlevantamento dos riscos por parte de todos os envolvidos. a avaliação contínua e os marcos importantes. que daria exclusividade de uso por parte da companhia.Considerando que. Vários critérios são utilizados pelas empresas para analisar o valor agregado ao produto em determinada fase do projeto. o gerente de projeto apresentaria os resultados para todos stakeholders.Primeiro: Parte teórica. possibilidades de patenteamento. O gerente de projeto analisaria o levantamento de risco de todos os stakeholders e encaminharia os aprovados para que fosse realizada uma análise qualitativa e quantitativa também por parte dos mesmos stakeholders. Resposta: Considerando que. a literatura recomenda uma avaliação mais qualitativa do portfólio. em geral. No caso da empresa Mahle. a atratividade tecnológica que mediria quanto desta tecnologia pode ser aplicada a novos componentes. É muito importante que se estabeleçam mecanismos de controle sobre os projetos para que se possa corrigir . o percentual completo.todos os stakeholders. recolhendo e analisando a análise qualitativa e quantitativa de todos os integrantes do projeto. que tipo de critérios qualitativos você proporia para a avaliação valorativa de projetos de desenvolvimento de novo produto? O critério para avaliação de um projeto não pode ser subjetivo e por isso é importante que se criem padrões para avaliação do mesmo. a atratividade comercial frente ao mercado que a companhia já atua e o potencial benefício para o cliente que aponta o quanto o novo produto pode resolver do problema do cliente. a viabilidade técnica do novo conceito que mediria o grau de dificuldade em implementar este novo conceito. a viabilidade comercial. que tipo de critérios qualitativos você proporia para a avaliação valorativa de projetos de desenvolvimento de novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos .

tempo do projeto. vamos agregar ao projeto velocidade. o que vocês escolheriam? Tecnologia já dominada: SDCD ou Tecnologia inédita: Foundation Fieldbus. de custo. Resposta: Para o caso apresentado a tecnologia escolhida para a empresa Smar seria a Foundation Fields. Guilherme da empresa Smar. Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa.eventuais desvios que venham a ocorrer e desta forma minimizar riscos e custos para a empresa.Primeiro: Parte teórica. Um bom planejamento será adotado e a criação de novas estratégias para que o projeto seja concluído com êxito. . O que levaram em consideração para fazer essa escolha? Qual(is) ferramenta(s) vocês utilizariam para fazer gestão deste novo projeto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos . será adotado um ambiente dinâmico. Uma equipe será disponibilizada para avaliar os riscos e aplicar os conhecimentos adquiridos em outros projetos. Foi possível concluir ao final do projeto que as perspectivas foram atendidas e a organização conseguiu alcançar os objetivos. orientado pela visão e valor do escopo inicial. flexibilidade e desempenho além de agregar valor ao cliente. 11. Quarto: Considerações finais. Nesse processo. Para essa tecnologia será levado em consideração alguns fatores como: criação de uma classe de processo de fabricação e novas especificações para a implementação da mesma. Com esses princípios.Dado o case apresentado pelo Prof.