Aula tema 2

Um dos elementos do Estado constitui o poder de governo ou comando que o Estado possui sobre seu
povo e seu território e que deve ser respeitado pelos demais Estados na ordem internacional. Envolve o
poder de estabelecer e alterar a lei fundamental do Estado, que é a Constituição. Esse elemento do
Estado é:
Escolher uma resposta.

a. O povo.

b. O território.

c. O direito.

d. A soberania.
e. A população.

Resposta correta: a soberania.
Comentário sobre a resposta correta: constitui o poder de governo ou comando que o Estado possui
sobre seu povo e seu território e que deve ser respeitado pelos demais Estados na ordem internacional. A
soberania envolve o poder de estabelecer e alterar a lei fundamental do Estado, que é a Constituição.
Aliás, a Constituição brasileira de 1988, ao prever, em seu artigo 1º, parágrafo único, que todo o poder
emana do povo, declara também de onde provém a soberania.
Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.
Em relação ao Poder Executivo, considere as seguintes assertivas:
I. Na União, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de
Estado.
II. De maneira geral, a principal atribuição do Executivo é a Administração Pública, isto é, a execução das
políticas de governo e dos deveres do Estado perante os cidadãos.
III. Uma atribuição fundamental do Poder Executivo é a prestação de serviços públicos, tais como
serviços de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública.
IV. O exercício regular do poder de polícia não constitui uma atividade do Poder Executivo.
Estão corretas somente as afirmativas:
Escolher uma resposta.

I. Comentário sobre a resposta incorreta: leia o Caderno de Atividades desta aula-tema. b. Judiciário e um serviço público. Question3 Notas: 1 A exigência de alvará de funcionamento junto ao Poder Público Municipal como condição para a abertura de um estabelecimento comercial constitui prerrogativa do Poder: Escolher uma resposta. c. Executivo e exercício regular do poder de polí b. I e IV. Executivo e Judiciário. III e IV.a. II e III. e. Errado Notas relativas a este envio: 0/1. d. a Constituição também veicula os direitos humanos fundamentais. À vida. Além da estrutura federativa e da divisão dos poderes do Estado em Legislativo. a. c. Entre esses direitos fundamentais estão os direitos sociais. Executivo e um serviço público. Legislativo e exercício regular do poder de pol e. II. d. I. a exemplo do direito: Escolher uma resposta. a. II e III. . Legislativo e um serviço público. II e IV.

A igualdade entre os sexos constitui um b. 195). lazer. 226). Excluem quaisquer outros espalhados p c. compreendendo também os direitos sociais e os direitos da solidariedade. assistência aos desamparados (art. trabalho (art. Resposta correta: à saúde. A liberdade de locomoção constitui uma Comentário sobre a resposta incorreta: leia o Caderno de Atividades desta aula-tema e também o item 3. c. Sendo o projeto emendado. Comentário sobre a resposta correta: os direitos humanos fundamentais estão enunciados na Constituição e não se restringem aos direitos e garantias individuais (liberdades públicas). À igualdade entre os sexos. a aprovação da lei segue um processo bicameral. 7º).b. se a Casa revisora o aprovar. Sobre os direitos e garantias individuais reconhecidos no artigo 5º da Constituição Federal não é correto afirmar que: Escolher uma resposta. 205). Não podem ser abolidos por meio de em e. A proibição da pena de morte constitui u d. voltará à Casa iniciadora . proteção à maternidade e à infância. a. art. 196). No plano da União. cultura (art. trabalho. Ao meio ambiente saudável. previdência social. 65). são considerados sociais os seguintes: educação. e. lazer pelo desporto (art. em um só turno de discussão e votação. se o rejeitar (CF. À saúde. À liberdade de expressão. alimentação. d. seguridade social (art. Entre os direitos fundamentais. saúde. educação (art. família (art.7 do capítulo 3 do Livro-Texto. moradia. 6º). 217). ou arquivado. segurança. sendo discutida e votada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. e enviado à sanção ou promulgação. saúde (art. 215). Correto Notas relativas a este envio: 1/1. O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra.

A conservação de estradas não é um se c. deve ser declarada inconstitucional. Iniciativa. A conservação de estradas não é um se Resposta correta: a conservação de estradas não é um serviço específico e divisível. § 3º). a. aquiescendo. Impostos não podem ter base de cálculo e. o sancionará (CF. As taxas só podem ser cobradas em raz d. 66. parágrafo único). é possível identificar as seguintes etapas. Uma taxa de conservação de estradas. AULA TEMA 3 . art. que.(art. As taxas não são tributos vinculados a u b. c. exceto: Escolher uma resposta. d. pois: Escolher uma resposta. se ficar em silêncio). b. a. 65. Sanção presidencial. se o Presidente da República considerar o projeto. Veto judicial. art. 65) expressa ou tacitamente (no prazo de 15 dias. Comentário sobre a resposta incorreta: leia o Caderno de Atividades desta aula-tema e também o item 3. no todo ou em parte. inconstitucional ou contrário ao interesse público. deverá vetá-lo total ou parcialmente (CF. cobrada de todos os proprietários de imóveis rurais em um município. No âmbito desse processo legislativo. Só que o veto pode ser rejeitado pelo Congresso Nacional por maioria absoluta dos Deputados e Senadores. 66). A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República. mediante apreciação em sessão conjunta (art. Discussão. e. Todavia.7 do capítulo 3 do Livro-Texto. Votação.

II e III. por parte de cada um dos seus usuários (CTN. III. b. São elementos pertencentes ao conceito legal de tributo. os itens: Escolher uma resposta. pois em se tratando de serviços gerais. de utilidade. pois se trata de serviço de carácter geral. na medida em que: 1º) não pode ser destacado em unidades autônomas de intervenção. Resposta correta: I e IV. Cobrança facultativa pela autoridade competente. II). Prestação pecuniária compulsória. art. II e III. utilizado por todos que transitam pelas estradas. e. Prevista em lei. I e IV. art. d. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. I. Question2 Notas: 1 Analise os itens a seguir: I.Comentário sobre a resposta correta: a conservação de estradas não é um serviço público específico e divisível. a. c. Comentário sobre a resposta correta: tributo é toda prestação pecuniária compulsória. Constituição de sanção de ato ilícito. 3º). art. que não constitua sanção de ato ilícito. sem possibilidade de especificar as unidades autônomas de intervenção. I. estabelecido no artigo 3º do Código Tributário Nacional. sem possibilidade de dividir pelos usuários a quantidade de utilização. III). 79. em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. 2º) não é suscetível de utilização. III e IV. são utilizados por todos que transitam pelas estradas. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada (CTN. II e IV. . II. IV. ou de necessidades públicas (CTN. II. 79. separadamente.

d. à aprovação da Câmara Municipal. art. ITR e IR. IPI e IR. é vedado às pessoas políticas (União. IPI. Resposta correta: da legalidade. Da anterioridade. A situação exposta representa uma violação ao princípio constitucional: Escolher uma resposta. a. sem submeter o novo tributo. . Do não confisco. Da capacidade contributiva. d. c. Da legalidade. b. IPTU. Estados. Comentário sobre a resposta correta: pelo princípio da legalidade. 150. a. Da irretroatividade. Distrito Federal) criar ou aumentar tributos sem que uma lei o estabeleça (CF. isto é. IPI e ITBI. de competência da União: Escolher uma resposta. b. ITR e ITBI. c. I). Question4 Notas: 1 São impostos federais. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.Question3 Notas: 1 O Prefeito de um município cria uma nova taxa por meio de um decreto. IPTU. e. IR. mediante projeto de lei.

Correto . IGF – imposto sobre grandes fortunas (até hoje não instituído e dependente de lei complementar). ITR – imposto territorial rural.e. é claro. ITR e IR. No que se refere às imunidades. aos Estados. IPI e ITR. IE – imposto de exportação. Somente a lei pode instituir um tributo. da Constituição. o Sistema Tributário Nacional também compreende alguns limites. as entidades religiosas de qualquer crença (CF. Para evitar esses abusos. de criar e cobrar tributos previstos na Constituição. entre elas as que beneficiam os templos de qualquer culto. isto é. previstos no artigo 153 da CF. a. art. a Constituição estabelece as chamadas Competências Tributárias. VI. IPI – imposto sobre produtos industrializados. Essas competências tributárias são conferidas à União. mas. Resposta correta: os templos de qualquer culto não podem sofrer tributação Comentário sobre a resposta correta: são limitações ao poder de tributar as imunidades tributárias. a saber: II – imposto de importação. “b”). IR – imposto de renda e proventos de qualquer natureza. A lei tributária não pode retroagir para atingir d. IPTU. cujas principais estão previstas no artigo 150. é correto afirmar que: Escolher uma resposta. poderia haver abusos por parte das autoridades administrativas tributárias. IOF – imposto sobre operações financeiras (crédito. nelas compreendidos os princípios constitucionais tributários e as imunidades tributárias. não se trata de um poder absoluto. que são as chamadas limitações constitucionais ao poder de tributar. Comentário sobre a resposta correta: os impostos federais são aqueles de competência da União. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. inciso VI. É devido imposto de renda em relação a prov c. câmbio. Resposta correta: IPI. Os templos de qualquer culto não podem sofr e. 150. Caso contrário. ao Distrito Federal e aos Municípios. Os impostos devem ser graduados segundo a b. Question5 Notas: 1 No capítulo do Sistema Tributário Nacional. isto é. que são os poderes de tributar. seguro e títulos e valores mobiliários).

Notas relativas a este envio: 1/1. Impostos. Comentário sobre a resposta correta: entre as contribuições sociais estão as contribuições destinadas ao custeio da seguridade social (CF. Taxas. 195). c. Tarifas. Question6 Notas: 1 Os tributos destinados especificamente ao custeio da seguridade social são espécies de: Escolher uma resposta. d. Empréstimo compulsório. Contribuições sociais. . Correto Notas relativas a este envio: 1/1. a. art. e. b. Resposta correta: contribuições sociais.