Minervina Dias

LER É SABER
Minervina Dias natural de Lamego, mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, leccionou em Escolas do Ensino Básico Mediatizado (EBM) e em Escolas do 1.º CEB, foi presidente do Conselho Escolar das Escolas do EBM da Serra de Montemuro, coordenadora do Conselho de Docentes do 1.º Ciclo, em Lamego e Resende, formadora do Curso de Formação Técnicas Modernas de Ensino, no âmbito da Formação Contínua de Professores, pelo CEFOP – L.A.R.T., e formadora Residente do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Actualmente, exerce as funções de professora bibliotecária e de coordenadora da Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende. Participou em várias publicações, em coautoria, e é autora dos livros: . Crescer com versos – 2004, Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro. . A Escrita Expressiva e Lúdica e a Competência Linguístico-Criativa Discente no 2.º Ciclo do Ensino Básico – 2005, Vila Real: UTAD. Dissertação de Mestrado. . A Escrita Expressiva e Lúdica. Técnicas e Propostas Didácticas. Colecção Como Abordar… – 2006, Porto: Areal Editores.
Telefone: 254 892 345 Fax: 254 891 404 eb23secmesafrio@telepac.pt becremesafrio@gmail.com http://jardinsembarcorabelo.blogspot.com/http:// bibliomesafrio.blogspot.com http://moodle.eb23-mesaohttp://moodle.eb23-mesao-frio.rcts.pt http:// bibliotecamf.hi5.com Direcção do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. Pré. Departamento Pré-Escolar A. E. Mesão Frio; Ana Cardoso; Carmo Reis; Cristina Correia. . Professora Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Escolar A. E. Mesão Frio, Isabel Ramos.

Biblioteca Escolar AE Mesão Frio
Organização

1 Encontro 1 Escritor Minervina Dias
18 de Novembro 2009

1 Encontro 1 Escritor
Alunos do Pré-Escolar e do 1.º CEB
. Promover o livro e a leitura; . Explorar diferentes abordagens à escrita e à leitura infantil; . Incentivar à produção de livros; . Estimular a criatividade; . Conhecer escritores regionais; . Proporcionar a Articulação curricular entre ciclos, tendo em conta a promoção de aprendizagens partilhadas ao longo do percurso escolar do aluno.

1 Encontro 1 Escritor
Alunos dos 5.º e 6.º ano EB
. Motivar os alunos para a leitura e escrita criativa; . Conhecer novos livros e escritores regionais; . Desenvolver o gosto pela leitura, levá-los a ler e enriquecer o seu léxico, facilitar a compreensão e possibilitar uma apropriação dos textos; . Incentivar à produção de livros.

1 Encontro 1 Escritor
Minervina Dias
Obras:

. Crescer com versos – 2004, Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro.

. A Escrita Expressiva e Lúdica e a

Competência Linguístico-Criativa Discente no

2.º Ciclo do Ensino Básico – 2005, Vila Real: UTAD. Dissertação de Mestrado.

Estratégias
. Realizar actividades na área da expressão plástica (separador de livro alusivo à história; desenho e ilustração da história em diversos suportes); . Criar um ambiente informal, onde os alunos se sintam à vontade para escutar as histórias, incentivando-os para o contacto com o livro, o seu autor e personagens da história; . Inventar versos a partir das palavras mais sugestivas da história.

Estratégias
. Organizar um conjunto de actividades, envolvendo os Alunos dos 5.º e 6.º ano EB na dinâmica e na utilização da Biblioteca Escolar e dos livros; . Organizar diários de leitura; . Produzir e criar textos a partir das palavras mais sugestivas da história; . Fomentar o hábito da assiduidade às bibliotecas. e

. A Escrita Expressiva e Lúdica. Técnicas Propostas Didácticas. Colecção

Como

Abordar… – 2006, Porto: Areal Editores.