You are on page 1of 6

Introdução

O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de História, lecionada pela
professora---.
Este trabalho consiste na pesquisa, análise e seleção de informação pertinente
acerca da Civilização Islâmica. Após realizar algumas pesquisas, nomeadamente no
manual escolar e internet, apresento de forma resumida, informações e descrições.

2

A expansão militar e comercial Os Muçulmanos lançarem-se á conquista de novos territórios por três razoes fundamentais:    Pelo desejo de espalhar o islamismo. era um povo politeísta ate ao aparecimento do islão. Vontade de dominar as principais vias de comércio entre o Oriente e o Ocidente. A pobreza do território da Arabia. Num momento e numa das suas viagens conheceu duas religiões monoteístas: o judaísmo e o cristianismo. Maomé era um pastor e condutor de caravanas. foi -lhe comunicada uma mensagem pelo anjo Gabriel que deveria pregar a todos os homens uma nova religião o islão (é uma religião monoteísta que professa a imortalidade e a salvação da alma através da caridade e das boas ações) 3 . Após a morte de Maomé em 632 os muçulmanos entre os seculos VII e VIII já unidos pela mesma fé e conduzidos pelos sucessores de Maomé os califas (chefes religiosos e políticos) o desejo de dominar as principais vias do comércio levou-os a praticarem a guerra santa ou jihad (segundo a qual um dos deveres do muçulmano é combater os inimigos da fé e de difundir o islão) conquistaram um imenso território que se estendia da Península Ibérica ao rio Indo. incluindo o Norte de Africa e o Médio Oriente. A importância da religião e da língua árabe A religião islâmica teve origem no seculo VII na Península Arábica habitada por tribos nómadas que viviam da pastorícia e do comércio.

exceto em caso de doença ou pobreza extrema. A coluna. no ensino da medicina e também se desenvolveram as farmácias. também conhecida como língua espiritual Islâmica. De menor importância são os banhos públicos.  Geografia: conhecimento da geografia humana e cartografia. desde a época de fundação do Islão. os palácios e os fortes. e a arquitetura doméstica. foram exactamente por causa das grandes cidades que os árabes desenvolveram o conceito do hospital. elementos cosméticos como a água de rosas e do vinagre. até os dias atuais. Ir a Meca pelo menos uma vez na vida. Jejuar durante o dia do mês do Ramadão (O nono mês do calendário Islâmico). na prática. Áreas da ciência e da cultura em que se distinguiram  Matemática: os árabes desenvolveram os algarismos que ainda hoje utilizamos e criaram a Álgebra. Os países Islâmicos usam a língua árabe. Dar esmola aos pobres. as tumbas.  Literatura: criaram grandes bibliotecas. as fontes. surgindo de reflexões religiosas e eruditas.  Química: a partir de experiencias desenvolveram o sabão. a literatura dos povos de língua árabe foi um dos principais veículos da civilização islâmica.  Arquitetura: a arquitetura islâmica agrupa o conjunto de estilos seculares e religiosos aplicados no desenho e construção de edifícios e estruturas. o arco e a cúpula são características marcantes 4 . ou seja. Os tipos principais de construções são: as mesquitas. um lugar onde se reuniam especialistas empenhados no tratamento de doentes.Os ensinamentos de Maomé foram recolhidos no Corão ou Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) Segundo a doutrina todos os muçulmanos devem cumprir cinco obrigações fundamentais:      Alá é o único Deus e Maomé o seu profeta.  Astronomia: admitiram a possibilidade de que a Terra girasse em torno do seu eixo e em volta do sol  Medicina: inovou em diferentes aspetos e transformou-se numa medicina de alto nível desenvolvida nos grandes centros da época. Rezar cinco vezes por dia virado para Meca.

metais preciosos. Matemática (algarismos). na medida em que as três juntas lhe dão beleza e originalidade.5% e 20%. para benefício dos irmãos mais desfavorecidos. um bom muçulmano deve pagar anualmente o 2. Características centrais da economia islâmica As normas de comportamento e a ética derivam do Alcorão e da Sunna. Existe um imposto “zakat” como base da política fiscal islâmica. ciências. ou seja.5% do seu património salarial.  Artes decorativas: quando se evoca a expressão "arte islâmica". Medicina. No entanto. tais como: fábricas e ferramentas estão isentas do pagamento de imposto. O Zakat foi criado para desalentar o agregado de capital e estimular o investimento. frequentemente julga-se estar perante uma arte desprovida de representações figuradas. alcácer. Tâmaras. A Herança Muçulmana Os muçulmanos tinham uma civilização muito desenvolvida por isso trouxeram muitos conhecimentos para os povos peninsulares. algarve. em função do tipo de mercadorias. Amendoeiras. sobretudo. técnicas. na agricultura. minerais. Para produtos agrícolas. alface. existem numerosas representações de figuras animais e humanas na arte islâmica. visto que. e o gado. os meios de produção. Arroz. Laranja. arte. alcatifam… 5 . limão Ciências: Astronomia. constituída unicamente por motivos geométricos e arabescos. que surgem sobretudo em contextos não religiosos. Vasos de cerâmica.dessa arquitetura. Construção de mesquitas Musica: Alaúde Literatura: As mil e ma noite Língua: palavras utilizadas no nosso dia-a-dia. musica. Geografia Técnicas: Tecelagem de sedas Arte: Tapeçaria. Química. o imposto “Zakat” pode variar entre um 2. literatura… Exemplos:        Agricultura: Algodão. como por exemplo. Alface.

língua. costumes. relativamente à religião. Uma Civilização riquíssima em feitos históricos. arte. etc. Como fontes de informação. Web Grafia / Bibliografia 6 . consultei o manual e recorri à internet.Conclusão Com a realização deste trabalho fiquei com a noção da importância que a Civilização Islâmica teve e tem a vindo a ter. cultura. o que foi muito benéfico para a minha aprendizagem. arquitetura.

org/wiki/Ci%C3%AAncia_isl%C3%A2mica http://pt.reingex.        http://pt.org/wiki/Cultura_%C3%A1rabe http://www.wikipedia. Areal Editores.org/wiki/Maom%C3%A9 http://pt.shtml  Sousa.wikipedia.wikipedia.  7 .slideshare.net/gmtavares2/muulmanos-29632904?qid=bb94ef2b109f-4b36-bf31-4c8391060ec4&v=qf1&b=&from_search=5 http://pt.wikipedia.com/Islam-Economia.net/rukka/os-muulmanos?qid=d2a94136-d034-4541b49e-433b772ea3c0&v=qf1&b=&from_search=1 http://www.com/geografia/origens-do-islamismo http://pt. Porto. 1ª Edição.coladaweb. 2012. Ana.org/wiki/Expans%C3%A3o_isl%C3%A2mica http://www.slideshare. Gentes na História 7.org/wiki/Arte_isl%C3%A2mica http://pt.wikipedia.