You are on page 1of 14

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 06 Prof.a Maria das Graças Rua .a Dr.

funciona como um recurso de análise das políticas públicas.O Ciclo das Políticas Públicas O modelo do “ciclo das políticas públicas” é uma concepção abstrata do processo político. às suas relações. às redes políticas e sociais e às práticas que se encontram tipicamente em cada fase. A importância da concepção do “ciclo das políticas públicas” decorre do fato de que suas etapas correspondem a uma seqüência de elementos do processo político-administrativo e podem ser investigadas no que diz respeito aos atores. que embora não corresponda exatamente ao que acontece na prática. Por isso é chamado “Modelo Heurístico”. . seus recursos de poder.

CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS versão simplificada FORMAÇÃO DA AGENDA FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS (e decisão) AVALIAÇÃO (e decisão) IMPLEMENTAÇÃO (e decisão) .

CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS versão detalhada FORMAÇÃO DA AGENDA ELABORAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA FORMULAÇÃO AVALIAÇÃO (e decisão) IMPLEMENTAÇÃO (e decisão) .

elaboração de programas e decisão. FREY (1995) E. implementação. acompanhamento e avaliação. . formulação. a avaliação de políticas e a eventual correção da ação. implementação de políticas e. finalmente. execução.O Ciclo das Políticas Públicas K. elaboração das alternativas. SARAVIA (2006) distingue os seguintes estágios: formação da agenda. SARAVIA (2006) Para FREY(1995) o ciclo das políticas compreende as seguintes fases: percepção e definição de problemas. ‘agenda-setting’.

Para que essa decisão seja tomada é necessário. pelo menos. uma avaliação preliminar do ambiente e dos custos e benefícios das alternativas disponíveis. quando é decidido se um tema vai ser efetivamente incluído na pauta política atual. o reconhecimento do tema como um problema político. se deve adiado para uma data posterior ou se deve ser excluído. bem como das chances de imposição política. . sendo essencial o envolvimento dos atores políticos relevantes. não obstante a sua relevância.O Ciclo das Políticas Públicas A fase de formação da agenda ou agenda-setting é período mais ou menos prolongado.

. É quando são avaliados os custos e os possíveis efeitos de cada alternativa e são estabelecidas as prioridades.O Ciclo das Políticas Públicas A fase de elaboração consiste na preparação da decisão política. defendendo as propostas que lhes são mais favoráveis. quando se examina o problema e se levantam as possíveis alternativas para sua solução. sendo que os diferentes atores interagem à base dos seus interesses e seus recursos de poder. Esta fase envolve tanto o conhecimento técnico quanto uma intensa atividade política.

que costuma ter sido negociado anteriormente entre os atores políticos mais relevantes. administrativo e financeiro. Processos de conflito e de acordo envolvendo pelo menos os atores mais influentes na política e na administração normalmente precedem ao ato de decisão propriamente dito. Este é o momento de explicitação dos objetivos da política. . quando a decisão é formalizada por meio de uma norma jurídica pela autoridade competente. embora no mundo real nem todos esses aspectos sejam definidos a um só tempo. seu marco jurídico.O Ciclo das Políticas Públicas Na fase de formulação escolhe-se a mais apropriada entre as várias alternativas de ação.

planejamento e organização dos recursos humanos. Saravia (2006) distingue a implementação da execução. grupos ou organizações. financeiros. elaboração de programas e projetos para a execução da política. materiais e tecnológicos. de natureza pública ou privada.A implementação consiste no conjunto de ações realizadas por indivíduos. direcionadas para a consecução de objetivos estabelecidos mediante decisões anteriores sobre políticas públicas. . Compreende as decisões e ações para fazer uma política sair do papel e funcionar efetivamente: definição do arranjo institucional para a execução. considerando esta última o cumprimento dos procedimentos operacionais para por em prática a política.

e não uma fase específica das políticas públicas.” (2006) Outros autores entendem que o acompanhamento é um instrumento de gestão. .O Ciclo das Políticas Públicas E.SARAVIA “O acompanhamento é o estágio que consiste no processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade. com o objetivo de fornecer informações para introduzir eventuais correções. aplicado durante toda a implementação. visando a consecução dos objetivos.

dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas.34) “ a mensuração e análise. especialmente no que diz respeito às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas” .A última etapa do ciclo das políticas públicas seria a avaliação. pag. a posteriori.SARAVIA (2006. definida pelo autor como: E.

SARAVIA “O acompanhamento é o estágio que consiste no processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade. aplicado durante toda a implementação.O Ciclo das Políticas Públicas E. com o objetivo de fornecer informações para introduzir eventuais correções. . e não uma fase específica das políticas públicas. visando a consecução dos objetivos.” (2006) Outros autores entendem que o acompanhamento é um instrumento de gestão.