You are on page 1of 6

de “vivência. onde o aluno deverá procurar ferramentas extras em busca de informações pertinentes à área do curso. é necessário que todas as instruções acima tenham sido seguidas. na letra correspondente à opção escolhida para a resposta.847. Marque as alternativas com caneta azul ou preta e envie para o endereço: Instituto COTEMAR . Leia a atividade com bastante atenção antes de começar a sua resolução.DISCIPLINA: RECREAÇÃO E JOGOS ALUNO (A): Letícia Danielski E-MAIL:       ETAPA: 13ª DATA: JUL-15 CÓDIGO: PD013 NOTA:       CPF: 077. coloque ‘X’ para cada questão. C e D.. Ao terminá-la. e-mail e CPF. realize a impressão.” A qualidade das respostas “erradas” vale mais que a quantidade das respostas certas”. portanto. B. Apenas uma responde corretamente à questão. Para cada uma das questões objetivas. Vygotsky 5 A . 207 – Nogueira Machado – Itaúna/MG – 35680-229. O material didático disponibilizado servirá como fonte de consulta para realização desta. identificadas com as letras A. Para uma possível revisão. assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão. Escreva seu nome completo.Rua Osório Santos.179-97 LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES SEGUINTES: Preencha o cabeçalho.com. de emoções. No gabarito abaixo.:                                                             “Os conhecimentos passam a ser harmoniosamente construídos em momentos de participação de opinião. GABARITO 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) B C D NOTA                                                             OBS. Caso opte pelo envio via Correios. Você deve. salve o teste em seu computador e posteriormente o encaminhe anexado para o email avaliacao@cotemar. são apresentadas 04 opções.br. Esclarecemos que os cursos baseiam-se no princípio de aprendizagem aberta. confira todas as questões. mesmo que uma das respostas esteja correta. Após o preenchimento do gabarito..

C) Em relação a todos. junto com a ludicidade só será possível quando os alunos. Associar o lúdico à aprendizagem. que sejam capazes de construir conhecimento. intelectual e social através de estudos diários para que a aprendizagem aconteça de forma mais efetiva. é correto afirmar que: A) A entrada do prazer nos espaços de educação infantil. sem esperar dela qualquer ganho adicional que não o próprio prazer. pela satisfação pessoal. D) Em função desta dimensão.” A) Lidar com a questão do erro no jogo pode ser uma aprendizagem extremamente relevante para a criança. B) Todas as situações de ludicidade e brincadeira estão envolvidas com prazer. a Educação Tradicional busca valorizar um novo processo de desenvolvimento físico. a criança constrói conhecimento e para isso o jogo oferece a ela a oportunidade de mostrar a sua própria capacidade de encontrar soluções. B) Independente do nível em que a criança se encontre. para que estas situações sejam revistas e analisadas e ela mesma faça uma pausa para pensar sobre o jogo.RECREAÇÃO E JOGOS QUESTÃO 1. “Alguns teóricos (entre eles Vygotsky) apontam que nem sempre as situações de ludicidade e brincadeira estão envolvidas em prazer. Em jogos e brincadeiras também há vencedores e perdedores. estamos respeitando essa premissa de que o ser humano é um ser em movimento. É papel da educação formar pessoas críticas e criativas. De acordo com a afirmativa acima. mas ambas as vivências trazem ensinamento/aprendizagens para seus participantes. segundo Platão e Aristóteles.” De acordo com a afirmativa acima. todas as afirmativas abaixo estão corretas. jogar é fundamental para o seu desenvolvimento e por isso é imprescindível que o educador proporcione situações-problema a serem solucionadas pela criança. que descubram. o que colabora para melhorar seu desempenho. criem. B) Recreação não é uma escolha de tempo livre. Faz parte dos tempos modernos. Entre as aproximações conceituais sobre RECREAÇÃO E JOGOS podemos afirmar que: A) No presente. C) Associar estudo e prazer. coloque V (Verdadeiro) e F (Falso): 5 De acordo com o enunciado acima. recreação e jogo é um termo empregado popularmente ao pretender se falar sobre atividades físicas. Ao pensarmos uma educação lúdica. QUESTÃO 4. exceto: . QUESTÃO 2. inventem. podendo acontecer quando e onde houver disponibilidade do sujeito para tanto. permanentemente em construção. QUESTÃO 3. ao jogar. é uma ideia nova. podemos associar o termo em questão com brincadeiras e atividades livres. C) Concluímos assim que. D) Nem sempre a Educação lúdica contribui e influencia na formação da criança. seus responsáveis e especialmente os professores descobrirem que o trabalho escolar pode ser sério e de qualidade sem ser rígido ou repetitivo. D) É uma experiência onde o sujeito participa por escolha. “É preciso que os educadores reconheçam nas crianças as crianças que foram um dia.

exceto: A) Froebel foi o pioneiro ao reconhecer que a criança expressa sua visão de mundo através do jogo que é também a principal fonte de desenvolvimento na primeira infância. o jogo constitui uma atividade fundamental no desenvolvimento das crianças pequenas.( ) O que a ludicidade traz de novo acrescentando ao já conhecido é afirmar que o ser humano. o surgimento da linguagem representa um marco no desenvolvimento da atividade infantil. C) O jogo do exercício aparece desde o período sensório-motor. um adulto que observa o jogo e a fala de uma criança poderá compreender o nível de desenvolvimento em que ela se encontra. V. desenvolveu uma teoria para explicar o desenvolvimento da inteligência humana e a forma como as crianças se apropriam do conhecimento. F. De acordo com o enunciado acima. todas as alternativas estão corretas. De acordo com a afirmativa acima. a partir da observação dos próprios fi lhos e de outras crianças. construindo hipóteses acerca do mundo adulto. V. F. de cima para baixo. B) V. ao criar o jardim da infância privilegiando a utilização de jogos e brincadeiras. vivencia uma experiência plena. o jogo de regras subsiste e se desenvolve durante toda a vida por ser a “atividade lúdica do ser socializado”. quando age ludicamente. quando a criança exercita toda nova conduta formada pelo simples prazer de dominar o que aprendeu. D) F. B) Na adolescência. ( ) De forma lúdica. o que não tem muito significado para o êxito das atividades educativas. estabeleceu que elas têm uma forma singular de pensar. V. o jogo varia de acordo com a idade da criança e há diferenças entre as brincadeiras da primeira infância e as da infância. D) Para esse filósofo. exceto: A) Para Piaget. porém pensam por si próprias. ( ) Percebemos o quanto a brincadeira-ludicidade reflete o conhecimento que as crianças possuem e dá possibilidades de interferências que podem ser feitas no espaço escolar. C) V. a brincadeira desenvolve as características humanas das crianças e auxilia meninos e meninas a encontrarem e exercerem desde cedo o papel que lhes cabe na sociedade. B) Segundo Froebel. F. . D) No adulto. QUESTÃO 7. A sequência correta de preenchimentos dos parênteses. pois a linguagem permite à criança operar com a simbologia. QUESTÃO 5. F. Jean Piaget. Baseado nisso. ( ) A desvalorização do brincar é uma conquista recente. 5 QUESTÃO 6. V. V. Froebel foi o primeiro a colocar o jogo como parte essencial do trabalho pedagógico. C) Para ele. V. é: A) V. todas as afirmativas abaixo estão corretas. V. a cultura vai sendo ressignificada e vai assumindo lugar cada vez maior a partir da experiência de cada criança. V.

B) O desenvolvimento intelectual. entendendo a seriedade da brincadeira. exceto: A) Toureiros. Estátua QUESTÃO 10. a brincadeira e os jogos para aproximar os tempos e enriquecer os conhecimentos das crianças com situações pertinentes a sua história. cognitivo e social depende essencialmente da relação da criança com o objeto transacional. com aquele que está distante do alcance de sua imaginação. que é o ponto inicial do bom desenvolvimento emocional do indivíduo. uma estação espacial etc. Vygotsky criou conceitos fundamentais na ação educativa com crianças. 5 Todas as afirmativas abaixo são exemplos de brincadeiras. C) O brincar conduz aos relacionamentos grupais. o professor tem um papel importante no jogo. QUESTÃO 8. Atari B) Brincadeiras de Roda.completam corretamente a frase. QUESTÃO 9. principalmente o simbólico. Cabo de Guerra C) Amarelinha.Vygotsky é Considerado um teórico sociointeracionista. uma caverna. podendo ser também uma forma de comunicação na psicoterapia. Falar de um tempo distante do vivido pelas crianças requer envolvê-las em situações que lhes façam sentido. que lhes permitam relacionar o tempo presente. exceto: A) Crie contextos para a brincadeira acontecer. Resgatando brincadeiras do “tempo do vovô e da vovó” e um patrimônio lúdico-cultural. brinquedos e jogos populares do acervo folclórico. porque é através dele que se manifesta a criatividade”. Transmitir estas brincadeiras as nossas crianças é uma forma de descobrir o novo no antigo. uma sala de aula para as bonecas. que não é tanto de participar diretamente. C) Seja um observador atento da brincadeira para entender para que lado ela caminha e assim perceber como pode ajudar no seu enriquecimento. é correto afirmar que: A) O ponto central de sua teoria é o conceito de a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). possibilite o aprofundamento dos papéis e interações entre as crianças. que pertence . Todas as alternativas abaixo. B) Selecione e ofereça materiais (brinquedos ou objetos) que na sua diversidade. mas muito mais de oferecer condições para que ele aconteça. Para tanto. imediato. Com isso. D) “O brincar é essencial. é necessário que o professor _________. Daí utilizar o brinquedo. O cantinho da “casinha” pode se tornar: um castelo. De acordo com a afirmativa acima. Seus estudos se voltaram para a questão da linguagem no desenvolvimento do pensamento humano. gerando maior interesse e tempo de concentração das que participam das atividades. Então podemos afi rmar que. Mangaba D) Chicotinho Queimado. D) Não goste muito de brincadeiras e diversão.

De acordo com o enunciado acima. histórias. jogos e brincadeiras do tempo que seus pais e avós eram crianças pode ser uma atividade interessante que favorece a ampliação do repertório histórico e cultural da criança.ao nosso folclore. podemos junto com as crianças criar e recriar novos espaços de expressão e comunicação. a brincadeira e os jogos para aproximar os tempos e enriquecer os conhecimentos das crianças com situações pertinentes a sua história. todas as afirmativas abaixo estão corretas. B) O trabalho com brincadeiras músicas. D) Utilizar o brinquedo. . exceto: 5 A) Nem sempre. o brincar possibilita o resgate do patrimônio cultural de um grupo social e ajuda a criança a conhecer um pouco da sua história. C) Fazer um levantamento de músicas. estimulando as interações sociais e o desenvolvimento integral das crianças. jogos e danças tradicionais da comunidade favorece a ampliação e a valorização da cultura de seu grupo pela criança.