You are on page 1of 10

2- Fundamentos Teóricos da Percepção

2.1- O que é PERCEPÇÃO:
A percepção pode ser definida como um processo de impressão que, tem
por finalidade, dar sentido ao ambiente ou situação. Esse processo é feito através
dos sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar), por meio deles conseguimos
adquirir, selecionar, interpretar e organizar as informações.
O mesmo pode ser usado de forma diferente da realidade, pois de acordo
com o estudo da percepção, o comportamento das pessoas é baseado na
interpretação que elas fazem da realidade e não na realidade em si, ou seja, ela é
de suma importância na organização. Exemplo disso é o senso comum, onde
acreditamos que algo é real através de experiências vividas e compartilhadas sem
precisar de uma comprovação. Dessa forma, apresenta resultados iguais ou
diferentes de acordo com cada individuo, pois a percepção é algo individual e
cada pessoa interpreta a realidade de forma diferente.
2.2- Outras definições da PERCEPÇÃO:
Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e
interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita
identificar certos objetos e acontecimentos.
A percepção tem duas etapas, a sensorial e a intelectual. As duas se
complementam, porque as sensações não proporcionam uma visão real do
mundo, e devem ser trabalhadas pelo intelecto.
Segundo a filosofia consiste em um conceito que descreve uma situação
em que o espírito capta de forma intuitiva os estímulos exteriores.
Diferentes pensadores e filósofos descreveram a percepção de formas
distintas. Para Descartes, a percepção é todo o ato de inteligência. Segundo
Leibniz, é um estado transitório que envolve processos múltiplos.
2.3- Tipos de PERCEPÇÃO:
Os principais tipos de percepção estão diretamente ligados aos sentidos,
são eles:

4

assunto controverso e tema de estudos filosóficos. . . e esta ligada ao prazer. ritmo e melodia através dos ouvidos. . ou seja. Assim. A razão para separar a percepção espacial das outras modalidades repousa no fato de que aparentemente a percepção espacial é supra-modal.Auditiva: é a capacidade de um indivíduo de reconhecer e ter a percepção do som. A percepção temporal esbarra no próprio conceito da natureza do tempo.Olfativa: é a percepção de odores e cheiros através do nariz.Espacial: é percepção que nos faz interpretar a distância e o tamanho relativo dos objetos. é possível distinguir se um som procede especificamente de um objeto visto e se esse objeto (ou o som) está aproximando-se ou afastando-se. é importante para alimentação. . . bem como o conhecimento do funcionamento do cérebro. mas esse sentido é relativamente imperceptível pois não usamos com tanta frequência.Tátil: é todo tipo de percepção que é sentido pela pele do corpo todo. visual e temporal. cognitivos e físicos. é compartilhada pelas demais modalidades e utiliza elementos da percepção auditiva.Temporal: é tipo de percepção que tornam as pessoas capazes de sentir a passagem do tempo. 5 . onde a pessoa em questão obtém algum tipo de informação através dos seus olhos. . forma e tamanho de objetos através do contato.Gustativa: é a percepção dos sabores através da língua.. permita reconhecer a presença.Visual: é interpretação de certos estímulos visuais.

Esforço do empregado. Dá-se o nome de DISTORÇÕES DA PERCEPÇÃO para esse tipo de atitude. por serem precipitadas em seus julgamentos.Projeção: atribuição das características próprias a outra pessoa. a partir de seus antecedentes.Estereótipo: juízo formado a respeito da pessoa.Entrevistas de emprego. . .Efeito Halo: impressão da pessoa a partir de uma só característica. Muitas vezes tendem a serem erronias. . antes mesmo de conhecer e se aprofundar. Alguns processos sofrem maior impacto na nossa percepção.3. ouvem e falam.Definição de estratégias. pois podem cometer erros de julgamento em função das distorções apresentadas.Percepção Seletiva: as pessoas selecionam o que veem.Efeito Contraste: avaliação da pessoa a partir de comparação. . . 6 . Existem alguns tipos de distorções. atitudes. . Dentro das organizações é muito comum isso acontecer. sendo eles: .Influência no Comportamento Organizacional A percepção dentro do contexto organizacional.Avaliação de desempenho. experiências e interesses. para que os mesmo sejam realizados com prudência. esta diretamente ligada com a forma em que julgamos uma situação ou alguém.Lealdade do empregado. . As pessoas devem ter cuidado ao julgar outras. são eles: . segundo a percepção do grupo a qual pertence. . A distorção é um fenômeno pelo qual transformamos a realidade para que ela se adapte a nós de forma momentânea.Tomada de decisão. .

Diferenciação: se refere à questão do indivíduo mostrar. experiências passadas.Consenso: quando o indivíduo que enfrenta uma determinada situação responde de maneira semelhante.1. a semelhança. diante do sentido que atribuímos a um dado comportamento. Outro ponto que influencia é a visão que cada individuo tem de si próprio. interesse. A forma como observo e interpreto uma situação. são eles: . crenças. estão relacionados ao alvo. emoção e motivação. O alvo é o que está mais próximo do nosso campo de visão. 4. O tamanho. Dentro dessa teoria existem três fatores. sons.3. ela varia de acordo com as relações que mantemos o trabalho que desenvolvemos e como lidamos com o sucesso e o fracasso. ou seja.Teoria da Atribuição: Procura explicar como julgamos de maneiras diferentes as pessoas.Fatores Internos: Os fatores internos estão ligados ao observador e a situação. Quando observamos o comportamento de alguém. ou não. comportamentos diferentes em situações diversas. objeto ou pessoa está intimamente ligada aos meus valores. sendo eles internos e externos.4. entre outros fatores. 4. o tempo. .Coerência: no comportamento observado. tudo que nos chame atenção e nos faça usar nossos sentidos para conseguir compreendê-los e explica-los. 4. 7 .Fatores Externos: Os fatores externos estão ligados ao alvo e também a situação.2. .Fatores que Influem na Percepção Alguns fatores são responsáveis por interferir nas ações e induzir no comportamento perceptivo. tentamos identificar se o que motiva é interno ou externo. A auto percepção influenciará fortemente na forma como vemos os objetos e as pessoas.

É muito importante nesta teoria a ideia de que o conjunto é mais que a soma dos seus elementos.Clausura: a boa forma encerra-se sobre si mesma. compondo uma figura que tem limites bem marcados. Dentro da psicologia Gestaltiana. inerentes ao objeto.Boa Continuidade: alinhamento harmônico das formas. .Pregnância: este é o postulado da simplicidade natural da percepção.1. por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior. É praticamente a lei mais importante. Se conhecermos anteriormente determinada forma.Gestalt É um processo de dar forma. Ela traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes. 5. de configurar “o que é colocado diante dos olhos.Semelhança: objetos semelhantes tendem a permanecer juntos. . seja nas cores. nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. que incluem as nossas impressões sobre a matéria. .Proximidade: partes mais próximas umas das outras. existem duas características da forma – as sensíveis. assim deve-se imaginar que um terceiro fator é gerado nesta síntese. que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. em um certo local.5. para melhor assimilação da imagem.Leis de Gestalt . . Só assim o cérebro percebe. inclinam-se a ser vistas como um grupo. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual. A união destas sensações gera a percepção. e sim as partes por meio do conjunto. exposto ao olhar”. e a formais. pensamento anterior ao Gestalt. com certeza a compreenderemos melhor. Este tem suas próprias leis.Experiência Fechada: esta lei está relacionada ao atomismo. . 8 . que coordenam seus elementos.

Imagens 9 .6.

10 .

muitas vezes ela é usada de forma coletiva. de forma positiva e negativa. Por mais que seja algo individual. foi abordado os tipos e os fatores que podem influenciar.Conclusão Diante do trabalho apresentado. pois sofre uma distorção de estereótipo. para que assim possa se chegar em uma conclusão sobre determinada situação.7. Dentro desse tema. eles que nos dão a direção certa. Trazendo assim. 11 . a nossa percepção. podemos concluir que a percepção depende muito de nossos sentidos.

informações que podem ajudar no nosso modo de ver e interpretar todos os eventos que venham a ocorrer no nosso dia-a-dia. 12 .

2011.ROBBINS.http://www.br/2011/02/fatores-que-influenciam-napercepcao.http://pt. Stephen.wikipedia. Pearson Education .significados.http://www.com/topicos/percep%C3%A7%C3%A3o-e-suas-distor %C3%A7%C3%B5es/0 -http://daniellegabriel.http://online. 13 .com.Bibliografia .slideshare.br/percepcao/ . Comportamento Organizacional – Teoria prática no contexto brasileiro. 14ª Ed.8.infoescola.br/disciplina/detalhes/6695 .net/rsavi/percepo-presentation .unip.html .com/psicologia/gestalt/ -http://www.trabalhosfeitos.blogspot.org/wiki/Percep%C3%A7%C3%A3o .http://pt.com.BR.