You are on page 1of 9

UNIC- RONDONÓPOLIS ARNALDO ESTEVÃO

FAIESP
CURSO DE ENFERMAGEM

VISITA TÉCNICA À FUNDAÇÃO
LAR CRISTÃO

ALLYNE GONÇALVES

PROFA. ESP. KARLA ARAÚJO
PROF. ESP. JULIO SILVA

RONDONÓPOLIS
2015

ESP.ALLYNE GONÇALVES VISITA TÉCNICA À FUNDAÇÃO LAR CRISTÃO Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Técnicos e Semiológicos de Enfermagem I. PROFA. JULIO SILVA RONDONÓPOLIS 2015 . KARLA ARAÚJO PROF. ESP. para aquisição de nota parcial.

Cerca de 40 pessoas voluntárias e funcionários ajudam no funcionamento da entidade. ministrada pelos Professores Especialistas: Karla Araújo e Julio Silva. realizada pelos alunos da Turma: B. Segundo a dirigente da Ana Mariza. varandas.Arnaldo Estevão. portadoras de deficiências física e mental e idosos. uma área verde. onde são preparadas as refeições diárias dos internos. eles recebem uma ajuda da Prefeitura. O prédio possui duas Alas com quartos. Natureza da Visita Técnica Visita de natureza técnica e aplicação dos conhecimentos em sala de aula do Curso de Enfermagem da Unic . 3.Jardim Gramado Entidade Filantrópica com título de Utilidade Pública Municipal e Estadual Presidente da Entidade: Ana Mariza Visita Técnica realizada no dia 06 de abril de 2015. bem como doações de cidadãos benevolentes com a causa. um lanche à tarde. Os internos recebem 6 refeições por dia. remédios que são alocados na ampla farmácia da entidade. também se mantêm com aposentadoria de alguns internos. cozinha industrial. conta também com ambulatório médico e odontológico. com duração de 3h40min A Fundação Lar Cristão está localizada no bairro Jardim Gramado. os quais orientaram os estudantes durante a aferição da pressão arterial e verificação dos sinais vitais de alguns internos. da disciplina: Fundamentos Técnicos e Semiológicos de Enfermagem I. Todos os dias os internos são medicados com prescrição médica. situada na Rua Belém. As despesas mensais perfazem um total de mais de R$ 100 mil reais. S/N . uma fruta às 9 h. jantar e ceiam antes de dormir. cursando o 3o semestre. sendo café da manhã. há 20 anos dirigindo a entidade. Acompanhamento Técnico O acompanhamento técnico foi feito pelos Professores Especialistas. na cidade de Rondonópolis e é uma Entidade que desenvolve um trabalho de assistencialista voltado para pessoas com transtornos mentais. atualmente com 222 internos. 2. Karla Araújo e Julio Silva. almoço às 11h. Turno Noturno. à tarde.1. banheiros feminino e masculino. . Local da Visita Técnica FUNDAÇÃO LAR CRISTÃO.

colocando em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. um pouco de sua história há 20 anos dirigindo a entidade. É preciso dar banho. a realidade dos internos. Interno Sexo Masculino: PA 100 x 60 (mmHg) normal P = 80 bpm – normal Nenhuma anormalidade detectada. Interno Sexo Masculino J. alimentar na boca. trocar os curativos.S: PA 100 x 60 (mmHg) normal P = 65 bpm – normal 2.normal 2.1 ALA DOS ACAMADOS Na Ala dos acamados as pessoas são dependentes.normal 3. Objetivo Didático da Visita Técnica Realizar procedimentos de verificação de sinais vitais. 5. Aqui fizemos a verificação dos sinais vitais dos internos: 1. Verificamos os sinais vitais.2 ALA DOS INTERNOS INDEPENDENTES Observamos que os internos desta ala ajudando uns aos outros em suas necessidades. Foi verificado os sinais vitais dos seguintes internos: 1. A Ala divide-se entre Feminina e Masculina.4. a qual nos apresentou o local.G: PA 110 x 80 (mmHg) normal . Desenvolvimento das Atividades Fomos recepcionados pela dirigente do Lar Cristão. medicar. Interno Sexo Masculino R. apenas se separam na hora de dormir. 5. Em seguida fomos conduzidos para as Alas a fim de realizarmos os procedimentos. Interno Sexo Masculino: PA 120 x 80 (mmHg) normal P = 70 bpm . necessitam de todos os cuidados. São mais independentes. Interno Sexo Masculino: PA 110 x 80 (mmHg) normal P = 75 bpm . etc. tendo um banheiro cada Ala. Ficam juntos no pátio. 5.

P = 70 bpm – normal 3. Algumas atividades lúdicas. 6. 5. sem amor e sem o carinho familiar. tornando o ambiente mais agradável.3 ALA DOS INTERNOS PSICÓTICOS Aqui ficam os internos de maior risco. SUGESTÕES E OBSERVAÇÕES TÉCNICAS Observamos que o espaço físico pode ser ampliado. filmes. que os deixam ali relegados. Os funcionários e voluntários trabalham artesanato com eles e desenvolvem atividades de reintegração e ressocialização. Nesta Ala a possibilidade de comunicação é maior. aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Interno Sexo Masculino E. sem visita. pois são muito violentos. AVALIAÇÃO DA VISITA Foi interessante conhecer a entidade para vermos de perto a realidade das pessoas que vivem em situação de risco e poder dar nossa contribuição. Houve interação. Eles contam com o auxílio de um fisioterapeuta e uma psicóloga. 7.S: PA 120 x 70 (mmHg) normal P = 83 bpm – normal Nenhuma anormalidade detectada. Tivemos o contato com os diversos grupo ali atendidos e ouvindo um pouco da história de alguns constatamos que muitos sofrem com o descaso dos familiares. Recebem medicações mais fortes. Nesse espaço existe 3 quartos. . onde os internos em estado de euforia são colocados. a iluminação e ventilação dos quartos podem melhorar. ajudariam na higiene mental deles. Abraçamos eles e aferimos a pressão arterial dos que pediram.

bem como verificar os sinais vitais e aferir a pressão arterial de alguns. REFERÊNCIAS http://www. conhecimentos estes adquiridos em sala de aula e orientados pelos nossos professores.br/arquivos/MANUAL_RELATORIO_VISITA_TECNICA. Acessado em 11 de abril de 2015.com. CONSIDERAÇÕES FINAIS A Entidade sinalizou para nós que políticas públicas mais eficazes na saúde precisam ser implementadas.atribunamt. 09.br/2014/07/fundacao-tem-trabalho-destacado-na-cidade/ Acessado em 11 de abril de 2015. estudos. que é a de cuidar de vidas tão vulneráveis. A visita ao Lar Cristão contribuiu para que repensarmos a nossa humanidade e para melhorarmos a cada dia na vocação para a qual fomos chamados.ceepcuritiba.com. tão necessitadas.pdf. . vivendo em áreas da cidade onde estão expostas a doenças diversas e ao abandono. Ali pudemos observar o comportamento deles. http://www. índices e estatísticas apresentadas à sociedade e projetos acirrados para combater e minorar a situação de vulnerabilidade das pessoas que estão à margem da sociedade.8.

ANEXOS Anexo 01 .Fachada da Fundação Lar Cristão Anexo 02 – Ana Mariza (Presidente da Fundação Lar Cristão) e internos .10.

Anexo 03 .Cozinha industrial da Fundação Lar Cristão Anexo 04 – Internos com a Presidente .

Pátio onde os internos brincam .Anexo 05 .