You are on page 1of 7

ILÚSTRÍSSIMO SENHOR SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO

NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGOA –
IMENTRO, DO ESTADO DA BAHIA.

AUTOS DE INFRAÇÃO: 1959064
PROCESSO IBAMETRO: 293/15

DIRONTUR TRANSPORTE E TURISMO LTDA ME, pessoa jurídica de
direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 03.510.489/0001-30, com sede
na Avenida Lagoa Feia, nº.676, Bairro Formosinha, Formosa/GO,
representada pelo sócio administrador DIRON FRANCISCO DE JESUS
JUNIOR, inscrito no CPF sob o nº. 287.884.271-53, vem respeitosamente
à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei nº. 9.503/97,
interpor;

RECURSO ADMINISTRATIVO

parágrafo único. ficando claro e evidente a nulidade da citação. somente será válida se quem a recebeu tinha poderes de gerência geral ou de administração da empresa. Nos termos dos artigos 215 e 223.R não faz parte dos quadros societários da empresa e muito menos apresenta poderes gerenciais para recebimento e ciência de quaisquer andamentos administrativos ou jurídicos da empresa em tese. do Código de Processo Civil. conforme notificação. A citação é o ato pelo qual se chama o réu a juízo para que apresente sua defesa. se ocorrer por via postal. Cabe à parte autora demonstrar que a empresa requerida tomou conhecimento da propositura da ação. em se tratando de pessoa jurídica. as citações devem ser feitas pessoalmente e. o que faz com esteio nas seguintes questões de fato e de direito: I – DA TEMPESTIVIDADE. Conforme pode verificar-se no contrato social empresarial da autora deste. sendo um pressuposto de validade e de existência do processo. mesmo que o aviso de recebimento da carta citatória não tenha tido o ciente de seu representante legal. devendo constar sua assinatura no aviso de recebimento. A regra da citação via postal impõe que a entrega da carta citatória se faça direta e pessoalmente na pessoa do representante legal da empresa citanda. a pessoa identificada nos termos do A.Contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito. abrindo-se assim o prazo para interposição de recurso do dia da ciência da notificação de decisão enviada por via .

correio por parte da ré deste recurso na data de 13/03/2015. AVISO DE RECEBIMENTO ASSINADO POR TERCEIRO.8. A regra da citação via postal impõe que a entrega da carta citatória se faça direta e pessoalmente na pessoa do representante legal da empresa citanda. RECURSO PROVIDO. PROCESSO DE CONHECIMENTO. CITAÇÃO NULA. apresentando-se assim a eficacidade deste recurso como seu teor tempestivo. REGULAR PROCESSAMENTO DO FEITO.0000 (TJ-MS) Data de publicação: 28/01/2013 Ementa: E M E N T A. TJ-MS . mesmo que o aviso de recebimento da carta citatória não tenha tido o ciente de seu representante legal.RECURSO ESPECIAL REsp 821620 RS 2006/0039258-4 (STJ) . CITAÇÃO EFETIVADA NOS AUTOS DE AÇÃO MONITÓRIA.AGRAVO DE INSTRUMENTO.2012.Agravo de Instrumento AI 06034593420128120000 MS 060345934. NECESSIDADE DE RECEBIMENTO PELO REPRESENTANTE LEGAL DA PESSOA JURÍDICA CITANDA. data esta que os proprietários da empresa autuada tomaram ciência dos fatos e do processo em questão.12. devendo constar sua assinatura no aviso de recebimento. STJ . EXCEÇÃO DE PRÉEXECUTIVIDADE. Cabe à parte autora demonstrar que a empresa requerida tomou conhecimento da propositura da ação.

É nula a citação efetivada na pessoa de gerente que.BANCO .Não há ofensa ao Art. embora rejeitando os embargos de declaração. declaradamente. nem ostenta poderes de representação da pessoa jurídica.AUSÊNCIA DE OFENSA AO ARTIGO 535 DO CPC -CITAÇÃO .RECURSO ESPECIAL REsp 132698 RJ 1997/0035005-3 (STJ) Data de publicação: 24/11/1997 Ementa: CITAÇÃO PESSOA JURIDICA.Data de publicação: 24/11/2008 Ementa: PROCESSO CIVIL . se agrava pela expressa negativa de poderes e de ciência ao mandado de citação. .GERENTE AUSÊNCIA DE PODERES. TRT-1 Agravo de Peticao 1516001120015010057 RJ (TRT-1) Data de publicação: 02/05/2012 Ementa: CITAÇÃO NULIDADE É nula a citação da Executada no processo executório se realizada na pessoa de ex-dirigente. 535 do CPC se. CONSTITUI ONUS DO AUTOR INDICAR . . não possui. Situação que. pessoa sem poderes para representar a pessoa jurídica. STJ . no caso concreto. o acórdão recorrido examinou todas as questões pertinentes.

NÃO CARACTERIZAÇÃO. como se infere dos documentos anexos.DO DIREITO Entretanto. o Art. Encontrado em: DE PROCESSO CIVIL NULIDADE.APESSOA QUE REPRESENTA A PESSOA JURIDICA E PODE RECEBER ACITAÇÃO. .933/1999. Supostamente apontou-se. sem ter sido submetido à verificação metrológica periódica pelo Inmetro.DOS FATOS De acordo com mencionada notificação. o veículo da propriedade da empresa DIRONTUR TRANSPORTES E TURISMO LTDA ME. portanto. encontrava-se em uso. IRRELEVANCIA DO FATO DE QUE PUDESSE APARENTAR TER AQUELES PODERES EM RAZÃO DO CARGO OCUPADO NA EMPRESA. 8º da Lei 9933/199 regulamenta que caberá ao Inmetro e as pessoas jurídicas de direito público que detiverem a regular deleção de poder de polícia de processar e julgar as infrações. PESSOA JURIDICA. violação ao Art. CITAÇÃO. 9. placa HWY-4475. bem assim aplicar aos infratores as seguintes penalidades: I – Advertência. NULA A EFETUADA EM QUEM NÃO DETEM PODERES PARA ISSO. 1º e 5º da Lei nº. um ônibus da marca Mercedes Benz. VICEPRESIDENTE. II – Multa. III . Renavam 88919790-5. REPRESENTANTE II .

o correto seria aplicar a Advertência. consequentemente. a não concessão do efeito suspensivo poderá causar ao embargante dano de difícil ou incerta reparação na medida em que o prosseguimento da execução poderá gerar a indevida penhora de seus bens e.DOS PEDIDOS. entendemos que como sendo a primeira notificação do veículo. nessa oportunidade requerer o efeito suspensivo ao recurso administrativo. a sua alienação em hasta pública. requer o cancelamento da penalidade imposta com a consequente revogação dos pontos do prontuário do condutor. IV – Apreensão. Isso porque. a decisão imposta pela autoridade de trânsito deve ser cancelada por este Órgão.DO EFEITO SUSPENSIVO O autor vem. e a multa seria aplicada somente se o veículo fosse notificado duas vezes pela mesma ocorrência.III – Interdição. Diante disso. V – Inutilização. IV . eis que desprovida de fundamentos sólidos e eivadas de nulidade Ante o exposto. . IV . Dessa forma.

. DIRONTUR TRANSPORTES E TURISMO LTDA ME CNPJ: 03..Requer a nulidade da citação..489/0001-30 DIRON FRANCISCO DE JESUS JUNIOR..................271-53. Formosa..... abrindo-se assim novo prazo para sua interposição....... pelos motivos a cima elencados conforme jurisprudência dos tribunais estaduais e do Superior Tribunal de Justiça............ 18 de Março de 2015.........510.. CPF: 287..... pela motivação da citação estar contaminada pela nulidade.. Requer ainda a concessão do efeito suspensivo para resguardar os direitos da parte..... Requer o acolhimento deste recurso. ............... SÓCIO ADMINISTRADOR .......884.......