Continuação: Dicas Para Um Bom Aproveitamento.

Cristo ajuda na sua vida. • Não Domine a Conversa Dê oportunidade para outros falarem. Todos irão apreciar a gentileza e você pode aprender com as opiniões e respostas. Deixe o líder conduzir o assunto, não se precipite e não saia do assunto. O Estudo é para que todos participem e não para que todos apenas ouçam. (Leia 1º Co 8.1b–3).

CONHECENDO
À medida que você seguir Jesus, um dia de cada vez, ele o guiará segundo a vontade de Deus

A

DEUS

• Seja Sempre Educado Seja sempre humilde, considere os outros superiores a você mesmo. (Leia Tg 3.13-18). Uma das melhores maneiras de aprender é ouvindo. Ouvir é poder repetir o que foi dito. Os que são considerados os melhores conversadores são aqueles que sabem ouvir. Ouvir é o primeiro passo para a prática da Palavra, pois como você vai poder praticar uma coisa que nunca ouviu? (Leia Tg 1.19-25). • Ouça

Lição Introdutória

E FAZENDO A SUA VONTADE
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste” (Jo 17.3). A base para a vida eterna, a base para este estudo, é que você conheça a Deus a conheça a Jesus Cristo, a quem Deus enviou. Não se passa a conhecer Deus através de um programa ou método, mas através de um relacionamento com uma pessoa. Este é o relacionamento íntimo de amor com Deus. Mediante este relacionamento íntimo Deus revela a sua vontade e convida você a juntar-se a Ele onde ele já está operando. Quando você obedece, Deus realiza, por seu intermédio, algo que só ele é capaz de fazer. Então você passa a conhecer a Deus de uma maneira mais íntima pela EXPERIÊNCIA de Deus operando através de sua vida. Você quer aproveitar a vida ao máximo? Isso será possível se você estiver disposto a responder ao convite de Deus para um relacionamento íntimo de amor com Ele.

• Seja Perseverante Se você faz parte deste grupo de estudos, seja perseverante na participação, ajuda, etc. Perseverança é um ítem da salvação.

• Dê Atenção aos Visitantes Quando o estudo terminar, não se feche com o seu grupo, os que mais precisam da sua companhia são os que estão visitando. Imagine que você é convidado à casa de alguém e quando você chega lá com aquela pessoa ela vai até o quarto dela e demora prá voltar. Como você se sentiria? Como será que se sente uma pessoa que vem à igreja e a igreja não lhe dá atenção?

• Ajude nas Dificuldades O Estudo não é apenas um encontro, é um relacionamento entre pessoas. É um lugar que se faz amigos e irmãos. Ajude sempre nas dificuldades. Enquanto no estudo, ajude nas perguntas e nas respostas sem se esquecer de não manipular a conversa.

• Sirva o Grupo Este foi o lema de Jesus enquanto esteve entre os discípulos que escolheu (Mt 20.25-28). Se Jesus que é Jesus serviu, quem somos nós para não servirmos o grupo e a cada um individualmente? Será que somos maiores e melhores que Jesus?

Não é um método. não é um programa. É um relacionamento de amor com Deus. “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” - 1 Coríntios 2.14 “Se me amais, guardarei os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” - João 14.15 “Porque me viste creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” - João 20.29

Está na hora de mudar a sua vida espiritual. Compare sua vida com a dos discípulos que andaram com Jesus; você acha que eles foram privilegiados e por isso era fácil ser cristão naqueles tempos? Então analise as seguintes passagens: Mateus 10.34-39; João 14.6-9; 20.26-31. Os tempos sempre foram difíceis, sempre precisou-se trabalhar, sofrer, chorar, evangelizar, perseverar, ser fiel, etc…

É pressuposto que você reconhece Jesus como Senhor, que obedece ou caminha em obediência à sua palavra. Caso contrário, você estará desabilitado. Jesus deve ser o Senhor da sua vida por inteiro. Você deve estar convencido, pelo menos, que as coisas podem mudar para melhor, deve estar disposto a começar, um dia de cada vez, a obedecer a vontade de Deus à medida que você é guiado por Jesus.

Este curso serve como um catalizador. Um agente que causa ação ou reação. Você é a matéria prima.

Seu Guia de Estudo

“Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele ou se eu falo de mim mesmo” - João 7.17

Seu Professor

• ouvir a voz de Deus falando a você • identificar com clareza a atuação de Deus em sua vida • crer nele e em todas as suas promessas • ajustar suas crenças, seu caráter e seu comportamento a ele e à obra que ele quiser realizar através da sua vida, e • experimentar Deus operando através de você aquilo que somente ele pode fazer!

Você, como todo ser humano, precisa de algumas coisas básicas perante Deus:

O Espírito Santo com você ou habitando em você é quem vai levar você a aplicar a vontade de Deus à sua vida (João 16.7-11). Isto se aplica a este curso, o Espírito vai confirmar em você as verdades da palavra de Deus. Portanto, seu relacionamento com Deus, por meio da oração, meditação, estudo da Bíblia, será parte indispensável deste curso. A Bíblia tem que ser a palavra de Deus para você. O E. Santo usa a palavra de Deus para falar a você. As Escrituras serão fonte de autoridade em fé e prática. Você não deve confiar em tradições, sua experiência, tudo deve ser examinado à luz das escrituras. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus.” (Ef 6.17).

Esta tarefa é impossível para este curso. Estas são coisas que somente Ele pode fazer na sua vida. Este curso tenta servir como guia pressupondo a sua disposição. Serve também como um catalisador (algo que ajuda a fazer ocorrer uma ação ou reação). Nas atividades você estará convidado a interagir com Deus para que você possa ser usado.

Você deseja ter um relacionamento íntimo com a pessoa de Jesus Cristo? Tempo é necessário para Jesus ser real.

Um Tempo Para Deus

Este curso para funcionar na sua vida deve ser diferente da maioria dos cursos. Ele não foi feito para ser lido, de capa a capa, e pronto. Você precisa estudar, meditar e, aplicar as verdades aprendidas na sua vida. Este é um alvo desafiador que leva tempo. Para o máximo proveito você deve separar um tempo para estudar as Escrituras, não adianta tentar correr antes de aprender andar. É pressuposto que você deseja ter um relacionamento íntimo com uma pessoa - Jesus Cristo. Tempo e meditação são necessários para Jesus se tornar uma pessoa real na sua vida. Não ignore as atividades de aprendizado. Elas foram elaboradas para você aprender e aplicar à sua prática as verdades aprendidas. As atividades têm o propósito, com sua ajuda, de acertar na caminhada diária com Deus. Deus te fez não apenas um boneco de barro, mas um ser vivente com alma e capaz de portar o Espírito Santo em você.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” - Hebreus 4.12

Sua Fonte de Autoridade

Ao reconhecer as atividades, faça um propósito desde já para dar tempo ao seu crescimento espiritual e relacionamento com Deus.

Não Ignore as Atividades

As atividades começarão com uma seta no parágrafo e com letras destacadas como esta. Siga as instruções. Complete as atividades e depois então continue.

Qualquer acontecimento importante em sua vida será resultado da atuação de Deus em você. Ele está infinitamente interessado em sua vida do que você mesmo. Faça uma decisão agora de levar Jesus em sua vida como Senhor, decisão de morrer para o mundo e deixar Jesus viver. Decisão de cumprir seu compromisso pessoal feito no ato de obediência à Jesus. Faça estes os melhores dias do resto da sua vida, apenas com uma decisão firme e fiel.

Se cada um, individualmente, colaborar, a sociedade funciona, a igreja funciona, a família funciona, etc…

Dicas Para Um Bom Aproveitam ento

Para participar melhor deste estudo você deve decidir antes da primeira aula a ter um comportamento que o leve a um relacionamento com Deus e que você seja motivo de exemplo para ajudar outros a chegarem mais perto de Deus. • Chegue no Horário Marcado Chegue no horário. Colabore com o corpo de Cristo que vai se reunir naquele dia. Se você faz parte do corpo de Cristo esteja ligado às atitudes do Corpo. Seja fiel ao compromisso que você fez no dia da sua união com Cristo.(Leia Rm 6.6-12; Cl 3.1-4) • Participe Não tenha medo de participar. Aquele que guia o estudo espera sua ajuda através da sua opinião. Sua opinião é muito importante, ela inspira outros a pensarem sobre coisas que nunca pensaram antes e ajuda outros a entenderem melhor a Palavra de Deus. Esta sua participação é também uma boa oportunidade para falar, dentro do assunto proposto, como COMO PARTICIPAR MELHOR DO ESTUDO

As suas respostas devem ser anotadas para que você possa discutir em grupo e possa avaliar o seu progresso. Na dúvida, escreva as suas opiniões e converse com o dirigente da aula e com os participantes do estudo. Compartilhe a sua opinião sempre que possível.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.