You are on page 1of 19

INTELIGÊNCIA

Prof. Cristian Avila

O que é inteligência?   Existem pessoas mais inteligentes que outras? Responda por quê e como? .

Inteligência – senso comum    Mulheres (sensibilidade e concentração) x homens. Doutor ou pedreiro? Indígena ou urbano? .

Inteligência – modelo comum  Se adotarmos o conceito clássico de Inteligência como a capacidade mental de raciocinar. planejar. a classe social. entre outros. considera o modelo social. Ou seja. o status quo das pessoas comparadas. as respostas a essas questões parecem lógicas. ou seja. . resolver problemas e aprender. com certeza se julga que algumas pessoas são mais inteligentes que outras e essa diferença tem um teor ideológico.

as autoridades francesas. da administração e da contabilidade. os liceus. no início do século. pois os currículos franceses privilegiavam tais disciplinas) . da competitividade. solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento que pudesse indicar em que nível tais crianças deveriam ser inseridas. A inteligência exigida pela tecnocracia capitalista – lógica da produção. do resultado. (Com o intuito de tentar prever o sucesso das crianças nas escolas. TESTES DE QI PROMOVEM O STATUS QUO. O instrumento criado por Binet buscava as respostas das crianças nas áreas de linguística e matemática.INTELIGÊNCIA CLÁSSICA X PRECONCEITO     Carregada de teor ideológico.

Será só isso inteligência?   Descreva outros tipos de inteligência. . Defenda.

Inteligência múltiplas   Em uma floresta. qual tem mais serventia um doutor em física ou um indígena? Perdidos no mar – um grande empresário ou um pescador? .

] é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural”.Inteligências Múltiplas  Howard Gardner: “A inteligência [.. ..

As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente. .8 tipos de inteligência  Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão.

além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.Linguística  Capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. . Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores.

Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso. . com certeza.Corporal  Grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. possuem esta inteligência bem desenvolvida.

astronômicos. químicos). . climáticos.Naturalista  Voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos.

.Intrapessoal  Pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem. tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas.Interpessoal  Facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

. pois consegue facilmente observar. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência. analisar e atuar com relação ao movimento da bola.Espacial  Habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.

.Musical  Inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

.

nossa inteligência ordena os juízos buscando uma conclusão final para solucionar o problema. A comparação das ideias nos leva a formular juízos a respeito do problema investigado. Nesse momento. estabelecemos ideias sobre o fato apresentado. nessa etapa não chegamos a nenhuma conclusão acerca do problema que se apresenta. . Logo após a apreensão.INTELIGÊNCIA E REALIDADE  O primeiro passo da inteligência é a apreensão do fato novo.

Todo profissional que possui como ferramenta de trabalho o raciocínio. de planejamento ou de estratégia. problemas matemáticos. entre outros.Juízo e raciocínio  A operação mental que de dois ou mais juízos conclui outro juízo é o que chamamos de raciocínio. . seja para resolver problemas de ordem administrativa ou financeira. utiliza como matéria prima para o seu trabalho a arte de pensar.