k Responda às perguntas e avalie a sua vida com um pensamento de mudar para o melhor, mudar para a vontade de Deus…

Arrepender-se significa não continuar no erro, medite sobre o seguinte pensamento de JK: “Errei sim e volto atrás; não tenho compromisso com o erro.”

Tem alguma forma de você não levar esta culpa e consertar agora o que aconteceu no passado? Como? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ Se você fizesse, sempre, a vontade de Deus, como estaria a sua vida? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Quais são algumas coisas do seu passado que você deveria ter feito para crescer espiritualmente e não fez e agora se arrepende delas? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Quais são as vontades de Deus que você precisa continuar até o fim? (Leia Mt 10.22; At 2.42) ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Como você pode juntar-se ao trabalho que Deus está realizando? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Como Deus está agindo ao seu redor? VOCÊ SABE QUAL A VONTADE IMEDIATA DE DEUS PARA A SUA VIDA? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

CONHECENDO
Lição ~ 1
Você tem que escolher um guia para chegar ao céu. Quem você vai escolher? Alguém que já ouviu falar, alguém que já viu de longe, ou alguém que mora lá?

A

DEUS

E FAZENDO A SUA VONTADE

JESUS, O GUIA E EXEMPLO PARA SEGUIR
“Havia um homem que chegou à África e precisava chegar à um pequeno povoado distante da capital. Quando desembarcou o mais próximo possível, ele encontrou 3 guias dispostos levá-lo até aquele povoado. O primeiro guia afirmou que podia levá-lo, mas quando foi perguntado a razão da sua certeza ele disse que conseguiria porque conhecia muito bem o mapa daquela região. O Segundo mais convicto ainda afirmou que o podia levar até lá alegando que subira no monte mais alto da região e que teria visto o lugar de lá de cima. O Terceiro riu dos 2 primeiros dando a entender que era o mais indicado para guiar o estrangeiro até lá. Perguntado porque rira e achava que era o melhor ele respondeu: “Eu moro lá!” Qual, destes 3 guias, você acha que o estrangeiro escolheu?

Siga o mapa para chegar até onde você precisa. Passo a passo. Jesus é o mapa.

A única coisa que temos é o dia de hoje. Medite em Hebreus 3.7-13.

Se você fosse chamado como Abraão, o que você faria? ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

É necessário seguir Jesus um dia de cada vez.

É mais comum assinalarmos a 1ª opção. Estamos sempre pedindo a Deus um “mapa detalhado”. Precisamos aprender que é necessário seguir Jesus um dia de cada vez. Devemos ter uma atitude de acordo com a segundo opção apresentada.

Quando você tem um mapa da casa de alguém você segue o mapa. Mas quando aquele alguém está com você você segue as palavras e a direção que este alguém te dá. kQuando você pede ao Senhor Jesus que mostre qual a vontade dele para sua vida, qual dos pedidos a seguir é mais parecido com o seu? Assinale a sua resposta. q 1. Senhor, que queres que eu faça? Quando queres que o faça. Como devo fazê-lo? Em que lugar devo fazê-lo? q 2. Senhor, apenas dize-me o que fazer, passo a passo, e eu o farei.

“…eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” - João 14.6 Você está pronto para fazer uma decisão de seguir a Jesus?

Quem é que realmente conhece o caminho que leva você a realizar o propósito de Deus para a sua vida? Deus. Jesus disse: “Eu sou o caminho.” • • • • o

2. Não, Jesus pode enganar-se e levar-me para o caminho errado.

1. Não, Jesus não sabe qual a vontade de Deus para a minha vida.

• Se você fosse fazer tudo o que Jesus mandasse, um dia de cada vez, você supõe que estaria no lugar onde Deus quer que você esteja? Assinale sua resposta:

Ele não disse: “Mostrarei o caminho a você.” Ele não disse: “Darei a você um mapa.” Ele não disse: “Direi qual o rumo a você.” Ele disse: “Eu sou o caminho”. Jesus conhece caminho; ele é o seu caminho.

A minha experiência pode me trazer problemas. Interprete as experiência à luz da Palavra.

Um bom exemplo para seguir.

Abraão é um bom exemplo, ele caminhava por fé e não por vista. • Leia com atenção Gênesis 12.1-5 e veja os detalhes que Abraão recebeu. Sublinhe o lugar para onde ele foi mandado. Depois de ter lido este trecho, pare um pouco mais e medite sobre a atividade a seguir: • Você está pronto a seguir segundo a vontade de Deus? Assinale sua resposta. 2. Sim, estou disposto a seguí-lo por fé. Veja as palavras de Jesus em Mateus 6.33. • Aceite que Deus é totalmente confiável. • Aceite seguir Deus, um dia de cada vez. • Aceite seguí-lo, mesmo sem saber os detalhes. • Permita que ele seja o seu Caminho. Medite sobre a seguinte passagem: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). 1. NÃO, não creio que Deus vá pedir que eu siga para algum lugar, sem mostrar antes qual seja.

4. Sim, se eu seguir Jesus, um dia de cada vez, estarei fazendo justamente a vontade de Deus para a minha vida.

3. Bem, Jesus prefere que eu espere até que ele dê todos os detalhes antes de eu começar a seguí-lo. Qual a vontade de Deus? Como ajustar minha vida à vontade de Deus?

__ 1. Interpretações humanas de minhas experiências são uma maneira eficaz de se conhecer a Deus e também seguí-lo. __ 2. Devo sempre avaliar minhas experiências à luz da Bíblia. __ 3. É possível ter uma visão destorcida de Deus se eu não comparar minhas experiências com as verdades Bíblicas. __ 4. Posso confiar que Deus quer que eu use a Palavra para me guiar e ter a salvação. Quando as pessoas procuram conhecer e fazer a vontade de Deus, muitas vezes fazem a pergunta: “Qual a vontade de Deus para a minha vida?”. Mas pense bem agora, se você fizer a pergunta errada, que tipo de resposta vai ter? Antes de querer saber qual a resposta, certifique-se que a pergunta está correta. “Qual a vontade de Deus para a minha vida?” - esta não é a pergunta correta. A pergunta que devemos fazer é: “Qual a vontade de Deus?” Uma vez conhecendo a vontade de Deus, posso, então, ajustar minha vida a ele. Quando souber o que Deus está fazendo, saberei o que devo fazer. A ênfase precisa ser colocada em Deus, não em mim. Para conhecer e fazer a vontade de Deus, nosso melhor exemplo é Jesus. Jesus sabia o que Deus estava fazendo e sem Deus ele nada poderia fazer. Jesus sabia onde Deus estava agindo e juntava-se a ele (João 5.17,1920). Observe o que você deveria ter feito no passado, onde Deus queria te usar e você não agiu. Compare aquele tempo com o Hoje. Procure ver o que Deus está fazendo e junte-se a ele. Você sabe o que Deus quer que você faça.

Ao longo da sua vida você terá muitas vezes que você vai tentar reagir conforme as suas experiências ou a sua sabedoria. Tal comportamento trará problemas para você. Ao invés desta atitude, a diretriz deve ser a seguinte: Tome sempre a Bíblia como referência da verdade, interprete a experiência à luz da Bíblia. Quando você estudar a Bíblia não baseie sua decisão num caso isolado. Não podemos negar qualquer experiência que alguém tenha tido, no entanto, reserve o direito de interpretar o acontecimento segundo a Bíblia. k Certifique-se que entendeu esta idéia. Marque as afirmações seguintes com um V ou F.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” - Mateus 6.33

Jesus sabia que Deus estava trabalhando e dependia dele para trabalhar também.