You are on page 1of 11

O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Sala de Aula

Ariane Paula Araújo de Medeiros 1
1-Universidade Federal do Rio grande do Norte /Aluna
Email: arianepo@hotmail.com
Sandra Kelly de Araújo 2
2-Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Profa. Dra/Orientadora
Email: skaraujo@hotmail.com

Resumo
Em um mundo tecnológico, novas ferramentas estão surgindo a cada dia e o uso dessas na sala de
aula enriquece e facilita o aprendizado. A preocupação de diversas áreas do ensino é facilitar o
acesso dessas ferramentas a população acadêmica para que os alunos aprendam utiliza-las e que
esse aprendizado contribua para o processo de ensino- aprendizagem. A importância de projetos que
capacita à formação de professores torna-se cada vez mais necessário. O presente trabalho foi
realizado com alunos da Escola Estadual Profª Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM) por bolsistas
do PIBID-Geografia Caicó com objetivo de promover o despertar do aluno para o uso das tecnologias
digitais ao processo de aprendizagem. No término de sete encontros, diagnosticamos que os alunos
eram capazes de utilizar as novas ferramentas apresentadas com êxito.
Palavras chaves: Ensino de Geografia, Tecnologias Educacionais, Processo de ensino-aprendizagem

Introdução
Em um mundo tecnológico, novas ferramentas estão surgindo a cada dia e o
uso dessas na sala de aula enriquece e facilita o aprendizado. A preocupação de
diversas áreas do ensino é facilitar o acesso dessas ferramentas a população
acadêmica para que os alunos aprendam utiliza-las e que esse aprendizado
contribua para o processo de ensino- aprendizagem. No entanto, apesar da rapidez
com que essas ferramentas estão surgindo, ela não é apresentada ao professor de
maneira rápida e eficiente, e isso faz com que esse processo torne-se um desafio
para o docente que tem de estar atualizado e integrar essas novas ferramentas a
sala de aula.
Apesar de ser ainda pouco frequente a realização desse processo nas
escolas, devido às lacunas existentes entre a ferramenta e o acesso a ela; os
benefícios para o aluno são inúmeros, tais como permitir entrar em contato com
XX EGEORN

2013

ISBN 978-85-425-0069-1

que só observa e nem sempre compreende. O uso dessas ferramentas pode aproximar alunos e professores.ferramentas que promovem um aprendizado multidisciplinar. O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência) é inovador e atua com intuito de melhorar a qualidade do ensino básico e na formação dos graduandos dos cursos de licenciatura. Isso nem sempre funciona. o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. O projeto intitulado “Projeto Tecnologias digitais e Geografia” teve inicio em abril de 2013 e terminou em junho de 2013. e se restringe ao teórico. A importância de projetos que capacita à formação de professores torna-se cada vez mais necessário. O objetivo desse encontro foi habilitar os alunos a fazer buscas avançadas no Google a partir de técnicas e instrumentos que facilitam o processo de busca e apreensão de dados e/ou informações seguras. ou seja. No entanto.Técnicas de pesquisa avançada no Google: pesquisando textos. E o objetivo principal de todo esse processo é tornar o aluno capaz de desenvolver seu trabalho. O projeto consistiu em uma série de sete encontros com o objetivo de colocar os alunos em contato com vários tipos de tecnologia a partir da abordagem de um tema geográfico. Com base nas informações acima descritas. para um sujeito mais ativo e participativo. além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. foi desenvolvido um projeto juntamente com os bolsistas do subprojeto PIBID-Geografia Caicó e alunos de 1a e 2a série do ensino médio da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM). a formação do professor não considera essas ferramentas. uma das dificuldades enfrentada pelos professores é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas ferramentas. O aluno passa de mero receptor. pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas. Durante os encontros foram trabalhados as seguintes ferramentas (Tabela1): 1ª ENCONTRO . XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . Em muitos casos. torná-lo o autor e o professor apenas o ajuda na condução desse processo de construção.

Apresentação no Power Point: O uso deste programa foi aplicado para expor as informações até então trabalhadas em que podem ser utilizadas suas diversas ferramentas e funções para produzir slides com animações e efeitos específicos que são oferecidos pelo programa. Este encontro teve como finalidade mostrar aos alunos como realizar uma pesquisa avançada com a ferramenta Google visando demonstrar aos mesmos como utilizar imagens adequadas para retratar uma determinada temática. Twitter): Nossa proposta nesse encontro é mostrar aos alunos que esses recursos que a internet disponibiliza servem não somente para entretenimento. 3ª ENCONTRO . textos e etc. É preciso “filtrar” para utilizar imagens que realmente se enquadram nos termos solicitados pelos professores. A partir dessa ferramenta buscamos apresentar os assuntos com base nos temas abordados. 6ª ENCONTRO . já que essa ferramenta nos possibilita a utilização de vários recursos como. Nossa ênfase foi instrumentar para que pudessem compreender que nem todas as imagens podem ser utilizadas nos trabalhos. o Prezi é uma ferramenta de apresentação que ajuda a organizar e compartilhar suas ideias.Técnicas de pesquisa avançada no Google: pesquisando Vídeos.Compartilhando em rede (Blogspot. facebook.Técnicas de pesquisa avançada no Google: pesquisando imagens. XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . 4ª ENCONTRO .Uso de Impressos: A realização desta etapa foi executada através da criação de uma agência fictícia de publicidade pelos alunos. imagens. Mostramos aos alunos como utilizar o vídeo como ferramenta educacional. mas também tem um cunho educativo. folders.Apresentação no Prezi: O Prezi é um software na utilizado para a criação de apresentações não lineares e poderá substituir o comumente utilizado Power Point. pois traz para a sala de aula. 7ª ENCONTRO . 5ª ENCONTRO . Pois.2ª ENCONTRO . a utilização dessa ferramenta como recurso pedagógico é de grande relevância no nosso trabalho. onde foi feita a divulgação de forma impressa dos resultados do projeto: cartazes. vídeos. Além disso. realidades distantes dos alunos. painéis etc.

Tabela 1: Imagens dos alunos desenvolvendo as atividades propostas durante os encontros. XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 .

XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 .

Segundo THOALDO (2010). XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 .Fonte: Acervo do autor. Base teórica As tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas sendo assim também inseridos na escola e o professor cada vez mais precisa se atualizar.

ficam claros os diversos sentimentos em relação a postura dos professores frente a novos desafios. para formação de cidadãos efetivamente participativos e estimulados. como a satisfação de estar participando de uma realidade tecnológica ou a ansiedade por enfrentar novas mudanças. esta tem o papel de formar pessoas. PINTO(2004) afirma que: XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . e a escola tem um papel muito importante nesse contexto. pois passam a ficar mais motivados para estudar e aprender. vivemos a era da globalização. criando condições que permitam interconexões com o processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos como meios para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa. Através do uso da tecnologia no ambiente escolar. E em relação aos alunos também ocorrem transformações. “A educação constitui a base de toda a formação e organização humana. Partindo-se deste ponto é visível a necessidade de adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcancem tais expectativas.“A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica.” Nos últimos anos a uma emergência muito grande de novas tecnologias. por isso. tanto dos professores quanto dos alunos em relação a essas novas tecnologias. onde o mundo esta interligado e cada vez se modernizando. exige entendimento e interpretação. com base nisso. onde o professor e o aluno estão cada vez mais inseridos na lógica informacional e tecnológica da produção do conhecimento. pois o papel da escola vai além do passar conhecimentos. Assim segundo THOALDO (2010). e as aulas não ficam tão expositivas.” Cada vez mais a escola está passando por transformações do ponto de vista tecnológico. Os instrumentos usados durante todo este processo são de extrema importância para construção e reprodução de visão de mundo.

há melhorias institucionais. e isso exige atuação em múltiplas dimensões e decisões fundamentadas. De outro. a técnica. Objetivos XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . “O desenvolvimento da técnica. é o esforço humano em criar instrumentos que superem as dificuldades das barreiras naturais. econômicas e culturais. há melhorias nas condições de atendimento às novas gerações. é preciso que a escola propicie esses conhecimentos e habilidades necessários ao educando para que ele exerça integralmente a sua cidadania.“A escola. tem sua gênese com a utilização de objetos que se transformam em instrumentos naturais. que atingem instalações físicas e recursos materiais e humanos. Se estamos presenciando estas inovações da tecnologia é de fundamental importância que a escola aprenda os conhecimentos referentes a elas para poder repassá-los a sua clientela. tornando as escolas e organizações educacionais mais adequadas para o desempenho dos papéis que lhes cabem. políticas. é convocada a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade. da ciência e da tecnologia devem ser entendidos em estreita relação com as determinações sociais. seguras e criativas. enquanto instituição social. Essas atividades constróem uma relação do homem com a natureza.” Ainda segundo PINTO (2004). Ela. pois.” É nossa a tarefa de melhorar nosso sistema educacional. fazendo com que haja ganhos na aprendizagem dos estudantes. Neste sentido é que se pode afirmar que a história do homem e da técnica são entrelaçadas e que a técnica é tão antiga quanto o homem. De um lado. estes vão se complexificando no decorrer do processo de construção da sociedade humana. traduzidas por adequação nos currículos e nos recursos para seu desenvolvimento.

Metodologias Para desenvolver o projeto. facilitando e tornando mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. fizemos uso de alguns recursos metodológicos que foram imprescindíveis para a compreensão do tema abordado. trabalhamos com o tema cultura Portuguesa. (ex. e fazer descrições sobre cada imagem).  Avaliação prática Resultados Através de conversas antes do início de cada encontro diagnosticamos as deficiências e dificuldades dos alunos.: no 2° encontro: Técnicas de pesquisa avançada no Google: pesquisando imagens. então eles tiveram que usar a pesquisa avançada. para pesquisar e por em prática o que lhes foi apresentado.Compreender a importância de usar tecnologias educacionais na sala de aula. para isso eles fizeram pesquisas usando os recursos que lhe foram apresentados para tratar um tema. os recursos utilizados foram:  Aulas expositivas e dialogadas: apresentamos o tema de cada encontro aos alunos. precisávamos que eles praticassem. pois só assim poderíamos realmente avaliar se eles tinham realmente absorvido o conteúdo explicado. para buscar imagens emblemáticas sobre o tema do encontro. apresentando conceitos sobre esses temas. A maioria dos alunos não tinham noção de XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 .  Uso de computadores e internet: os alunos fizeram uso dos computadores e internet. pois para que os alunos pudessem compreender o que queríamos passar. os alunos tinham que por em prática o que nós aviamos apresentado. tornando evidente a importância de usar essas ferramentas como apoio a pesquisa. para que assim eles entendessem sobre o que íamos falar.  Pesquisa sobre o tema abordado: após a apresentação dos conceitos sobre os temas abordados.

. após o projeto eles viram que o computador pode ser uma importante ferramenta de trabalho e aliar as duas funções: diversão e trabalho.L. valorizamos o fazer docente.K. L. esta se torna mais dinâmica e mais interessante. também pudemos perceber que quando trazemos metodologias novas para a sala de aula. como fazer uma apresentação utilizando o Power Point ou o Prezi. S. W. Silva. & Fernandes. Trabalho apresentado em Encontro Estadual de Geografia. fazendo assim com que os alunos compreendam melhor os conteúdos apresentados. o desenvolvimento dos alunos ao longo do projeto. Conclusões Concluímos que é de suma importância nos dias atuais atrelar a tecnologia ao ensino de geografia e ao ensino em geral. que é bastante desvalorizado.B. XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . e consequentemente melhoramos a sociedade. pois como a sociedade está se modernizando a escola deve se atualizar para proporcionar um melhor processo de ensino aprendizagem. (2012) A utilização da ferramenta Google Street View na compreensão dos aspectos da paisagem – Prática de ensino.C. Só iremos realmente desenvolver nosso país quando for dada educação a importância necessária. Referências Junior.M. participação e avaliações práticas. também é indispensável nos dias de hoje. Essas e outras dificuldades foram sendo trabalhadas em cada encontro e diagnosticamos através de observações. podemos observar que os alunos assimilaram as informações repassadas e tornaram-se capacitados a utilizar as ferramentas apresentadas com êxito. pois a educação é base de tudo. pois com isso melhoramos o ensino.A.como realizar uma busca avançada no Google. Algo notável durante o desenvolvimento do projeto é que os alunos viam o computador como uma ferramenta de diversão. Com as avaliações práticas. como buscar e utilizar as imagens encontradas na pesquisa. os professores estarem sempre se atualizando.

M.F. Thoaldo.M. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.K. & Souza. Oliveira.R. Curitiba.C.L. Macedo.A. Prenaky. E.V.. Gepiadde 8: 127-142. Conjectura 15: 201-204. Editora da PUC 1:1-7. Trabalho de Monografia apresentado na pós-graduação em Gestão Pedagógica da Universidade Tuiuti do Paraná 1: 1-35. Medeiros. (2010) O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. & Araújo... V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A. A. (2010) O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. XX EGEORN 2013 ISBN 978-85-425-0069-1 . (2013) O uso do Google Earth como ferramenta de suporte no ensino de geografia na Escola Estadual Professora Calpurnia Caldas de Amorim. S. (2010) O uso da tecnologia em sala de aula. M. Araújo.C.Pinto.L. E..A. D.D.P. L. Souza.B. L. I. J. A. Trabalho desenvolvido no âmbito da bolsa do PIBID. Caicó/RN. Oliveira. (2010) As novas tecnologias e a educação.