You are on page 1of 26

Aula 01

1a Questão (Ref.: 201401632030)

Fórum de Dúvidas (2 de 5)

Saiba

(1 de 3)

O que significa custo de oportunidade:

Refere-se a um instrumento contábil usado pelos economistas;
Quanto se paga por uma oportunidade;
É o somatório do custo total, no longo prazo;
É o custo de uma escolha;
Custo relacionado a produção exclusiva, de um bem ou serviço;

Gabarito Comentado

2a Questão (Ref.: 201401145795)

Fórum de Dúvidas (10)

Saiba

(8)

É o ramo da ciência econômica que trata dos grandes agregados econômicos do país como a renda nacional, o
produto interno bruto, a poupança do país etc. Estamos nos referindo à (ao):

Economia internacional
Macroeconomia
Crescimento econômico
Desenvolvimento econômico
Microeconomia

3a Questão (Ref.: 201401591437)

Fórum de Dúvidas (3 de 10)

Dentre os temas tratados pela Macroeconomia, não podemos destacar:

A Estrutura de um determinado Mercado
O Comércio Internacional
O Nível de Emprego
O Crescimento Econômico
A Taxa de Juros Básica da Economia

Saiba

(2 de 8)

4a Questão (Ref.: 201401096420)

Fórum de Dúvidas (3 de 10)

Saiba

(2 de 8)

Saiba

(2 de 8)

Devido a escassez dos fatores de produção, o que se exige é que eles sejam utilizados com:

intensidade
aprovação do governo
controle imaterial
eficiência
controle privado

Gabarito Comentado

5a Questão (Ref.: 201401245376)

Fórum de Dúvidas (3 de 10)

Em uma aula de Fundamentos de Economia, o docente e os alunos discutiam sobre algumas questões como:
Alimentação, Empregabilidade e questões que envolvem a Sustentabilidade. Então, a Ciência Econômica possui
como objetivo principal?

A Economia é muito importante para a questão geopolítica, estuda a relação da exploração do homem
pelo homem, além de doenças pandêmicas e problemas financeiros.
O objetivo principal da Economia é a questão Financeira, ou seja, a crescente falta de desemprego e a
poluição dos Rios e Mares.
A Economia é muito importante para a questão da extinção dos animais e plantas, estuda a falta de
emprego, o índice de analfabetos e os excludentes digitais.
O objetivo principal é a Educação do povo, visando a sustentabilidade. Além é claro a questão do
aquecimento Global.
O objetivo principal da atividade econômica é o de atender as necessidades humanas. Hoje pode-se
ampliar esse conceito para as necessidades do planeta, visando a sustentabilidade.

6a Questão (Ref.: 201401244307)

Fórum de Dúvidas (2 de 10)

Saiba

(2 de 8)

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos
escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade
, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Esta definição contém vários conceitos importantes. São eles a
saber:

escolha, escassez,necessidades,recursos,produção,distribuição.
escassez ,produção, portos e aeroportos, água, luz, escolha.
escolha, abundância, atividades, produção, distribuição, lucro.

A partir da escassez dos recursos somos obrigados a formular escolhas como: o que e quanto. os agentes econômicos podem produzir diferentes bens nas quantidades que desejarem. como e para quem produzir? O problema da escassez dos recursos e o conceito de "custos de oportunidade" demonstram quanto gastamos em cada atividade que realizamos. distribuição . distribuição. Como os recursos são abundantes. estradas. A escassez dos recursos não é um dos problemas fundamentais do estudo da economia. infraestrutura. assinale a única CORRETA: Devido ao problema da escassez.escolha. . escassez.: 201401647927) Fórum de Dúvidas (2 de 5) Saiba (1 de 3) Saiba (1 de 3) Podemos Conceituar Custo de Oportunidade Custo incorrido dos fatores internos das organizações Custo da Decisão em escolher um Ativo A em detrimento de outro Ativo B Custo das Despesas Fixas agregadas Custo dos Juros de Empréstimos com Terceiros Custo Direto dos Fatores de Produção das organizações Gabarito Comentado 2a Questão (Ref. necessidades. atividades. produção. necessidades. água.: 201401252880) Fórum de Dúvidas (1 de 5) Com relação aos recursos ( ou fatores) de produção. o estudo da economia tem por objetivo formular equações que busquem tornar os recursos abundantes.abundância. Aula 02 1a Questão (Ref. pois temos recursos que são abundantes.

II e III são verdadeiras I. capacidade tecnológica e capacidade empresarial. capacidade tecnológica e capacidade empresarial.: 201401593575) Fórum de Dúvidas (2 de 5) Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta. terra. terra. trabalho. I)Tendo-se um ponto fora e a direita da CPP.: 201401245589) Fórum de Dúvidas (2 de 5) Em um sistema econômico.: 201401254817) Fórum de Dúvidas (1 de 5) Saiba (1 de 3) Saiba (1 de 3) Saiba (1 de 3) Os fatores de produção são descritos como: terra. capacidade tecnológica e capacidade empresarial. capital. são eles: real e monetário produtivo e monetário nominal e intermediário real e produtivo produtivo e especulativo Gabarito Comentado Gabarito Comentado 5a Questão (Ref. III) Entende-se por tecnologia ao fator de produção que diz respeito ao conjunto de conhecimentos e habilidades que uma sociedade detém. capital intensivo. capacidade estrutural e capacidade empresarial. II e III são falsas e I é verdadeira I e II são falsas e III é verdadeira I e III são falsas e II é verdadeira I. a capacidade de gestão. trabalho. capital. trabalho. 4a Questão (Ref. bens e serviços. capacidade tecnológica e capacidade de produção em série. este ponto demonstra que a organização não pode produzir a este nível. II e III são falsas Gabarito Comentado .3a Questão (Ref. II) Entende-se por capacidade empresarial sendo a capacidade de organizar o fluxo de produção. terra. observa-se a geração de dois fluxos. capital. terra. ou seja.

supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção a serem desenvolvidos em dado período de tempo Prezado (a) Aluno(a). você terá acesso ao gabarito. Após a finalização do exercício. supondo pleno emprego de um dos fatores de produção de que se dispõe em dado momento de tempo a capacidade máxima de produção da sociedade. supondo atender as necessidades da sociedade em análise a capacidade máxima de produção da sociedade. social e economicamente Gabarito Comentado . supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento de tempo a capacidade mínima de produção da sociedade. supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento de tempo a capacidade máxima de produção da sociedade. 1.6a Questão (Ref. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.: 201401242879) Fórum de Dúvidas (2 de 5) Saiba (1 de 3) É certo dizer que a curva de possibilidades de produção expressa: o uso alternativo de fatores de produção da sociedade. política e historicamente Como a sociedade se estrutura cultural. social e economicamente Como a sociedade se estrutura organizacionalmente Como a sociedade se organiza política. mas não valerá ponto para sua avaliação. Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3). O conceito de Sistema Econômico está relacionado: A forma como a sociedade se organiza socialmente Como a sociedade se organiza social.

o mercado sozinho não promove alocação de recursos de maneira eficiente. o governo pode atuar no sentido de corrigir distorções PORQUE eventualmente ocorrem falhas de mercado. Gabarito Comentado 3. Numa economia de mercado. A Economia atua junto com números fornecidos tanto pela Matemática quanto pela Estatística para promover uma probabilidade maior de acertos no mercado levando em conta o fator humano nas escolhas do consumidor.2. as idéias de Adam Smith baseavam-se no: . A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. A Economia atua junto com os dados fornecidos tanto pela História quanto pela Geografia para promover uma probabilidade maior de acertos no mercado levando em conta o fator humano nas escolhas do consumidor. As duas afirmações são falsas. Considerando a evolução do pensamento econômico. Considerando as afirmações acima. Em comparação as demais Ciências e suas Inter-relações identificamos que: Em conjunto com as outras Ciências a Economia informa que os cálculos são exatos em relação ao Mercado. A Economia atua junto com números fornecidos tanto pela Matemática quanto pela Estatística para promover um acerto no mercado e nas escolhas do consumidor. Nenhuma das alternativas . Gabarito Comentado 4. A Economia atua junto com a Matemática para atuar no mercado de maneira certeira. ou seja. marque o item correto: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.

mas não à intervencao nas leis de mercado ("mão invisível"). É considerado o fundador da Escola Clássica. o papel do Estado na Economia deveria corresponder apenas à protecão da sociedade. . Thomas Malthus Jean Baptiste Say Adam Smith John Maynard Keynes David Ricardo 6.comunismo socialismo idealismo liberalismo construtivismo Gabarito Comentado 5. Sua principal obra foi "A Riqueza das Nacões". Para ele.

III) O objetivo de uma teoria econômica é o de prever e explicar. II) Um mercado específico caracteriza-se por ser um lugar onde grupos de pessoas físicas e jurídicas se encontram para comprar e vender bens e/ou serviços. Gabarito Comentado . Vimos que a demanda de um bem é influenciado por alguns fatores. Marque abaixo a alternativa CORRETA : 4 III e I II e III II e IV I e II I e III 1. IV) O aspecto macroeconômico observa a atuação das diversas unidades econômicas como se fossem unidades individuais nestes mercados. Quais dentre as alternativas NÃO pode ser considerado um elemento de influência no nível de demanda? Preço de Bens substitutos Preço do Bem O Tempo necessário para produzir o Bem Nível de Renda Preferencia do Consumidor Gabarito Comentado 2.Analise as afirmações abaixo : I) A macroeconomia preocupa-se com a análise do comportamento das unidades econômicas na formação dos preços em mercados específicos.

Valor-utilidade. o equilíbrio de mercado ocorre quando. O deslocamento da Curva de Demanda ocorre com a mudança em uma ou mais variáveis que constituem a Função de Demanda. qualidade dos bens e serviços e otimização dos processos produtivos pelas empresas. uma dessas variáveis que também constitui a Função de Demanda. é: Custo dos fatores de produção Tecnologia . preço do bem e renda do consumidor. Assinale a alternativa que contém as principais variáveis que influenciam a escolha do consumidor.Q). além de P e Q. utilidade total. quantidade ofertada e tecnologia empregada nos processos produtivos. quantidade demandada e ofertada são iguais Há um excesso de oferta ou uma escassez de demanda. valor-trabalho. além de preço e Quantidade (P. Utilidade marginal. Preço do bem. preço de outros bens. Em microeconomia. podemos afirmar que. Renda do consumidor. coeteris paribus : A um determinado preço. Preço do bem. valor de uso e valor de troca. os preços ofertados e demandados são diferentes as quantidades ofertadas e demandadas são diferentes Há um excesso de demanda ou uma escassez de oferta Gabarito Comentado 4. Assim. renda do consumidor e preferências e hábitos do indivíduo.Podemos afirmar que a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Gabarito Comentado 3.

Qual é o objeto de estudo da Microeconomia? O comportamento de variáveis agregadas como renda e investimento O comportamento dos individuos e das empresas O comércio internacional As políticas econômicas Os níveis de preço de uma economia Gabarito Comentado Gabarito Comentado . Paralelamente o consumidor aumenta sua demanda por pão. Pode-se afirmar que pão e manteiga são: Bens complementares Bens de Giffen Bens de luxo Bens inferiores Bens substitutos Gabarito Comentado 6. A manteiga torna-se mais barata e seu consumo aumenta.Renda do Consumidor Preferência do produtor Sazonalidade Gabarito Comentado 5.

em conjunto. valor adicionado. diferenciação do produto. que frente as demais empresas deste mercado. dominam a oferta do mercado e combinam preços. com grandes barreiras a entrada de novas empresas. pisos de preços. possui grande parcela da oferta. As estruturas de mercado são definidas a partir de quatro variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado. Gabarito Comentado 3. podemos concluir que aquele onde os ofertadores possuem um menor poder de mercado é o tipo de estrutura de mercado : . preço mínimo. 2. muitas empresas que controlam a oferta do mercado e onde não há barreiras a entrada ou a saída das empresas.1. Em um mercado de Monopólio temos: um grande numero de pequenas empresas que. uma grande empresa. um pequeno numero de grandes empresas que. o governo impede que um produto ou serviço seja negociado acima do nível de preço estabelecido. em conjunto. controle sobre os preços e existência ou não de barreiras à entrada de novas empresas. combinando preços. controlam a oferta do mercado e impõem preço. No caso de ____________. tabelamento. A opção que completa corretamente essa afirmação é: imposto único. uma única grande empresa que controla a oferta e o preço do produto no mercado. Conhecendo os tipos de mercado estudados.

Um mercado caracterizado por um grande número de consumidores e poucos ofertadores é denominado: Monopsônio Concorrência monopolísta Monopólio Oligopólio Oligopsônio Gabarito Comentado Gabarito Comentado 5. respectivamente A existência de barreiras Muitos ofertantes A inexistência de barreiras .duopolista de oligopólio de monopólio puro de competição monopolista de concorrência perfeita Gabarito Comentado Gabarito Comentado 4. Não se constitui uma premissa da concorrência monopolística: Preços diferenciados dos produtos de cada produtor.

As exportações e importações de um país não dependem da taxa de câmbio. . A inexistência de barreiras à entrada de outras concorrentes Em função da diferenciação que existe nos produtos dos ofertantes Devido a existência de barreiras à entrada de outras concorrentes Em função de não haver diferenciação nos produtos dos ofertantes Em função de haver uma significativa fatia do mercado sob seu domínio 1. Uma crise econômica internacional afeta positivamente nossas exportações. assinale qual das afirmativas abaixo está correta. Gabarito Comentado 2. em regra. Com relação às flutuações da economia. Na concorrência monopolística os produtores ou ofertantes dispõem de certo poder sobre o preço de seu produto.Produtos diferenciados Gabarito Comentado 6. Uma expansão da economia tende a reduzir o desemprego. Desemprego e produto são variáveis não relacionadas. Um aumento na taxa de desemprego. eleva a inflação. Isso se deve em função da seguinte característica dessa estrutura de mercado. tem efeitos inflacionários. isto é.

O PIB per capita é um indicador muito usado para conhecer a economia de um país. A taxa de redesconto se constitui num instrumento de política do Banco Central que está associada à política: De Renda do governo . A qualidade de vida da população. esse dado reflete: O nível de desigualdade de renda entre os diversos segmentos da população. O percentual da população que vive com menos de R$1. bem como o grau de avanço tecnológico da economia. em relação aos mais pobres. Ótica dos Fatores e Ótica dos gastos Ótica da Renda. 4. Ótica dos Setores e Ótica dos Investimentos. Ótica dos Fatores e Ótica dos Gastos. Ótica dos Fatores e Ótica dos gastos Gabarito Comentado 3.00 ao dia. Ótica da Despesa. são: Ótica da Renda. Ótica do Investimento. Ótica da Produção e Ótica do Dispêndio. sem que seja possível avaliar sua qualidade de vida. e que trata-se inclusive de uma igualdade por definição. As três óticas de medida do produto na macroeconomia e registradas pela contabilidade nacional. A renda média das pessoas.A riqueza de um país pode ser medida de várias formas. É importante que esta métrica seja adotada conforme as regras estabelecidas internacionalmente para que se possa entre outras coisas comparar nações. Ótica da Renda. O total de pessoas que detêm a maior parte da riqueza do país.

Após a crise de 2008. Financeira. Podemos afirmar que este problema é de natureza: Macroeconômica.Comercial do Banco Central Fiscal do Banco Central Cambial do Banco Central Monetária do Banco Central 5. Qual das seguintes assertivas NÃO se refere à um tema de estudo da Macroeconomia? O estudo sobre o nível de atividade econômica agregada O estudo sobre a política econômica O estudo do comportamento do consumidor . Gabarito Comentado 6. Municipal Cambial Microeconômica. a título de exemplo. na Espanha este índice chegou a 26% da população economicamente ativa. o fantasma do desemprego assombrou vários países da Europa.

pois aumenta o valor da moeda. é tudo aquilo utilizado como meio de trocas de bens e serviços. Com esse conceito. em sentido muito amplo. e não restrito a um produto isolado. Deve ser generalizado. Gabarito Comentado 3. Gabarito Comentado 2. podemos concluir que a condição necessária para que algo possa ser considerado Moeda é: a percepção de valor do mercado em que circula. . sua visibilidade e aceitação no mercado internacional. Recebe a denominação de inercial quando o governo assim decreta. A inflação é um processo combatido constantemente pelos governos. Ocorre na mesma proporção para todas mercadorias. o fato de ser aceito ou não na economia em que é considerada. mesmo que temporário.O estudo das teorias sobre inflação O estudo sobre o nível de desemprego 1. É correto afirmar que esse fenômeno: É chamado de inflação de demanda quando sobram produtos nos estoques. a inflação baixa. havendo alta de preços uniformizada. o valor que possui na comparação com a moeda mais forte do mercado. Se caracteriza quando ocorre qualquer aumento de preço. A Moeda.

O controle da inflação no Brasil e a geração de superávit tem ocorrido por intermédio: da diminuição dos juros e contenção da oferta de moedas no mercado. ampliando a capacidade produtiva do país. Logo..com/economia/escambo/) Pelo texto acima podemos deduzir que estamos tratando de um processo de troca e.. teria o desejo natural de trocar o seu excedente para ter uma variação em sua dieta. ( http://www. Conceitua-se Moeda como: tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços consumido no mercado interno.. da elevação dos juros e maior oferta de moedas no mercado. geralmente realizadas com o excedente de cada comunidade. Assim. a troca ia por água abaixo". caso os interesses não convergissem. quando obtivesse peixe em demasia. o habitante de uma vila pesqueira.. com significativo aumento na renda nacional da expansão da produção e da oferta de empregos de uma maior participação do setor público na economia da elevação das taxas de juros e contenção dos créditos Gabarito Comentado 5. o pescador procuraria alguém que por exemplo fosse agricultor e tivesse plantado algum gênero alimentício em excesso. É a forma original e mais básica que o ser humano tem de realizar trocas.. tendo em vista a dificuldade destacada entre aspas nos leva a concluir que trata-se de uma referência a(ao): Era dos metais ou moeda metálica Papel-moeda Moeda-papel Escambo Mercadoria-moeda Gabarito Comentado 4. "Havia ainda a necessidade dos dois entrarem em acordo. . Logo.infoescola. ou seja. de haver a coincidência dos dois personagens desejarem aquilo que o outro participante na troca tivesse para oferecer...

00. Compra e venda de títulos públicos. no valor de R$ 30. O que é deposito compulsório? Tipo de empréstimo ou assistência financeira de liquidez.000. Isso só é possível porque a moeda possui a propriedade de: reserva de valor intermediar as trocas unidade de conta persuasão inflacionária 1. você poderá reter esse recurso da venda do automóvel pra adquirir outro bem em períodos futuros. É uma proporção do saldo de depósitos à vista dos seus clientes. que os bancos comerciais devem reter.000. É um deposito alternativo. tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços. feito pelos bancos comerciais. pelo mesmo valor de R$ 30. Saldo de reservas bancárias onde entram os depósitos à vista e a prazo. tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas no mercado internacional de bens e serviços. Ao vender um automóvel. tudo aquilo que geralmente não é aceito como meio de trocas de bens e serviços. que o BACEN concede aos bancos comerciais. garantirem depósitos de risco.00. Gabarito Comentado .tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços à terceiros apenas. 6.

representa uma política: política fiscal expansiva política monetária expansiva política fiscal restritiva política monetária restritiva política monetária neutra 3. o Banco Central realiza: . Consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações do governo para regular a oferta monetária. Quando o governo deseja reduzir os meios de pagamento. temos as operações com mercado aberto. As operações de redesconto representam a liberação de recursos do Banco Central para os bancos comerciais. Dentre os vários instrumentos de política monetária. Quando o Banco Central atua no sentido de reduzir a liquidez . elevando a taxa de juros e restringindo o crédito bancário. também conhecidos como: open market. por motivo de aumento da inflação. por exemplo. Elas são típicas políticas: Sociais De Rendas Cambiais Fiscais Monetárias Gabarito Comentado 4.2.

Um aumento do depósito compulsório dos bancos comerciais por determinação do banco central pode gerar: diminuição da oferta monetária e alta dos juros aumento da oferta monetária e aumento dos juros aumento da oferta monetária e estabilidade dos juros uma diminuição da oferta monetária e uma diminuição dos juros aumento da oferta monetária e queda dos juro . como prédios. Pode-se definir política fiscal como a forma que o governo e o setor privado administram seus gastos e decide como financiá-los a forma que o o setor privado decide como financiar seus gastos a forma que o governo administra seus gastos e decide como financiá-los a forma que o o setor privado administra seus gastos e decide como financiá-los a forma que o governo e o setor privado administram seus gastos 6. máquinas e equipamentos do governo Gabarito Comentado 5.O aumento das emissões da moeda manual da economia A venda de títulos públicos ou obrigações do governo A compra de títulos públicos ou obrigações do governo A redução nas taxa de juros básicas da economia A venda de ativos fixos.

suponhamos. Se a moeda de um país ( o nosso Real . a taxa de câmbio tem grande influência. pois os brasileiros estão mais ricos O Real passou a ter mais valor de compra sobre os produtos com preço em Dólar Os produtos importados ficaram mais caros no mercado interno A afirmativa não é verdadeira pois tudo aumentou de preço Gabarito Comentado 2. Entre as opções abaixo uma explica melhor a afirmação acima. o impacto na Balança comercial será o seguinte : Desestímulo às importações e estímulo às exportações. No comércio internacional . Estímulo às importações e desestímulo às exportações. Não houve mudança pois os produtos importados tem seus preços em Dólar Os produtos importados ficaram mais caros. com tendência de crescente déficit na conta de comércio. Estímulo às exportações e desestímulo às importações . uma vez que os exportadores ganharão mercado para os concorrentes cujas moedas estiverem depreciadas em relação ao Dólar. Gabarito Comentado 3. Os produtos importados também lotaram as prateleiras de várias lojas e supermercados. .90 . com o intuito de valorizar a moeda nacional e evitar a inflação. por exemplo) estiver valorizada em relação ao Dólar. Estímulo de venda de dólares por parte do Banco Central. US$ 1. com tendência de crescente déficit na conta de comércio. Estímulo às exportações e desestímulo às importações. com tendência de crescente superávit na conta de comércio. A valorização do Real frente ao Dólar Norte Americano permitiu ao brasileiro viajar mais para o exterior e comprar mais produtos importados.00 = R$ 0.1.

que são pautadas pela Organização Mundial do Comércio e pela diplomacia dos países A política cambial trabalha basicamente com dois tipos de regime: o de taxas fixas de câmbio e a política de fiscalizar a entrada de produtos no país. A política cambial diz respeito a alterações na taxa de câmbio e tipos de regimes cambiais adotados pelos países. determinando (bandas) para a variação do dólar. O regime de taxas flutuantes ou flexíveis de câmbio é determinado: Pelo Banco Central e também pela oferta e demanda de moeda estrangeira Pelo Banco Central. ou uma queda do câmbio) representa inflação na moeda nacional. comparado ao valor do dólar. pela oferta e demanda de moeda estrangeira Gabarito Comentado 5. ou um aumento do câmbio) significa aumento do poder de compra da moeda nacional. Uma valorização cambial (ou apreciação do câmbio. Existem dois regimes de câmbio conhecidos. com estabilidade de preços cotados em dólar. Uma desvalorização cambial (ou depreciação cambial. dependendo das reservas em moeda estrangeira do país Pelo mercado e pela quantidade de moeda estrangeira nas reservas do país Pelo mercado. assinale a opção correta Por meio da política cambial. Gabarito Comentado 4.No que se refere à taxa de câmbio e à política cambial. por exemplo. Um deles é o: . A política cambial não influencia as relações econômicas internacionais. fixado conforme a oferta e demanda de moeda estrangeira Pelo Ministério da Fazenda e Banco Central. o governo pode atuar no mercado de divisas de várias formas.

seja no comércio. intensificando cada vez mais a integração dos mercados. movimentos de capital e investimento e outros movimentos. definidas conforme o tipo de operação pelas autoridades monetárias A Globalização é um processo que se inicia no final do século XX (embora muitos historiadores afirmam que tal processo teve início desde as grandes navegações) e se dá pela integração econômica. Sabemos que os países que constituíram sua formação original são: Gabarito Comentado 1. Esse processo tem levado à criação de blocos econômicos a fim de intensificar as relações econômicas entre os países membros.flexível. em função da oferta e da demanda de moeda estrangeira As taxas flutuam dentro de limites máximos e mínimos estabelecidos pelas autoridades monetárias As taxas de câmbio são estabelecidas pelas autoridades monetárias de acordo com a inflação da moeda nacional Existem múltiplas taxas de câmbio. transações financeiras. Brasil. Como se dá a administração de câmbio no Brasil atualmente? As autoridades monetárias estabelecem uma paridade fixa para o câmbio O câmbio flutua livremente. com o câmbio sendo determinado pelo mercado flutuante. com o câmbio sendo determinado pelo Banco Central fixo. com a definição de bandas cambiais pelo Banco Central fixo. Uruguai e Paraguai . com o câmbio sendo determinado pelo país importador fixo. social. cultural e política entre os países. Existem na teoria duas formas de administração da política cambial. Dentre esses blocos se encontra o Mercosul (Mercado Comum do Sul) criado em 1991 que reúne alguns países da América do Sul. Argentina. com o câmbio sendo determinado pelo Banco Central Gabarito Comentado 6.

Bolívia. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e. deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis. A escolaridade da população adulta. que devem.Brasil. Uruguai e Paraguai Brasil. Peru e Argentina Argentina Uruguai. é inevitável que os riscos ambientais sustentam o crescimento econômico dos povos. preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos. Uruguai e Argentina 2. A expectativa de vida ao nascer. Qual o indicador abaixo não faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) A abrangência dos serviços econômicos e financeiros. de acordo com este conceito considera-se que: Marque a resposta correta. Bolívia. São as riquezas acumuladas nos países ricos. por sua baixa industrialização. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que. portanto. hoje sustentar o crescimento econômico dos povos. Bolívia e Chile Brasil. A renda per capita. com isso. em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial. Colômbia. Gabarito Comentado Gabarito Comentado 3. A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto as questões que se referem ao crescimento econômico. pois. ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e. A saúde da população. Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia. . deve ser intocável. portanto.

de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social Crescimento econômico é o crescimento contínuo da qualidade de vida de toda a sociedade. já o desenvolvimento econômico é um conceito restrito as famílias de renda superiores desta mesma sociedade Desenvolvimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao logo do tempo. Um dos principias objetivos do desenvolvimento econômico é Reduzir a inflação que corrói o poder de compra do povo Eliminar os bolsões de pobreza absoluta e inserção social gradativa dos excluídos Ampliar o grau de internacionalização da economia como pressupõe a globalização Garantir um crescente poder de troca entre os setores integrados da economia Ampliar crescentemente os gastos do governo podendo assim atender a todas as expectativas da população Gabarito Comentado . já o desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo. pois: Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao logo do tempo. já o crescimento econômico é um conceito mais qualitativo. de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social Crescimento econômico é o crescimento contínuo das condições de renda das famílias das classes superiores de uma sociedade. incluindo as alterações da composição do produto e a locação dos recursos pelos diferentes setores da economia. incluindo todas as famílias da sociedade Gabarito Comentado 5. já o desenvolvimento econômico é um conceito mais amplo. incluindo as alterações da composição do produto e a locação dos recursos pelos diferentes setores da economia.Gabarito Comentado 4. incluindo uma maior participação de toda a população nas decisões referentes as políticas econômicas da sociedade Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao logo do tempo. Crescimento e desenvolvimento econômico são dois conceitos diferentes. já o desenvolvimento econômico é um conceito mais politico.

6. (e)da ordem econômica. jurídica. incluem-se as mudanças de caráter: (c)quantitativo. jurídica e geográfica. . (b)qualitativo. Marque o correto: Na análise do desenvolvimento econômico. (a)quantitativo e qualitativo. (d)da ordem econômica . geográfica e internacional.