UNIDADE III

ATIVIDADES

Pergunta 1
0 em 0 pontos

A quem se recomenda o uso do inventário permanente?
Resposta
Selecionada:

Respostas:

d.

Às médias e às grandes empresas.
a.

A todas as empresas.

b.

Somente às empresas de capital aberto.

c.

Àquelas empresas que estão no mercado há mais de
dez anos.

d.

Às médias e às grandes empresas.

e.

Às empresas tributadas em geral.

Feedback
da
resposta:

Inventário permanente → utilizado, principalmente, nas médias e nas
grandes empresas comerciais, em função da necessidade do
controle contínuo do estoque de mercadorias

Pergunta 2
0 em 0 pontos

Considerando-se os quatros métodos do inventário permanente, pode-se afirmar que
somente o UEPS fornece o valor correto do estoque final. Você concorda?
Resposta
Selecionada:

Respostas:

d.

Sim, desde que as mercadorias sejam adquiridas no
mercado nacional.
a.

Sim, conforme determina a legislação atual.

pode-se afirmar que: Resposta Selecionada: Respostas: a. UEPS. .b. o valor correto do estoque final independe do método adotado. d. Para empresas de grande porte. Não. d. desde que as mercadorias sejam adquiridas no mercado nacional. a. c. deve-se sempre utilizar o UEPS. Sim. A utilização do método PEPS é permitida pela legislação atual. o UEPS fornece apenas o CMV. MPM e MPF. e. b. desde que as mercadorias sejam importadas.  Pergunta 3 0 em 0 pontos Entre os métodos PEPS. Não. c. A MPM torna o método mais complexo devido à sua operacionalidade. Sim. deve-se sempre utilizar o UEPS. A MPF não é permitida legalmente por alterar o valor do custo da mercadoria. Para empresas de grande porte.

e. c. . Sim. conforme demonstrou o quadro comparativo do exemplo estudado. pode-se afirmar que será o PEPS que a empresa obterá sempre o maior lucro bruto. e. desde que as vendas sejam à vista. A operacionalização do método UEPS é a mais simples. Sim. b. desde que as vendas sejam à vista. d. Você concorda? Resposta Selecionada: Respostas: e. dependerá dos valores de aquisição das respectivas mercadorias. a. Sim. Não. Sim.  Pergunta 4 0 em 0 pontos Entre os métodos permanentes de avaliação de estoques. de acordo com a legislação atual. o maior lucro será sempre pelo UEPS. Não.

25 em 0. Respostas: a. É equivalente à sigla LIFO em inglês (Last In. d. é necessário precisão de mensuração. Avalia o estoque final pelas aquisições mais recentes e o CMV pelas aquisições mais antigas. .25 em 0. c. porque. Feedback Comentário: a alternativa “a” está correta. e dado o resposta: desenvolvimento tecnológico informacional nas grandes empresas. É exigido somente pelas multinacionais.25 pontos Qual o significado do método PEPS utilizado no inventário permanente? Resposta Selecionada: Respostas: d. Qual o significado do método PEPS utilizado no inventário permanente? b. É utilizado em grandes empresas e possui alta precisão de mensuração. Necessidade de pessoas especializadas no processo de mensuração dos estoques. Necessidade de um sistema informacional avançado. First Out).25 pontos Quais os principais pontos fortes do inventário permanente? Resposta Selecionada: a. e. a. b. esse segmento torna-se o foco dessa metodologia de trabalho no inventário permanente  Pergunta 2 0. para se aplicar o da método.QUESTIONÁRIO   Pergunta 1 0. Alta precisão e alto custo. É utilizado em grandes empresas e possui alta precisão de mensuração.

Este inventário utiliza a média ponderada. e. C . D .Clientes. quando se utiliza o inventário permanente.Compras.c. como determina a sigla: é o primeiro item a entrar no estoque e o primeiro a sair  Pergunta 3 0. b. o lançamento contábil a ser registrado no livro diário que representa a baixa de estoque é o seguinte: Resposta Selecionada: e. o custo das aquisições mais antigas.Mercadorias. atualizamda se os estoques finais pelo valor das compras mais recentes e não resposta: baixadas e as baixas (CMV) pelos valores mais antigos. Respostas: a. Considera. C . Avalia o estoque final pelas aquisições mais recentes e o CMV pelas aquisições mais antigas. tanto para formação dos estoques quanto para o CMV. D .Vendas. D . Feedback Comentário: nesta metodologia de inventariar os estoques. d.CMV.25 em 0.25 pontos No movimento de mercadorias. .Mercadorias. C .

Nenhuma delas. PEPS.CMV. UEPS.c.Mercadorias. C . por baixar os itens mais antigos do estoque. por baixar os itens mais recentes do estoque. a receita independe da metodologia utilizada pela empresa. C . e. . há uma redução dos estoques pela venda. b. ou seja. por baixar os itens mais antigos do estoque. Feedback Comentário: a operação de baixa de estoque acompanha a operação da de vendas. o CMV (Custos das Mercadorias Vendidas). D . D . UEPS.CMV. d. por baixar os itens mais recentes do estoque.Mercadorias. d. e. c. portanto. C . PEPS. logo.  Pergunta 4 0 em 0. o resposta: estoque deve ser baixado ainda pelo preço de custo e não pelo de venda. por baixar os itens mais antigos do estoque. Respostas: a.Fornecedores. apurando-se. D .Mercadorias. b.25 pontos Entre as metodologias PEPS e UEPS. qual delas proporciona uma maior receita operacional bruta? Resposta Selecionada: UEPS.

por apurar o CMV pelo valor das aquisições mais recentes. Não. PEPS . e.25 pontos Apesar de o método da MPM (Média Ponderada Móvel) ser prático em termos operacionais. Pergunta 5 0 em 0. c. UEPS . os dados iniciais de compras são os mesmos para os três métodos. a. UEPS . Respostas: a. UEPS . os dados iniciais de compras são os mesmos para os três .por apurar o CMV de acordo com a legislação atual. d.por apurar o CMV de acordo com a legislação atual.  Pergunta 6 0 em 0. UEPS .por apurar o CMV pelo valor das aquisições mais antigas.por apurar o CMV pelo valor das aquisições mais recentes. PEPS . Você concorda? Resposta Selecionada: Respostas: a.por apurar o CMV pelo valor das aquisições mais antigas. ele acaba distorcendo o valor de compra das mercadorias. assinale a alternativa que demonstre um maior lucro bruto apurado na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): Resposta Selecionada: e.25 pontos Entre os métodos estudados no inventário permanente. Não. b.

Não. e. adquiriu mais três mil unidades a $ 11. c. Pelo método PEPS. e.00 e mil unidades a $ 11.000. c. Não. Pelo método UEPS. b. Pelo método UEPS. d.00. Qual o método que usou para apuração do movimento de mercadorias? . Pelo método do inventário periódico.  Pergunta 8 0 em 0.25 pontos Empresas que possuem interesse em determinar o custo de cada produto separadamente deverão optar por qual tipo de modelo? Resposta Selecionada: b.  Pergunta 7 0 em 0. Sim. por haver uma alteração no preço de aquisição a partir do custo unitário médio calculado. Pelo método MPM. a $ 10. b. a legislação atual não permite quaisquer alterações no valor de compra. mas somente para as compras efetuadas a prazo. Fichas de controle de estoques.métodos. d. Sim. mas desde que as compras sejam à vista.25 pontos Uma empresa que possuía um estoque inicial de $ 30. Respostas: a.00.00 a unidade.00 e vendeu três mil unidades a $ 10.

20. . .20x1 – vendas à vista de 40 unidades de mercadorias pelo valor de $ 7.55 cada.20x1 – vendas a prazo de 60 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 480.Resposta Selecionada: c. . Periódico. pode se afirmar que o total do RCM apurado pelo método UEPS foi de: Resposta Selecionada: a. PEPS. $ 301.20x1 – compras a prazo de 35 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 151.01.01.20x1 – compras a prazo de 50 unidades de mercadorias pelo valor unitário de $ 5. e.20x1 – compras à vista de 25 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 122.25 pontos Uma determinada empresa apresenta a seguinte movimentação em seu estoque de mercadorias: . 31. Tomando-se como base os dados apresentados. b. MPF Respostas: a. $ 301. 25. c. MPM.40 . 15.00.01.13.01.66. MPF d. 02. .01. 06. UEPS.  Pergunta 9 0 em 0.40 Respostas: a.

02.76 b.01.94 e.95 Respostas: a.25 pontos Uma determinada empresa apresenta a seguinte movimentação em seu estoque de mercadorias: .05 d.55 cada.01. .20x1 – vendas a prazo de 60 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 480.20x1 – compras a prazo de 35 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 151. . 06. Tomando-se como base os dados apresentados.66. $ 52.01.20x1 – vendas à vista de 40 unidades de mercadorias pelo valor de $ 7. .20. $ 302. .00. $ 49.12 c.b. 31.01. . 25. $ 295. $ 298.30  Pergunta 10 0 em 0.20x1 – compras à vista de 25 unidades de mercadorias pelo valor total de $ 122.01. pode se afirmar que o valor do estoque final apurado pelo método MPM foi de: Resposta Selecionada: e. 15.13.20x1 – compras a prazo de 50 unidades de mercadorias pelo valor unitário de $ 5. $ 292.

15 d.10 e.45 c. $ 52.$ 51.95 . $ 48. $ 52.