You are on page 1of 4

ETAPA 2

PASSO 1
Ética na Gestão Empresarial
Ética: Segundo o dicionário Aurélio significa “Ciência da moral”, ou seja, o estudo da
conduta humana, o que pode variar dependendo da cultura do país, do meio ambiente,
e/ou da educação que o indivíduo recebe ao longo de sua vida.
Ética Organizacional: Segundo Francisco Gomes de Matos, Ética corporativa é a
maneira de “ser” de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por
princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. De uma ética
corporativa, reconhecidamente consistente, resulta o efetivo engajamento de pessoas
com as organizações – o orgulho de pertencer ao quadro da empresa. É imprescindível o
sentimento de admiração para que exista uma identificação com a causa. A ética
corporativa retrata a cultura organizacional.
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras
estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral;
quem as desobedece, uma pessoa imoral.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as
regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes,
entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
Para que haja sucesso no que diz respeito a ética organizacional, podemos ressaltar
alguns pontos relevantes sobre os deveres do administrador:
Conforme o código de ética de Administrador (Capitulo I artigo 1º), o mesmo deverá ser
honesto, ágil, zeloso no que diz respeito aos assuntos da organização e de seus clientes
externos, se prontificando a identificar, esclarecer e apontar alternativas para soluções
dos problemas, defendendo sempre os interesses dos mesmos não abrindo mão de sua
dignidade.
É dever também do administrador ser absolutamente sigiloso sobre seus conhecimentos
como profissional da organização para qual presta seus serviços.
Manter o cliente informado sobre a situação real da empresa, e dar-se o direito de
renunciar ao cargo se houver desconfiança em relação a sua honestidade por parte de
seu cliente, mantendo-se sempre profissional, sendo discreto e evitando declarações
públicas a menos que essa atitude seja necessária para evitar prejuízos, tais como danos
morais e profissionais.
O administrador deverá ser ciente da importância da preservação do meio ambiente e
passe ao seu cliente a função social da empresa.

realizando suas tarefas conforme o estabelecido. na maneira de abordagem ao cliente. As mudanças na área de SIG. Os resultados não estão surgindo. é fato que os colaboradores mais antigos têm maiores dificuldades de se adaptar a possíveis mudanças e os novos anseiam por expor novas ideias. algo que o faça retomar o desempenho de antes. por esse motivo. se vendo obrigado a aprender na rotina para manter seu emprego. não tem problemas com os colegas e por estar prestes a se aposentar tem mantido sua rotina. Reclama da resistência de seus colegas. não são problemas para ele.Se por algum motivo. Com sede de aprendizado. detém a possibilidade de passar sua experiência e conhecimentos aos colegas. não se especializou. sendo fiel ao exercício e mantendo sua dignidade profissional. consultando até mesmo o CRA se julgar necessário. Precisa de espaço para expor ideias. entre outras. o que ajudaria no rendimento da equipe. A desmotivação é um fator que pesa e auxilia nas resistências. por não saber trabalhar em equipe. quer ajudar a equipe a obter resultados. a desmotivação é consequência. APONTAR SOLUÇÕES . Excelente em sua função. PASSO 2 Brainstorming Com base nos dados apresentados na tabela. ficar claro ao administrador que há impossibilidade de exercer sua profissão ao que foi proposto ou solicitado pelo cliente. Não encontra brecha para absorver as estratégias de sua colega Gertrude além de observá-la. não se mostra satisfeito. o primeiro passo é identificar a causa. não acompanhou as mudanças. mas. pois. Porém tem encontrado dificuldades em se motivar trabalhando ao lado do colega insatisfeito passando a ter a necessidade de algo a mais. e ao conversar com a equipe foi traçado o perfil de cada um: 1º passo: Convidar a equipe a expor suas insatisfações: Felícia Beto Joaquim Gertrude Aurora Felix Ana Está em sua zona de conforto. Trata-se de uma pessoa individualista. deverá ser ágil em providenciar por escrito. O Brainstorming foi sugerido e realizado. Desde que a tecnologia têm se apropriado fortemente dos exercícios na empresa.

muitas pessoas se desmotivam por saber que não vão receber nada em troca pelo seu esforço extra. etc. apontando o que cada um pode melhorar e destacar as qualidades de todos. •Realizar reuniões a fim de ouvir sugestões e promover feedbacks periodicamente para apontar a evolução de cada um. Falar também sobre os benefícios e recompensas. afim. Isso seria uma arma para motivar ainda mais a equipe inteira. fazendo com que assim a equipe sonhe junto e que revivam suas aptidões e sua vontade de crescer. participação nos lucros. •Aumento nos benefícios tais como comissão. Iremos fazer um plano de carreira e dar bônus pelo bom desempenho.•Palestras motivacionais e dinâmicas trabalhando principalmente o relacionamento interpessoal. Isso traz mais confiança e melhores resultados gerenciais e pessoais. de intensificar a interação entre os indivíduos envolvidos para resolver conflitos e desenvolver o autoconhecimento. O importante é recompensar o esforço extra. •Apontar a importância de conhecimentos técnicos por parte dos colaboradores e oferecer cursos de capacitação principalmente aos que não estão acompanhando as mudanças tecnológicas. para evitar descontentamento e queda na produtividade. Esse bônus podem ser brindes. planos de saúde. •Evidenciando a importância de cada um e de suas funções para o bom funcionamento e sucesso da empresa. •Proporcionar testes de aptidão profissional para identificar o perfil do colaborador e detectar em que função o mesmo se adaptaria mais facilmente. PASSO 3 Plano de Ação Fazer feedback com todos os colaboradores. premiações e implantar planos de carreira. Realizar palestra motivacional mostrando a importância de cada colaborador e principalmente mostrando que a união faz a força. . Trabalhar em cima dos objetivos profissionais e pessoais de cada colaborador para que todos estejam alinhados para um excelente resultado e mostrar que um bom trabalho em equipe todos ganham para conquistar seus objetivos. e por consequência de suas realizações e conquistas profissionais e pessoais. dando oportunidade para eles exporem suas ideias ou até mesmo suas queixas em relação ao ambiente de trabalho e assim destacar suas perspectivas dentro da empresa.

Iremos criar um mural de fotos. e trazer presentes. escrever frases de incentivo. quebrar a rotina com a criatividade. elogios. . e fazer uma festa.E por fim. consequentemente criar um clima diferente do costumeiro. e assim mudar o ambiente de trabalho. dê prêmios.