You are on page 1of 5

TESTE PARA SELEÇÃO DE REVISOR DE TEXTOS FREELANCER

Instruções

Observe não apenas aspectos ortográficos e gramaticais, mas também

estilísticos e de padronização.

Atente para a clareza, coerência e coesão dos elementos do texto.

Aplique as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT) para publicação (especialmente referências e citações) quando preciso.

Utilize a função Comentários caso deseje fazer alguma observação.

Todas as alterações deverão ser destacadas em vermelho ou com
marca-texto.

Conclua o teste em, no máximo, duas horas.

Responda a todas as três questões, caso contrário, o teste será
invalidado.

Comunique o término do teste para Giovanna ou Chuchi, por meio do
bate-papo desta página.
Bom trabalho!

1) Revise as sentenças a seguir, corrigindo o que for necessário.
a.

O time inflingiu as regras, mas, ainda sim, empatou em 2 a 2.

b.

Ou eu ou você terá que apresentar o projeto.

c.

Foi eu quem fiz a redação.

d.

Nos milhares de vezes que tentei, não consegui acertar.

e.

As meninas sentavam-se muito próximas dos meninos.
1

Ao final desta aula você será capaz de: ● Reconhecer e avaliar a importância econômica do processamento de leite. Tratam-se de pessoas sérias e responsáveis. para servir de alimento à filhotes no início da vida (BEHMER 1991). por que tem grande poder nutricional. esta emulsão é produzida pelas glandulas mamárias de animais mamíferos providos de mamas. Como você deve saber. 2) Revise e normalize (segundo a ABNT) o texto a seguir.f. 2 . recebeu-me. o leite também é amplamente aproveitado para a alimentação humana. apesar dele torcer pelo time do Santos ao invés do São Paulo. ligeiramente amarelado. g. tanto para crianças como para maiores. Antes de começar vamos conhecer o objetivo desta aula? ● entender a importância da produção de leite e derivados no cenário nacional. com a moral baixa. As provas eram bimensais. ou seja. No entanto. i. de odor suave e sabor adocicado. anos antes. mas que estão desanimadas. ocorriam a cada dois meses. Encontrei Ana no mesmo lugar que. conheceremos a importância do setor lácteo para a economia do Brasil e as possibilidades de atuação profissional do técnico em agropecuária neste setor. 1 LEITE E DERIVADOS – DEFINIÇÃO O leite é um líquido de cor branca. o panorama da produção de leite e derivados no Brasil. a definição da matéria prima leite. Eu me simpatizei com ele. INTRODUÇÃO Nesta aula vamos estudar. h.

Schingmann: 1987). Pecuária e Abastecimento. Requeijão. b. consistindo de ao menos um líquido imicível (fase interna descontínua) disperso em outro (fase externa continua) em forma de pequenas gotas. Basta entrar em um supermercado para contatar que existe uma enorme variedade de derivados do leite. c. Caixa de vocabulário Emulsão: é um sistema heterogêneo. em geral. de vacas sadias. Iogurtes. Além do leite que você possivelmente toma todos os dias. também chamados de produtos lacteos. f. a produção leiteira de búfalo. Dentre eles. cabra e ovelha está a cada dia mais conquistando mais importância no mercado consumidor. podemos citar: a. misturado no achocolatado ou com café. o leite extraído de animais doentes. ovelhas e cabras. sob condições de stresse ou em condições inadequadas de higiene não é bom portanto considerado apto para o consumo humano.O leite industrializado para consumo de humanos vêm de mamíferos domesticados. com o diâmetro que. um leite de qualidade é oriundo da ordenha completa ininterrupta em condições adequadas de higiene. O órgão responsável por fiscalizar e inspecionar a produção e comércio de leite e seus derivados no Brasil é o MAPA. (Kachholz. a vaca. excede 0. Exemplos de emulsão leite e maionese. Creme de leite. e. Esta definição se aplica igual ao leite proveniente de búfalas. 3 . Ainda segundo esta mesma lógica. Bebidas lácteas. como. Ministério da Agricultura. Doce de leite. existe uma infinidade de outras formas de se consumir este mesmo leite. Queijos. d. Apesar de o leite bovino ser o mais importante no Brasil. por exemplo. De acordo com o mesmo. bem alimentadas e descansadas (BRASIL. 2011).1 µm.

Você sabia O leite é um alimento rico em cálcio. em média. O consumo diário recomendado varia entre 700 a 1. o leite está presente em grande parte dos alimentos que consumimos diariamente. Também há sub-produtos do leite que ficam escondidos nos mercados mas são utilizados como ingrediente para outros alimentos. que tem perdas acentuadas de cálcio e dificuldade de absorção do cálcio dos ossos. h. leite fermentado e outros produtos lácteos. Na seqüência dessa unidade de estudo você conhecerá um pouco mais sobre as propriedades nutritivas leiteiras e sua importancia para a economia. de acordo com a faixa etária e o sexo do consumidor. 4 . Algumas empresas investiram no desenvolvimento de produtos lácteos enriquecidos em calcio com objetivo de atender os consumidores preocupados com o consumo de cálcio. haja visto que ele é um importante fonte nutricional. gordura vegetal. Ainda sobre o consumo deste grupo alimentício. é importante frisar que a produção de leite e seus derivados atualmente representa 10% do faturamento total da indústria alimentícia brasileira.g. polpas. Leite em pó. É o caso do soro de leite que pode ser utilizado na produção de sorvetes e pães por exemplo. estudos mostram que a um aumento no consumo de leite e derivados na medida em que há aumento de renda e poder aquisitivo das famílias (CARVALHO. Ou seja. Este segmento representa o quarto maior grupo alimentício do setor (Carvalho. A bebida láctea pode ou não ser adicionada de outros ingredientes como frutas. Leite-condensado. ZOCCAL. como mulheres na menopausa e pessoas com osteporose. Um copo de leite integral contêm. 300 mg de cálcio. Antes de mais nada. 2012).300mg.2013). 2011. Caixa de vocabulário Bebida láctea: é o produto derivado de leite obtido pela mistura de leite e soro de leite.

L. KACHHOLZ. W. Arruda. Juiz de Fora. resumidamente e usando uma estrutura de tópicos. In: Biosurfactants and biotechnology. 30 de dezzembro de 2011.cileite. Eds. Disponível em http://www. Disponível em: <http://www.br/sites/default/files/2013_01_PanoramaLeite. Instrução Normativa n o 62. Industrialização. Pecuária e Abastecimento. 1991. o Regulamento técnico de identidade e Qualidade de Leite Cru Refrigerado. Tecnologia do leite: Produção. 3) Cite as principais fontes de pesquisa que você utiliza e explique.. KOSARIC.com. Diário Oficial da União. o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leite Pasteurizado e o Regulamento Técnico da coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. São Paulo: Nobel. n. Acesso em: 7 fevereiro 2013.aspx Acesso em 2 fev 2013. CAIRNS. janeiro/2013. Ministério da Agricultura. ZOCCAL. 15ª ed. N. Identidade e Qualidade do Leite tipo A. 5 . Análise das elasticidades renda e de consumo de leite no Brasil.milkpoint. T. CARVALHO. Marcel Dekker: New York. Análise. Postado em 14 jul 2011. M. 1987. SCHINGMANN. Panorama do Leite. C.br/cadeia-do-leite/espaco-aberto/analise-das-elasticidadesrenda-e-de-consumo-de-leite-no-brasil-73134n.5-10. GRAY.. BEHMER.. M. 7.. Consumo de leite e derivados no Brasil. p. C. Rosangela. Ano 6. de 29 de dezembro de 2011.. cap.REFERÊNCIAS BRASIL. N. 74. L. (Seção 1). por que faz uso desses recursos. Thiago Bernardino de. Aprova o Regulamento Técnico de Produção.pdf>.com.