You are on page 1of 1

FICHA DE AVALIAÇÃO REDES PERT

Sistemas de Exploração - Curso de Tecnologias de Informação
Ponte de Sor, 2 de Abril de 2007

1ª PARTE 1- O que significa a sigla PERT? Em que contexto histórico foi desenvolvido este sistema de desenvolvimento de projectos? 2 - Funcionalmente, diga o que é o Sistema PERT e as vantagens que a sua utilização apresenta. 3- Descreva uma situação quotidiana - em ambiente de empresa - que justifique a utilização de uma rede PERT.

REDES PERT - Continuação

2ª PARTE

1 - No contexto esquemático de uma rede PERT, disserte sobre o conceito de Tarefa e de Etapa ou Acontecimento. Relacione esses conceitos com os tipos de redes PERT que eles podem produzir. 2 - Suponha que está a preparar uma viagem de férias, com todas as questões envolventes necessárias para o bom planeamento da mesma.
a) esboce a rede do projecto, indicando as relações de prioridade que achar neccessárias. É a) Considere, primeiro, todas as tarefas (ou actividades) esse projecto pode envolver, e as etapas a atingir até obter a natural que não exista uma só ordenação de actividades em relação à qual todas as pessoas produção final do projecto. estejam de acordo; existirão concerteza diferenças de opinião. Decida-se pela ordenação que lhe parecer mais lógica. b) Elabore uma rede PERT simples que modele a solução funcional de construção do plano.

3 - Um projecto pequeno é constituido pelas 10 seguintes actividades, cujas prioridades estão indicadas a seguir pelos 1. Um projecto acontecimentos. números dos seus nós (ou etapas, oupequeno de conservação é constituido pelas 10 seguintes actividades cujas prioridades estão indicadas a seguir pelos números dos seus nós (acontecimentos)
Actividade A B C D E F G H I J Nó inical, nó final (1,2) (2,3) (2,4) (3,5) (3,6) (4,6) (4,7) (5,8) (6,8) (7,8) Duração (em dias) 2 3 5 4 1 6 2 8 7 4

Análise de redes

a) desenhe a rede de planeamento do projecto a) Desenhe a rede PERT que representecedo e a data maisdo projecto. acontecimento b) calcule a data mais o planeamento tarde de cada c) qual a margem – folga – da operação (3,5), e da (4,6) e da (7,8) b) Calcule as datas d) quais são as actividades críticas máximas e mínimas para cada acontecimento. e) indique o número de horas do tempo crítico f) se a operação (2,3) levasse seis dias c) Indique as actividades críticas e, finalmente, evicencieem Caminho Crítico. o vez de três, que alteração sofria a data de fim do projecto g) algumas das actividades possuem margem livre (folga que ao ser usada, não afecta eventuais folgas das actividades seguintes)? Em caso afirmativo diga quais? 2. Todos os dias de manhã, o Sr. sousa, esposa e filhos realizam uma série de actividades que são Bom de casa necessárias para o “Sr. Sousa arrancartrabalho!para ir para o trabalho”. A lista seguinte contém as actividades mais importantes, com as suas durações e precedências:

Actividades 1 2 3

Descrição Realizadas pelo Sr. Sousa Toca o despertador Levantar-se, parar o despertador e ligar o aquecimento Voltar para a cama até a casa aquecer

Duração 0 2 10

Antecedente 1 2