ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL CNPJ 08.811.

381/0001-09 Rua São Francisco Xavier 424 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. Tels.: 55 (21) 22649356 – 34720856 – 94845277 – 82004888 www.redentorrj.xpg.com.br/ E-mail: redentorsocial@gmail.com

PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE REDENTOR
Local de realização:

DE

RUA

Praça Niterói – Maracanã/Tijuca – Rio de Janeiro/RJ Brasil
Rio de Janeiro, agosto, 2007.

Administradores/treinadores: Joel Pires Marques & Renata Almeida Valim Leite

PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR

PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, atividade social e esportiva centrada no treinamento de Boxe Olímpico, sem onerosidade ao atleta e com finalidade competitiva e inclusiva social.

Iniciativa e realização da ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL, CNPJ 08.811.381/0001-09

Rio de Janeiro/RJ, 2007

RESUMO

PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR
REALIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL CNPJ 08.811.381/0001-09

O PROJETO ESPORTIVO

E

SOCIAL BOXE

DE

RUA REDENTOR , atividade social e

esportiva centrada no treinamento de Boxe Olímpico, sem onerosidade ao atleta, com finalidade competitiva e amparado numa estratégia de

desenvolvimento e inclusão social, de iniciativa e realização da ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL, CNPJ 08.811.381/0001-09, está harmonizado ao bojo dos objetivos do estatuto social desta entidade de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter cultural, esportivo, beneficente e de assistência social, que oferece aos praticantes melhorias das qualidades físicas, da saúde e da educação, aprendizagem das técnicas do Boxe Olímpico, das regras para campeonato exclusivas da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), convivência no mundo desportivo competitivo e conhecimento básico para solução pacífica de conflitos sociais e capacidade de transformar para melhor o próprio futuro e de tornarem-se líderes e referências positivas como cidadãos e cidadãs.

1. SOBRE O PROJETO:
O PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, atividade social e esportiva centrada no treinamento de Boxe Olímpico, sem onerosidade ao atleta e com finalidade competitiva, é uma iniciativa e realização da ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL, CNPJ 08.811.381/0001-09, e está harmonizado ao bojo dos objetivos do estatuto social desta entidade doravante chamada

simplesmente de REDENTOR SOCIAL, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter cultural, esportivo, beneficente e de assistência social.

2. O QUE OFERECE:
Oferece aos praticantes melhorias das qualidades físicas, da saúde e da educação, aprendizagem das técnicas do Boxe Olímpico, das regras para campeonato exclusivas da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), convivência no mundo desportivo competitivo e conhecimento básico para solução pacífica de conflitos sociais e capacidade de transformar para melhor o próprio futuro e de tornarem-se líderes e referências positivas como cidadãos e cidadãs.

3. CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO:
Repousa, pois, a exeqüibilidade do PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR , nos programas governamentais e, ou, privados e nas parcerias coadjuvantes, destinados a democratizar o acesso às atividades esportivas e complementares e desenvolvidos em espaços físicos disponíveis, públicos ou privados, tendo como enfoque principal, neste projeto, o esporte Boxe Olímpico competitivo, no contra-turno escolar.

4. SUPERVISÃO, APOIO, REALIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
O PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR é supervisionado pela FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, é apoiado pela PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, foi idealizado e é realizado e administrado pela REDENTOR SOCIAL. 5. ELENCO DE REGRAS A SEREM CUMPRIDAS:

Os atletas do PROJETO ESPORTIVO às seguintes regras: a. b. c. d. e. f. Austeridade e disciplina;

E

SOCIAL BOXE

DE

RUA REDENTOR deverão obedecer

Respeito às leis, às autoridades constituídas, à vizinhança e a todos os envolvidos com o projeto, principalmente os treinadores e colegas de treino; Disposição a aprender as técnicas e as regras do Boxe Olímpico; Superação do sofrimento advindo do treinamento, por este ser voltado à competição; Chegada ao local de treino meia hora antes do horário determinado; Uso de roupas que cubram o tórax, a genitália e as coxas, isto é, camisetas, calções com comprimento máximo até 10 cm acima do joelho, top feminino e roupas íntimas, para ambos os sexos, adequadas ao treinamento - as roupas para o treino deverão proporcionar comodidade e conforto ao atleta, devendo ser, portanto, largas e não coladas ao corpo; Os atletas serão selecionados para as competições de acordo com a presença nos treinos, a obediência a este regulamento e com o nível técnico adquirido, cabendo somente aos treinadores a escolha destes;

g.

h.

A não observância aos preceitos regulamentares acima impedirá o atleta de participar do Projeto.

6. DIAS E HORÁRIOS ( SUJEITOS A MODIFICAÇÕES): Terças e quintas das 15:00 às 16:30 h. Ultimo sábado de cada mês, 10:00 às 11:30 h. Início: 16 de Janeiro de 2007- terça-feira. 7. LOCAL: Inicialmente na Praça Niterói – Maracanã/Tijuca – Rio de Janeiro/RJ – Brasil, podendo ser ampliado para outros espaços físicos disponíveis, públicos ou privados, conforme a demanda e as possibilidades de execução. 8. OBSERVAÇÕES:

1.

Para a primeira aula será necessário trazer documento de identidade, atestado médico e a roupa adequada; 1.a O atestado médico é documento imprescindível às condições de treinamento, sem o qual o atleta fica impossibilitado de treinar;

2.

A identificação civil será necessária para a participação nas competições oficiais, portanto aqueles que ainda não tiverem sua identificação cartorial, deverão providenciá-la o quanto antes. Os dias e horários constantes neste projeto, bem como o local de execução, podem ser modificados em função da demanda e das condições de apoio governamental e, ou, da iniciativa privada e, ou, das parcerias coadjuvantes. O PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR teve início em 16 de janeiro de 2007, na Praça Niterói, Maracanã/Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. Contato: 5.a Pelos telefones: 22649356 – 34720856 – 94845277 – 82004888; 5.b Pelo e-mail redentorsocial@gmail.com

3.

4. 5.

9. PÚBLICO ALVO :
O Projeto Boxe de Rua Redentor tem como público-alvo preferencial adolescentes e adultos, de ambos os sexos, de idades compreendidas entre 12 e 34 anos, expostos aos riscos sociais.

10. OBJETIVOS :

10.1. Objetivos Gerais: a. b. c. d. e. f. g. h. i. A prática esportiva Boxe Olímpico voltada para competição; A divulgação e facilitação do acesso ao esporte Boxe Olímpico competitivo; O treinamento do esporte Boxe Olímpico de competição; A melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; A melhoria da qualidade de vida; A diminuição da exposição aos riscos sociais; O entendimento e desenvolvimento de valores éticos e sociais; A asseguração do exercício pleno da cidadania; e A promoção de eventos de natureza social e de competição, como forma de inclusão social e esportiva, ocupando o tempo ocioso em situação de risco social a estimular uma interação afetiva e efetiva, inclusiva e integral.

10.2 Objetivos Específicos: a. Oferecer condições adequadas para a prática esportiva do Boxe Olímpico, com excelente qualidade, para que este esporte no Rio de Janeiro desponte no cenário brasileiro e primeiramente se iguale aos atuais grandes centros de treinamento nacionais e internacionais e depois, no menor período de tempo possível, os supere; Amparo social e esportivo, para que aquela maioria que sobrar na retaguarda das classificações consiga chegar às melhores posições nas escolas, nas universidades, nos empregos, nas suas vidas familiares, nos negócios econômicos e em todos os seus empreendimentos lícitos e éticos;

b.

Usar o treinamento de Boxe Olímpico e as competições conseqüentes para a aquisição, através do ensinamento das regras rígidas deste esporte, para a melhoria das relações sociais em sensatas e adequadas atitudes cidadãs entre os atletas e destes para com a sociedade no afã de harmonizar os relacionamentos e minimizar a violência social. 11. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: c.
Consideram-se complementares, no PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, as ações que abordam temáticas relacionadas à educação, ao emprego, à saúde e à cultura, tais como:

a.

Reforço Escolar: estabelecer uma relação permanente com o aprendizado escolar, de forma a oferecer aos atletas participantes do projeto a confiança necessária para superar as barreiras que estejam enfrentando no processo de ensino-aprendizagem e de retorno escolar; Banco de empregos: estabelecer uma relação de cooperação permanente com o empresariado local, com a finalidade de obtenção de emprego aos adultos participantes do projeto;

b.

c.

Saúde: propiciar a formação de conceitos e hábitos que possam conscientizar os participantes sobre as condições necessárias ao desenvolvimento e, ou, manutenção de bons níveis de saúde. Cultura: orientar para o desenvolvimento das aptidões de manifestação da criatividade e da percepção, estimulando as atividades de conhecimento artístico e histórico; orientar para os aspectos da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística; orientar para os códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, em sociedade ou grupo específico, tais como os modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc.

d.

12. DIDÁTICA APLICADA NO PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR:
Vivência orientada das metodologias para a prática do Boxe no PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, histórico do boxe, prevenção de acidentes, primeiros socorros, estudo das seqüências pugilísticas ofensivas e defensivas em prática, aparelhos, regras, arbitragem, organização, preparação física e técnica-tática do boxe.

12.1 Objetivos Gerais: a. b. c. d. e. f. Diferenciar boxe amador de boxe profissional; Executar as ações defensivas e ofensivas seqüenciais e combinadas; Identificar e aprender a utilizar os aparelhos auxiliares ao treinamento de boxe; Identificar e aprender a utilizar os aparelhos de proteção ao boxeador; Identificar e aprender a utilizar o vestuário oficial próprio ao boxeador Aprender a utilizar o ringue de luta de boxe, identificar os materiais componentes, as dimensões, revestimentos protetores e as cores oficiais tradicionais e a serventia destas nas competições; Identificar e aprender a utilizar os equipamentos de ringue; Aplicar as características psicofisiológicas individuais ao desempenho do pugilista em competição;

g. h.

12.2 Programa Didático: a.
• mundo;

Histórico do boxe:
Origem, evolução e atual situação do boxe no Rio de Janeiro, no Brasil e no

b.

Prevenção e atuação emergencial em acidentes:
Material de socorro urgente; e

Técnica em situações de desmaios, hemorragias, quedas e transporte do acidentado;

c.
• • • • • • •

Técnicas de boxe:
Estudo e prática das seqüências pugilísticas: conceituar e demonstrar as técnicas pugilísticas em várias situações; Técnicas elementares básicas; Posições de guarda; Técnicas ofensivas; Técnicas defensivas; Deslocamentos; Fintas.

d.

Aparelhos auxiliares de treinamento:
Estudo e aplicabilidade;

e.

Utensílios e materiais obrigatórios em competição:
Estudo e aplicabilidade;

f.

Regras:
Estudo e análise teórica e prática do Regulamento Técnico do Boxe (amador e profissional);

g.

Arbitragem:
Estudo e análise teórica e prática da arbitragem do boxe;

h.

Organização:
Sistema esportivo e social;

i.

Preparação física:
Análise e utilização da metodologia do desporto;

j.
• • •

Metodologia :
Estudo das ações técnicas e táticas básicas do boxe, com música e sem música; Realização de circuitos de treinamento com movimentos ofensivos e defensivos; Discussão sobre procedimentos do treinamento de boxe no PROJETO ESPORTIVO SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR.

E

13. ADMINISTRAÇÃO:
Para o adequado desenvolvimento das atividades e o regular funcionamento do PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, a administração do mesmo será exercida única e exclusivamente pela ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL, a qual prestará contas de sua administração a quem de direito e conforme estabelece a legislação pertinente em vigor.

14. MATERIAL ESPORTIVO E SUPLEMENTAR PARA UTILIZAÇÃO EM TREINAMENTOS E COMPETIÇÕES:

PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR, estimam-se os seguintes materiais, nos quantitativos abaixo definidos:
Para equipar o

14.1

Treinamento e competições: Unidade PAR UN UN UN PAR UN UN UN UN UN UN UN PAR UN UN UN UN UN UN UN MT UN UN UN UN UN UN UN PAR PAR UN PAR UN UN Quantidade por grupo de Valor R$ 50 beneficiados 50 02 01 04 50 02 04 04 02 150 02 150 20 20 50 50 01 10 10 50 10 02 01 01 01 50 04 01 20 05 01 50 01 01 3.000,00

Material básico a ser adquirido Aparador de socos Apito Balança digital "Filizola" Balde 10 L Bandagem Banqueta de descanso Bola pêra completa Bola teto-solo Bomba para encher bola Calção Calculadora eletrônica Camiseta Caneleira 02 Kg Caneta esferográfica BIC Capacete protetor Colchonete Computador Coquilha tamanho M Corda de 10 m Corda de pular com punho Corda elástica 10,5mm Cronômetro Datashow DVD
Filmadora Digital Formato DVD D310PL-S Panasonic - LCD 2.7" Wide

Garrafa plástica para água potável Garrafa plástica para água, tipo spray Gongo Halter 01 Kg Halter 10 Kg Impressora Luva 16 onças Mini sistem com CD No break para computador

Pano de limpeza Papel A4 Pneu de caminhão Protetor bucal Protetor de seios Protetor de tórax Ringue oficial completo Rodo de borracha Saco de bater Saco para transportar material Telão para datashow
Tripé para filmadora WT3770 Greika TV / Monitor 40 LCD Bravia KLV40S200A Sony .

UN RM UN UN UN UN UN UN UN UN UN UN UN UN

20 05 03 50 10 10 01 04 06 02 01 01 01 04

120,00 6.000,00

Vassoura tipo gari 14.2

Material de saúde e primeiros socorros Unidade PC PC LT RL UN PC UN UN CX RL RL RL PC PC UN UN UN UN UN UN UN Quantidade por grupo de 50 beneficiados 10 5 1 1 2 2 1 02 1 1 1 1 3 5 20 01 1 1 2 1 2 Valor R$

Material básico a ser adquirido Absorvente higiênico Absorvente íntimo feminino Álcool Algodão Antisséptico líquido Ataduras de crepe Bolsa de Gelo Colete cervical Cotonete Esparadrapo Faixas elásticas para serem utilizadas em lesões em punho, tornozelo, joelho e cotovelo Fita Cirúrgica Gazes Lenços de papel Luvas descartáveis de látex Maca Maleta de primeiros socorros Manual de primeiros socorros Pinça Soro Fisiológico Tala moldável

Termômetro Tesoura de pontas curvas Tubo de oxigênio portátil 15. REFORÇO ALIMENTAR

UN UN UN

1 1 02

Em face da proximidade do restaurante popular Radialista Jorge Cury, no Maracanã, ao custo de R$ 1,00 (um real) por refeição (almoço), para um grupo estimado de 50 (cinqüenta) atletas beneficiados com três refeições por semana, existindo aproximadamente 4,29 semanas em cada mês, totaliza um gasto calculado em R$ 643,50 (seiscentos e quarenta e três reais e cinqüenta centavos) por mês, totalizando, numa previsão para um período de doze meses, R$ 7.722,00 (sete mil, setecentos e vinte e dois reais) de custo total com o reforço alimentar.

16. PERÍODO DE EXECUÇÃO
A REDENTOR SOCIAL realiza o PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL BOXE DE RUA REDENTOR visando a celebração da vida, da liberdade, da educação e da segurança pessoal, direitos de todo ser humano, enquanto existirem as mazelas sociais e as deficiências administrativas sociais, com foco na atividade esportiva Boxe Olímpico, com extremoso respeito aos ditames da legislação e às possibilidades econômicas e materiais dos colaboradores para a exeqüibilidade deste projeto, considerando-se as necessidades de retorno dos parceiros colaboradores, desde que sejam legais, plenas de justiça, ética, bom senso e que não firam a dignidade humana dos atletas beneficiários.

ASSOCIAÇÃO REDENTOR SOCIAL CNPJ 08.811.381/0001-09
Rua São Francisco Xavier 424 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.

Tels.: 55 (21) 22649356 – 34720856 – 94845277 – 82004888
www.redentorrj.xpg.com.br/ - E-mail: redentorsocial@gmail.com