1.

INTRODUÇÃO
O COEP – Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (OSCIP) é Constituído de um corpo técnico de alto conceito e qualificação, destacando-se na vivência prática e experiências concretas em suas áreas de atuação, oferece serviços especializados de consultoria, treinamento empresarial, planejamento e organização de eventos, e projetos especiais a empresas públicas e privadas. Os trabalhos são sempre realizados em consonância com as necessidades identificadas em cada cliente, e em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos de comum acordo. O detalhamento dos projetos apresentados a seguir é passível de modificações e adequações, de acordo com a caracterização de cada empresa, não se constituindo num pacote fechado, mas orientativo para desenvolvimento dos trabalhos.

MISSÃO Estamos comprometidos em apoiar e inspirar as pessoas a alcançarem seus sonhos melhores e mais preciosos na vida profissional e pessoal.
COEP

POLÍTICA DA QUALIDADE

⇒ O sucesso do nosso Cliente é o nosso sucesso; ⇒ Educar nossos colaboradores e investir na competência; ⇒ Tecnologia é a ferramenta, motivação é a essência; ⇒ Qualidade é o nosso negócio, Produtividade é conseqüência.
ÁREA DE ATUAÇÃO

     

Palestras e Treinamentos abertos in company; Gestão da Qualidade Programa de Qualidade no serviço Público - PQSP; Planejamento e Organizações de Eventos; Programa de Estagio; Planejamento Estratégico; Programa Novos Caminhos – Menor Aprendiz / Lei 10097/00

1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Estruturação do processo educacional através da Gestão da Qualidade Total A estrutura do processo de Qualidade na Organização é desenvolvida com a participação efetiva do cliente, buscando-se atender as suas necessidades, e adequando-se às disponibilidades de recursos humanos, físicos, econômicosfinanceiros. A estrutura do processo deve contemplar no mínimo: a) A auto avaliação do ambiente interno com o objetivo de levantar dados que possam contribuir com a formatação do plano global de melhoria da qualidade e da produtividade sistêmica das organizações. b) Treinamento do corpo técnico e corpo gerencial na gestão para Qualidade ; c) Educação e capacitação dos funcionários em filosofia da qualidade no serviço público , conscientização e motivação para a qualidade, abordagem e solução de problemas e ferramentas de gestão; d) Implementação do Gerenciamento Funcional, Estratégico, com base no processo participativo; e) Organização do centro de promoção da qualidade, responsável pela implantação e acompanhamento nos vários órgãos da organização. f) Padronização e estruturação do manual de garantia da qualidade e condições para atendimento. g) Estabelecimento de controles gerenciais para o acompanhamento e gerenciamento dos planos e itens de controle fundamentais.

2. METODOLOGIA DE TRABALHO (VISÃO SISTÊMICA)
A metodologia COEP para o Processo de Qualidade em organizações publicas e privadas pode ser visualizada no fluxograma apresentado a seguir.

2

4. ÁREAS COMPLEMENTARES AO PROCESSO DE QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO
ESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DE ORGANIZAÇÕES
O Plano de Melhoria de Gestão em Organizações tem por objetivos: Identificar os pontos críticos (oportunidade de melhorias) gerenciais e propor alternativas de soluções; • Analisar e compatibilizar as atribuições das diferentes áreas das unidades administrativas da Organização, definindo claramente os objetivos de cada uma, evitando-se as sobreposições de atribuições e perda de produtividade; • Acompanhar e dar assessoria para correções/modificações da estrutura organizacional implantada.

A metodologia para execução dos trabalhos consiste de: • Analise da Auto-avaliação da gestão; • Reuniões para conhecimento dos objetivos e metas com discussão das diretrizes do planejamento estratégico e sua adequação ao projeto de especialização na Gestão da Qualidade e desdobramentos; • Reuniões setoriais nas áreas de trabalho, para identificação do real processo administrativo operacionalizado e a identificação dos prováveis pontos críticos; • Elaboração da proposta organizacional, com discussão e consenso com o pessoal envolvido, com as respectivas atribuições; • É importante salientar que durante todo o processo há intensa participação e troca de informações com a organização sendo as decisões tomadas por consenso, levando-se em consideração aspectos peculiares, tais como: cultura organizacional, situação econômica-financeira, política de recursos humanos, normas administrativas e outras variáveis importantes na análise estratégica da organização.

5. TREINAMENTOS
1. Planejamento Estratégico e Gerenciamento Funcional Introdução ao Método do Planejamento Estratégico - definição e modelamento dos caminhos do P.E. e exemplos práticos que permitam a organização montar sua base própria de pensamento e prática estratégica. OBJETIVO: Fornecer um conhecimento de todo o processo de planejamento estratégico empresarial, apresentando técnicas demonstrando porque a utilização da ferramenta de planejamento estratégico é o grande diferencial para as empresas. Definição da Missão Visão de Futuro da Organização, CARGA HORÁRIA: 8 horas. CONTEÚDO: Os Grandes Desafios para os Negócios do País na Década Atual; Análise Contingencial da Organização; Filosofia do Processo da Qualidade Ampla Empresarial; Sistema "Top Down" e Dinâmica dos Principais Itens de Controle; Gerenciamento das Melhorias (Diretrizes) e Gerenciamento da Rotina; Estrutura Empresarial Focada na Busca Permanente da Qualidade, Produtividade e Competitividade.

3

2. Planejando o Futuro de Empresas e Organizações Eficazes OBJETIVO: Preparar a organização para o conceito do Planejamento Estratégico. CARGA HORÁRIA: 4 e 8 horas. PÚBLICO ALVO: Executivos, diretores, gerentes e profissionais ligados a planejamento empresarial. PROGRAMA: Filosofia do Planejamento Estratégico; O Estratégico e Tático; Estrutura do Planejamento Estratégico; A Visão de Futuro; Ferramentas do Planejamento; Casos Práticos do Planejamento Estratégico. 3. Técnicas de Liderança e Gerenciamento Métodos de melhoria da capacidade de liderança nas empresas. Como conduzir sua equipe de trabalho para o sucesso. CARGA HORÁRIA: 4, 8 e 16 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, Supervisores, Chefes de Setor, Especialistas e Líderes de CCQ / Grupos Participativos. PROGRAMA: Sucesso profissional e Liderança; Conceito de Liderança; Gerenciamento Contingencial - o papel do Líder; As competências do novo Líder; Gerenciando e liderando a Rotina; A liderança do novo milênio. 4. Reuniões Eficazes Como participar de reuniões, reuniões produtivas, reuniões como fator de produtividade nas decisões empresariais. Estudo de Caso. OBJETIVO: Desenvolver habilidades essenciais à organização e condução eficaz de Reuniões. CARGA HORÁRIA: 4 e 8 horas. PÚBLICO ALVO: Diretores, Gerentes, Chefes, Encarregados e todos que coordenam reuniões. PROGRAMA: Administração do Tempo; Estabelecendo Prioridades; Reuniões Eficazes; Agenda de Reunião (modelos); Estrutura; Liderando Reuniões. 5. Estruturação para a Qualidade OBJETIVO: Estruturar / Designar Coordenadores da Qualidade. CARGA HORÁRIA: 8 horas. PÚBLICO ALVO: Coordenação da Qualidade e Multiplicadores. PROGRAMA: Coordenação da Qualidade; Comitê da Qualidade Total podem fracassar.... O quê fazer?; Principais problemas na implantação da Gestão da Qualidade no Serviço Público; Como matar seu projeto e Qualidade Total na empresa; Modelos de impressos; Plano de correção de rumo e eliminação de falhas na implantação da Qualidade Total.

Participação e Produtividade
6. Técnicas de Apresentação Vencendo medos e enfrentando o desafio de falar em público. Uso das técnicas de apoio à apresentação. Corrigindo vícios e dinamizando a apresentação e os participantes. Estudo de Lay Out de apresentação, qualidade das transparências ou slides (ex: Power Point) e dicas para o sucesso na apresentação. CARGA HORÁRIA: 16 horas. PÚBLICO ALVO: Professores, Gerentes, Multiplicadores, Instrutores Internos e CONTEÚDO: Introdução; Objetivos do Trabalho; Estudo de Técnicas para Realização de Reuniões Produtivas; Criatividade nas Apresentações - A linguagem gráfica como instrumento 4

de comunicação; Uso de Slides (Power Point) e Transparências - Visão detalhada; Dicas e macetes; Exercícios práticos - Elaboração e apresentação de trabalhos. 7. Qualidade na Linha de Frente OBJETIVO: Desenvolver a percepção da Linha de Frente junto aos clientes através dos Dez Mandamentos do Atendimento. Introduzir alternativas e técnicas para o bom atendimento. Ferramentas de Análise e Satisfação do Cliente e Tomada de Decisões. CARGA HORÁRIA: 16 horas. PÚBLICO ALVO: Secretárias, Vigilantes, Seguranças e Estagiários. PROGRAMA: Introdução - Dinâmica de Apresentação; Cooperação - Planejando a Qualidade; Qualidade em Serviço: Atendimento - Cliente Encantado; Serviços ao Cliente: A Hora da Verdade; Planejamento da Qualidade e Produtividade em Serviços: Cuidados e Recomendações - Pesquisa; Reflexões - Artigos / Reportagens sobre Qualidade no Atendimento - O lado humano da Qualidade; Produtividade no Trabalho. 8. Grupos Participativos / CCQ - Ferramenta para a ISO 9001:2000 Trabalho em equipe, liderança, contingência na organização, motivação e resultados. Execução de trabalhos nos moldes dos Círculos de Controle da Qualidade. Resultados econômicos obtidos com as atividades dos grupos participativos. Motivação e comprometimento das equipes. Melhoria contínua através dos Gp's / CCQ's. CARGA HORÁRIA: 8 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, Especialistas e Técnicos. PROGRAMA: Administração participativa x produtividade; Estrutura do gerenciamento participativo; Qualidade Total / Grupos Participativos; Responsabilidade social da organização; Objetivos dos Grupos Participativos; Atuação e Criatividade; Organização dos grupos; Técnicas de apresentação - visão resumida; Fluxo das atividades dos Grupos Participativos; Metodologia + Ferramentas; Problema - conceito. Uso do check list e formatação de banco de dados; A importância do PDCA exemplos práticos: em casa, no trabalho e rotina; Ferramenta da Qualidade; Brainstorming; Causa e Efeito; Gráficos; Relatórios; Casos Reais. 9. Programa 5S na Prática Trata-se da aplicação do 5S no contexto da Qualidade Total,. Discute-se o uso do 5S como auxílio ao combate do desperdício, organização e controle permanente de perdas. OBJETIVO: Capacitar os participantes a executar os seus trabalhos em um ambiente de ordem, limpeza e segurança, que é a base para se obter Qualidade & Produtividade. CARGA HORÁRIA: 4 e 8 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes e supervisores de todas as áreas da empresa, direta ou indiretamente relacionados com o aperfeiçoamento dos processos sob a sua responsabilidade. PROGRAMA: Conceitos; Casos Práticos; Caminhos da Qualidade; Implantação: Descarte ou Utilização, Organização, Limpeza, Higiene e Saúde, Auto Disciplina; Metodologia; Desenvolvimento. 10. Gestão Participativa para a Qualidade e Produtividade Conceitos e tendências conceituais sobre a participação e a sua influência na Qualidade de produtos e serviços. CARGA HORÁRIA: 16 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, Multiplicadores e Especialistas. 11. Conceitos de Qualidade e Atendimento ao Cliente para Estagiários e Serviços Terceirizados Normalmente as organizações se esquecem da presença dos estagiários e dos funcionários do apoio operacional e ou administrativo. Constantemente estas pessoas estão recebendo telefonemas e ou encaminhando informações importantes na organização e geralmente sem nenhum preparo ou treinamento. Apesar da baixa carga horária, são feitos exercícios e 5

exemplos práticos aos participantes com grandes resultados. CARGA HORÁRIA: 4 e 8 horas. PÚBLICO ALVO: Estagiários e Serviços Terceirizados. 12. Estudo de Clima e Produtividade Organizacional Visão gráfica dos fatores causais do Clima Organizacional e pontos críticos. PÚBLICO ALVO: Gerentes e Funcionários. 13. Elaboração de Projetos via Grupos Participativos Desenvolvimento de projetos com o uso da metodologia. CARGA HORÁRIA: 16 horas. PÚBLICO ALVO: Multiplicadores, Especialistas e Técnicos.

Marketing
14. Marketing de Incentivo OBJETIVO: Desenvolver habilidades para fixar objetivos, metas e estratégias em marketing e vendas. CARGA HORÁRIA: 8 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, Marketing, Vendas, Telemarketing. PROGRAMA: Motivação e Metas; Incentivo, motivação e recompensa; Quem motivar?; Programa de Incentivo; Fases do Programa; Tipos de Prêmios; Promoção Self-Liquidated; Estratégias e Dicas Importantes; Estudo de Cases (IBM, 3M, etc.). 15. Gestão do Marketing OBJETIVO: Estabelecer filosofia, conceitos e plano de trabalho em Marketing e Vendas. CARGA HORÁRIA: 4 e 8 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, Vendas, Marketing. PROGRAMA: O Marketing e a Empresa Vencedora: Conceito de Marketing, Estratégia com Foco no Mercado, Visão do Processo do Marketing, Empresa Válida, Ampliação de Produto - 4P ´s e 4C´s, Processo de Decisão de Compra, Empresa Vencedora, Premissas para a Empresa Válida; As leis Vencedoras do Marketing: Liderança, Categoria, Na Mente dos Processos, Percepção, Dualidade, Opostos, Enfoque, Extensão de Linha, Sinceridade. 16. Endomarketing - A Empresa Viva OBJETIVO: Estabelecer projetos práticos do marketing pessoal e interno das organizações. CARGA HORÁRIA: 4 horas

Fator Humano
17. Gerenciamento e Inteligência Emocional O conhecimento de Inteligência Emocional tornam a gerência de pessoas mais eficaz e o trabalho em equipe mais produtivo. OBJETIVO: Motivar e discutir a emoção como fator positivo e de melhoria da produtividade e sucesso do ser humano.

6

18. Pessoas de Sucesso, Empresas Vencedoras OBJETIVO: Estabelecer o caminho para a definição do planejamento. CARGA HORÁRIA: 4 horas. 19. A Ética nas Organizações Estudo dos paradigmas da transparência, ética e responsabilidade. CARGA HORÁRIA: 4 horas. 20. Integração Humana para a Seguraça no Trabalho Estabelecimento de fatores de contribuição para a melhoria da segurança no trabalho. CARGA HORÁRIA: 4 horas. 21. Relações Humanas Pró-Qualidade Melhorando o ambiente de trabalho através das Relações Humanas em benefício da Qualidade e Produtividade. Motivação dos líderes formais e informais da organização. CARGA HORÁRIA: 8 e 16 horas. PÚBLICO ALVO: Gerentes, multiplicadores, especialistas e técnicos.

Customização
Cursos “sob medida” A empresa informa a necessidade e o tema e o COEP apresenta uma solução proposta. Seminários A empresa fornece o tema e o COEP planeja, organiza, estrutura as palestras, executa e avalia os resultados.

Palestras
Os títulos das palestras são definidos de acordo com a necessidade e preferência do cliente.
Temas:

5S Administração do Tempo Atendimento Profissional do futuro Competitividade Comportamento Humano Criatividade e Inovação Custos Crise Desperdício Educação Empregabilidade Endomarketing Excelência Excelência em Serviços

Gestão Ambiental Indicadores de Desempenho Inteligência Emocional Liderança Marketing Melhoria Contínua Negociação Planejamento Estratégico Produtividade Profissional do Futuro Entusiasmo Relações Interpessoais Reuniões Eficazes Segurança Stress no Trabalho

7

Felicidade e Motivação Ferramentas da Qualidade Foco no Cliente Qualidade no Serviço Público

Sucesso Trabalho em Equipe Vendas Qualidade Total

A carga horária das palestras é de aproximadamente 2 horas de duração, podendo variar conforme a situação ou necessidade do cliente.

Curso-Palestra Todos os CURSOS relacionados estão, também, disponíveis no formato de palestras com duração aproximada de 2 horas.

EQUIPE TECNICA André Nantes Borges – Consultor, Palestrante.

Administrador, Consultor do Programa Qualidade no Serviço Publico do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Foi Coordenador Estadual de Qualidade, de 1999 a 2003; Co-criador e Coordenador adjunto do Prêmio QUALES – Qualidade Espírito Santo; Coordenador do Fórum Governamental da Qualidade; Ex-Coordenador do Núcleo Regional do Programa Qualidade no Serviço Publico – no Governo do estado do ES; Gestor de Políticas Públicas – OBJ / Ministério do Trabalho e Emprego; Consultor na implantação do Programa Qualidade na Prefeitura de Aracruz, na Câmara Municipal de Anchieta e no Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto(SAAE) do Município de Aracruz, Gerente de Cidadania da Prefeitura de Cariacica, atualmente Vice-Presidente do COEP onde desenvolve marketing do Relacionamento, Palestrante em diversas Empresas Publicas e Privadas do Estado do ES e Outros estados. Benefícios das Palestras e Cursos • Aumento da produtividade e competitividade pelo desenvolvimento do potencial humano. • Redução de Custos causados pelo estresse e a desmotivação. • Melhoria do Clima Organizacional. • Maior Comprometimento das Equipes. • Melhoria da comunicação e do relacionamento interpessoal. • Aumento da motivação pessoal e profissional.

6. CLIENTES
MATRIZ DE TRABALHOS
8

ORGANIZAÇÃO
FACULDADE UVV FACULDADE FABAVI FACULDADE FABAVI FACULDADE FESAV PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACRUZ PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA CÂMARA MUNICIPAL DE ARACRUZ CÂMARA MUNICIPAL DE ANCHIETA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA SERRA BETUME VITORIA (ES) ViLA VELHA (ES) SERRA (ES) VIANA (ES) ARACRUZ (ES)

TRABALHOS EXECUTADOS
PALESTRA “O PROFISSIONAL DO FUTURO”. PALESTRA “O PROFISSIONAL DO FUTURO”. PALESTRA “O PROFISSIONAL DO FUTURO”. PALESTRA “O PROFISSIONAL DO FUTURO”. TREINAMENTO: PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. PALESTRA COM O TEMA “QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO” IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL. CONSULTORIA, TREINAMENTO E MONTAGEM DO 1º CICLO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TREINAMENTO COM BASES NO PLANEJAMENTO E DETALHAMENTO DO PROJETO "MELHORIA DA QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO”. TREINAMENTO: PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. TREINAMENTO: PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S. PALESTRA “DESENVOLVENDO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL”. PALESTRA PARA O CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, COMUNICAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL. TEMA “COMO SE COMPORTAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO”. TREINAMENTO: PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. TREINAMENTO: PROGRAMA DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO. CRIAÇÃO DO PREMIO DE QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO (QUALES) PALESTRA “QUALIDADE NO SERVIÇO PUBLICO”.

PIUMA (ES)

CARIACICA (ES)

ARACRUZ (ES)

ANCHIETA(ES)

NOVA VENÉCIA (ES) SERRA (ES)

CONECADES 2006

GUARAPARI (ES)

FUNASA FUNASA GOVERNO DO ESTADO DO ES POLICIA MILITAR(ES) CENTRO DE FORMAÇÂO DE CONDUTORES FOUMULA 1 SECRETARIA DE SAUDE DO MUNICIPIO DE ARACRUZ SECRETARIA DE SAUDE DO MUNICIPIO DE ANCHIETA SUPERMERCADO GAIVOTA SECRETARIA DE EDUCAÇÂO DO MUNICIPIO DE ARACRUZ

VITORIA (ES) MATO GROSSO (MT) VITORIA (ES) BATALHÃO DE SERRA (ES)

ARACRUZ (ES)

ACESSÓRIA DE MARKETING E QUALIDADE TOTAL. ACESSÓRIA E TREINAMENTOS: GESTÃO DO ATENDIMENTO.

ARACRUZ (ES)

PROGRAMA DE TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE TOTAL NO ATENDIMENTO.

ANCHIETA (ES)

PALESTRA MOTIVACIONAL PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”.

VILAVELHA (ES)

ARACRUZ (ES) CARIACICA (ES)

TREINAMENTOS GERENCIAIS EM FERRAMENTAS DA QUALIDADE TOTAL. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

9

ORGANIZAÇÃO
ESCOLA “CRIANÇA ESPERANÇA” CASA DO ADUBO MARCA AMBIENTAL SCHOWAMBACH SUPERMERCADO DEFAGRO PRODUTOS GILLES DROFAR CARIACICA (ES) CARIACICA (ES) CARIACICA (ES) VIANA (ES)

TRABALHOS EXECUTADOS
ASSESSORIA DE MARKETING E QUALIDADE TOTAL. WORKSHOP ATENDIMENTO COM QUALIDADE PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”. PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”. PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”. (GESTORES) PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO CURSO TECNICAS DE LIDERANÇA (GESTORES) PALESTRA PARA O CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, COMUNICAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL. TEMA “SETE CRITERIOS PARA UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ”. PALESTRA TEMA “SETE CRITERIOS PARA UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ”. PALESTRA TEMA “SETE CRITERIOS PARA UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ”. PALESTRA TEMA “SETE CRITERIOS PARA UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ”. CAPACITAÇÂO DE PROFESSORES “PROJETO CONSTRUIR“

CARIACICA (ES) VITORIA (ES)

CONECADES 2007 FACULDADE SÃO GERALDO FACULDADE PIO XII FACULDADE FAESA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IBIRAÇU MINISTERIO PUBLICO ARACRUZ NOVA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS CASA DE APOIO CAMPO GRANDE

GUARAPARI (ES)

CARIACICA (ES) CARIACICA (ES) CARIACICA (ES) IBIRAÇU (ES)

ARACRUZ (ES)

PALESTRA “OS DONOS DO FUTURO” PALESTRA “PODER DO ENTUSIASMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO” PALESTRA VOLUNTARIA “OS DONOS DO FUTURO”

IBIRAÇU (ES) CARIACICA (ES)

10