You are on page 1of 10

MÓDULO FM – Orçamentos

Controle dos recursos financeiros
(FI-FM)
Objetivo
As funções deste componente dão suporte à criação de orçamentos. As tarefas de
Controle dos recursos financeiros são: orçar todas as receitas e despesas de áreas
de responsabilidade individuais, supervisionar movimentos futuros de recursos
financeiros com base no orçamento disponível e evitar orçamentos excedidos. O
orçamento pode ser adaptado para modificações de condições por meio da entrada
de liberações, suplementos, retornos e transferências.

Integração
A Controle dos recursos financeiros é totalmente integrada com os outros
componentes do sistema R/3. O componente a ser usado em cada caso depende
dos requisitos específicos do empreendimento. Um requisito básico para o uso do
Controle dos recursos financeiros é a integração com o componente Contabilidade
Geral (FI-GL).
A integração com a Administração de materiais significa que é possível, por
exemplo, reproduzir e supervisionar operações de suprimento do início ao fim.
A integração também garante que todos os dados necessários para administrar o
orçamento estejam disponíveis como e quando forem necessários.
Para obter informações detalhadas sobre os dados de outros componentes que
podem ser atualizados no Controle dos recursos financeiros, consultar
Atualização de dados reais e de obrigações.

Conjunto de funções
A Controle dos recursos financeiros permite manter uma verificação precisa de:

receitas e despesas ou transação contábil relevantes para os recursos


financeiros da empresa;
orçamento, considerando as seguintes questões:
Quais recursos financeiros as áreas de responsabilidade receberão?
De onde provêm esses recursos financeiros (origem de recursos


financeiros)
Para que são usados os recursos financeiros? (Utilização de recursos)
O equilíbrio financeiro da empresa, com a comparação de valores de
compromisso e reais com o orçamento atual.

elemento PEP. O sistema deriva a classificação contábil de AdO da atribuição relevante. Administração de caixa do projeto e Administração de orçamento . Integração Ligações entre os dados básicos em componentes diferentes Com o sistema SAP. ordem. Eles são usados para repartir orçamentos de acordo com o conteúdo e transações contábeis com efeito sobre a liquidez nos itens de receita e nos itens de despesa. O empreendimento é dividid o de acordo com pontos de vista organizacional e funcional: Os dados mestre a seguir devem ser definidos de acordo com os requisitos individuais:  Centros financeiros  Os centros financeiros são usados para representar as unidades organizacionais (áreas de responsabilidade. centro financeiro. fundo) a uma classificação contábil CO (classe de custo. projetos) e são dispostos em uma hierarquia. Os fundos permitem criar uma comprovação exata de origem e aplicação de fundos. Previsão de tesouraria. é possível criar uma ligação flexível. Itens de orçamento Os itens de orçamento são usados para representar aspectos funcionais (estruturas de despesas e receitas) em uma hierarquia. A entrada de uma classificação contábil de AdO é opcional. É possível usar fundos para administrar recursos de terceiros. Os dados de lançamento relevantes à Administração de orçamento podem ser passados dos sistemas de alimentação para Administração de orçamento automaticamente. Os fundos podem ser u s ados para subdividir orçamentos.    Definir um item de orçamento na conta do Razão Atribuir a classificação contábil de AdO (item de orçamento. centro de lucro) Atribuir centro financeiro ou fundo ao registro mestre do pessoal Essas ligações mantêm o trabalho de entrada de dados em um mínimo. de ampla extensão. entre os dados básicos em Administração de orçamento e os dados básicos em outros componentes. departamentos.Dados básicos Objetivo Este componente oferece todas as funções para reprodução da estrutura de orçamento do empreendimento em Administração de orçamento. centro de custo.  Fundos e aplicações de fundos.

atualizar o sistema ou modificar releases do componente Administração de Orçamento e todos os outros componentes SAP. centros financeiros e fundos  Objetos individuais. bem como Administração de orçamento. que é como são exibidos no sistema de relatórios. como todos os itens de orçamento ou todos os centros financeiros Atualização de classe É possível usar as funções do Sistema de classes na Administração d e orçamento para administrar uma ampla extensão de informações que não podem ser definidas nos próprios registros mestre. o sistema R/3 contém um Guia de implementação (IMG) disponível on-line.Previsão de tesouraria e Administração de fundos de caixa de projeto usam os mesmos itens de orçamento que a Administração de orçamento. é possível controlar as opera ções comerciais em Administração de orçamento para:  Combinações individuais de itens de orçamento.  Hierarquia de centro financeiro  Fundos e aplicações de fundos Administração de status Com a ativação da administração de status. uma vez que foi ativada aAdministração de orçamento. lembrar que as modificações feitas nos dados básicos afetam os dois componentes. Se usar um desses dois componentes. Por esta razão. não se deve fazer modificação alguma na hierarquia. Como configurar a Administração de orçamento Para instalar o R/3. Restrições O sistema não registra em log modificações nas relações hierárquicas entre itens de orçamento e centros financeiros em documentos de modificação. . Conjunto de funções Como atualizar dados mestre  Hierarquia de itens de orçamento O registro de dados de lançamento dos sistemas de alimentação da Administração de orçamento é controlado por meio dos parâmetros de controle nos registros mestre do item de orçamento.

Neles é possível limitar as transações de Customizing disponíveis conforme suas necessidades. atualizações reais e de compromisso s e elaboração do orçamento . é possível:  Ler a documentação necessária para executar a transação de Customizing  Executar a transação de Customizing  Entrar a documentação do projeto Para obter mais informações sobre a implementação do sistema e como trabalhar com o Guia de implementação. O Guia de implementação Administração de orçamento contém uma descrição detalhada do que é necessário para implementar essa parte do sistema. Selecionar Ajuda ® Ajuda ampliada no menu do Customizing para isso. Geralmente. consultar a documentação do Customizing. por exemplo.Entre as especificações que puderem ser feitas usando o Guia de Implementação (IGM) para Administração de Orçamento. divididos da mesma maneira que nos componentes de aplicação R/3. apenas as transações de Customizing que tiverem sido selecionadas ficam disponíveis. Estes componentes de aplicação R/3 exibem todas as aplicações e funções que o Guia de implementação de referênciaSAP oferece. contendo diferentes transações de Customizing. O Guia de implementação (IMG) da Administração de Orçamento está no nódulo "Contabilidade financeira". Em uma estrutura de Guia de implementação. Isto pode ser feito no menu standard SAP em Ferramentas ® AcceleratedSAP ® Customizing ® Administração de Projetos. P ode -se . estão os dados mestre. que é preciso criar com o menu Customizing. Dependendo da visão gerada no projeto de implementação. O processamento dos guias de implementação de projeto é feito no menu do Customizing em Processar projeto. Selecionar Guia de implementação de referência SAP para ver todos os guias de implementação disponíveis no sistema R/3. entra-se as opções do sistema com Projeto customizing. não todas as funções. Marcar as funções dos componentes de aplicação R/3 que deseja implementar em sua empresa e gerar os assim chamados guias de implementação de projeto. Como elaborar o orçamento e controle de disponibilidade Objetivo . É possível gerar diferentes projetos de implementação se desejar. criar um projeto que contenha todas as "Atividades obrigatórias" e outro que contenha todas as "Atividades opcionais".

é possível alocar o orçamento segundo o princípio top-down ou princípio bottom-up. A administração de orçamento pode usar o sistema de informação para comparar a utilização do orçamento e os recursos atualmente disponíveis. um pedido) e incorrem em dados reais (como p. ex. o sistema verifica se o orçamento ou os fundos liberados que estão disponíveis são suficientes. transferências de orçamento. é necessário decidir em qual componente se deseja ativá-lo. que age como um controle de disponibilidade "passivo". É possível alocar um orçamento global somente se estiverem sendo usados fundos. Integração O controle de disponibilidade influencia os procedimentos de lançamento na Administração de orçamento . Além da síntese de recursos no sistema de informação. Quando se entra uma atividade. por meio de faturas e pagamentos). Elaboração do orçamento O orçamento é atribuído de acordo com um perfil de orçamento definido e várias versões do orçamento. consultar Atualização real e compromisso. O orçamento pode ser adaptado para modificações de condições por meio da entrada de liberações. Conjunto de funções . retornos e transferências. Para obter mais informações sobre quais componentes são integrados com a Administração de orçamento. ex.Este componente dá suporte às funções do processo de elaboração do orçamento e monitorização dos fundos disponíveis. que é atribuída a um centro financeiro e a um item financeiro. transferências de fundos. o controle de disponibilidade pode estar ativo na Administração de recursos e nas ordens e projetos de Controlling. o componente inclui uma ferramenta de controle de disponibilidade "ativa" cujas funções impedem que o orçamento seja excedido. Essas duas formas de utilização do orçamento são conhecidas coletivamente como atribuições de recursos. Com as funções deste componente. É possível alocar orçamentos globais ou anuais. As regras básicas para a atribuição de orçamento são definidas na Estrutura de orçamento. As regras definidas na estrutura de orçamento incluem que áreas de responsabilidade (centros financeiros) podem usar o orçamento em que categorias de despesas (itens financeiros) e como o orçamento pode ser distribuído dentro de uma hierarquia de orçamento para centros financeiros e itens financeiros individuais. suplementos. Se existir o uso integrado de Controlling com a Administração de orçamento. como uma ordem de compra. um procedimento que facilita a atribuição de orçamentos em nível central ou local. como p. suplementos do orçamento – assim como as operações de lançamento nos componentes integrados com a Administração de orçamento. Por motivos de performance.fundos destinados. Controle de disponibilidade No framework da execução do orçamento é possível solicitar as disposições para despesas previstas por meio da Reserva de recursos Lançamentos nos sistemas de alimentação da Administração de orçamento referentes a essas reservas de recurso estabelecem obrigações (compromissos.

é possível destinar os fundos apropriados para despesas previstas. Fundos destinados Ao usar Fundos destinados tanto os aspectos das receitas quanto das despesas são tratados. Este orçamento não está mais disponível para outras transações contábeis. por um lado. Assim é possível. com uma mensagem de erro que rejeita o lançamento. Transferências de recursos Ao usar as transferências de fundos é possível transferir fundos atribuídos. para as quais a exata aplicação de fundos não precisa ser conhecida. Os fundos destinados são reduzidos por documentos da contabilidade financeira ou por documentos de compra. Os dados de lançamento são gravados como totais e como partidas individuais. o orçamento é consumido. Ao fazer isso. com um aviso e correio eletrônico para o responsável pelo orçamento. lançamento efetivo). .  O grau de utilização do orçamento (porcentagem ou absoluto) no qual o  sistema reage Como o sistema reage: Com um aviso. considerar as receitas previstas e as entradas de recursos de orçamento ligadas a elas. restituições e transferência para atualizar orçamentos  Como exibir orçamentos periódicos Controle detalhado de orçamento:  Executar o controle de disponibilidade contra liberações  Executar o controle de disponibilidade contra orçamento anual ou global  Limites de tolerância A definição do limite de tolerância permite uma definição individual de cada item de orçamento. Integração Integração com outros componentes no sistema R/3 No quadro da execução do orçamento é possível solicitar os recursos destinados do orçamento tanto com as transações contábeis da contabilidade quanto as de compras. Ao usar bloqueios de orçamento é possível bloquear completamente o acesso ao orçamento já atribuído.  Atualizar textos do orçamento  Usar liberações para controlar as atribuições de orçamento  Usar suplementos do orçamento. para outras classificações contábeis da Administração de orçamento. centro financeiro e fundo para grupos individuais de operações (como pedido. Lançamentos Objetivo Este componente contém as funções necessárias para processar os movimentos de lançamento na execução do orçamento. Por outro lado.Este componente oferece Uma grande variedade de ferramentas para a atualização de orçamentos:  Atualizar diferentes versões do orçamento emOrçamento de pagamento e Orçamento de obrigações. que estão em uma classificação contábil particular da Administração de orçamento.

para reproduzir determinados processos empresariais. Os dados de lançamento de outros componentes são transferidos para . especialmente da Contabilidade financeira (FI). Administração de materiais (MM). O AAC verifica se o orçamento disponível ainda é suficiente de acordo com os limites de tolerância definidos.Função desejada Componentes requeridos Como reduzir fundos destinados com documentos de compra Administração de compras Como reduzir com documentos da contabilidade financeira Contabilidade geral. Para obter mais informações. Com outros componentes da Administração de orçamento Dependendo do perfil de atualização válido. Os fundos destinados são exibidos no sistema de informação como compromissos.  Bloqueio de recursos Receitas: receitas previstas Transferências Transferências de recursos Como registrar dados reais e de compromisso Objetivo A Administração de orçamento (FI-FM) usa dados de vários componentes de aplicação d o sistema SAP. consultar Opções de controle de disponibilidade. contabilidade de fornecedores. contabilidade de clientes Como ilustrar um processo de aprovação SAP Business Workflow O gráfico representa as opções disponíveis para reduzir os fundos destinados com documentos da contabilidade financeira e documentos de compra. Conjunto de funções Despesas: O sistema SAP fornece várias maneiras de solicitar orçamentos para propósitos específicos:  Reservas de finanças  Pré-comprometimento de recursos  Comprometimento de recursos Junto com o Workflow. os fundos destinados afetam o orçamento. isto permite diferenciar as disposições do orçamento e monitorizar e controlar o uso do orçamento de maneira eficiente. Os fundos destinados tomam parte no controle ativo de disponibilidade (AAC) quando são criados e reduzidos. Para obter mais informações. e Recursos humanos (HR). consultar Como destinar fundos para despesas previstas.

A Administração de orçamento diferencia os dados de acordo com o avanço do processamento no sistema. São registrados lá. como pedidos e requisições de compra.Administração de orçamento . Todos os dados entrados até a emissão ou entrada de fatura são dados de compromisso. Este componente dá suporte à integração d a Administração de orçamento com outros componentes no sistema R/3 em linha com seus requisitos . por exemplo. Assim. o lançamento de uma entrada de fatura leva à atualização das obrigações de pagamento em Administração de orçamento . Conjunto de funções Integração com outros componentes no sistema R/3 Integração Requisito Contabilidade financeira Lançamentos na conta do Razão Contabilidade do Razão (FI-GL) Contas a pagar Contabilidade de recursos humanos (FI-AP) Contas a receber Contabilidade de recursos humanos (FI-AR) Lançamentos de imobilizado Administração do imobilizado (FI-AA Despesas de viagem  Administração de viagens de negócios (FI-TV ou PA-TV)  (PA-PA) Controlling Administração de pessoal . Os dados são registrados com base em um dos perfis de atualização fornecidos com o sistema. como dados reais ou de compromisso e podem se exibidos no sistema de informação. Todos os demais dados são reais.

por exemplo. é gerado quando uma requisição de compra ou pedido é gerado.        Rateio real Transferência de partida individual real Transferência de custos primários reais Distribuição real Alocação indireta de atividade Apropriação de custos de ordem Delimitação de custos reais Alocação real de atividade Controlling de custos indiretos (CO-OM) Administração de materiais   Requisição de compra Pedidos  Compras (MM-PUR)  Serviços externos (MM-SRV)  Entrada de mercadorias  Saída de mercadorias Administr. Para a sua geração. deve-se ter a Contabilidade do Razão (FI-GL) em uso. o sistema usa informações do documento da contabilidade financeira que. Para lançamentos em outros componentes a serem passados para a Administração de orçamento. Integração com outros componentes FI-FM . estoques (MM-IM) Entrada de faturas Revisão de faturas (MM-IV) Manutenção Ordens de manutenção Processamento de manutenção (PM-WOC) Sistema de projetos Redes Estruturas operativas (PS-ST-OPR) Vendas e distribuição Faturamento  Vendas (SD-SLS)  Expedição (SD-SHP)  F aturamento (SD-BIL) Recursos humanos Cálculo das folhas de pagamento  Cálculo das folhas de pagamento (PA-PY)  Administração de pessoal (PA-PA) Os lançamentos que causam despesas no sistema R/3 ou que levam a um compromisso de pagamento causam a geração de muitos documentos na Administração de orçamento.

sob "Pedidos". O componente Administração de materiais (MM) é usado para o processamento de pedidos. caso não haja orçamento suficiente. estes ficam sujeitos aoControle de disponibilidade ativo.Ao se lançar documentos no s sistema s alimentador es da Administração de orçamento . os dados do lançamento são passados automaticamente para a Administração de orçamento e exibidos no sistema de informação como despesas. Quando é lançado um pedido. Se existir. A Administração de orçamento está completamente integrada com MM. o controle de disponibilidade verifica se existe orçamento suficiente disponível. . O sistema rejeita o pedido.