You are on page 1of 4

POLO PIRAÍ

Licenciatura em Química
2014/1
Química B
TUTOR: Pedro Paulo

Pratica I
Preparo da Solução de NaOH 1 mol/L

Rosa Maria Santini Prado
13111070033

por exemplo se a solução é sensível à ação da luz. Um método de se preparar soluções de concentração desejada é realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente diluição. As soluções preparadas devem ser armazenadas em frascos apropriados conforme o tipo de solução como. Uma solução é uma mistura homogênea de espécies químicas dispersas numa escala molecular. Vidrarias:  Becher de 500 mL  Vidro de relógio  Balança analítica  Espátula  Bastão de vidro  Balão volumétrico 500 mL  Termômetro Reagentes: . De acordo com esta definição.(Fundamentos de Físico Química – Gilbert Castellan). Manusear materiais para o preparo da mesma reconhecendo a importância da atenção e cuidados no manuseio de materiais.. nome ou iniciais do preparador.Objetivos: Desenvolver o conceito de preparação de solução efetuando os cálculos necessários de quantidade de soluto necessários para preparar volume especificado de solução com concentração determinada. a concentração da solução. que devem conter o nome. III – Materiais:. reagentes para o preparo da solução desejada e os cuidados específicos para armazenagem de cada tipo de solução. uma solução é constituída por uma única fase. Normalmente expressamos a concentração de maneira quantitativa como mol L-1. II . Os frascos devem ser identificados com rótulos. a data da preparação. deve-se armazenar em frasco âmbar.I – Introdução: . Concentração é o termo usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente. As soluções podem ser gasosas. líquidas ou sólidas.

1 mol de NaOH ------------------------- 40.0 g de NaOH 0.  Transferir a solução para balão volumétrico de 500 mL. a partir do número de mols encontrados no item anterior.5 mol  Cálculo de quantos gramas serão necessários para o preparo da solução.  Cálculo da quantidade de mol de NaOH necessária para o preparo de 500 mL de uma solução 1 M 1 Mol de NaOH ----------------------- 1 L de solução 1M x Mol de NaOH ----------------------- 0.5 L de solução 1M x = 0.  Transferir a solução para frasco plástico.5 mol de NaOH ------------------------ x g de NaOH x= 20 g de NaOH .  Pesar em balança analítica. identificar adequadamente.  Num bécher de 500 mL.) 1 minuto após a dissolução medir a temperatura. sobre um vidro de relógio.  Agitar para homogeneizar. previamente lavado e enxaguado com água destilada  Rotular.usando bastão de vidro ( Nunca use o termômetro para essa finalidade.  Dissolver o NaOH na água destilada. NaOH IV – Procedimento:  Inicialmente foram feitos os cálculos para se obter a massa do NaOH necessária para o preparo de 500 mL de solução 1M. massa de 20g de NaOH. colocar 450 mL de água destilada e medir a temperatura. completar o volume com água destilada .

na homogeneização.pdf . os cuidados na pesagem. VI – Referências Bibliográficas http://www.br/iqg128_a1_prep_sol_tit.ufrj. não esquecendo. Reação : NaOH(s) + H2O  Temperatura da água – 25º C  Temperatura da solução (aq) de NaOH após 1 minuto – 27 º C NaOH (aq) V – Conclusão: Os cálculos necessários foram realizados. a solução foi produzida de acordo com as técnicas especificadas. o cuidado de lavar e guardar todo o material usado na prática.iq. de após o preparo e armazenamento da solução.dqi. na aferição da temperatura e na armazenagem da solução foram observados rigorosamente.