You are on page 1of 57

Introdução à Tecnologia da

Computação

Informática
• Informática é a informação automática, isto é, o
tratamento da informação de modo automático.
Portanto, informática pressupõe o uso de
computadores eletrônicos no trato da
informação;
INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA
• Neologismo criado na França, 1966:
– Informatique como alternativa a Information Science;
– Popularização do termo informatic.
2

Informática
• A informática é considerada a interseção entre
4 áreas do conhecimento:
– Ciência da Computação;
– Ciência da Informação;
– Teoria Geral dos Sistemas;
– Cibernética.

3

Informática
• A informática é considerada a interseção entre
4 áreas do conhecimento:
– Ciência da Computação: processamento de dados,
abrangendo a arquitetura das máquinas e a
engenharia dos softwares utilizados;

4

Informática
• A informática é considerada a interseção entre 4 áreas do conhecimento:
– Ciência da Computação:

5

Informática • A informática é considerada a interseção entre 4 áreas do conhecimento: – Ciência da Informação: trato da informação no tocante ao seu armazenamento e veiculação. 6 .

Informática • A informática é considerada a interseção entre 4 áreas do conhecimento: – Teoria Geral dos Sistemas: solução de problemas a partir da interação de elementos objetivos. 7 .

8 .Informática • A informática é considerada a interseção entre 4 áreas do conhecimento: – Cibernética: busca da eficácia. através de ações ordenadas sob convenientes mecanismos de automação.

Informática • A informática é considerada a interseção entre 4 áreas do conhecimento: 9 .

Computador • Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar. • Por ser uma máquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos. 10 . o computador também é chamado de equipamento de processamento eletrônico de dados. manipular e fornecer os resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

– Sua função deixou de ser exclusivamente para trabalho e passou a ser somente também para entretenimento.Função do Computador • Os computadores foram projetados pelo homem com a função de auxiliá-lo em tarefas do dia-a-dia: – Resolução de problemas de maneira mais rápida e eficiente. 11 .

Estrutura do Computador • A estrutura de um computador pode ser estudada sob 2 aspectos: – Organização – Arquitetura 12 .

a frequência do relógio. 13 . como a tecnologia utilizada na construção da memória. os sinais de controle.Estrutura do Computador • A estrutura de um computador pode ser estudada sob 2 aspectos: – Organização: parte do estudo da ciência da computação que trata dos aspectos relativos ao hardware específico. entre outros.

que trata as características que têm impacto direto na elaboração de um programa como o conjunto de instruções de um processador. o tamanho da palavra.Estrutura do Computador • A estrutura de um computador pode ser estudada sob 2 aspectos: – Arquitetura: outra parte da ciência da computação. 14 . os modos de endereçamento das instruções.

em algum tipo de sinalização visual que se comporte analogamente. 15 . – Sistemas Digitais: mede-se com determinada frequência o estado e os resultados são sempre traduzidos por dígitos.Sistemas Analógicos x Digitais • Os sistemas de aferição ou medição podem ser classificados em 2 grandes grupos: – Sistemas Analógicos: converte-se a manifestação do fenômeno que se quer aferir.

16 .Sistemas Analógicos x Digitais • Sistemas analógicos: – A forma que os resultados são apresentados não possui um estado fixo de exatidão. – A exibição admite valores intermediários e oscilantes dento da escala utilizada.

Sistemas Analógicos x Digitais • Sistemas digitais: – Não há meio termo (0 ou 1). – Os dados são expressos por meio de dígitos absolutos (discretos). 17 .

os computadores podem ser divididos em duas classes: – Computadores analógicos – Computadores digitais 18 .Computadores Analógicos x Digitais • Quanto ao princípio de operação.

19 . por meio de quantidades mecânicas ou elétricas.Computadores Analógicos x Digitais • Quanto ao princípio de operação. • Resolve problemas referentes a condições físicas. os computadores podem ser divididos em 2 classes: – Computadores analógicos: • Representa variáveis por meio de analogias físicas. • Utiliza circuitos equivalentes como analogia ao fenômeno físico que está sendo tratado.

20 .Computadores Analógicos x Digitais • Quanto ao princípio de operação. • Dispositivo projetado para executar sequências de operações aritméticas e lógicas. os computadores podem ser divididos em 2 classes: – Computadores digitais: • Processa informações representadas por combinações de dados discretos ou descontínuos.

21 . indústria e empresas de modo geral.Computadores Analógicos x Digitais • Os computadores analógicos têm emprego principalmente em laboratórios de pesquisa e para aplicações científicas e tecnológicas. • O computador digital conta. • Os computadores digitais têm emprego mais generalizado em bancos. • O computador analógico mede. comércio.

os computadores podem ser: – Científicos – Comerciais 22 .Computadores Científicos x Comerciais • Quanto a utilização.

• Unidades processadoras sofisticadas e pequeno volume de entrada e saída de dados. os computadores podem ser: – Científicos: • Emprego em áreas de cálculo e pesquisas científicas. 23 . onde são requeridos resultados de maior precisão.Computadores Científicos x Comerciais • Quanto a utilização.

• Trato rápido e seguro de problemas que comportam grande volume de entrada e saída de dados. os computadores podem ser: – Comerciais: • Grande maioria dos equipamentos utilizados nas empresas. 24 .Computadores Científicos x Comerciais • Quanto a utilização. • A maior parte dos fabricantes hoje dispõe de produtos que comportam emprego tanto na área científica quanto na área comercial.

defina computador científico e computador comercial. 25 . memória.). deve-se descrever as configurações básicas do computador (CPU. As definições devem contemplar: – Finalidade de cada um dos tipos de computador (científico/comercial). – Para cada exemplo. – Pelo menos um exemplo prático de utilização de cada um dos computadores (científico/comercial).Exercício N1-i • Com suas palavras. capacidade de armazenamento. etc.

Processamento de Dados ● ● ● Processamento de dados (Data Processing) consiste. A manipulação das informações coletadas no início da atividade chama-se processamento. 26 . em uma série e atividades ordenadamente realizadas. As informações iniciais são usualmente denominadas dados. com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras obtidas inicialmente.

Processamento de Dados ● Os termos dado e informação podem ser tratados como sinônimos ou termos distintos: ● ● Dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes. o dado processado ou “acabado”. isto é. Informação como o resultado do processamento. 27 .

● Ex. ● Representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. é a informação não tratada.Dados. ou seja.: Coleta de opiniões individuais em uma pesquisa eleitoral. 28 . informação e conhecimento ● Dados: ● Códigos que constituem a matéria-prima da informação.

Ex.: Cruzamento de todas as demais opiniões da pesquisa eleitoral.Dados. informação e conhecimento ● Informação: ● ● ● São dados tratados. o resultado do processamento. 29 . Possuem significado e podem ser consideradas na tomada de decisões ou realização de afirmações.

além de ter um significado. Ex. Se informação é dado trabalhado. tem uma aplicação. então conhecimento é informação trabalhada. informação e conhecimento ● Conhecimento: ● ● ● ● Vai além de informações pois. Ato ou efeito de abstrair uma ideia ou noção de alguma coisa.Dados.: Optar por não pedir um produto que esteja abaixo do limite do estoque por não ter saída de venda. 30 .

Informação para uma CONHECIMENTO determinada pessoa ou INFORMAÇÃO grupo pode ser considerada um dado para outra. informação e conhecimento ● ● Conhecimento e tomada de decisão são importantes em várias áreas e diferentes níveis hierárquicos de uma organização. DADOS 31 .Dados.

é definida em 4 etapas: entrada.Sistema de Processamento de Dados ● A arquitetura básica de um sistema de processamento de dados. processamento. saída e retroalimentação. ENTRADA PROCESSAMENTO RETROALIMENTAÇÃO SAÍDA 32 .

Processamento: etapa onde os dados que foram inseridos serão processados para gerar um determinado resultado por meio da execução de rotinas pré-definidas. 33 .Sistema de Processamento de Dados ● ● Entrada (input): definida como os dados que alimentarão o sistema e serão processados.

34 .Sistema de Processamento de Dados ● ● Saída (output): resultado de todo o processamento que pode ser apresentado na tela. armazenado ou até mesmo servir como entrada para outro processamento. É a resposta do estímulo dado ao sistema. impresso. Retroalimentação (feedback): retorno da saída das informações para o próprio sistema. para uma pessoa ou para outro sistema.

Ex. 35 .Processamento de Dados Manual x Automático x Eletrônico ● Processamento manual: ● ● Quando realizado sem o auxílio de um computador ou qualquer outro tipo de máquina.: Sistema de controle de locadora de vídeo onde o cadastro dos clientes e dos filmes e o controle das locações são realizados em fichas manuscritas.

: Sistema de ponto de uma fábrica baseado na marcação de cartões. mais mecânicos do que eletrônicos. Ex.Processamento de Dados Manual x Automático x Eletrônico ● Processamento automático: ● ● ● Os dados são manipulados utilizando dispositivos específicos. 36 . Dependem de estímulos externos constantes.

Processamento de Dados Manual x Automático x Eletrônico ● Processamento eletrônico: ● ● ● Utiliza essencialmente um computador. Executa as operações caracteristicamente com velocidade e segurança de resultados corretos Ex. 37 .: Software de controle de estoque e vendas de um supermercado.

em ação recíproca. isto é.Conceito de Sistemas ● Na definição de sistemas. destacam-se dois conceitos sistêmicos: propósito e globalismo: ● Um sistema é um conjunto estruturado ou ordenado de partes ou elementos que se mantêm em interação. na busca da consecução de um ou de vários objetivos. 38 .

É sistema porque: – Conjunto de partes: teclado. a memória. 39 .Sistema de Processamento de Dados ● Processamento eletrônico de dados: ● ● ● Vem se desenvolvendo de acordo com os conceitos da Teoria Geral dos Sistemas. os dispositivos periféricos. o processador. – Para a realização de um objetivo: computar (por isso é de computação). – Que se coordenam: por meio de programas. É chamado de sistema de computação.

40 . processam.Sistema de Processamento de Dados ● ● Sistemas de processamento de dados coletam. processar e utilizar as informações. Um sistema de informação é conceituado como um conjunto de métodos. armazenam e recuperam dados necessários ao funcionamento de um sistema maior: sistema de Informações. processos e equipamentos necessários para se obter.

Processamento de Dados e Computação ● Sistema de Computação: compreende os equipamentos e programas utilizados no trato da informação.Sistemas de Informação. 41 .

42 .Sistemas de Informação. Processamento de Dados e Computação ● Sistema de Processamento de Dados: compreende a coleta e a recuperação dos dados processados pelo Sistema de Computação.

43 .Sistemas de Informação. Processamento de Dados e Computação ● Sistema de Informação: compreende o gerenciamento e a aplicação da informação fornecida pelo Sistema de Processamento de Dados.

44 . Os computadores podem ser classificados quanto ao porte. pelas funções.Sistemas de Computação ● ● A principal parte de um sistema de computação é o computador. pelas dimensões. ou seja: ● ● ● pela capacidade de processamento.

sendo muito leves e fáceis de guardar. São voltados para portabilidade. 45 . Ao invés de teclado e mouse possuem telas touchscreen.PDA ● ● ● O Personal Digital Assistant (PDA) é um computador com proporções bem pequenas integrando um único dispositivo.

utilização de planilha eletrônica. 46 . Costumam possuir acesso as redes sem fio.Smartphone ● ● ● O smartphone é um telefone celular com um sistema operacional. Pode executar uma série de tarefas avançadas como processamento de texto. etc.

com poucos centímetros de espessura. Possuem apenas uma tela sensível ao toque e podem ser levados para qualquer lugar sem ocupar muito espaço.Tablet ● ● Os tablets podem ser descritos como computadores planos. 47 .

Integra a tela. 48 . disco rígido. memória. Os notebooks atuais são finos. juntamente com o teclado e mouse em um único dispositivo. processador.Notebook ● ● ● O notebook é um computador pessoal portátil. leves e contam com baterias com tempo de duração razoável. etc.

Possuem configurações mais simples com menor capacidade de processamento do que os notebooks. Suas características mais comuns incluem tela pequena. teclado reduzido em tamanho. 49 .Netbook ● ● ● O netbook é um tipo de computador portátil ainda menor que o notebook. dimensões e peso menores.

50 . Possui características dimensionais limitadas.Ultrabook ● ● Ultrabook é um tipo de laptop ultrafino definido pela HP.

acesso à Internet e utilização de programas baseados na web. Desenvolvido para tarefas básicas como processamento de documentos. 51 . ver vídeos.Nettop ● ● ● O nettop é um desktop com formato muito pequeno. Eles ocupam pouco espaço e proporcionam uma grande economia de energia. ouvir músicas.

Computadores de pequeno porte e custo variado. 52 . conforme configurações da máquina. abreviado como PC. Destinados ao uso doméstico.Desktop ● ● ● Também chamados de computadores pessoais. de Personal Computer. em escolas ou empresas.

Possuem apenas mouse e teclado separados e alguns já contam com telas touchscreen. São muito práticos pois ocupam pouco espaço e economizam energia sem comprometer o desempenho.All-in-one ● ● ● Os all-in-one são aqueles que o disco rígido. 53 . a placa-mãe e o restante do equipamento encontram-se acoplados ao monitor.

por exemplo. É voltado para atividades específicas desempenhadas por engenheiros. projetistas e editores de vídeo. fica entre os computadores pessoais e os de grande porte.Workstation ● ● ● A workstation é um computador dotado de uma capacidade de processamento maior do que do desktop. Em termos de potência de cálculo. 54 .

55 . Ele é otimizado para prover suporte para a rede na qual está presente.Servidor ● ● ● O servidor é um computador dedicado de médio porte. É utilizado como parte central por uma rede para acesso de informações ou serviços.

meteorologia. entre outras. Possuem velocidade de processamento muito alta e grande capacidade de memória. 56 . mecânica. que envolvem problemas avançados nas áreas de pesquisa em física quântica.Supercomputadores ● ● O supercomputador é usado para cálculos muito complexos.

modelo.Exercício N1-ii ● Para cada um dos tipos de computadores abaixo. c) Tablet. j) Workstation. exemplo de utilização): ● a) PDA. l) Supercomputador. e) Netbook. escolha um modelo e apresente as características básicas (fabricante. h) Desktop. b) Smartphone. memória RAM. g) Nettop. f) Ultrabook. i) All-in-one. d) Notebook. 57 . processador. k) Servidor. capacidade de armazenamento.