You are on page 1of 80

Vitaminas  

Origem em 1911 – 1920, onde foi realizado o primeiro ciclo de
estudo das vitaminas;
Atualmente 13 vitaminas são consideradas como nutrientes
essenciais.

CONCEITO
As vitaminas são compostos orgânicos que
são vitais para a saúde e indispensáveis
para as funções orgânicas, manutenção do
metabolismo.

INTRODUÇÃO
O termo foi inicialmente utilizado (1911) para
designar substâncias com o grupo funcional
amina, pois pensava-se que todas as vitaminas
eram aminas.
Atualmente o termo “fator alimentar acessório”
também tem sido utilizado para esse grupo
de substâncias.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Antioxidante. Essencial para reprodução: fases de espermatogênese. principalmente no trato respiratório. feto. . a deficiência prolongada de Vit A leva a um estágio pré canceroso. Diferenciação celular e proliferação (síntese protéica). Manutenção e crescimento do tecido epitelial. crescimento de placenta. Pode explicar. Estabilidade de Membrana.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A FUNÇÕES        Manutenção da visão normal. Crescimento e desenvolvimento ósseo.

cor amarelada das folhas) Os b-carotenas são absorvidos pelo intestino delgado.Carotenos Origem vegetal        Somente cerca de 10 – 50% é absorvido. Para garantir o transporte tbém são empacotados nos QM . São sempre de origem vegetal.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO B. No interior da célula da mucosa é dividido em duas moléculas de retinal (vitA) O b-caroteno pode interferir nos processos oxidativos assim que entra nas células da mucosa. Principais: b-caroteno. licopeno. xantofila(luteina.

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO Pode ser obtida por duas formas: B.Carotenos Éster de Ácido Graxo Origem vegetal RE=éster de retinil Origem Animal .

ocorre hidrolise dos Ester de retinol e esse se liga a proteína CRBP no fígado. (50 – 80%) . onde encontramos o maior reservatório de Vit A do organismo.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO  Éster de Ácido Graxo  RE=éster de retinil Origem Animal    Cerca de 80 a 90% é absorvido. É absorvido pelas células da mucosa onde é reesterificado novamente. São hidrolisados por uma lípase pancreática durante a digestão dos lipídeos. O retinol se liga a proteína especifica CRBPII e serão parte integrante dos QM e levados a corrente sanguínea Absorção é hepática.

RE=éster de retinil Origem Animal .  No entanto ele se combina com a TTR (transtirretina) que evita esse perda.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO Éster de Ácido Graxo  A liberação da vit A via hepática.  Em função do seu baixo peso molecular o complexo RBP-retinol séria rapidamente perdido via excreção renal. ocorre pela ligação a proteína especifica RBP.

. Após ligar-se a um receptor.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO A absorção celular da vit A  Éster de Ácido Graxo RE=éster de retinil 1. formado no fígado. Origem Animal 2. O retinol pode derivar do metabolismo dos lipídeos. A RBP é degradada via sistema renal e é absorvida e intracelularmente se liga a CRBP. sendo todos eles absorvidos pelas células. quando degradamos as LPL (lipoproteína lípase) são liberados Aglivre e ER. o rerinol pode ser liberado do complexo RBPTTR.

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO  Assim o fornecimento de Vitamina A atinge as células independentes da liberação hepática controlada pelo complexo RBP-TTR-retinol.  Circula no sangue: ligada pela proteína fixadora de retinol e também por pré albuminas séricas.  Excreção: cerca de 40% é excretada. sendo a maior parte pela bile e 1% pela urina. .

licopeno.cor amarelada das folhas) Os b-carotenas são absorvidos pelo intestino delgado. xantofila(luteina. Para garantir o transporte tbém são empacotados nos QM .Carotenos Origem vegetal       Somente cerca de 10 – 50% é absorvido. No interior da célula da mucosa é dividido em duas moléculas de retinal (vitA) O b-caroteno pode interferir nos processos oxidativos assim que entra nas células da mucosa. Principais: b-caroteno. São sempre de origem vegetal.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO  B.

Carotenos  O b-caroteno pode ser armazenado principalmente no tecido adiposo e em menos escala no fígado.  Os b-carotenos não são considerados tóxicos ao organismo. Origem vegetal .Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A ABSORÇÃO E METABOLISMO B.

Cabelos ásperos. Fraqueza. Alterações cutâneas. Diminuição dos linfócitos. Deformidade óssea.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A SINAIS E SINTOMAS Deficiência Cegueira noturna. Dores óssea. Perda de apetite. Câncer de pulmão Toxicidade  Secura pele e mucosas. Diminuição do crescimento. Unhas frágeis. Ulceração de córnea. Edema periférico. Erupção cutânea. Anorexia. .

. •Tomate.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A FONTES •Fígado •Leite •Ovos •Vegetais verde-escuros •Óleo de peixe •Legumes e frutas amarelas. •Folhas amareladas.

 Crescimento e diferenciação celular. Células do Sistema imune e hematopoéticas. Auxilia na absorção intestinal de cálcio e fósforo.  Participa do mecanismo de secreção da insulina e na função reprodutiva.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA D FUNÇÕES  Mineralização óssea. minimizando sua perda na urina. na mobilização óssea de cálcio e fósforo para o sangue e na reabsorção renal de cálcio. .

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA D  Composta por:  Ergocalciferol (vitamina D2)   Derivado das plantas Colecalciferol (vitamina D3)   Derivado do colesterol A pró vitamina D3. . é convertida em vitamina D pela ação dos raios ultravioletas sobre a pele. substancia inativa presente nos alimentos.

com auxilio de sair biliares e 2% pela urina. músculo e tecido adiposo. .Vitaminas lipossolúveis VITAMINA D METABOLISMO  Absorção: a vitamina D dietética é absorvida no intestino delgado (jejuno) na presença de sais biliares. onde é transformada em 25-hidroxicolecalciferol  É transportada ligada à globulina e nos rins é ativada a calcitriol.  É armazenada no fígado.  Excreção: 95% fecal. sendo transportadas pelos QM e sistema linfático até o fígado.

Diminui cálcio e fósforo plasmático e aumenta fosfatase alcalina. Toxicidade  Anorexia Cefaléia Vômitos Cálculo renal Tremores Hipertensão sistêmica Poliúria Perda de peso  Diarréia Obstipação .Vitaminas lipossolúveis VITAMINA A SINAIS E SINTOMAS Deficiência Diminui a absorção de cálcio intestinal. Fraqueza muscular Deformidades ósseas. Raquitismo (crianças) Osteomalacia (adultos).

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA D FONTES •Fígado •Leite •Óleo de peixe •Sardinha •Atum •Salmão .

. O α-tocoferol é o de maior atividade biológica e o mais encontrado.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E  Termo genérico adotado por oito substâncias encontradas na natureza fazendo parte de duas séries de compostos:    Tocoferóis Tocotrienos.

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E FUNÇÕES  Antioxidantes. Mantém a integridade das membranas celulares que contem ac. Graxos polinsaturados.  Protege hemácias.  Melhora câimbras musculares.  Mantém tecido epitelial e síntese de prostagrandinas. impedindo a peroxidação por radicais livres provenientes de processos metabólicos. potencializando com o magnésio e fósforo. . da ação de agentes tóxicos ou devido ao aumento da concentração de oxigênio sob as membranas.  Reduz sintomas de tensão pré menstrual junto a vitamina B6.

na forma não esterificada.  No sangue é transportada por LDL.  Mas cresce quando ingerida com a gordura dietética. muscular e hepático. .  É armazenada no tecido adiposo.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E METABOLISMO  Necessita de sais biliares para formação de micelas.  É transportada por via linfática. VLDL  A porcentagem de vitamina E decresce com o aumento da dosagem. HDL. especialmente TCM.

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E SINAIS E SINTOMAS Deficiência Dores musculares. Fadiga. Hipoglicemia. Déficit na função circulatória. Anemia hemolítica em prematuros. Cefaléia. . alterando a espermatogênese. Diminuição de fatores de coagulação. Encefalopatia Toxicidade  Náuseas. Alteração no epitélio.

•Avelã. •Margarinas. •Gema de ovo.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E FONTES •Óleos vegetais. •Amêndoas. . •Manteiga. •Nozes.

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA K  Descoberta em 1929. Menaquinonas ou vitamina K2 (sintetizadas pelas bactérias intestinais). . na Dinamarca como um fator anti-hemorrágico.  As formas naturais de vitamina K são   Filoquinona ou vitamina K (origem vegetal).

 Inibe a produção ácida das bactérias salivares atuando como anticarcinogênio .  Age nos ribossomos do fígado e atua como coenzima.  Atua na formação de proteínas específicas dos ossos.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA K FUNÇÕES  Age na síntese de fatores de coagulação.

.  Os principais sítios de captação são fígado.  Requer bile e suco gástrica para seu máximo aproveitamento. incorporada as QM e transportadas pelas vias linfáticas.  Aproveitamento na absorção de 40 a 80%.  Excreção: Urinária e fecal.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA K METABOLISMO  Absorção: ocorre no intestino delgado. pele e músculos. É armazenada em pequena quantidade quando comparada a outras vitaminas lipossolúveis.

Hiperbilirrubinemia.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E SINAIS E SINTOMAS Deficiência Doença hemorrágica do recém nascido. Tendência ao aumento de hemorragias. . Osteoporose Toxicidade Anemia hemolítica.

•Leite de vaca. •Salsa •espinafre . •Repolho.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA E FONTES •Fígado. •Gema de ovo. •Vegetais folhosos verde escuros. •Óleos vegetais. •Alface.

RESUMO .

 Vitaminas do complexo B e C .Vitaminas Hidrossolúveis  Não são armazenadas em grandes quantidades no organismo.  O que leva necessidade de suprimento diário dessas vitaminas.

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B1 – TIAMINA FUNÇÕES   Coenzimas em sistemas enzimáticos com ação nas vias das pentoses e metabolismo dos carboidratos. . Atua na transmissão do impulso nervoso.

rins e sistema nervoso. Sua reserva é em músculos esqueléticos (50%). É fosforilada nas células da mucosa em tiamina-pirofosfato e é carreada para o fígado pela circulação porta. Pequena quantidade é encontrada na bile. Excreção: quando em excesso.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B1 – TIAMINA METABOLISMO       Absorção: por transporte ativo no meio ácido do duodeno proximal e em algumas extensões do duodeno inferior. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool. Pode ser sintetizada por microrganismo humanos e animais. ocorre por via urinária. coração. . mas a quantidade disponível para o organismo é pequena.

edema pulmonar. Distúrbios neurológicos e metabólicos. edema. Obstipação Dispnéia. Toxicidade Nenhum relato Em mega doses terapêuticas: náuseas. paralisia. Irritabilidade Depressão. cardiomegalia.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B1 SINAIS E SINTOMAS Deficiência Beribéri – confusão mental.  . taquicardia. hemorragia. câimbras musculares. anorexia. urticárias. palpitação.

•Legumes. •Levedo de cerveja.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B1 FONTES •Carnes vermelhas. •Gema de ovo. . •Leite de vaca. •Cereais integrais. •Vísceras.

.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B2 – RIBOFLAVINA FUNÇÕES  Estável ao calor e oxidação. proteínas e lipídios por participar do sistema de oxirredução e transporte de elétrons. a pratica de se adicionar bicarbonato de sódio para amaciar alimentos destrói muito do seu conteúdo vitamínico.  Importante no metabolismo dos carboidratos.  Pode ser sensível aos álcalis.  Muito pouco é perdido no aquecimento e processamento dos alimentos.

rins.  É armazenada em pequenas quantidades no fígado. . sendo aumentada pela presença de alimentos no TGI.  Excreção: Urinária.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B2 – RIBOFLAVINA METABOLISMO  Absorção: Ocorre no intestino delgado proximal. suor (menos quantidade) e fecal. biliar.  É transportada ligada a proteína albumina e globulina na circulação. coração e baço.  Deve ser suprida diariamente pela dieta.

. Toxicidade  Nenhum relato. Dermatite.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B2 SINAIS E SINTOMAS Deficiência Neuropatia. Glossite. Estomatite. Queimadura nos pés.

•Ovos. •Legumes verde escuros. . •Vísceras. •Leite de vaca. •Queijos.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B1 FONTES •Carnes vermelhas e brancas.

 Transfere hidrogênio e elétrons do metabolismo dos HC.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B3 – NIACINA FUNÇÕES  Também chamada de vitamina PP. ar. . luz. O NAD está envolvido em reações de catabolismo e o NADP em reações de biossintese. ácidos e álcais.  Fornece energia para as células através de reações de oxirredução e metabolismo dos HC.  É resistente ao calor.  Componente essencial de duas coenzimas ativas: NAD e NADP. PRT e LIP.

Vitaminas Hidrossolúveis
VITAMINA B3 – NIACINA METABOLISMO 

Absorção:é absorvida no estômago e na parte inferior no intestino
delgado; 

Ocorre rapidamente por difusão; 

O NAD e NADP são absorvidos pelo organismo; 

Estão presentes em maior valor nos enterócitos e leucócitos; 

Excreção: urinária, na forma metilada.

Vitaminas Hidrossolúveis
VITAMINA B3 SINAIS E SINTOMAS

Pelagra 
Fraqueza muscular 
Anorexia

Deficiência 

Toxicidade 

Arritmias 
Náuseas e vômitos 
Diarréia 
Úlcera hepática

Vitaminas lipossolúveis
VITAMINA VITAMINA B3 FONTES

•Carnes vermelhas e brancas;
•Peixes linguado e atum
•Vísceras;
•Gérmen de trigo;
•Queijos;
•Leite de vaca;
•Ovos;
•Manteiga;
•Amendoim;
•Ervilha;
•Batata.

Vitaminas Hidrossolúveis
VITAMINA B5 – ÁCIDO PANTOTÊNICO
FUNÇÕES 

Fundamental no CK; 

Participa dos processos de liberação de energia a
partir de carboidratos, lipídios e proteínas; 

Participa da síntese de aa, ácidos graxos hormônios;

 Presente em maior concentração em tecido hepático.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B5 – METABOLISMO  Absorção:é absorvida pela veia porta.  80% da reserva de vit B5 é na forma de Co-A.  Excreção: urinária (60-70%) e fecal (30-40%) .

. Insônia.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B5 SINAIS E SINTOMAS Emagrecimento Cefaléia Úlcera digestiva. Náuseas e vômitos Crescimento lento Alterações nervosas Taquicardia aos esforços Deficiência  Toxicidade  Não há relatos Em mega dose diarréia.

•Batata. •Peixes salmão •Vísceras. •Cogumelo. •Gérmen de trigo. . •Amendoim.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B5 FONTES •Carnes vermelhas e brancas. •Brócolis. •Tomate.

 Ativação de enzimas.piridoxina e piridoxal.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B6 – PIRIDOXINA FUNÇÕES  Engloba três compostos: piridinas.  Mantém a integridade funcional do cérebro.  As perdas no congelamento variam de 36-55%  Coenzima do metabolismo dos aa.  Essencial para a glicogenólise. LIP.  Mantém resposta imunológica e metabolismo endócrino. . HC.

 São transportadas no plasma e células vermelhas e podem estar ligadas a albumina. . mas tbém no jejuno e íleo por difusão passiva.  No fígado as proteínas intracelulares.  Excreção: urinária.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B6 – METABOLISMO  Absorção:é principalmente no duodeno.  No músculo esquelético à enzima glicogênio fosforilase.

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B6 SINAIS E SINTOMAS Mudanças de personalidade Perda de senso de responsabilidade Irritabilidade Depressão Deficiência  Toxicidade  Não há relatos .

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B6 FONTES •Carnes vermelhas e brancas. •Leite de Vaca. •Banana. •Peixes salmão •Vísceras. •Aveia. . •Ovos. •Batata. •Gérmen de trigo.

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B7 – BIOTINA FUNÇÕES  Chamada de Vitamina H. síntese de ac. gliconeogense.  Coenzima de 4 enzimas envolvidas em reações de glicogenese. . catabolismo de leucina.  Coenzima transportadora de Co2.graxos.

 Sintetizada por bactérias intestinais.  Excreção: Fecal e em menor quantidade urinária.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B7 – METABOLISMO  Absorção:no intestino delgado por processo ativo de sódio dependente  Transportada no sangue ligada a proteínas. .

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B7 SINAIS E SINTOMAS Perda parcial de memória Depressão Vômitos e Náuseas Palidez Anormalidade no eletrocardiograma Anorexia Glossite Hipotonia Deficiência  Toxicidade  Não há relatos .

•Levedo de cerveja. •Fígado. •Cereais. • Gema de Ovo.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B7 FONTES •Carnes vermelhas. •Cogumelo. •Leite de Vaca. •Amendoim. .

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B9 – AC.  O folato é encontrado em 150 formas diferentes.  Participa de síntese de bases nucléicas.  50-95% são perdidos durante preparo do alimento.  Forma hemácias e leucócitos na medula óssea e sua maturação. .  Formação de DNA e RNA.  São facilmente oxidáveis.FÓLICO FUNÇÕES  Chamada de Folactina ou Vitamina M.

por processo ativo e sódio dependente.  Armazenado no tecido hepático como poliglutamato.  Circula no sangue livre ou com proteínas principalmente a b-globulina. como di ou monoglutamato.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B9 – METABOLISMO  Absorção: na parte superior do intestino delgado.  Excreção: Fecal e urinária. .  Sintetizado por bactérias intestinais.

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B9 SINAIS E SINTOMAS Anemia Dermatites Anorexia Palpitação Problemas de memória Irritabilidade Febre Má absorção Deficiência  Toxicidade  Não há relatos .

•Brócolis. •Amendoim.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B9 FONTES •Miúdos. •Grãos em geral. •Castanhas. •Vegetais folhosos e legumes. . •Milho. •Nozes.

proteínas e lipídeos.  Essencial na síntese de DNA e de mielina nos nervos periféricos.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B12 – FUNÇÕES  Chamada de Cobalamina ou cianocobalamina.  Coenzima essencial no metabolismo de carboidratos. .

 2/3 da vitamina B12 excretada é reabsorvida pela circulação enterohepática.  Sintetizada por microrganismos intestinais.  É carreada do enterocito até a veia porta unindo-se a proteínas especificas. A biliar é reabsorvida no íleo. precisando de transporte específico.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B12 – METABOLISMO  Absorção: na íleo.  Excreção: Fecal e urinária. o fator intrínseco.  50-90% armazenados no fígado. .

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA B12 SINAIS E SINTOMAS Anemia Perda de memória Anorexia Constipação Palpitações. Aumento do tempo de coagulação sanguínea Alterações neurológicas Hipotensão postural Deficiência  Toxicidade  Não há relatos .

Vitaminas lipossolúveis VITAMINA B9 FONTES •Alimentos fontes de proteína animal .

. Aumenta a absorção e utilização de ferro. Necessária ao metabolismo de aa. Quando em solução facilmente se oxida.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA C – FUNÇÕES         Solúvel em água e etanol. Transfere íons H+. Essencial na síntese de colágeno e hormônios adrenais. Melhora a imunidade celular. participa da regulação de oxirreduções intracelulares Essencial no metabolismo do aa tirosina. colesterol.

. do rim. Dietas ricas em zinco ou pectina podem diminuir sua absorção. fígado e baço.Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA C – METABOLISMO     Absorção: na porção proximal do intestino delgado por transporte ativo dependente de sódio. Passa rapidamente para os tecidos adrenais. Excreção: urinária.

Vitaminas Hidrossolúveis VITAMINA C SINAIS E SINTOMAS Escorbuto – hemorragias. distúrbios psicológicos Astenia Cefaléia Emagrecimento Dores óssea Deficiência  Toxicidade  Necrose tecidual Diarréia osmótica .

•Abacaxi. •Laranja. •Caju.Vitaminas lipossolúveis VITAMINA C FONTES •Frutas cítricas. •Pimentão. . •Acerola. •Manga. •Goiaba. •Tomate. •Batata.

brócolis. anemias. dermatite metabolismo de gorduras. verduras. secura da pele. H noz. leite. B5 fígado. carnes anemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular C laranja. diarréia. verduras inflamações na língua. amêndoa. amendoim. combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. fígado. má função do fígado. dermatite. carnes. animais e cenoura problemas de visão. formação de cálculos renais combate radicais livres. ovos. regula a taxa de colesterol no sangue . formação das hemácias e tecidos nervosos PP ou B3 ervilha. melão. dor de cabeça. levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares B2 leites. fava. milho. abacate. diminuição de glóbulos vermelhos. funções da retina D óleo de peixe. limão. frutas. produção de hormônios B12 fígado. kiwi. gema de ovos raquitismo e osteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossos E verduras. metabolismo de gorduras e proteínas. morango. M ou B9 cogumelos. anemia. insônia metabolismo de proteínas. seborréia atua no metabolismo de enzimas. leite. hortaliças verdes anemia megaloblástica. proteção do fígado. carnes. distúrbios de crescimento crescimento. dores musculares. arroz integral eczemas. doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos. castanha. depressão manutenção da pele. fígado insônia. acerola. gema de ovo. proteção no sistema nervoso. exaustão. lêvedo de cerveja.Fontes Vitaminas Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo A fígado de aves. cãibras musculares. pele. cogumelos. problemas intestinais atua na coagulação do sangue. abacaxi. previne osteoporose B1 cereais. proteção celular. verduras e cereais seborréia. vegetais fadigas. manga escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico. gorduras e açúcares B6 carnes. peixe. feijão. azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas K fígado e verduras desnutrição. formação dos ossos.

FIM!!!!!!!!!!!!! .