You are on page 1of 5

Teste de Avaliação

Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia
Ciências Físico - Químicas

7º Ano

maio de 2015

Nome

Turma

Classificação
1.

Ass. Prof.

N.º
Ass. E.E.

Na confecção dos bolos de rei utiliza-se muitas técnicas de
separação de misturas homogéneas ou heterogéneas de

acordo

com a finalidade pretendida.
1.1Em relação às técnicas que permitem separar substâncias
presentes numa mistura indica, assinalando com uma cruz (x), a que NÃO está
correctamente definida.
__ A. A destilação pode separar dois líquidos com pontos de ebulição diferentes.
__ B. A filtração permite separar dois líquidos a temperaturas diferentes.
__ C. É possível separar por decantação em funil dois líquidos que não se misturam.
__ D. A cromatografia permite separar as cores de uma tinta.
__ E. A decantação simples permite separar um sólido que não se mistura num líquido.
1.2 -Lê atentamente as seguintes perguntas e assinala com uma cruz (x) a opção que
completa correctamente afirmação.
a) Para tornar a água do mar potável (boa para beber) utilizaria a…
___ A. … filtração.
___ B. … destilação.
___ C. … cromatografia.
___ D. … evaporação.
___ E. … decantação.
b) O processo que não permite separar um material sólido de um líquido é…
___ A. … filtração.
___ B. … destilação.
___ C. … cromatografia.
___ D. … evaporação.
___ E. … decantação.
c) A técnica que permite separar totalmente duas substâncias com diferentes densidades
é…
___ A. … decantação em funil.
___ B. … cromatografia.
___ C. … destilação de dois líquidos.
___
D. … centrifugação.
1.3 Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as afirmações
falsas.
___ A. Para obter o sal de uma mistura de água salgada faz-se uma filtração.

1

5-Os constituintes do petróleo bruto. Para separar uma mistura de água e álcool faz-se uma extracção por solvente. ___ C. 1 . Na preparação de perfumes.4-O álcool do vinho.3- Indica as mudanças de estado que se verificam em 2 e 5.____________________ 3 .____________________ Líquido A 6 – Saída de água 7 – Entrada de água 8 .____________________ 5 .1-Faz a legenda da figura. ___ E.6-A areia do ______________________________________________________________________ cascalho. .2 Indica o nome da técnica representada na figura. ______________________________ 2. 2.____________________ 2 . é muitas vezes necessário separar uma mistura homogénea de dois líquidos.1-A limalha de ferro misturada com pequenos pedaços de vidro.____________________ 2. 2-No Natal é usual oferecerem algumas lembranças de natal.Indica qual é a técnica de separação adequada para separar: 3.3-As cinzas em suspensão na água. __________________________________________________________ 3. ___ D.____________________ 4 . Para separar os diferentes componentes de um corante alimentar faz-se uma cromatografia. _____________________________ 3. __________________________________________ 3.___ B. ________________________________________________________________________ 3.2-O azeite da água. como por exemplo perfumes. _________________________________________________________ 3. Para obter água de uma mistura de água salgada faz-se uma decantação. ________________________________________________________________________ 3. Os componentes do sangue podem separar-se por centrifugação.

Calcula a sua massa. ocorre a sua ________________. à temperatura ambiente. A. a naftalina encontra-se no estado _________________. A 1000 ºC.3.20 g/cm3 Indica se a ordem com que se encontram no copo é correcta________________ Se não. ocorre a _________________. indica qual a correcta. Substânci Ponto de Ponto de ebulição a Benzeno fusão (ºC) 5 (ºC) 80 Naftalina 80 218 Éter -116 35 Ferro 1535 3000 Observa os valores da tabela e completa correctamente as frases que se seguem. B. . encontra-se no estado _______________. Sabendo que a densidade de cada um é: A1 g/cm3 B- C- 0.5g/cm3. C. ____________________________________________________________________ 4. C e D. B.8-O açúcar da pimenta. 5- Colocaram-se 3 líquidos num copo. O benzeno. quando a temperatura aumenta até 80 ºC.7-Os componentes da tinta de um marcador.92 g/cm3 0.Um cubo de aresta 2 cm tem de densidade 10. D. A 450 ºC. O éter passa do estado líquido para o estado sólido à temperatura de __________________. _________________________________________ 6-Os materiais são constituídos por diferentes substâncias.Observa atentamente os gráficos A. o ferro encontra-se no estado _________________ e a 2000 ºC no estado __________________. quando a temperatura desce até 5 ºC. 7. ________________________________________________ 3.

a substância coexiste no estado sólido e líquido. a substância encontra-se no estado sólido. . À temperatura de 0 C. a substância passa do estado líquido ao estado gasoso. .ao arrefecimento de um gás _______________. No ramo B. . em .ao aquecimento de um sólido ________________. Para temperaturas inferiores a 0 C.Um grupo de alunos encontrou um objecto A e pretende saber qual o valor da sua densidade. O gráfico diz respeito ao arrefecimento de uma substância. Calcula a sua densidade.ao aquecimento de um líquido _____________. Colocou-o numa balança e Verificou que pesava 118g. 9-Observa atentamente o gráfico e classifica as afirmações seguintes verdadeiras (V) ou falsas (F). 8. O ponto de ebulição desta substância é 100 C. O ponto de fusão desta substância é 100 C.Indica. Para temperaturas superiores a 100 C.ao arrefecimento de um líquido ____________. o gráfico que se refere: . a substância encontra-se no estado líquido. pela respectiva letra.

a. Indica qual o volume ocupado pelo corpo. .Calcula a massa de um anel de prata que tem de volume 10cm 3. b. Dados: A maior divisão da escala da proveta mede 5 cm3.Calcula o volume de uma garrafa de mercúrio sabendo que a sua massa é de 27.10 As figuras abaixo mostram uma proveta onde se colocou um objeto desconhecido (de massa 27 g) e uma tabela de massas volúmicas de algumas substâncias. c.2 g. _________________________ d. Calcula a massa volúmica do material de que é feito o objeto desconhecido que foi colocado dentro da proveta. e.Identifica o material do objeto.