You are on page 1of 8

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA
Edital nº 19, de 27 de abril de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 79, de 28
de abril de 2015.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA
JULGAMENTO DE TÍTULOS
1.
2.
3.
4.
5.

Área do concurso: Estudos Sociais
Subárea: História
Classe: D I – nível 1 – Dedicação Exclusiva
Perfil do candidato: Graduado em licenciatura em História
O CONCURSO CONSTARÁ DE:
ETAPAS
Julgamento de títulos
Prova Escrita
Prova didática ou didático-prática

CLASSE D I
Peso 3
Peso 3
Peso 4

6. PROGRAMA DO CONCURSO:
"A História como ciência pragmática" - teórico: VEYNE; hipótese: aproximação com o senso comum e a
manipulação da natureza social; conclusão: a História como um verdadeiro campo político.

1. A produção do conhecimento histórico:Natureza, Cultura e História;

A dificuldade da preservação dos bens culturais afro-brasileiros, em meio a uma tradicional desvalorização da identidade afro (demonização de sua religiosidade) devido a uma difusão da religiosidade
cristã neopentecostal e o fortalecimento de uma identidade "crente" ou "evangélica", cria um campo de conflito étnico-racial na escola após a lei nº 10639.

2. As relações étnico-raciais e o Ensino de História;

Uma demanda para a formação de uma nova aptidão comunicativa (circulação de informações) na construção do conhecimento histórico no aluno
3. O Ensino de História, o livro didático e as novas tecnologias;
(pós-) moderno.

4. O Mundo Antigo: Antiguidade Oriental e Clássica;
5. O Ocidente medieval: permanências e mudanças;
6. As origens do Mundo Moderno: o Renascimento Cultural, as reformas religiosas
e as monarquias absolutistas.construção demuma identidade e de um habitus capitalista (pragmático) cristão.
7. A Expansão Ultramarina e a Colonização;
8. O Brasil e as Américas no contexto da Expansão Comercial Europeia;
9. O Brasil Colônia: povoamento, relações sociopolíticas, escravidão e o Brasil
holandês;
10. A construção do mundo contemporâneo: revoluções burguesas, fundamentos do
Iluminismo;
11. A revolução industrial e a nova sociedade do trabalho;
12. O Brasil Império em suas descontinuidades
13. O mundo entre guerras mundiais

O Brasil Republicano: industrialização.5 –Curso de graduação atendendo ao perfil do concurso 70 * Candidato que apresentar declaração de programas de pós-graduação.14. o concurso se dará para a mesma classe/perfil. TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS A – TÍTULOS ACADÊMICOS (Pontuação damaior titulação) A. O Brasil no mundo globalizado 17. .1 – TÍTULAÇÃO Área Pontuação do Concurso 100 Afins 95 do Concurso 90 Afins 80 do Concurso 80 Afins 75 do Concurso 75 Afins 72 A.4 –Aperfeiçoamento com duração mínima de 180 horas A. O mundo contemporâneo: conflitos regionais e o terrorismo internacional. O Imperialismo e América Latina sobre a hegemonia do Capital.2 –Mestrado * A. 7.3 –Especialização com duração mínima de 360 horas A.1 –Doutorado * A. experiências democráticas.movimento sociais. 15. 16. com previsão de defesa da tese de dotourado ou dissertação de mestrado terá 90% dos pontos das respectivas titulações. OBSERVAÇÃO: Em caso de prorrogação de prazo de inscrição. da Ditadura Civil-Militar ao Neoliberalismo.

2.1. B. na qualidade de coautor.2.2. B. na qualidade de autor individual. B.1 – Artigo publicado em periódico científico especializado.2.2 – Coautoria de livro cadastrado no ISBN ou similar B. na qualidade de coautor.8 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científicos regionais ou estaduais. B.1 – AUTORIA DE LIVROS Área Pontuação por unidade do Concurso 25 Afins 20 do Concurso 20 Afins 15 do Concurso 15 Afins 10 B. indexado.5 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científico nacionais.7 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científicos regionais ou estaduais.1.2. na qualidade de autor individual. na qualidade de autor individual. B. com corpo editorial e revisor. indexado.3– Autoria de capítulo de livro cadastrado no ISBN ou similar B. Área Pontuação por publicação do Concurso 15 Afins 10 do Concurso 10 Afins 08 do Concurso 12 Afins 10 do Concurso 10 Afins 08 do Concurso 08 Afins 06 do Concurso 06 Afins 05 do Concurso 05 Afins 04 do Concurso 04 Afins 03 . na qualidade de coautor.2. na qualidade de autor individual.4 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científico internacionais.2. B. B.3 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científico internacionais. na qualidade de coautor.2 –ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS OU TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS B.6 – Trabalho completo publicado em anais de congresso científico nacionais.2. com corpo editorial e revisor.1 – Autoria individual de livro cadastrado no ISBN ou similar B. CIENTÍFICAS E TRABALHOS CIENTÍFICOS (Limitada a 100 pontos) B.1.2 – Artigo publicado em periódico científico especializado.B – ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

3.2. na qualidade de coautor. na qualidade de autor ou coautor.3 –TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS E NÃO PUBLICADOS EM ANAIS B.4. B.3 – Orientação de dissertações de mestrado defendidas e aprovadas.2.3. B.9 – Resumo de trabalho publicado em congresso científicointernacional.3 – Trabalho apresentado em congresso científico regional ou estadual.4. na qualidade de autor individual.2.2 – Trabalho apresentado em congresso científico nacional.11–Resumo de trabalho publicado em congresso científico nacional. B. na qualidade de coautor. Área por apresentação do Concurso 10 Afins 06 do Concurso 08 Afins 04 do Concurso 06 Afins 03 B.2.3. defendidas e aprovadas. B.1 – Trabalho apresentado em congresso científico internacional.5 – Orientação de monografia de cursos de especialização ou aperfeiçoamento.B.14–Resumo de trabalho publicado em congresso científico regional ou estadual. B. B.2. B. B.13–Resumo de trabalho publicado em congresso científico regional ou estadual.10–Resumo de trabalho publicado em congresso científico internacional.4.12–Resumo de trabalho publicado em congresso científico nacional. mediante certificado. 25 15 20 10 15 . defendidas e aprovadas. B.1 – Orientação de teses.4 – Coorientação de dissertações de mestrado defendidas e aprovadas. na qualidade de autor individual. B.4. na qualidade de autor individual. mediante certificado. mediante certificado.4. do Concurso 10 Afins 08 do Concurso 08 Afins 06 do Concurso 06 Afins 04 do Concurso 04 Afins 03 do Concurso 03 Afins 02 do Concurso 02 Afins 01 Pontuação B.2 – Coorientação de teses. B.4 – ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO Pontuação por orientação B.2.

6. iniciação à docência. B.5 – Participação em banca examinadora de defesa de trabalho de conclusão de curso.6.6. 8 B.4 – Expor ou apresentar produção artística em evento regional ou estadual. em filme. exceto o orientador.1 – Participação em banca examinadora de concurso público ou processo seletivo para admissão de docentes e servidores.6.6.6 – Direção de espetáculo teatral ou de dança.4 – Participação em banca examinadora de defesa de monografia.6.6.5.5– PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS por participação B. B.5. B.7 – Atuação em espetáculo teatral ou de dança. B. vídeo ou audiovisual artístico.8 – Orientação de projetos de iniciação científica.4. . de filme.7 – Orientação de trabalhos de conclusão de cursos de graduação.1 – Prêmio por entidade artística e/ou científica pública ou privada. B.2 – Participação em banca examinadora de defesa de tese.4. B.B. 06 Pontuação B. B.3 – Expor ou apresentar produção artística em evento nacional. exceto como orientador. extensão (aprovados por IES ou instituições de pesquisa) ou monitoria. vídeo ou audiovisual artístico.3 – Participação em banca examinadora de defesa de dissertação. 10 B.5.5 – Criação de peça teatral ou roteiro coreográfico. 04 B. B. em IES.6 – Coorientação de monografia de cursos de especialização ou aperfeiçoamento. exceto como orientador. B. exceto o orientador.2 – Expor ou apresentar produção artística em eventos internacional.5.6 – PRODUÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA 04 Área 03 02 02 Pontuação por produção do Concurso 05 Afins 03 do Concurso 10 Afins 06 do Concurso 08 Afins 04 do Concurso 06 Afins 03 do Concurso 04 Afins 02 do Concurso 04 Afins 02 do Concurso 04 Afins 02 B.5. B.4.

7 – PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA E EXTENSÃO Área Pontuação por participação B. com duração mínima de 01 ano.7. B. B. B. na qualidade de colaborador.6 – Participação como conferencista.3 – Prêmio ou títulos honorífico recebido. na qualidade de coordenador.6. B. do Concurso 06 Afins 04 do Concurso 08 Afins 06 do Concurso 04 Afins 02 B. B. assessor. com duração mínima de 01 ano.7.8 – Criação de cenário/figurino/maquiagem/iluminação/sonoplastia. do Concurso 06 Afins 04 B. do Concurso 08 Afins 04 B. aprovado por instituição de pesquisa ou IES. instituições civis ou pela mídia. do Concurso 10 Afins 05 B.8 – OUTRASATIVIDADES Área Pontuação por unidade do Concurso 10 Afins 06 do Concurso 08 Afins 05 do Concurso 06 Afins 04 do Concurso 04 B.8.2 – Participação em projeto de pesquisa ou extensão. membro de mesa-redonda em eventos promovidos por IES. na qualidade de aluno graduado. iniciação à docência e extensão).3 – Participação em projeto de pesquisa ou extensão aprovado por instituição de pesquisa ou IES. consultor.5 – Participação em curso ou minicurso de formação continuada. B.7. .4 – Aprovação em concurso público.7. aprovado por instituição de pesquisa ou IES.8. debatedor. com duração mínima de 30 horas.8. na qualidade de ministrante.9 – Patente ou licença (documento emitido por autoridade).7.6.1 – Prêmio ou título honorífico recebido. com duração mínima de 01 ano. em nível internacional.do Concurso 04 Afins 02 do Concurso 20 Afins 10 B.4 – Participação em curso de extensão aprovado por instituição de pesquisa ou IES.1 – Participação em projeto de pesquisa ou extensão. em nível regional ou estadual.7.8. em nível nacional. B.2 – Prêmio ou título honorífico recebido. com duração mínima de 15 horas. na qualidade de aluno não graduado (bolsista de iniciação cientifica. palestrante.

1.1. Nota obtida para cada categoria: A – Títulos Acadêmicos: NA = (Pontuação da maior titulação) / 10 B – Atividades Profissionais. 03 02 . NOTA DA PROVA DE TÍTULOS: NT = [ 3 × ( NA + NB + NC ) + 140] / 23 3. C. exceto docência.2.Afins 02 C – ATIVIDADES DIDÁTICAS (limitada a 100 pontos) C.1. limitada a 100) / 10 C – Atividades Didáticas: NC = (Pontuação obtida. OBSERVAÇÕES: 1.1 – Exercício técnico-profissional.3 – Atividade de monitoria não graduada C.2 – Atividade de magistério no ensino superior C. limitada a 100) / 10 2. como graduado ou pós-graduado exceto docência. NOTA FINAL DO CANDIDATO: NF = (3 × NE + 4 × ND + 3 × NT) / 10 NE: Nota da Prova Escrita – peso 3.2 – OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS ESCOLAR Pontuação por ano C. Científicas e Trabalhos Científicos: NB = (Pontuação obtida.3.1 – ATIVIDADES DE ENSINO Área Pontuação por ano do Concurso 10 Afins 08 do Concurso 08 Afins 04 do Concurso 04 Afins 02 C.1 – Atividade de magistério no ensino fundamental ou médio C.2 – Exercício técnico-profissional. como não graduado.

NT: Nota da Prova de Títulos – peso 3. .ND: Nota da Prova Didática – peso 4.