You are on page 1of 8

1) Uma aluna fazendo uma pesquisa de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais

bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas,
pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionado-os com as características citadas
acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
R. a
2) Que tipo de solo tem partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
R. b
3) O húmus presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
R. d
4) Responda:
a) Quais os principais agentes que provocam a fragmentação das rochas para a formação dos
solos?
R. Chuvas, mudanças de temperaturas, os ventos.
5) Qual o solo mais poroso?
R. arenoso
6) Quais os problemas causados pela falta de vegetação no solo?
R. assoreamento de rios represas açudes e outros, erosão, voçorocas, empobrecimento falta de
minerais etc.
7) Assinale V para as frases verdadeiras e F para falsas.
( f ) A erosão nunca causa problemas para as embarcações que trafegam nos rios.
( f ) São técnicas de combate à erosão: queimadas, curvas de nível.
( v ) Um solo, para ser considerado fértil, precisa conter, entre outros componentes: húmus, água,
areia, argila e ar.
( v ) O uso inadequado do solo leva a uma diminuição na produção de alimentos.
( f ) Os agrotóxicos usados contra insetos são chamados herbicidas.
( v ) A queimada também libra na atmosfera gases que poluem o ar e prejudicam a saúde humana.
( v ) A criação de gado também pode prejudicar o solo.
( f ) Solo que tem minhocas não é um solo fértil, pois, elas contaminam o solo com as fezes.
8) Associe, os termos com as características correspondentes:
(a) Solo humífero
(b) Solo argiloso
(c) Solo arenoso.
a) ( c ) É muito permeável a água.
b) ( a ) É bastante fértil.

curva de nível. funciona como reservatório fixo de nitrogênio. R. 2. 3 . O húmus é um componente do solo e é formado a partir da: a) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo. R. 2 b) 2. ( 3 ) Solo humífero ( ) Tem cor escura. terraços. além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos. c) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha. b) núcleo. 3. ( 2 ) Solo argiloso. ( ) Contém muita argila. é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).c) ( b ) Retém água ficando encharcado. d) transformação dos minerais primários em minerais secundários. d) solo. 9) Cite técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. ( 1 ) Solo arenoso. d 3) Relacione os tipos de solo às suas características. a 2) Na parte de cima da crosta terrestre encontra-se o(a): a) manto. tais como: retém a umidade do solo por mais tempo. é úmido e barrento ( pouco permeável). c) rocha-mãe. uma vez que esse composto traz muitos benefícios. R. rotação de cultura. 1. 1) É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo. 1 c) 1. A relação correta é: a) 3. b) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas. ( ) Contém muita areia. promove a liberação de nutrientes lentamente. é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).

A encosta dos morros. Resposta Os problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo são: as queimadas. 9. depois. Plantar. Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto. promover rotação e conjugação de culturas e rodízio de pastagem são alguns cuidados necessários para se conservarem os solos. Quando as queimadas provocam o desmatamento. 6. Mantê-los cobertos por vegetação. Bactérias presentes nas raízes de leguminosas transformam o nitrogênio do ar em nitratos. O nome dessa técnica e o seu objetivo de utilização são: a) culturas em consórcio que serve para recuperar o solo naturalmente. atinge antes a cobertura vegetal. inicialmente. feijão é fazer conjugação de culturas. 7. o uso de fertilizantes e agrotóxicos. deixando o solo pobre. Plantar em curva de nível contribui para a erosão do terreno. aumentando as áreas de deserto. d) rotação de culturas que serve para recuperar o solo naturalmente. a deposição do lixo e a construção de aterros sanitários. 8. b) rotação de culturas que serve para impedir o desgaste do solo em apenas um único nutriente. a Práticas agrícolas incorretas podem transformar solos produtivos em improdutivos. em seguida. 2. bem como provocando fome e doenças.d) 3. c) culturas em consórcio que serve para impedir o desgaste do solo em apenas um único nutriente. Cite alguns problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo. a água da chuva em vez de cair diretamente no solo. principalmente nas regiões mais pobres do mundo. Por que o desmatamento em geral prejudica o solo? Resposta O desmatamento provocado pela ação humana acelera a erosão natural. que funciona como um manto protetor. o fogo acaba destruindo os microorganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica. . O rodízio do gado no pasto preserva não só a textura do solo mas também a absorção de água e ar por ele. e) adubação verde que aduba o solo com restos orgânicos como esterco animal. quando perde a vegetação. minhocas e bactérias. milho. 1 R. Uma das técnicas agroecológicas utilizadas consiste em cultivar numa mesma área sucessivamente plantas diferentes. mandioca. corre o risco de desmoronamento. e. fazer adubação verde. Quando o solo é coberto por uma vegetação. evitar queimadas. julgue os itens de 6 a 10. a exploração do subsolo. plantar em curva de nível.

folhas verdes. Há uma maneira de evitar esse esgotamento do solo. cascas de frutas. que devem ser enterrados para que ocorra a decomposição. Resposta As técnicas de preservação do solo são: plantar em curvas de nível. Como se chama essa prática que evita o esgotamento e como ela deve ser feita? ( ) Plantio em curvas de nível. como a soja e o feijão. A importância do adubo orgânico é repor naturalmente a quantidade de nutrientes necessários ao solo. levando os nutrientes. Após alguns anos de sucessivos plantios. manter as áreas de mananciais. já pensando no plantio de milho do ano seguinte. Depois da colheita da soja. propiciando um melhor desenvolvimento às culturas. ( ) Eliminação de queimadas. misturando-as com a terra. ( ) Plantio de árvores. observa-se que o solo apresenta deficiência de alguns nutrientes e faz-se necessária a utilização de adubos. No Brasil é comum o cultivo de cana-de-açúcar em grandes áreas. realizar a rotação de culturas. evitar queimadas. . que enriquecem o solo com nitrogênio. Deve-se planejar o plantio de maneira que a água de chuva e a de irrigação não corra morro abaixo. Devem-se alternar culturas diferentes. periodicamente. ele corta as plantas. utilizando-se de preferência culturas de vegetais. Um agricultor intercala milho e soja em plantios sucessivos num mesmo terreno. Cite as técnicas de preservação do solo. Sem as queimadas a matéria orgânica é preservada no solo. ( ) Rotação de culturas. a) Que técnica foi usada pelo agricultor? _____________________________________________________________________ _________ b) Explique por que ele usou essa técnica.Como podemos produzir adubo orgânico? Qual a importância do adubo orgânico? Resposta Podemos produzir adubo orgânico de restos de hortaliças. manter o solo coberto por vegetação e diminuir o uso de fertilizantes e agrotóxicos.

d) O corpo do animal ficar ao ar para poder ser preservado por mumificação. Pergunta-se: a) Como é denominada essa associação? b) Que tipos de organismos formam um líquen? c) Qual a vantagem dessa associação para esses organismos? 02. c) A botânica. e) Nenhuma das anteriores. por isso. b) A geologia. 70 Editora moderna _________ A ciência que estuda os fósseis é: a) A biologia. c) O corpo do animal ficar totalmente submerso. b) fungos e algas verdes pluricelulares. e ser rápidamente coberto por sedimentos que o isolem do oxigénio. e) Nenhuma das anteriores. A fossilização é: a) um processo que conduz à formação de um fóssil. a água e o ar são insubstituíveis e. Qual a afirmação que apresenta as melhores condições para ocorrer fossilização: a) O corpo do animal ficar totalmente submerso. d) fungos e algas vermelhas. PUC-SP) Sobre os liquens. pode-se afirmar que eles são resultantes de uma associação biológica. c) um conjunto de processos que conduz à formação de um fóssil a partir de um organismo. devem ser preservados. d) A paleontologia. num ambiente calmo. a) Quais são eles? b) Explique o tipo de interação entre esses dois organismos. 01. . O solo. 03. e) A paleoestatística. d) é quando um fóssil é descoberto devido à erosão do solo ou pela ação de paleontólogos. e ser rápidamente coberto por sedimentos arenosos. (FUVEST) Os liquens são formados pela associação de dois tipos de organismos. b) o processo de formação de uma coluna estrtigráfica._____________________________________________________________________ _________ _____________________________________________________________________ _________ _____________________________________________________________________ “A espécie humana é a maior responsável pela exploração deste planeta. e) fungos e algas pardas. num ambiente de águas agitadas que o movam em vários sentidos. c) fungos e algas verdes e azuis unicelulares. num ambiente calmo. (UBERABA) Na constituição dos liquens podemos observar que entram: a) somente fungos e algas verdes.” Projeto Araribá – 5ª série – Pág. b) O corpo do animal ficar totalmente submerso.

e) Somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos. sais minerais do solo e protegem as algas. C Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. a) Mutualismo ou Simbiose b) Alga e fungo c) Algas recebem proteção. D) aeróbios. c) Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio. (FUVEST) Os primeiros organismos que se fixam numa rocha nua são: a) cianofíceas b) líquenes c) fungos d) mixomicetos e) procariontes 05. Fungos recebem alimento orgânico das algas. 02. os pigmentos carotenóides e xantofilas. e se alimentavam de matéria orgânica em abundância nos oceanos primitivos. Nela as algas realizam fotossíntese e os fungos retiram algas. Quais os organismos que formam um líquen? a) briófita e pteridófita b) alga e fungo c) bactéria e fungo d) alga azul e bactéria e) fungo e alga azul Respostas: 01. B (Mack) Plantas. B 05. Os cientistas acreditam que esses primeiros seres eram: A) Autótrofos. cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. 03. C 04. C) Heterótrofos. podemos citar os fósseis. A respeito desse processo nesses organismos. Dentre elas.04. A respeito dos fósseis. Os primeiros seres vivos eram unicelulares. d) Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b. marque a alternativa incorreta: . que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. B) Pluricelulares. é correto afirmar que: a) Todos apresentam. além da clorofila. semelhante a seres procariontes. com uma molécula de material hereditário em seu interior. a) Algas e fungos b) A associação entre eles é harmônica e conhecida por mutualismo. algas. b) Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima. água e sais minerais dos fungos.

B Questão 1 A idade calculada da Terra é de cerca de 4. há milhares de anos. João Pedro e Jéssica foram capazes de diferenciar essas duas vertentes. 4. Surgimento dos organismos unicelulares. . 6. 5 (C) 5. 6. 1. 2. 3. 1 Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem diferente do atual. documentos. Alguns fatos ocorridos nas eras geológicas da Terra estão listados abaixo. c) Com o uso dos fósseis. mas. uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça. 5. Os primeiros seres vivos do planeta eram (A) unicelulares e pluricelulares. fora de ordem: 1. cartas enviadas e recebidas por eles. Esfriamento da Terra e formação dos oceanos. II – O aumento das áreas agrícolas.a) Os fósseis evidenciam que. Vamos acompanhá-los nessa aventura. 4. ( A ) II. a própria natureza promove a extinção das espécies. os cientistas procuraram esses documentos do passado. essas ameaças são causadas pelo ser humano. Surgimento do ser humano. é possível observar claramente a evolução de cada espécie. Da mesma maneira. boletins escolares. Surgimento dos primeiros peixes. III e IV ( B ) I. II e IV ( C ) II. IV – Queimadas criminosas. Marque a alternativa que mostre a ordem correta em que os fatos aconteceram no planeta Terra: (A) 3. 4. 1. em alguns casos. 4. (B) unicelulares e heterótrofos. Pesquisando essas ações de extinção. pois não há falhas no registro fóssil. para saber um pouco mais sobre a história do passado do nosso planeta. 6 (D) 5. V – Desmatamento. (D) pluricelulares e heterótrofos. e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis. Na investigação científica. Na atual transformação do nosso Planeta Terra. quentíssimo e sem oxigênio. bisavós etc. III. 6. muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14. Planeta muito quente e coberto de vulcões. roupas. 1. III – O crescimento demográfico da população. 4 (B) 3. 6. certamente seriam muito úteis fotografias. como por exemplo. 3. os fósseis são muito importantes. 2. 2. 2. Esse tempo é dividido em Eras Geológicas. é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu. 3. Algumas vezes. 2. (C) pluricelulares e autótrofos. 5. dois grandes fatores vêm provocando ameaça às espécies. avós. Os dinossauros dominam o planeta. objetos pessoais e todo o tipo de registro escrito. b) Através dos fósseis. marcando apenas as alternativas que caracterizam as ações humanas: I – Grande terremoto. as espécies existentes eram diferentes das atuais. d) Para descobrir a idade de um fóssil.5 bilhões de anos. IV e V ( D ) I e IV Para você conhecer um pouco da história e seus ancestrais – pais. a) Explique o que são fósseis e sua importância para a história da vida na Terra.

.9) O que permitiu o surgimento dos primeiros seres vivos no planeta? R. Por que? R.Esfriamento do planeta e surgimento dos oceanos primitivos 10) A maioria dos cientistas acredita que os primeiros seres vivos eram heterótrofos. Porque os primeiros seres vivos eram bastante simples e não tinham condições de fabricarem seu próprio alimento.