You are on page 1of 20

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Módulo 5 – Folha de Cálculo

Microsoft Office Excel 2010
Conhecer a folha de cálculo e as suas finalidades funcionais.
Usar a folha de cálculo de forma racional e eficaz.
Utilizar convenientemente as potencialidades e características das folhas de cálculo para ambiente gráfico
nas suas múltiplas funções.
Criar, editar e formatar folhas de cálculo.
Manipular dados e gerar gráficos em folhas de cálculo.
Aplicar a utilização da folha de cálculo a situações concretas.

1
2
3
4

Crie uma pasta de exercícios de folha de cálculo.
Abra o programa Microsoft Office Excel 2010.
Crie um livro ao qual deverá chamar: Exercício1. Guarde-o dentro da sua pasta de exercícios de
Excel.
Active a célula B2 e digite “Loja das Camisas”.

5
6
7

Una o intervalo de células B2:C2.
Desloque o cursor do rato para B3 e digite “Designação”.
Complete a tabela com os dados seguintes.

Nota:
Tipo de letra: CalibriTamanho da letra: 11

1
2

Aumente a largura da coluna B e a altura da linha 3.
Coloque limites na tabela tal como observa. Formate a tabela de forma a ficar com o aspeto
apresentado.

10.Coloque sombreado cor-de-laranja, cor 6 no intervalo de células B3:C3.

1
2
3
4
5
6

Alinhe ao centro e ao meio o conteúdo das células B3 e C3.
Aplique o formato moeda aos preços das camisas.
Mude o nome da folha para Camisas.
Mude a cor ao separador para verde.
Elimine as folhas 2 e 3.
Guarde o exercício criado.

1

Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Guarde o novo livro com o nome: exercício2 na
sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel.
Na folha1 crie o seguinte quadro com início na célula B2.
Formate os valores das células monetárias em euros (Preço de compra e Valor em Stock).
Determine o Valor com IVA para o primeiro produto. Nota: Valor c/ IVA = Preço de compra +
(Preço de compra * IVA). IVA a 23%.
Copie a fórmula inserida na alínea anterior para as restantes células.
Calcule o Valor em Stock de cada produto. Nota: Valor em Stock = Preço de compra *
Quantidade
Mude o nome da folha para Vendas.
Calcule o preço médio de compra eo preço médio dos artigos com IVA. Nota: utilize a função
Média.

2
3
4
5
6
7
8

Na opção Limites. VEZES e DIVIDIR. totais de coluna. Altere o nome da folha para Concertos. média eo rendimento líquido. Guarde. no bloco de células B2:G12. O tipo de letra é Arial. Verifique a alteração dos resultados da tabuada. Insira uma nova folha no livro. na folha Tabuada. mais claro 60%. respetivamente.9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Determine o preço de compra mais alto eo preço de compra mais baixo. C4. centradas e com sombreado Azul cor 1. tamanho 10. Deve trabalhar com os valores do 1º fator em relação ao 2º fator da tabela. Nas Células B4. Altere o nome dessa folha para Tabuada. Formate o texto das Células da mesma forma que se apresenta na tabela. MENOS. Nota: utilize as funções Máximo e Mínimo. Produto Camisa Lisa Preço Valor com IVA Valor em Quantidade Compra (23%) Stock 25 1200 Calça Plissada 34 500 Calça de Ganga Casaco Pele 30 250 175 335 Saia Pele 73 200 . com um tipo de letra Arial Black. Complete a tabela com as fórmulas adequadas: calcule os totais de linha. Julho. Coloque as células do cabeçalho da tabela a negrito. Construa uma pequena tabuada. Coloque os limites nas células da tabela conforme os da figura atrás representada. de tamanho 9. Setembro e Totais. Na Célula A1 do livro escreva Concertos. Na Célula A2 escreva Período de Verão. Altere os valores do 1º fator para 8. Formate as células com os limites e sombreados tal como observa na tabela. D4 e E4 escreva. coloque as fórmulas necessárias para a realização das respetivas operações. Selecione a folha2 do seu livro. Agosto. escolha uma linha diferente para o contorno da tabela. aplicando os operadores aritméticos adequados. Preencha as células B6 a D9 (zona a sombreado) com os respetivos dados. Insira todos os dados de acordo com a tabela apresentada. mude a cor do separador para Azul-Claro e elimine a folha 3. Ajuste a largura das colunas de acordo com o seu conteúdo. orientando-se pela seguinte tabela: Nas colunas de MAIS.

Preencha as restantes células de acordo com o que observa na imagem apresentada acima. Utilizando os Endereços Relativos e Absolutos. 9. que é sempre de 23%. 1. Escreva Papelaria Abecedário. O valor final de cada produto após o Desconto eo IVA. Na folha1 crie o seguinte quadro com início na célula B2. c. Altere o nome da folha para Papelaria.1 2 3 4 5 6 7 8 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. que é sempre de 5%. O valor do IVA. a. Aplique limites tal como observa na imagem. Guarde o novo livro com o nome: exercício3 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. . Formate as células com cor a gosto. Una o intervalo de células B2:H2. O Desconto de cada produto. Escreva Vendas do mês de Fevereiro de 2011. b. 4. Una o intervalo de células B3:H3. 3. calcule: 2.

A coluna do Desconto deverá ser formatada da seguinte forma (utilize a formatação condicional Separador base> Formatação condicional…> Gerir Regras…> Nova Regra> Formatar apenas células que contenham): 1 a. 5. 10. Valor da célula é maior que 0. As vendas do mês de cada produto (valor final * quantidade vendida). Formate o cabeçalho da tabela com os alinhamentos e orientações da figura.06 Formatar com tipo de letra verde. 1. cor verde seco. Mude o nome da folha1 para Curso. Na folha1 construa uma tabela semelhante à apresentada."reprovado") 8 Atribua o nome “Notas” à Folha2. dos alunos. Valor da célula é menor ou igual a 0. A coluna da classificação deve ser preenchida da seguinte forma: 6.d. 1 2 1 2 3 4 5 6 7 Insira um comentário (na célula onde digitou 23%) com o seguinte texto: “O IVA é sempre de 23% para todos os tipos de produto” (Separador Rever> Novo comentário). Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Formate a tabela com tipo de letra Verdana.5. 9. =SE(C3>=9. Guarde o seu livro. negrito. 2 b. mais claro 40% no cabeçalho da tabela. Na folha2 crie uma tabela semelhante à seguinte: Na célula C10 insira uma função que calcule a média dos formandos. Ajuste a largura das colunas para que as palavras fiquem como as da figura. Na célula B12 escreva nota mínima e na C12 insira uma função que calcule a nota mínima 4. dos alunos. calcule o somatório da quantidade de produtos vendidos. Insira uma coluna Classificação à frente da tabela."aprovado". 10. Na célula B11 escreva nota máxima e na C11 insira uma função que calcule a nota mais alta 2. 8. Guarde o novo livro com o nome: exercício4 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. tamanho 10.06 Formatar com tipo de letra vermelho. limites interiores simples e exteriores duplos. . Na célula C12. 3. e.

9 10 11 12 Na Folha3 crie um talão semelhante ao seguinte: Coloque as fórmulas e funções nas células correspondentes. Altere o nome da folha para talão. Guarde o seu ficheiro. .

na nova folha. Insira os conteúdos tal como observa na imagem (textos. que determine o valor de vendas (soma de todos os dias da semana). Guarde o novo livro com o nome: exercício5 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. Mude a cor do separador para vermelho. Mude a cor do separador para cor-de-laranja. Guarde o trabalho elaborado. Coloque uma função que devolva o máximo de pluviosidade em Lisboa. Altere a cor do separador para verde. Selecione a folha1. formatações). Insira uma nova folha. sombreados. Insira uma nova coluna e dêlhe o nome de Máximo. a seguinte tabela. Formate os valores para euros com 2 casas decimais. de acordo com a seguinte tabela. que calcule o número total de vendas para cada produto. Altere o nome da folha para Preços ea cor do separador para azul. Tendo em atenção o total de vendas semanais. Crie uma função. Alinhe o texto dentro das células tal como no exemplo. Aplique limites e preenchimento a gosto na tabela. Altere o nome do separador para Motas. Crie uma função. Elabore a tabela de pluviosidade referente aos quatro trimestres do ano. Crie a seguinte tabela. preencha coluna da Classificação com SUF. apresentada a seguir. alusivos ao tema. Nota: Utilize a função SE. Crie. limites. Crie uma função. Active a folha3. .1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. aplicando limites e sombreado. Altere o nome da folha para Pluviosidade. Active a folha2. a partir da internet ou do ClipArt. no Porto e nas Outras cidades. que determine o valor médio das vendas semanais para cada produto. Insira uma imagem da internet ou do seu computador acerca de uma mota. Insira imagens. Copie essa função para as células abaixo. MED e BOM. Insira uma função que lhe permita calcular o Total da Pluviosidade em Lisboa. Altere o nome da folha para Fevereiro.

.

2. Na secção do centro. 5. 6. Na secção do centro escreva: Mapa de Vendas Semana 1. b. Insira rodapé na sua folha. c. 30. 4. a. 7. Na Secção direita. 3. que calcule a menor venda para cada dia da semana. b. Na secção da esquerda. Grave as alterações efetuadas. Na secção da esquerda. que determine a maior venda para cada dia da semana. Na secção da direita. Crie uma função. insira o nome da folha. Verifique se tem apenas uma página. insira número de página. Insira cabeçalho na sua folha. Formate condicionalmente as classificações de modo a que as que possuam a classificação de “BOM” surjam com cor branca sobre um fundo verde. insira a imagem retirada da internet. Pré-visualize a sua folha. . a.>=500e<608 MED >= 608 BOM 1 2 3 4 5 6 7 Crie uma função. insira o nome do ficheiro. insira a data atual. 31. 8. 1. Configure a página para Horizontal. c.

5. o eixo vertical é Euros e o horizontal é Meses. d. c. Guarde o novo livro com o nome: exercício6 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. 1 2 3 Altere o nome da folha para gráfico. Altere o esquema do gráfico para Esquema 9. 1 2 3 4 5 a. O Título do gráfico deve ser Receitas. Na folha1 faça uma tabela com o seguinte aspeto: 3. 1 2 3 4 a.1 2 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. c. b. Altere o Estilo do gráfico para estilo 6. Crie a seguinte tabela. Acione a folha2. d. Elabore um gráfico de colunas> Cilindros Agrupados só com as receitas. Insira um gráfico de barras agrupadas em 3D. . Altere o estilo do gráfico para Estilo 24. Dê-lhe o nome de Gráficos. Altere o Esquema do gráfico para Esquema 1. b. Aplique Contorno colorido – destaque 4 à área do gráfico (Ferramentas de Gráfico> Formatar> Estilos de formas). Elimine a legenda do gráfico. Formate a área do gráfico com o Efeito discreto – Destaque 3. Coloque o título do gráfico: Venda de Gelados. e.

Coloque o título no gráfico: Venda de Gelados. Guarde o seu trabalho. 1 Altere o nome da folha para Sandes. b. a. Aplique Contorno colorido – destaque 3 à área do gráfico (Ferramentas de Gráfico> Formatar> Estilos de formas). Altere o Esquema do gráfico para Esquema 1. b. c. Guarde o novo livro com o nome: exercício7 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. Elabore um gráfico circular destacado em 3D só com as despesas. Pré-visualize a sua folha.6. Altere o esquema da página para Horizontal. 7. . Coloque o título do gráfico: Venda de Sandes. b. Altere o Estilo do gráfico para estilo 5. Na folha1 faça uma tabela com o seguinte aspeto (tenha em atenção aos limites epreenchimento das células onde estão os conteúdos): 2 Altere o esquema do gráfico para Esquema 1. 1 2 3 4 Insira o Cabeçalho: Venda de Gelados. Aplique o estilo de gráfico 40 ao gráfico. 3. Insira um gráfico de barras agrupadas em 3D mostrando as receitas e despesas de Janeiro e Fevereiro 1 2 3 a. 1 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Formate a área do gráfico com o Estilo Preenchimento colorido – destaque 6. 1 2 3 4 a. No rodapé coloque o seu nome. c. d. Altere o estilo do gráfico para Estilo 21. Insira um gráfico de barras agrupadas em 3D.

O Título do gráfico deve ser Receitas. e. No rodapé coloque o seu nome. d. Elimine a legenda do gráfico. 7. Se não for o caso ajuste a uma página. 8. Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Formate a área do gráfico com o Efeito discreto – destaque 3. Na folha1 faça uma tabela com o seguinte aspeto (tenha em atenção aos limites e preenchimento das células onde estão os conteúdos): . Elabore um gráfico de colunas> Cone 3D só com as receitas. Elabore um gráfico circular em 3D só com as despesas. b. b. Altere o esquema do gráfico para Esquema 9. c. Coloque o título no gráfico: Despesas e Receitas. Elimine a folha3. 1 2 3 4 5 a. Digite a seguinte tabela tendo em contas as células onde estão os conteúdos. Formate a área do gráfico com o Efeito discreto – Destaque 3. 5 6 1 2 Altere o esquema do gráfico para Esquema 1. Insira um gráfico de barras Cilindros agrupados na horizontal mostrando as receitas e despesas de Janeiro e Fevereiro. b. Guarde o seu trabalho. Guarde o novo livro com o nome: exercício8 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. Pré-visualize as quebras de página. Pré-visualize a sua folha. 9. o eixo vertical é Euros e o horizontal é Meses.2 3 Acione a folha2. Confirme se tem apenas uma folha para impressão. limites e preenchimento. 1 2 a. Altere o esquema da página para Horizontal. Altere o estilo do gráfico para Estilo 24. as cores. Dê-lhe o nome de Gráficos. Aplique o estilo de gráfico 36 ao gráfico. 1 2 3 a. c.º Semestre. 1 2 3 4 Insira o Cabeçalho: 1. Altere o estilo do gráfico para Estilo 13.

Pré-visualize a sua folha. Secção do centro: Índice de massa corporal. Secção do centro: o seu nome. Aplique limites.º de página. Una e centre o intervalo B2:F2. Na folha1. Secção da direita: n. c. Altere a cor do separador para verde. Guarde o trabalho efetuado. Certifique-se que tem apenas uma folha. . Aplique negrito e preenchimento azul. a. crie a seguinte tabela: Aplique tipo de letra Arial a todo o conteúdo da folha. c. cor 1 ao cabeçalho da tabela eà data ea responsável. 11. Secção da direita: data automática. Secção da esquerda: Ano letivo: 2011/2012. Insira rodapé. 8. 2.67 ∗ 1.67 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 Crie um gráfico de barras (cones agrupados na horizontal) que represente as alturas das alunas. 3. b. 6. Crie um gráfico de colunas (pirâmides agrupados) que represente os pesos das alunas. Insira cabeçalho. a. Personalize os dois gráficos criados.02 1. 4. Configure a página para horizontal. 12. Mude a cor do separador para azulescuro. Secção da esquerda: nome do separador. Aplique tamanho de letra 20 e preenchimento azul. 5. 1. b. Abra o programa Microsoft Office Excel 2010.3 4 5 Altere o nome da folha1 para IMC. Altere o nome do separador para inventário. Calcule o Índice de massa corporal (IMC) de cada uma das alunas sabendo que: peso altura ∗ altura Exemplo: 67 = ⋍ 24. Guarde o novo livro com o nome: exercício9 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. 7.

a média. Crie uma tabela semelhante à apresentada abaixo. 10 Insira cabeçalho e rodapé adequado. Ajuste a uma página. . 7 Crie umgráfico de barras 2D que represente as receitas mensais. Formate o gráfico a seu gosto.o máximo eo mínimo das receitas e das despesas. 3 Na célula E4 escreva Lucro. 9 Configure a página para horizontal. 1 Altere o nome do separador para receitas e despesas. Elimine a legenda. 5 Calcule o lucro anual. 2 Calcule o total. Insira uma imagem (a partir da internet ou do ClipArt) sobre computadores. Formate o gráfico a gosto. Active a folha2. Elimine a legenda. 6 Crie umgráfico de colunas agrupadas que represente as despesas mensais.7 8 9 Aplique limites simples à tabela. Mude a cor para laranja. 8 Crie umgráfico circular destacado em 3D que represente os totais das receitas e das despesas. 4 Calcule o lucro obtido em cada mês tendo em conta as receitas e as despesas. 1 10. Formate o gráfico a seu gosto.

selecione o intervalo das células B4:F13. Para isso. Mantenha todas as restantes seleções. comando Ordenar e surge a caixa de diálogo da figura. Clique no botão OK. Clique no separador Dados. Altere o nome da folha1 para Filtro. clique numa das células da lista de dados e execute as operações seguintes: . por ordem alfabética dos nomes dos alunos. Guarde o novo livro com o nome: exercício10 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. Para isso. Ordene alfabeticamente a informação pelo campo do nome.1 2 3 4 5 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Insira os seguintes dados tal como se mostra a seguir: Ordene os dados da tabela. colocando no campo Ordenar por a indicação NOME e selecionando a opção Ordem A a Z. Crie um filtro na lista que mostre apenas os dados dos alunos cuja localidade é Porto.

comando Filtrar. .a. Clique no Separador Dados.

c. selecione Porto e visualize o resultado do filtro. para não interferir com os dados da lista analisada. Para trabalhar com estas funções há que colocar sempre o critério que está a ser utilizado de momento. Clique na seta da coluna Localidade.1 2 b. As funções de Bases de Dados são funções que trabalham com listas de dados. aceda ao Separador Dados e selecione Filtrar. Nota: Para desativar o filtro. 6. noutra célula. Grave as alterações efetuadas. Para voltar a ver todos os dados da lista. de outra tabela de preferência. clique novamente no filtro e selecione tudo. Exemplo: Considere o seguinte quadro: .

A média da quantidade vendida do departamento 2. intervalo células que contém as instruções que especificamos). na folha 1. (Utilize a função BDMédia).Se quisermos somar apenas as vendas do departamento 2. (Utilize a função . e coloque em prática a função explicada anteriormente. De seguida calcule: 2 a. utilizamos as funções de base de dados. 1 2 Tendo em conta a explicação anterior. número que representa a coluna do critério a utilizar. 1 3. Para isso temos que especificar noutra célula o Departamento 2. a tarefa revelar-se-á complicada.º de pessoas que trabalham no departamento2. temos que utilizar a função BDSOMA (intervalo da lista. O n. Para facilitar. ou seja: Para calcular o valor da soma do departamento 2. tivermos 120. mas se em vez de 6 vendedores. crie um novo livro ao qual dará o nome de Exercício11 e guarde na sua pasta de Exercícios do Excel. 3 b. é fácil porque a lista é pequena. Crie a tabela utilizada.

O mínimo de vendas artigos de Decoração. A quantidade vendida dos artigos de Decoração. 5 d. calcule: 2 a. 9 h. 10 i. A maior venda do departamento 2. A quantidade vendida dos artigos de Papelaria. A menor venda do departamento 2. A quantidade vendida dos artigos de Informática. A média da quantidade vendida dos artigos de Informática. O mínimo de vendas artigos de Papelaria. A média da quantidade vendida dos artigos de Decoração. Guarde as alterações efetuadas. A média de vendas do departamento 5. 6 e. 4 c. . O máximo de vendas artigos de Decoração. 4 c. (Utilize a função BDMín). 3 b. Com as funções de bases de dados. O máximo de vendas artigos de Informática. Guarde as alterações efetuadas. Guarde o novo livro com o nome: exercício12 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. 11 j. Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. 6 e. 1 4. 7 f. 8 g. 12 k. (Utilize a função BDMédia). Crie a seguinte lista de dados na folha1. (Utilize a função BDMáx). O mínimo de vendas artigos de Informática. Mude o nome da folha1 para Loja1 e mude a cor do separador para amarelo.3 4 5 1 2 3 1 2 BDCONTAR. Mude o nome da folha1 para BDados. Elimine as folhas: folha2 e folha3. 5 d.VAL). O máximo de vendas artigos de Papelaria. A média da quantidade vendida dos artigos de Papelaria.

c.1 2 3 4 5 6 Abra o programa Microsoft Office Excel 2010. Quais os vendedores que realizaram um total de vendas superior a 25 modelos? 4. por modelo vendido. Insira cabeçalho e rodapé adequados. Calcule o número de unidades vendidas. a. Quais os vendedores cujos nomes começam pela letra P? 5. responda às seguintes perguntas: 2. b. e. 1. por vendedor. . d. Quais os vendedores que venderam 8 modelos Clioe 7 modelos Modus? 6. Utilizando os filtros. Guarde o novo livro com o nome: exercício13 na sua pasta de Exercícios do Microsoft Excel. Guarde as alterações efetuadas. Crie a seguinte Tabela na folha 1. 4. Qual o vendedor que vendeu 8 modelos Clio? 3. Quais os vendedores que realizaram um total de vendas inferior a 25modelos? Altere o nome da folha par vendas. bem como o número total.