You are on page 1of 5

Oficina de Encadernação com Costura

Longstitch
Material
* 2 pedaços de papelão cinza (a partir de 1.8mm), horlle, couro ou madeira
nas medidas 10,5 x 15
* 2 pedaços de papelão cinza nas medias 3 x 5 cm
* 48 folhas de papel A5 (ou cortadas a partir de folhas A4 210 x 149mm)
80g ou 90g nas medidas 12cmx16.5cm
* 1 folha tamanho A4 de papel colorplus 120g para as guardas
* tecido 100% algodão de dois ou três tipos, lisos ou estampados por
exemplo.
* 1 agulha para bordado sem ponta tamanho 18 ou 20 ou 22.
* agulhão para perfuração
* cortiça ou eva para perfuração
* dobradeira
* material de uso geral (cola, régua, gabaritos de encadernação, estilete,
base de corte, rolo de espuma, etc.)

boa parte da estrutura da capa já está montada. com o auxílio de um gabarito que tenha 0. todos os outros pedaços (partes que compõem a capa) serão organizados a partir da posição ocupada por esse primeiro pedaço. passamos cola em cada uma das laterais e então dobramos para colar sobre a capa.5cm de largura e um outro gabarito que funcione apenas para dar apoio a base da capa e ajude a manter todos os partes alinhadas. Depois de refilar todas essas laterais. como no exemplo da ilustração abaixo: . Com a nossa capa e lombada já coladas sobre o tecido. repetimos o mesmo procedimento para colar nossa contra capa. refile o papel em toda volta (das capas). Feito isso. Primeiro.Confecção da capa Lembre-se. podemos fazer as viras. se o tecido para as capas forem claros. podemos montar nossa capa sobre o tecido laminado ou com o papelão já forrado. Feito isso. Neste momento podemos utilizar um gabarito com 2cm de largura para marcar ao redor dessas estrutura e recortar a sobra de papel para fazer com que todas as laterais estejam retas e alinhadas. Colamos os 2 pedaços menores com o auxílio dos gabaritos para ter certeza que possuem 0. posicionamos um dos pedaços maiores de papelão sobre o corte do tecido.5cm de distância entre eles e a capa e manter o alinhamento com a base. nós marcamos a distância entre o primeiro pedaço e os dois pedaços menores que vão compor nossa lombada. começando sempre pelo centro (lombada) para vincar com a dobradeira os intervalos. Após colar todos os pedaços sobre o tecido. Após colar o primeiro pedaço sobre o tecido. O acabamento dos cantos podem ser feitos tanto com o auxílio de um fio de cabelo (devemos sempre conferir antes se o fio de cabelo tem a mesma espessura do papelão que estamos utilizando) ou produzir as viras no estilo "canto de bibliotecário". forre os pedaços de papelão com papel sulfite branco para impedir a interferência de cores ou lamine os tecidos. que também deve ter a mesma distância com a nossa lombada.

Para furar o nosso miolo produzimos um gabarito. Cortamos apenas até chegar bem perto do papelão (deixando uma sobra de tamanho equivalente a espessura do papelão) e então viramos para o lado e cortamos reto até atingir a capa (quando estiver cortando para esse lado) e a contra capa (quando estiver cortando para o outro sentido. caso utilizamos um papel de 90g. Confecção do miolo Nosso miolo será composto por 6 cadernos com 8 folhas cada. sempre com o auxílio de uma dobradeira e após ter o miolo pronto é preciso deixar pelo menos algumas horas sob um peso para que as fibras do papel sejam realinhadas. Utilizamos esse gabarito como referência para todos os outros furos. Quanto maior a gramatura. posicionamos ele no centro da nossa capa e marcamos 2 pontos.Com as viras prontas. é possível passar colar sobre o tecido (com a peça apoiada sobre uma folha de rascunho para não sujar sua mesa de trabalho) e fazer as viras (vincando bem com o auxílio da dobradeira) para ter a janela da lombada. O ideal. um em cada um das extremidades dos lados superior e inferior da janela da nossa lombada. Feito isso já temos a posição em que os furos precisam ser feitos. menor a quantidade de folhas. formando 6 conjuntos com 8 folhas cada. Ou podemos juntar as 8 folhas por vez e dobrá-las juntas. Utilizamos esse X apenas como auxílio para fazer o corte de abertura da janela da nossa lombada. é dobrarmos uma folha por vez e depois juntá-las uma dentro da outra. não devemos cortar o X inteiro de ponta a ponta. . que pode ser também de papel desde que tenha a mesma altura que o miolo (é extremamente importante que o gabarito tenha a mesma altura). Feito isso. quando não temos uma prensa ou tempo para deixar sob um peso. no espaço entre os 2 pedaços menores de papelão. se estivéssemos trabalhando com um papel de gramatura maior. podemos marcar um X no centro do lombada. a quantidade de folhas seria menor.

saimos na lombada através da janela. são mais adequadas para executar esse tipo de costura. nosso primeiro caderno está costurado. 20 ou 22 possuem o tamanho ideal de acordo com a linha que costumamos utilizar. As de número 18. mas no caso da costura longstitch elas podem ser substituídas por barbantes de algodão. aparente. Costura O que define uma costura longstitch (uma costura antiguissima. Ao sair no outro furo. podemos começa tanto por um furo quanto o outro. As linhas enceradas são as linhas adequadas para qualquer projeto de encadernação. posicionando sobre o pedaço de cortiça ou EVA e o mantemos aberto formando um angulo de 90 ⁰ para fazer os furos com o agulhão furador. A costura longstitch é uma das mais fáceis de executar. se for muito grosso então temos que fazer furos grandes e usar papéis de gramatura mais alta (a partir de 180) para que não fiquem esgarçados. damos a volta pelo lado de fora superior da lombada. O mesmo procedimento deve ser feito com todos os outros. . Daí a classificação como uma costura aparente. contorna toda extensão do miolo até dar a volta externamente pelo outro lado da lombada e retorna (pelo lado de fora) no outro furo do miolo. Observações sobre a costura Agulhas de bordado por serem mais espessas e sem pontas. Posicionamos nosso primeiro caderno alinhado com a lombada. entramos pelo furo do caderno. Após fazer os 2 furos em cada um dos 6 cadernos e sempre com o cuidado de mantê-los na mesma ordem em que foram furados. se for o furo de baixo.Pegamos o gabarito e o encaixamos em cada um dos cadernos. contornamos pelo lado de fora inferior da lombada. existem registros do século XIV com livros encadernados nesse estilo) é o conceito de ter o miolo preso à lombada com uma costura que é feita ao longo desta lombada e passa por fora dela. desta forma. temos a nossa peça pronta para ser costurada. só devemos ficar atentos para a espessura do barbante. podemos cortar a linha excedente e dar um nó. contornamos pelo lado em que o furo está (se for o furo de cima. A agulha contorna o lado de for ada lombada.

Medimos a quantidade de linha utilizada a partir da extensão de cada caderno que compõe o miolo. é o tamanho ideal para fixá-lo à capa. Conformos seguimos com a costura. eles devem ser iguais e ficar bem distribuidos ao longo de toda a largura da lombada. devemos se atentar sempre aos intervalos entre cada caderno. abrimos a linha contando sempre 2 vezes a extensão (lombada) de cada caderno. .