You are on page 1of 31

Tema 1

:
Desafios para o gestor contemporâneo:
a mudança nas organizações
Palavras-chave: Administração, Informação, Conhecimento

Introdução às tecnologias de gestão

3

política. ecologia e aspectos sociais.A mudança nas organizações A sociedade enfrenta mudanças em relação a tecnologia. 4 . economia.

A mudança nas organizações  As empresas estão inseridas em um ambiente de mudanças. 5 .  Influenciando e sofrendo influências.  Aprendendo e ensinando.

O novo paradigma Achatamento das estruturas organizacionais Intuição e criatividade Foco no cliente. no cidadão / contribuinte 6 Profissionais trabalhando em TIMES Interface entre as áreas Liderança educadora .

Lawler .um dos Foco empresarial recursos 7 Fonte: E.O novo paradigma Antigo Novo Baixa competitividade Competição global Previsibilidade Incertezas Estabilidade Mudanças Individualismo Rigidez hierárquica Parceria/redes Flexibilidade Segurança no emprego Empregabilidade Diploma Educação continuada Carreira empresa definida pela Responsabilidade do indivíduo Conhecimento .

Qual é o papel do gestor organizacional frente as mudanças ? 8 .

A mudança nas organizações Um grande desafio: entender. recursos materiais e naturais. ensinar. agir. refletir. coordenar pessoas. 9 .

os .A mudança nas organizações Buscar os melhores resultados para proprietários e também para a sociedade. 10 os acionistas.

Informação/globalização 11 .

12 .Capital Humano  Educação.  Habilidades.  Qualificação.  Competências.  Conhecimento.  Sinergia.

 Resultados.  Clima. 13 .  Cultura.  Satisfação.Capital Humano  Motivação.

14 .A aprendizagem organizacional Todos os agentes estão envolvidos e os trabalhadores do conhecimento apresentam um diferencial: trabalhar melhor em equipe.

As organizações que aprendem Definindo a mudança: Qual é o objetivo ? ? Comportamento individual ou do grupo Conhecimento 15 Atitude .

Processo de aprendizagem Ter uma experiência concreta Planejar e realizar testes Processo de aprendizagem Conclusão 16 Avaliar / reavaliar .

interrupção. transformação.  Mudança implica em perturbação. 17 ruptura. .Mudança organizacional  As empresas devem se preparar.

Mudança organizacional O ambiente em que as organizações estão inseridas passa por constantes mudanças. a fim de que possam adaptar-se. portanto se deve ter um olhar atento para os seus sistemas e para esse ambiente. 18 .

 Postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo funciona. 19 .Paradigmas  Os paradigmas são as teorias dominantes em um certo período.

características como a agilidade e a flexibilidade façam parte das organizações. cada dia mais.Paradigmas É necessário que. 20 .

21 .Processos Necessidade de monitoramento dos ambientes interno (forças e fraquezas). externo (ameaças e oportunidades).

Processos INPUT Máquinas. conhecimento Matéria-prima etc. equipamentos Informações. PROCESSO Transformação Agregando valor CLIENTE OUT PUT Bens ou serviços 22 .

23 .Processos Para que uma organização obtenha sucesso é preciso entender como funcionam os vários processos existentes.

24 .Processos Os processos são dinâmicos e estão sendo redesenhados constantemente. de acordo com as mudanças do ambiente e das necessidades de seus clientes.

Por que as pessoas vêm sendo apontadas como fator estratégico para as organizações? 25 .

Desafios de atenção dos gestores As empresas competem com base na sua capacidade de gerar continuamente inovações e. com isso. 26 . investidores. fornecedores etc. comunidade. criar valor para clientes.

 Uma nova forma de servir ao cliente. a organização tem que ser capaz de prever mudanças ambientais e inventar ou implementar algo novo.  Uma nova prática de gestão.  Um novo processo.  Uma nova estratégia de marketing.Desafios de atenção dos gestores Para ser eficiente e obter sucesso.  Um novo produto ou serviço. Por exemplo:  Uma nova tecnologia. 27 .

28 . compreendendo que uma organização é um conjunto de partes que se relacionam entre si.Tecnologia de gestão organizacional Gestão pela Qualidade Total Discutir as tendências dos processos de gestão da qualidade e os impactos causado na administração das organizações.

29 .Tecnologia de gestão organizacional Terceirização (Outsourcing). Significa passar adiante (para terceiros) a responsabilidade pela execução de determinada atividade ou conjunto de atividades.

30 .

Obrigado! 31 .