You are on page 1of 23

Moldagem a sopro é um processo usado
para a produção de peças plásticas ocas.
Mais comumente usado para garrafas e
jarras.

mas. hoje em dia. . porém limitado a materiais termoplásticos.Foi desenvolvido originalmente para a indústria de vidro. é utilizado extensamente na indústria de plásticos.

Características:  Permite a produção de peças grandes.  O refugo pode ser reciclado.  Alta produtividade. porém inferior daquele obtido por moldagem por injeção.  Os custos de ferramenta são moderados.  O acabamento superficial é bom. .

brinquedos. peças que tenham paredes finas e grande volume interno. etc. permite a produção de tanques de combustível. Atualmente o uso de termoplásticos de engenharia. enfim. encostos de cadeiras. galões. .É utilizado na confecção de garrafas.

PP (polipropileno) também usado largamente. que está dominando a indústria de sopro. Polietileno de alta densidade (PEAD). UPVC (PVC não plastificado) PET (polietileno tereftalato). Plásticos de engenharia.      Materiais que podem ser soprados: Polietileno de baixa densidade (PEBD). .

Os dois principais processos para produzir componentes plásticos são:  A moldagem a partir da extrusão (EBM) e  A moldagem a partir da injeção (IBM). .

◦ O sistema para formar o parison. ◦ Os moldes de sopro .A UNIDADE DE PRODUÇÃO É COMPOSTA PELOS SEGUINTES COMPONENTES: ◦ Maquina para produzir plástico fundido (extrusora ou injetora).

e na moldagem por injeção (IBM) o parison (também conhecido como pré-forma) é produzido por injeção.Em ambos os processos o primeiro passo envolve a produção de uma mangueira. . Esta mangueira é conhecida como parison (o termo foi emprestado da indústria de vidro). o parison é produzido por extrusão. Na moldagem por extrusão (EBM).

.

enchimento etc. O parison é depositada dentro de um molde de sopro  O molde fecha em volta do mesmo  O parison aquecido é soprado (inflado) contra as paredes do molde. . Podem ser executadas fora do molde (off-line) ou dentro (on-line). impressão. refrigerado e expelido. adquirindo a forma O produto é então.   Operações de acabamento posterior : rebarbação. etiquetagem.

dependendo do tipo de material a ser moldado.  O corte pode ser feito com faca fria ou quente. O sopro é feito através da introdução de um pino. . pela injeção de ar no parison. a uma pressão de aproximadamente 7 bar (100 PSI).

Esquema do Processo Moldagem por sopro a partir de extrusão .

Esquema do Processo Moldagem por sopro a partir de injeção .

. As partes de muitos moldes são guiadas mediante pinos e buchas de guia. Utilizados para a moldagem por extrusão e sopro normalmente são fixados em placas que fazem parte de um carro situado por baixo do cabeçote de extrusão.

.

.

.

.

.

que possibilitam maior rapidez e melhor qualidade. . avaliações de erros e funções estatísticas. Baseados em microprocessadores. são capazes de executar as funções de controle.

O artigo pode ser rebarbado antes de sair do molde. .   O produto pode ser colocado dentro do artigo soprado antes de sair do molde (maquina de moldagem e enchimento). O artigo soprado pode ser etiquetado antes da ejeção (In-Mold Labelling).

  O artigo soprado recebe um tratamento para ficar mais impermeável contra gases ou líquidos. isso pode ser feito por fluoração antes da ejeção. . O parison pode receber um estiramento antes do sopro com a finalidade de melhorar a resistência do artigo.