You are on page 1of 29

apresenta

AULAS - NOVO ENEM
teoria e resolução de exercícios

COMPETÊNCIA A Matemática na Vida dos Povos 1 .

antes de tudo. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . assim como o sistema de contagem e operações matemáticas. mas é preciso ordenar e estabelecer medidas para quantidade. A matemática serve para solucionar questões cotidianas. tempo etc. O senso numérico é natural."O que é a Matemática?" Os números são uma invenção humana. que surgiu da necessidade estabelecida pelo desenvolvimento das atividades humanas. peso.

Conjuntos numéricos Dividimos os números em conjuntos de acordo com suas características. A maioria dos números pertence a mais de um grupo simultaneamente. Números Naturais Números Reais Números Inteiros Números Racionais Números Irracionais GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . isso ocorre porque um conjunto pode estar contido em um outro.

por exemplo.Conjunto dos Naturais É o conjunto dos números reais não negativos e.. . Para grandezas como medida. +3.. } GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . +1. N = {0. só nos interessam valores positivos ou mesmo nulos. +2. o mais usual. sem dúvida. Representamos este conjunto pela letra N maiúscula.

} GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . como temperatura ou calcular qualquer desconto.. +3. +2. -1.. negativo ou até mesmo nulo faz parte do conjuntos dos inteiros.. usados para grandezas que admitem valores menores que zero. Representamos este conjunto pela letra Z maiúscula..Conjunto dos Inteiros Todo número não decimal. Z = { . -3. .. A diferença entre os inteiros e os naturais é inclusão dos números negativos. +1. 0 . -2. seja positivo.

-½... . -1/1. . . Quando precisamos de porções não inteiras de uma grandeza. . + ½.} GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO ........ Q = { . A letra Z maiúscula representa esse conjunto. negativo ou nulo.. usamos os racionais.Conjunto dos Racionais Qualquer número que possa ser representado por uma fração (decimais ou não) pertence ao conjunto dos racionais. não importando se ele é positivo.. 0.. +1/1... como numa receita culinária.

2 .Conjunto dos Irracionais Decimais que não possuem nº de casas definido após a vírgula são chamados irracionais... as raízes de números primos e o número Pi... 0. Entram as dízimas não-periódicas.. A letra I maiúscula representa esse conjunto... + 2 . . Esse conjunto não possui intersecção com o conjunto dos racionais..} GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO ... . Q = { . . .. por exemplo.

ou seja. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . os Inteiros. engloba o conjunto dos Naturais.Conjunto dos Reais O conjunto dos Reais é a união dos outros já citados. os Racionais e os Irracionais.

br .www.cursoenem.org.

GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . Nos interessam especialmente sequências que tenham regularidade na sequência. uma relação matemática entre seus termos.Sequências numéricas Qualquer conjunto ordenado de números reais é uma sequência numérica que pode ser finita ou infinita.

É assim o conjunto dos números pares ou mesmo da velocidade de um carro em aceleração. a partir do segundo.Sequências numéricas Há sequências em que todos os termos. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . são iguais ao anterior somado a uma constante (razão).

Sequências numéricas Existem sequências em que todos os termos. são iguais ao anterior multiplicado por uma constante (razão). GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . o conjunto que mostra o nº de indivíduos pelo tempo tem essa característica e sua razão é igual a 2. Se uma bactéria se divide em duas para se reproduzir. a partir do segundo.

GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .. 14 . M. de argila. Os arqueólogos descobriram tabletes babilônicos datados provavelmente de 1800 antes de Cristo. 16. multiplicando o anterior por um mesmo número. A escrita era feita com uma espécie de estilete nos tijolos ainda úmidos. 3. d) a partir do terceiro.exercício 01) A civilização babilônica viveu na Mesopotâmia há cerca de 6000 anos. multiplicando o anterior por um mesmo número. 64. Os traços dessa escrita tinham o formato de cunha e por isso a escrita dos babilônios é chamada cuneiforme.. Adaptado de CARVALHO. somando ao anterior um mesmo número. relativamente finos. onde apareceram as sequências numéricas: 1. 81. 9. b) a partir do segundo. somando o anterior por um mesmo número.. somando ao anterior um mesmo número.Exercício (pág.. 1. c) a partir do quarto.. São Paulo. 27. Editora Moderna. 1997. As sequências descobertas mostram que os babilônios já trabalhavam naquela época com sequências de números que mostram a seguinte regra de formação: cada número da sequência pode ser obtido: a) a partir do segundo.. e) a partir do terceiro. C. Os estudiosos encontraram documentos dessa civilização feitos em tijolos. 4. Padrões Numéricos e Seqüências.

A segunda. .. a partir do segundo. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . 9x3 = 27. multiplicando-se o anterior por um mesmo número. A primeira sequência. 1x4 = 4.Resolução Alternativa B As sequências apresentadas no texto são denominadas progressões geométricas. em que cada termo pode ser obtido. . deve ser multiplicada por 3. 1. 1x3 = 3.. 3x3 = 9. 16x4 = 64. por 4.. 27x3 = 81. conforme mostramos a seguir: 1.. 4x4 = 16.

enquanto um prefeito é eleito para um mandato de 4 anos. houve eleições tanto para presidente quanto para prefeitos. No ano de 1998. b) 2014.Exercício (pág. 14 . d) 2020. e) 2022.exercício 02) Em certo país. c) 2018. o presidente eleito permanece no cargo por 5 anos. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . As eleições para presidente e para prefeitos nesse país voltarão a ocorrer no mesmo ano em: a) 2008.

16 .anos e assim por diante. ou seja. . 12. M. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . 15.C (5. 8. sendo eleito a cada 4 anos.M. 4)=20.Resolução Alternativa A Como o presidente eleito permanece no cargo por 5 anos.. a eleição ocorrerá em 1988 + 20 = 2008. um novo mandato ocorrerá a cada 4. anos. teremos um novo presidente a cada 5... a próxima eleição comum a presidente e prefeito poderá ser obtida calculando-se o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) entre 5 e 4.. Logo. Com isso. 10. Já o prefeito.

15 . responsável pela decoração da festa de São João.exercício 04) Marcela. c) 37. o número de bandeirolas da última fila é: a) 47. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . decidiu dispor as bandeiras na seguinte sequência: Fila Nº de Bandeiras 1 7 2 12 3 17 No pátio da escola.Exercício (pág. b) 32. d) 42. e) 27. Obedecendo a mesma sequência numérica do quadro. cabiam 7 filas.

Resolução Alternativa C A quantidade de bandeiras forma uma progressão aritmética cujo primeiro termo é igual a 7 e a razão. Com isso. A. igual a 5.5 => a7 = 37 GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .r => a7=a1+(7-1).. para se calcular quantas bandeiras serão colocadas na sétima fila. Portanto: an= a1 + (n-1).r => a7=a1+6r a7 = 7 + 6. 17 .. 12. 7. basta calcular o sétimo termo da P.

GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .exercício 05) Uma empresa decidiu doar livros e cadernos aos alunos carentes de uma escola da sua vizinhança. • 350 alunos têm menos de 10 faltas no ano.Exercício (pág. • 200 alunos não pertencem a nenhum dos grupos acima. têm 10 ou mais faltas no ano e pertencem a famílias com renda superior a 3 salários mínimos. Sabe-se que: • a escola possui 1000 alunos. A empresa deve enviar o material escolar para: a) 250 alunos. Receberão os materiais escolares apenas os alunos que tenham menos de 10 faltas no ano e cujas famílias tenham renda de até 3 salários mínimos. d) 550 alunos. e) 600 alunos. 15 . ou seja. c) 400 alunos. b) 300 alunos. • 700 alunos pertencem a famílias com renda de até 3 salários mínimos.

Resolução Alternativa A De acordo com os dados fornecidos no enunciado. com os dados obtidos. a empresa deve enviar o material para 250 alunos. podemos elaborar a tabela descrita a seguir: Menos de 10 faltas Mais que 10 faltas Total Até 3 salários mínimos 250*** 450** 700 Mais de 3 salários mínimos 100**** 200 300 Total 350 650* 1000 Pode-se completar a tabela ainda com os seguintes dados: a) Alunos com mais de 10 faltas = 1000 – 350 = 650* b) Alunos com mais de 10 faltas e até 3 salários mínimos = 650 – 200 = 450** c) Alunos com mais de 10 faltas e até 3 salários mínimos = 700 – 450 = 250*** d) Alunos com menos de 10 faltas e mais de 3 salários mínimos = 350 – 250 = 100**** Portanto. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .

br .www.cursoenem.org.

Optamos por elas quando o resultado da divisão não for um nº inteiro.Frações As frações podem confundir pelo formato em que se apresentam. mas elas são apenas divisões escritas de maneira diferente. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .

sem os pesos metálicos. é possível montar pacotes de: a) 3kg. d) 8kg. O único objeto disponível para pesagem é uma balança de 2 pratos. e) 12kg. 16 .exercício 08) Um armazém recebe sacos de açúcar de 24kg para que sejam empacotados em embalagens menores. Realizando uma única pesagem. c) 6kg. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .Exercício (pág. b) 4kg.

só é possível montar pacotes menores iguais se a balança ficar em equilíbrio colocando – se o valor de 24/2 = 12 Kg de açúcar em cada prato.Resolução Alternativa E Com uma única pesagem. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO .

Exercício (pág. e) 4kg. é possível montar pacotes de: a) 3kg ou 6kg.exercício 09) Realizando exatamente duas pesagens. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . c) 6kg. 6kg ou 8kg. 6kg ou 12kg. 12kg ou 18kg. d) 4kg ou 8kg. 16 . b) 3kg.

12kg. GUIA ENEM novo MATEMÁTICA e suas Tecnologias PRÁTICO . podemos montar pacotes de 6kg. Portanto. 18kg. Além de pacotes de 6kg é possível obter combinação com pacote de 12kg e montar um pacote de 6 + 12 = 18kg. é possível montar pacotes iguais de 24/2 = 12 kg. Se o mesmo processo for utilizado.Resolução Alternativa C Com uma pesagem. é possível a seguir montar pacotes de 12/2=6 kg.

cursoenem.www.org.br .