ISO 9001:2000 “Folder” da Qualidade –n.

04
Edital
A sua empresa está em fase de auditoria para o certificado ISO9001:2000? Claro que é importante esse certificado que nos abre portas ao mercado e cria uma imagem de uma empresa preocupada em atender os seus clientes. Mas a Qualidade vai mais longe do que um certificado. A Qualidade não está apenas com o departamento da Qualidade e sim em cada processo, em cada colaborador. Cada um de nós faz a Qualidade da nossa tarefa, que faz a Qualidade de cada processo, que faz a Qualidade do nosso produto final. A ISO é a padronização para alcançar os requisitos e vencermos a concorrência do mercado. Mas, o que ela nos mostra, é a importância do seguir os procedimentos, os requisitos, fazer sempre correto, o envolvimento de todos, inclusive da Alta Direção, a melhoria contínua nossa e dos nossos processos. Podemos ter um certificado e nossos clientes, ainda assim, não estarem satisfeitos. Não falo só dos clientes externos, também dos clientes internos do nosso processo. O que adianta vender bastante, obtermos alto faturamento, se o nosso custo da Qualidade está alto? Comprometemos, o que é o pior de tudo, a imagem do nosso produto e da nossa empresa diante do cliente final. Venderemos bastante, mas uma só vez para aquele cliente. Logo todos estarão falando mal do nosso produto e, cada vez mais, teremos uma fatia menor no mercado. Precisamos diminuir o custo da má Qualidade para vendermos mais. Isto vem de cada um, desde o colaborador do chão de fábrica ao PRE. Cada um deve estar preocupado com a Qualidade sua dentro da empresa e o que pode fazer melhor para agregar valor ao seu produto e, no fim, o nosso produto final ter também um grande valor agregado. Isto é o que interessa para o cliente final, é o que ele paga. Retrabalho, ineficiência, etc., ele nem quer saber, não é problema dele e sim nosso. Carlos Filipe dos S. Lagarinhos Eng. Industrial Mecânico, Analista da Qualidade, autor de vários artigos sobre Qualidade, pós-graduação em Engenharia de Produção e Qualidade.

Alguns conceitos relativos ao gerenciamento da Qualidade. Lembro de que falamos da Qualidade de todos e não só do departamento da Qualidade.
Gestão da Qualidade

Planej. da Qualidade Focado em atingir os objetivos e especificação dos processos e recursos para atingir esses objetivos

Garantia da Qualidade Garante a confiança de que os requisitos da Qualidade estão sendo alcançados

A Controle da Qualidade Focado em atingir os requisitos da Qualidade

Melhoramento da Qualidade Focado em melhorar a habilidade para atingir os requisitos da Qualidade.

A A

B

Eficácia: garantia de se atingirem os resultados definidos. Se os requisitos estão sendo alcançados. Eficiência: Nos apresenta a relação do que gastamos para atingir os resultados. Por exemplo, atingimos a meta de entregarmos o produto ao nosso cliente no prazo prometido, mas o custo foi altíssimo em retrabalho e hora extra. Aquilo que sempre perguntamos, “fizemos, mas ao custo de quanto?”, não só o valor em dinheiro, mas o comprometimento da Qualidade e da imagem do produto e da empresa. Generalidades “Quando se começou a falar de Qualidade, restringia-se à área industrial, ao processo produtivo e ao setor de controle de Qualidade existente naquela área. Hoje, com a evolução, com a concorrência, esta concepção mudou. Percebemos a importância de relacionar a Qualidade com toda a empresa, todas as áreas e todas as pessoas.. Assim a Qualidade passa a ser entendida como um esforço global para a contínua adequação da empresa aos anseios e desejos do cliente externo e interno. Portanto a Qualidade necessita ser desenvolvida por todas as pessoas que trabalham em determinada empresa.” “Importância da motivação para a Qualidade Total – Márcia Zampieri Grohmann (UFSM), 24 Encontro da Associação nacional dos programas de pós-graduação em administração, Florianópolis, SC”.
B

Conhecimentos de Qualidade