Arthur Barbosa

Carina Valadares
Caroline Poliana
Guilherme Penna
Júlia Alvarenga

O FIO DE COBRE NA CONSTRUÇÃO

Artigo de Metodologia Científica

Engenharia de Produção Civil

Belo Horizonte, Fevereiro de 2015.

ª. Vera Lúcia Belo Horizonte. Fevereiro de 2015. Orientador: Prof. 2 .O FIO DE COBRE NA CONSTRUÇÃO Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Engenharia de Produção Civil. pelos alunos do 1º período (2014/2) como requisito à obtenção de crédito na disciplina de Metodologia Científica.

.............................................................................................................................. 12 3 ............................................................................................. 9 RESULTADOS – APLICAÇÕES DO FIO DE COBRE .................................................................................................................................................................................................................................................................................. 7 Transporte ....... 7 OBJETIVO ESPECÍFICO ................................................................................................................................................................................................................................................. 9 CONCLUSÃO ......................................................... 4 Resumo ................ 5 Palavras Chave.......Sumário Lista de Figuras ........................................................................................................................................................................................................ 11 BIBLIOGRAFIA ...................... 7 METODOLOGIA .............................................................................................................................................................................................................................................................................. 5 INTRODUÇÃO ......... 7 Fabricação do Fio de Cobre ................................. 6 OBJETIVOS GERAIS .......................................................................................

Lista de Figuras Figura 1 – Fios de Cobre 06 Figura 2 – Laminação 08 Figura 3 – Fios de Cobre Trefilados 09 Figura 4 – Fio de Cobre 10 Figura 5 – Fios de Cobre e suas respectivas cores 10 4 .

Construção. o trabalho também objetiva maior entendimento de suas funções em edificações.Resumo O presente trabalho faz um estudo analítico do da utilização do fio de cobre nas obras em geral. elucidando tais métodos de uso ao leitor. Partindo desde o processo de fabricação deste. Palavras Chave Fios. tratado e estudado na metodologia do trabalho. tal artigo visa o maior esclarecimento da utilização e aumento da tecnologia na fabricação dos mesmos. Cobre. não só para a rede elétrica. Sendo o fio de cobre muito utilizado. 5 .

O cobre e o alumínio são os dois metais mais usados na fabricação dos condutores elétricos. o cobre tem sido o mais utilizado.  Quando exposta ao ar.7 g/cm³. Comparações entre o cobre e o alumínio:  A densidade do alumínio é de 2. é transformado em vergalhões. designados como um corpo formado de material condutor e destinado primordialmente à condução de corrente elétrica. de forma geralmente cilíndrica e de comprimento muito maior do que a maior dimensão da seção transversal. Obtido em lingotes.INTRODUÇÃO Imagem 1: Fios de Cobre Fonte: Dreamstime Os fios e cabos são condutores elétricos. e o recozimento. e fabricados por laminação ou extrusão a quente. a superfície do alumínio fica recoberta por uma camada invisível de óxido. com pureza de até 99. muito embora a isolação absorva dessa vantagem. devido principalmente a suas propriedades elétricas e mecânicas. Os dois tratamentos principais do cobre na fabricação de condutores são o estiramento a frio.89 g/cm³ do cobre. Ao longo dos anos. o alumínio é mais fácil de ser transportado e suspenso. contra 8. que dá o cobre mole (ou 6 . que dá o cobre duro.  O alumínio tem uma condutividade de cerca de 60% da do cobre. tem-se que o emprego de condutores de alumínio conduz a uma economia apreciável. Considerando a diferença de preço entre ambos os metais. sobretudo em condutores isolados.  A relação entre as densidades e as condutividades mostra que 1kg de alumínio realiza o mesmo trabalho elétrico que cerca de 2kg de cobre. de características altamente isolantes. que são produtos maciços. O cobre para condutores é o cobre eletrolítico.99%. semi-acabados. ou seja. Por ser mais leve.

 O refino eletrolítico do cobre: que trata este metal em um tanque de processo eletrolítico. e. espessuras. o resíduo de escória é removido e o cobre fica concentrado. Após isso.recozido). eles são quimicamente refinados a fim de remover impurezas indesejáveis. ao mesmo tempo. O metal fundido é vazado no interior de um molde onde solidificará. Estes processos são:  A lixiviação do minério de óxido: que é feita por uma solução de ácido fraco formando uma solução de sulfato de cobre fraco. O 7 . Esse pó concentrado de cobre passa por dois processos para ser transformado em catodo de cobre puro. este minério é moído em maquinas de grande porte. METODOLOGIA Fabricação do Fio de Cobre O cobre tem que passar por varias etapas desde a mineração até poder ser transformado em fios mais finos. A fabricação dos fios se dá inicialmente pelo processo de fundição do metal. O cobre é convertido em fios de diversas formas. O primeiro passo no processo de produção dos cabos de alimentação especiais feitos com fios de cobre é o esmagamento do metal de cobre. Enquanto fundidos. intermediário entre esses dois tipos tem-se o cobre meio-duro. transformam o cobre em um pó. Essas maquinas de forma cilíndrica giram. o que é algo necessário devido ás diversas utilizações dos fios de cobre. Reunir estudos sobre a melhor fabricação e manuseio/uso dos fios. em processos que envolvem diversas máquinas que permitem a manufatura de fios de cobre de todos os tamanhos e espessuras. OBJETIVO ESPECÍFICO  Realizar uma caracterização dos fios de cobre pelas cores. entre outros. O cobre recozido é o mais utilizado na fabricação dos condutores elétricos. Em seguida. OBJETIVOS GERAIS   Elucidar a utilização dos fios de cobre.

por isso não cria dificuldades durante o processo de trefilação. O princípio da Trefilação é o mesmo que o estiramento na bancada. chamado de laminação. portanto. a forma é permanentemente modificada. de lubrificador e de refrigerador.0 mm de diâmetro. são posicionadas em série. Alguns dos fabricantes de fios de cobre também produzem fios de cobre personalizados. O fio passa de uma para a outra em ziguezague. com sua superfície protegida contra a oxidação e isenta de imperfeições graves. ao mesmo tempo.molde é um lingote. conduzido por cilindros de inversão que asseguram ao mesmo tempo a tração (PASTRO. sendo a sua composição 8 . 2013). as tensões aplicadas devem estar acima do limite de escoamento. pois existem muitas indústrias que têm necessidades diferentes de utilizar inúmeros tipos de cabos especiais. O conjunto é colocado numa cuba contendo um líquido que serve. que é um processo à temperatura ambiente onde é produzido o fio. em metal duro ou diamante. isto é. onde a seção é bastante diminuída. foi preciso construir máquinas especiais nas quais o arame é puxado através da fieira por rolos motrizes. O cobre é um material sólido. No processamento mecânico. simplesmente um bloco de metal solidificado que será mais tarde deformado por trabalho mecânico. Imagem 2: Laminação Fonte: Dani Metais O fio de cobre trefilado é produzido utilizando como matéria-prima o vergalhão de cobre eletrolítico com 8. passa-se em maior numero de fieiras. Para fios de cobre. Estas. Após a laminação é feito a Trefilação. mas como se tratam de grandes comprimentos. Normalmente o processamento mecânico é feito a altas temperaturas já que nelas o material é tipicamente mais macio e mais dúctil. que seguirão uma padronização orientada para o cliente.

bem como para evitar choques elétricos em eletricistas ou outras pessoas que estiverem manuseando cabos em instalações elétricas. Imagem 3: Fios de cobre trefilados Fonte: Dani Metais Transporte O fio de cobre trefilado é produzido na forma de bobina. pré-definidas. Essas variações são estabelecidas por 9 . Existe um padrão internacional para os tipos de fios e cabos utilizados em sistemas de fiação elétrica.3. possuindo um diâmetro final de 1. a fim de proteger o material condutor contra possíveis danos. O processo é controlado quanto às suas características físicas. a cor do revestimento é selecionada de tal modo a ajudar na identificação dos fios de segurança. O isolamento pode ser feito com materiais como plásticos e fibras. podendo ser transportado através de rodovias. não são as mesmas em todas as partes do mundo. RESULTADOS – APLICAÇÕES DO FIO DE COBRE Os fios de cobre são utilizados na fabricação de condutores elétricos metálicos. contudo. até se atingir a bitola de acabamento. telecomunicações. firmemente amarrada com fitas plásticas e coberta com um filme de polietileno. instalação e fins de reparação. montada sobre pallet. Além de ser utilizado na indústria automobilística (transmissão de energia). Por exemplo. ferrovias e / ou navios. o tipo de isolamento elétrico utilizado geralmente depende de onde a fiação elétrica será instalada (PASTRO. Estas cores. O fio deve ser um material isolado.5 mm e. telefonia. Isso permite que os eletricistas e os leigos conheçam quais os tipos de fios então inclusos em um sistema elétrico. O fio de cobre. no setor de informática e na construção civil. é aplicado nas instalações elétricas.química é controlada.8 . sendo aplicado em larga escala na produção de eletroeletrônicos. na construção civil. O processo consiste em reduzir o material por resfriamento que ocorre pela passagem através de um jogo de fieiras. entretanto. 2013). em seguida o material sofre um recozimento contínuo.

o material do fio de cobre tradicional sofre o risco de ser substituído por sistemas de fibra ótica. que usa pulsos de luz para transmitir a corrente elétrica. esse tipo de fio elétrico é ideal para instalação de fiação elétrica por dentro de muros de concreto. Imagem 4: Fio de cobre Fonte: Dani Metais Os fios sólidos são um tipo de fiação elétrica empregados na construção civil. e são recebidas por um conector central de recebimento. que determinam um padrão próprio para cada país. a rede sem fio. Este projeto consiste em uma série de fios de calibre pequeno. sólidos e que são enrolados em torno de um aro central. Feito de fibra ótica. substituindo a necessidade de modems e muitos fios de ligação (PASTRO.Associações. Por ser flexível e fácil de moldar. O arame torcido aumenta a quantidade de energia elétrica transportada no fio. O sistema Wi-Fi utiliza ondas de rádio que são propagadas pelo ar. 2013). é um sistema que já está mudando o futuro da fiação elétrica em residências. Esta aplicação já está sendo utilizada por diversos computadores domésticos para permitir o uso de Internet em qualquer ponto onde a rede sem fio esteja disponível. Imagem 5: Fios de cobre e suas respectivas cores Fonte: Dreamstime 10 . Por exemplo. ou Wi-Fi.

físicos. não só na construção civil. como engenheiros civis. 11 . entre muitas outras atividades. Por fim. projetar eletricamente uma edificação. o trabalho consegue concluir que ainda há muitos estudos há serem realizados com este material.CONCLUSÃO Os fios de cobre possuem uma utilização vasta. químicos. É importante que cada Engenheiro Civil e Eletricista saibam com qual tipo de material estão lidando para realizar o orçamento. mas principalmente nela. sendo necessária uma junção de técnicas e tecnologias de diversos profissionais. eletricistas e demais áreas abrangidas pelo tema.

Acesso em: 21/01/2015. SITE: http://www. Acesso em: 21/01/2015.br/conteudo/4213-processo-de-fabricac ao-do-fio-de-cobre/.com.com.br/introducao. 12 .html.br/conteudo/3422-tipos-de-fiacao-eletric a/.BIBLIOGRAFIA TEXTO “Tipos de Fiação Elétrica”. Texto “Fios e Cabos elétricos nus – Fabricação. TEXTO “Processo de Fabricação do Fio de Cobre”.manutencaoesuprimentos.manutencaoesuprimentos. TEXTO “Cobre Trefilado”. TEXTO “Fios e Cabos” . Acesso em: 21/01/2015.com.as p.com. Daniel H. SITE: http://www. Escalas e Normas”.br/paranapanema/port/produtos/cobre_trefilado. SITE: http://www.com.br/html/fiosecabos.htm#. Acesso em 23/01/2015.SITE: http://www. Acesso em: 20/01/2015. SITE: http://www.paranapanema.alcobre. TEXTO “Introdução aos Fios e Cabos”.ipce. PASTRO.