You are on page 1of 14

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

EDITAL n.º 01/2012 - PPGECM/IEMCI/UFPA

Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemáticas (PPGECM), em nível de Mestrado Acadêmico e Doutorado, para ingresso
no 1º semestre de 2013.

1.

PREÂMBULO

1.1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da
Universidade Federal do Pará (UFPA), no uso de suas atribuições legais e em conformidade
com decisões colegiadas, torna público o presente Edital para a seleção de candidatos aos
cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas.
1.2. Os cursos têm início previsto para o 1º (primeiro) semestre de 2013, com duração de 24
(vinte e quatro) meses para o Mestrado e 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado.
1.3. A seleção será regida pelas normas e procedimentos descritos a seguir e conduzidos
pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

2.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

2.1. Os cursos de Doutorado e Mestrado do PPGECM estão divididos em duas áreas de
concentração e em quatro linhas de pesquisa, distribuídos da seguinte forma:
I)

Educação em Ciências - linhas de pesquisa:
a) Conhecimento Científico e Espaços de Diversidade da Educação em Ciências;
b) Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências.

II)

Educação Matemática - linhas de pesquisa:
a) Percepção Matemática, Processos e Raciocínios, Saberes e Valores;
b) Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática.

2.2. As descrições das linhas de pesquisa estão dispostas no anexo I.

3.

DAS VAGAS

3.1. As vagas deste processo seletivo estão distribuídas por cursos e linhas de pesquisa,
conforme anexo II deste edital.
3.2. Estão sendo ofertadas 34 (trinta e quatro) vagas, das quais 24 (vinte e quatro) para o
curso de Mestrado e 10 (dez) para o curso de Doutorado.

O ingresso no PPGECM está condicionado a: a) aprovação e classificação dos candidatos dentro do limite de vagas de cada curso e linha de pesquisa. desde que acrescida de comprovação de experiência docente ou de produção acadêmica na área de Educação em Ciências ou Educação Matemática. O descumprimento do prazo máximo de pagamento e de confirmação do recolhimento de emolumentos (conforme explicitado nos itens 5.3. 5. b) cumprimento do item 10 deste Edital. estarão destinadas a docentes e técnicos administrativos da UFPA. do total de vagas dos respectivos cursos. . disponível ao final do processo ou na página do PPGECM na internet (www. de acordo com anexo II deste Edital. Após a conclusão do preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de inscrição o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU Simples. O candidato deverá preencher nesta GRU Simples o seu nome completo e o número do seu CPF e pagá-la até o dia 06 de setembro de 2012. 4.ufpa. A opção pelo PADT/UFPA exclui a possibilidade de concorrência às vagas destinadas à ampla concorrência. serão admitidos portadores de diploma de graduação e de Mestrado.br).3) implicará na não efetivação da inscrição e na impossibilidade de devolução do valor recolhido. que trata da apresentação dos documentos necessários para homologação do resultado final da seleção. a partir das 14 horas do dia 01 de agosto de 2012 às 23h59m do dia 05 de setembro de 2012. O PPGECM aderiu ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos – PADT/UFPA. reconhecidos na forma da Lei. 5. por meio do envio do comprovante de pagamento da GRU para o e-mail: ppgecm+selecao@gmail. observado o horário de Belém/PA. acrescidos de comprovação de experiência docente ou de produção acadêmica na área de Educação em Ciências ou Educação Matemática.ppgecm.com. 4. Química. Matemática ou ainda em outras áreas. 4.3. DOS REQUISITOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA 4. no valor de R$ 100.ppgecm. As solicitações de inscrição no processo seletivo serão admitidas exclusivamente via internet. exclusivamente no Banco do Brasil. DAS INSCRIÇÕES 5. reconhecido na forma da Lei. Como alunos do curso de Mestrado. até as 23h59m do dia 6 de setembro de 2012.3.1.ufpa.2 e 5.3.2. que deverão indicar no formulário de solicitação de inscrição que pretendem concorrer a estas vagas. 5. por meio de formulário eletrônico disponível no endereço www. 5. até 4 (quatro) vagas do curso de Mestrado e até 2 (duas) vagas do curso de Doutorado. Como alunos do curso de Doutorado. em Biologia.1. As inscrições somente serão efetivadas após a confirmação do recolhimento de emolumentos.br. Nesta seleção. Física. serão admitidos portadores de diploma de graduação.00 (cem reais).2.4.

O candidato receberá uma resposta automática e instantânea.ppgecm. objetivos da pesquisa.7. atendendo ao cronograma apresentado no anexo III.ufpa. 6. contendo questões discursivas. confirmando o recebimento do seu arquivo. Não serão aceitas inscrições fora do prazo de quem pagar a GRU sem ter solicitado a sua inscrição.2. Caso não a receba em até 30 minutos. com espaçamento entre linhas 1. Os critérios de avaliação estão explicitados no item 7. O anteprojeto de pesquisa deverá abordar como partes obrigatórias os seguintes elementos: temática a ser investigada. O pagamento da GRU só deve ser efetuado após o envio da solicitação de inscrição. obedecendo estritamente às orientações acima.1.Mestrado. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO 6. Versará sobre conhecimentos da área de Ensino de Ciências e Matemática. aprovado na 1ª etapa do processo seletivo (prova escrita) deverá enviar para o e-mail: ppgecm+selecao@gmail.3.4. Recomenda-se o envio das propostas com antecedência. O processo de seleção para o Mestrado consistirá de 3 (três) etapas.6. 6.Sobrenome. argumentos que justifiquem a temática.1.1. 6. uma vez que o PPGECM não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento do sistema.1.5. de acordo com o cronograma disposto no anexo III.1.5 e fonte Times New Roman. 5. cronograma de .Projeto (separado por pontos e sem espaços).br). A lista das inscrições efetivadas será publicada no quadro de avisos do IEMCI e no site do PPGECM (www.com (como anexo) o seu anteprojeto de pesquisa para a realização da 2ª etapa do processo de seleção. sendo 2 (duas) de caráter eliminatório e classificatório e 1 (uma) de caráter classificatório. O arquivo do candidato deverá ser identificado da seguinte forma: Nome. encaminhamentos metodológicos da pesquisa. Prova Escrita (Mestrado): terá duração de 3 (três) horas. 6.5. A seleção para o curso de MESTRADO consistirá das etapas a seguir especificadas: Etapa Modalidade Caráter 1ª – Prova Escrita Discursiva Eliminatória e Classificatória 2ª – Defesa Anteprojeto de Pesquisa Defesa e Arguição Eliminatória e Classificatória 3ª – Avaliação do Currículo Análise de Currículo Lattes Classificatória 6.2. cujo cronograma é apresentado no anexo III. área de concentração e linha de pesquisa do Programa a que pretende se vincular (ver descrição das linhas no anexo I). tamanho 12. O candidato ao Mestrado. Defesa do Anteprojeto de Pesquisa (Mestrado): o tempo máximo para apresentação do anteprojeto pelo candidato será de 10 (dez) minutos e os professores disporão de até 15 (quinze) minutos para considerações dialogadas. o arquivo deverá ser reenviado.1. O arquivo deverá apresentar no máximo 10 (dez) páginas. Em nenhuma hipótese o valor recolhido poderá ser devolvido. 5.

O memorial deverá apresentar no máximo 10 (dez) páginas e o projeto. respectivamente.2. os seguintes elementos: explicitação do objeto de investigação com atenção à tese a ser defendida. obedecendo estritamente às orientações acima. Nesta etapa.5 e fonte Times New Roman.2. para a apresentação. o candidato deverá explicitar sua experiência profissional e acadêmica. como computadores e projetores. Os critérios estão explicitados no item 7.Doutorado.Memorial e Nome. A seleção para o curso de DOUTORADO consistirá das etapas a seguir especificadas: Etapa Modalidade Caráter 1ª – Defesa de Memorial Analítico-Descritivo/Projeto de Pesquisa Defesa e Arguição Eliminatória e Classificatória 2ª – Avaliação do Currículo Análise de Currículo Lattes Classificatória 6. 6.Sobrenome. Caso não a receba em até 30 minutos. O candidato ao Doutorado deverá enviar para o e-mail ppgecm+selecao@gmail.Doutorado. Não será permitido o uso de equipamentos de multimídia. Nesta etapa. confirmando o recebimento dos arquivos. linha de pesquisa escolhida pelo candidato e projetos de pesquisa em curso no PPGECM (consultar o site do PPGECM). deverá haver.atividades previstas para a realização da pesquisa e breve relato da experiência profissional relacionada a essa proposta. Não será permitido o uso de equipamentos de multimídia. o candidato será arguido nos elementos que compõem o projeto. os arquivos deverão ser reenviados. Referente ao projeto de pesquisa. 6. com espaçamento entre linhas 1.2. fontes e referências bibliográficas. bem como explicitar a linha teórica que pretende assumir na investigação que resultará na Tese a ser defendida. metodologia.3. o candidato será arguido por uma banca de examinadores e será considerada.2. expor razões da escolha do Programa e da Linha de Pesquisa.1. sendo 1 (uma) de caráter eliminatório e classificatório e 1 (uma) de caráter classificatório. Em alguns instantes o candidato receberá uma resposta automática. também. para a apresentação. Referente ao memorial.2. tamanho 12. a relação entre projeto.Projeto (separado por pontos e sem espaços). como computadores e projetores. Defesa do Memorial Analítico-Descritivo/Projeto de Pesquisa (Doutorado): a defesa do memorial e projeto será realizada simultaneamente. como partes obrigatórias. Os critérios de avaliação para o projeto estão explicitados no item 7. e os professores avaliadores disporão de até 30 (trinta) minutos para considerações dialogadas. O processo de seleção para o Doutorado consistirá de 2 (duas) etapas.com (como anexos) o seu memorial e projeto de pesquisa para realização da 1ª etapa do processo de seleção. Cada candidato terá de 10 (dez) minutos para a apresentação e defesa. neste. Cada arquivo (memorial e projeto de pesquisa) deverá ser identificado.4 deste Edital. inclusive com projeção de análises de dados/informações.3 deste Edital. 15 (quinze) páginas. fundamentação teórica. no máximo. cujo cronograma é apresentado no anexo III.Sobrenome. 6. . da seguinte forma: Nome. justificativa e articulação com a linha de pesquisa do programa.

Haverá uma Comissão própria para esta etapa. Cada item receberá uma pontuação.4. Os critérios estão explicitados no item 7.3. qualidade e rigor da exposição das ideias (clareza. 7.2. Compatibilidade técnico-científica entre os interesses e perspectivas do candidato e as características do curso e da linha de pesquisa pretendida. A arguição será baseada nos seguintes itens: 1. Defesa de Anteprojeto de Pesquisa (Mestrado): Esta etapa é eliminatória e classificatória. acrescido de documentação comprobatória dos últimos 5 (cinco) anos (novembro de 2007 a outubro de 2012). DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 7. Trajetória de formação e preparação global do candidato para cursar o Mestrado.4.3.5 deste Edital. 6. correção linguística). coerência da proposta em relação à linha de pesquisa do Programa selecionado pelo candidato. capacidade de pensamento analítico. A cada uma das etapas (Mestrado e Doutorado) será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 7. sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete) pontos. Defesa de Memorial Analítico-Descritivo/Projeto de Pesquisa (Doutorado): Esta etapa é eliminatória e classificatória. capacidade de argumentação teórica das questões postas para análise. Prova Escrita (Mestrado): Esta etapa é eliminatória e classificatória. a estrutura e a qualidade de organização da apresentação do texto. coerência e coesão entre os componentes da proposta e a relevância do tema para a área. sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete) pontos. objetividade e conteúdo. no período estabelecido no anexo III (exceto sábado e domingo). Para tal.1. atualidade da abordagem). designada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo e composta por professores membros do corpo docente do Programa. a viabilidade do projeto. 2. notas proporcionais à sua pontuação. os seguintes: a formação acadêmica. a produção científica e a experiência profissional. Após o resultado da 2ª etapa da seleção ao Mestrado (anteprojeto de pesquisa) e da 1ª etapa da seleção ao Doutorado (memorial/projeto). 7. Avaliação do Currículo Lattes (Mestrado e Doutorado): Esta etapa é classificatória. o Currículo Lattes. Os aspectos avaliados serão: conteúdo (domínio do tema. capacidade de articulação dos temas abordados com bibliografia da área. Os aspectos avaliados serão: trajetória acadêmica e profissional do candidato. sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete) pontos.6. Ao candidato que obtiver a maior pontuação absoluta será atribuída nota 10 (dez) e aos outros. sob a coordenação de um membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo. conforme tabela de pontuação que consta no anexo IV deste Edital. participação em eventos. Os aspectos avaliados serão: a contextualização do problema. Capacidade de sustentação dos argumentos científicos que compõem o anteprojeto com clareza. Os aspectos analisados no Currículo Lattes levarão em consideração os últimos 5 (cinco) anos e serão. os candidatos aprovados nessas etapas (Mestrado e Doutorado) deverão entregar na secretaria do PPGECM. os candidatos aprovados deverão submeter-se à avaliação do currículo. 7. a atualidade e a relevância da bibliografia para a temática de interesse do projeto. 3. A avaliação será realizada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo e por docentes do PPGECM designados para esta atividade. das 9h às 12h e das 14h às 17h. particularmente publicações e desenvolvimento de projetos que sugiram . de modo geral. apresentada no memorial. autônomo e crítico.

O resultado final será divulgado por linha de pesquisa. 8. coerência da proposta em relação à linha de pesquisa do Programa selecionado pelo candidato. 8. os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: a) Nota da defesa da 2ª etapa para o Mestrado ou nota da 1ª etapa para o Doutorado. As datas de realização das inscrições (online). Os aspectos analisados no Currículo Lattes serão: a formação acadêmica. 9. conforme conta no anexo III deste Edital. objetividade e conteúdo. sob pena de eliminação do candidato do processo seletivo. a estrutura e a qualidade de organização da apresentação do texto. DO RESULTADO FINAL – MESTRADO E DOUTORADO 8. Serão chamados para ingresso no PPGECM os candidatos aprovados e classificados dentro do limite de vagas de cada linha de pesquisa. Ao candidato que obtiver a maior pontuação será atribuída a nota 10 (dez) e aos outros.potencial para o desenvolvimento do projeto de Doutorado. a viabilidade do projeto. Trajetória de formação e preparação global do candidato para cursar o Doutorado. Cada item receberá uma pontuação. Em caso de empate. Com relação ao projeto serão considerados os seguintes aspectos: a contextualização do problema.2. b) Nota da avaliação do Currículo Lattes. Disponibilidade do candidato para dedicação ao curso. Capacidade de sustentação dos argumentos científicos que compõem o projeto com clareza. 7. da prova escrita.1. 8. entrega e defesa de anteprojeto. conforme tabela de pontuação que consta no anexo IV deste Edital e será realizada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo. nos quadros de avisos do IEMCI e na página do PPGECM na internet (www. participação em eventos. Compatibilidade técnico-científica entre os interesses e perspectivas do candidato e as características do curso e da linha de pesquisa pretendida.1. a produção científica e a experiência profissional. É obrigatório o cumprimento das datas e horários especificados para as atividades do processo seletivo. A nota final de cada candidato corresponderá à média aritmética simples das notas obtidas em cada uma das etapas do processo. . DO CRONOGRAMA 9. 3. a atualidade e a relevância da bibliografia para a temática de interesse do projeto. teórico-metodológica na trajetória acadêmica. 9. 2. notas proporcionais à sua pontuação relativamente a essa.4. coerência e coesão entre os componentes da proposta e a relevância do tema para a área. bem como da divulgação dos resultados do processo.ppgecm. memorial e projeto.3.ufpa. devem ser observadas no anexo III deste Edital. 8. A arguição será baseada nos seguintes itens: 1.br).5.2. Avaliação de Currículo Lattes (Doutorado e Mestrado): Esta etapa é classificatória. capacidade de articulação e sistematização de ideias na argumentação acerca da manutenção ou mudança de perspectiva temática.

com apresentação do original). se for o caso. DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO DOCUMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DOS 10.2. além dos constantes no item 10. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas do processo de seleção contidas neste Edital. c) Diploma de graduação (ou comprovante de conclusão de curso) em Biologia.2. 10. acompanhado de comprovante de votação na última eleição (fotocópias nítidas. Em caso de curso no exterior. o diploma deve estar devidamente revalidado no Brasil (fotocópia nítida.2. autenticada pela respectiva IES.4. . com apresentação dos originais). DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 11. O Regimento do PPGECM exige dos alunos dedicação de tempo integral às atividades do curso. 11. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que: apresentar documentos falsos. 11. Física ou Matemática (fotocópia nítida.1. Por candidatos aprovados-excedentes. com apresentação do original). entendem-se aqueles que passaram pelas etapas eliminatórias da seleção. Os candidatos que ainda não possuam o diploma de Mestrado deverão apresentar cópia da ata de defesa de dissertação.10. o que permitirá a chamada. SOMENTE PARA CANDIDATOS AO CURSO DE DOUTORADO. Os candidatos aprovados que não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no item 4 deste Edital ou não apresentarem a documentação exigida nos itens 10.1. será também exigido o diploma do curso de Mestrado. 10. daqueles candidatos aprovados-excedentes. caso o candidato aprovado tenha vínculo empregatício. acrescido de comprovação de experiência docente ou de produção acadêmica na área de Educação em Ciências ou Educação Matemática nos últimos 5 (cinco) anos (fotocópia nítida. não comparecer a quaisquer das etapas do processo de seleção nas datas e horários previstos (ver anexo III). b) Cópia do contracheque. atestado da instituição confirmando sua titulação e a recomendação do Programa pela CAPES. estarão automaticamente desclassificados do certame.1 e 10. não entregar a documentação solicitada após o resultado final. Os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo do PPGECM (Mestrado e Doutorado) deverão preencher o formulário de cadastramento do PPGECM e entregar os documentos indicados abaixo para realizarmos a homologação dos resultados: a) Documentos de identificação: Identidade. obedecendo-se a ordem de classificação em cada curso e linha de pesquisa. 11. Química. conforme anexo II. conferido por Instituição de Ensino Superior com Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES. seus anexos e em outros comunicados a serem publicados. com apresentação do original) ou ainda em outras áreas. conforme exigido no item 10 deste Edital.3.3.1. 10. CPF e Título de Eleitor. cumpriram as etapas classificatórias e não se classificaram dentro do número de vagas de cada curso e linha de pesquisa.

curso ou modalidades (PADT/UFPA ou ampla concorrência) o Colegiado do Programa definirá o preenchimento dessas vagas. Casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo e pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do IEMCI/UFPA. Os servidores docentes e técnicos administrativos que forem aprovados no âmbito do PADT/UFPA deverão apresentar declaração comprometendo-se em permanecer na Instituição.5.6. Os candidatos deverão comparecer munidos de documento oficial de identidade que tenha fotografia e caneta esferográfica de tinta azul ou preta em todas as situações de prova previstas neste Edital. Os servidores docentes e técnicos administrativos que forem aprovados no âmbito do PADT/UFPA.6.4.2. Para os alunos do Doutorado será exigida proficiência em duas línguas estrangeiras. 11.ª Dra. cuja comprovação deverá ser entregue antes do processo de Qualificação do Projeto. cuja comprovação deverá ser entregue antes do processo de Qualificação do Projeto. obrigatoriamente.9. por tempo igual ou superior ao tempo utilizado para a conclusão de seu curso. conforme abaixo especificado: 11.7. 11. Belém/PA. 11. Os candidatos aprovados no PPGECM deverão submeter-se a prova de Proficiência em Língua Estrangeira. levando em consideração a disponibilidade de professororientador para os projetos de pesquisa dos possíveis candidatos aprovados-excedentes e as linhas de pesquisa do PPGECM. Se não houver preenchimento total de vagas em cada linha de pesquisa. após a conclusão do curso.1. sendo que uma delas. ingressarão na condição de alunos especiais e somente serão efetivados na condição de alunos regulares a partir da aprovação no Exame de Qualificação. em até 30 meses de curso. Para os alunos do Mestrado será exigida proficiência na língua inglesa ou francesa. a língua inglesa ou francesa.8. 11. Prof.11. em até 15 meses de curso. Nádia Magalhães da Silva Freitas Coordenadora em exercício do PPGECM . a escolha da segunda língua estrangeira deverá ter anuência do professor-orientador. 20 de julho de 2012. 11. 11.6.

mantém-se especial interesse pelas relações entre ciência. Nesse âmbito. Além disso. Processos e Raciocínios. tecnologia e sociedade.ANEXO I DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA Conhecimento Científico e Espaços de Diversidade da Educação das Ciências Esta linha de pesquisa inclui projetos diversificados em espaços multidiferenciados da educação das ciências – Ciências.incluindo propostas educativas relacionadas à Educação Ambiental e à Educação Patrimonial -. tecnologia. Os projetos focalizam seus objetos de estudo de uma perspectiva histórica. consideram-se alguns aspectos teóricos mais significativos privilegiando-se aqueles relativos a docentes reflexivos-pesquisadores e ao desenvolvimento de raciocínios lógicomatemáticos na educação científica. à Aprendizagem Significativa e aos Campos Conceituais. incluindo instituições e personagens importantes na sua divulgação e ensino. problemas. também está presente em boa parte dos trabalhos desenvolvidos. à Psicologia da Matemática. relativos à Didática da Matemática Francesa. Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências Esta linha de pesquisa inclui projetos que enfatizam o papel da cultura e a constituição de subjetividades relacionadas à educação científica. centrados nos processos didático-pedagógicos da Matemática. O interesse pelas relações entre ciência. e relações científicas e pedagógicas atinentes aos conteúdos e processos da formação matemática de docentes. tem-se em vista a implantação de novas/ outras culturas de formação e desenvolvimento profissional para o ensino e a aprendizagem das Matemáticas. assim como pelas dimensões ética e afetiva da educação científica. ainda. . Outros. analisam microgeneticamente processos de construção de conhecimentos em sala de aula e em ambientes de educação nãoformal. Percepção Matemática. bem como pelas relações processuais éticas e afetivas da educação das ciências e da formação de professores nessa área. Biologia. Física e Química – de maior e menor amplitude que enfatizam tanto aspectos da formação docente para a educação e cultura científicas quanto abordagens várias de questões de ensino e de aprendizagem relacionadas à aquisição de conhecimentos científicos e de formação inicial e continuada de professores. Outros reconstituem (auto) biografias de professores de ciências. sociedade e ambiente . de vários lugares de se ver. Saberes e Valores Nesta linha de pesquisa inserem-se temas. bem como na relação desses processos com a resposta cognitiva dos alunos via avaliação e dos aspectos lingüísticos que interferem nesta relação. Alguns tematizam a História da Educação Científica na Amazônia. Os projetos focalizam seus objetos de estudo em função da relação triádica que implica a mediação entre conhecimento científico e aqueles que desejam/precisam aprender ciências. Nessa perspectiva.

Nesse âmbito. vivos na memória das populações. Cultura e Modelagem Matemática Nesta linha de pesquisa visa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre saberes tradicionais da Amazônia. especialmente com relação aos conhecimentos matemáticos a serem investigados com vistas a uma Educação Matemática partícipe das raízes culturais das populações.Etnomatemática. Linguagem. e (b) tende-se à superação do modelo fragmentário de conhecimento. (a) focaliza-se. dos processos de leitura e interpretação. escrita e autoria de textos em linguagem matemática. possíveis diálogos entre saberes tradicionais e conhecimentos científicos. sob a concepção da modelagem matemática como um ambiente gerador de aprendizagem e (c) destaca-se a investigação de problemas encontrados na linguagem matemática que obstaculizam a construção do conhecimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem com vistas à compreensão das diferentes matemáticas do homem e suas linguagens. historicamente construídos. . tanto na perspectiva da aprendizagem matemática quanto da formação inicial ou continuada de professores de matemática nos mais diversos níveis. em especial.

Ariadne da Costa Peres. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. José Moysés Alves. João Manoel da Silva Malheiro. Marisa Rosâni Abreu da Silveira e Erasmo Borges Filho TOTAL 34 Legendas: D – Doutorado M – Mestrado PADT/UFPA – Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos da UFPA . Nádia Magalhães da Silva Freitas e Terezinha Valim Oliver Gonçalves 2 7 1 1 2 8 - 1 1 2 - - 3 3 1 2 8 20 2 4 Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências Vagas para os professores: Silvia Nogueira Chaves.ANEXO II QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR LINHA DE PESQUISA VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA D M LINHAS DE PESQUISA Conhecimento Científico e Espaços Diversidade da Educação das Ciências PADT/UFPA D M de Vagas para os professores: Andrela Garibaldi Loureiro Parente. Saberes e Valores Vagas para os professores: Tadeu Oliver Gonçalves. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. Linguagem. Processos e Raciocínios. Maria José de Freitas Mendes e Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Etnomatemática. Modelagem Matemática Cultura e Vagas para os professores: Adilson Oliveira do Espírito Santo. José Jerônimo de Alencar Alves e Maria dos Remédios de Brito Percepção Matemática.

com ³ Universidade Federal do Pará – Instituto de Educação Matemática e Científica Campus Universitário do Guamá – Setor Básico – Av.ANEXO III CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2012 DATA/ PERÍODO HORÁRIOS/ LOCAIS ATIVIDADE 01/08 a 05/09/2012 Site do PPGECM ¹ Período de solicitação de inscrição (online) 01/08 a 06/09/2012 12/09/2012 24/09/2012 05/10/2012 08 e 09/10/2012 10 e 11/10/2012 Banco do Brasil E-mail ² Quadro de avisos e site do PPGECM ¹ Das 14:30h às 17:30h – salas do PPGECM ³ (chegar com 30 min de antecedência) A partir das 16h – quadro de avisos e site do PPGECM ¹ E-mail ² E-mail ² 16/10/2012 Site do PPGECM ¹ 24/10 a 01/11/2012 Salas do PPGECM ³ 06/11/2012 08 e 09/11/2012 26/11/2012 28 a 30/11/2012 07/12/2012 A partir das 16h – quadro de avisos e site do PPGECM ¹ Das 9h às 12h. das 14h às 17h e das 19 às 20h – secretaria do PPGECM ³ A partir das 16h – Quadro de avisos e site do PPGECM ¹ Das 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 18:30h – secretaria do PPGECM ³ A partir das 16h – Quadro de avisos e site do PPGECM ¹ Recolhimento de emolumentos (pagamento da GRU) Confirmação de recolhimento (envio do comprovante por e-mail) Divulgação da lista de inscrições efetivadas Realização da prova escrita – Mestrado Divulgação do resultado da 1ª etapa – Mestrado Envio dos anteprojetos – Mestrado Envio dos Memoriais Analítico-Descritivos e Anteprojeto de Pesquisa – Doutorado Divulgação de dias e horários das defesas de anteprojetos (Mestrado) e memorial/projeto (Doutorado) Realização das defesas dos anteprojetos .ppgecm.br ² ppgecm+seleção@gmail.: As matrículas no PPGECM estão previstas para fevereiro de 2013. Augusto Corrêa. ¹ www. devidamente comprovados Divulgação do resultado da avaliação de currículos e resultado final da seleção Apresentação dos documentos para homologação dos resultados Divulgação da homologação dos resultados Obs.Doutorado (1ª etapa) Divulgação dos resultados (Mestrado – 2ª etapa/Doutorado – 1ª etapa) Recebimento dos Currículos Lattes.ufpa.Mestrado (2ª etapa) Realização das defesas dos Memoriais Analítico-Descritivos e Anteprojetos de Pesquisa . 01 – Belém-PA CEP: 66075-110 .

.0 pontos/artigo e) Artigo publicado em publicação restrita ou relatório técnico. com ISBN 3.5 pontos/publicação 2.: A maior pontuação absoluta equivalerá à nota 10 (dez).5 pontos/comunicação (máximo: 6 comunicações) 1.0 pontos/artigo d) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas. as demais serão proporcionais. com ISBN 2. 5. com parceria de até mais 2 autores.0 ponto/trabalho (máximo: 6 pôsteres) m) Estágio em instituição de pesquisa na área 1 ponto/40 horas n) Autor de Capítulo de Livro na área ou autor de livro com mais de 3 autores. 6.0 pontos/obra q) Curso de especialização concluído 3.0 pontos/curso r) Experiência docente na Educação Básica 1 ponto/semestre letivo s) Experiência docente na Educação Superior 2 pontos/semestre letivo ou modulo com carga-horária mínima 30 h.ANEXO IV TABELAS DE PONTUAÇÂO PARA AVALIAÇÂO DO CURRÍCULO MESTRADO ATIVIDADES PONTUAÇÃO a) Bolsista de pesquisa.0 ponto/ projeto (carga-horária mínima de 10h semanais) 2 pontos/semestre (carga-horária mínima de 30h/semestre) Obs. Somente será contabilizada a produção e experiência docente dos últimos 5 anos (novembro de 2007 a outubro de 2012).a t) Orientação/Co-orientação de TCC 2 pontos/monografia (máximo de 10) u) Participação em projetos institucionais de pesquisa. ensino ou extensão v) Participação em Grupos de Pesquisa credenciados por Instituições de Pesquisa 1.0 pontos/capítulo o) Autor de Livro na área.0 pontos/obra p) Organizador de Livro na área. h) Trabalho completo publicado em eventos regionais da área. g) Trabalho completo publicado em eventos nacionais da área.0 pontos/artigo c) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas nacional da área.0 pontos publicação 2.5 pontos/artigo f) Trabalho completo publicado em eventos internacionais da área. 4.0 pontos/publicação 1. devidamente comprovada junto ao Curriculo Lattes. j) Resumo simples apresentado em congressos e reuniões científicas da área. i) Resumo expandido em congressos e reuniões científicas da área.0 ponto/resumo (máximo: 6 resumos) 1. extensão ou monitoria 2 pontos/semestre de bolsa (máximo: 6 semestres) b) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas internacional da área. k) Comunicação de trabalhos seção plenária l) Comunicação de trabalhos seção pôster 3. 3.5 pontos/publicação (máximo: 6 publicações) 1. com ISBN 5.

g) Trabalho Completo publicado em eventos nacionais da área.0 pontos/artigo c) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas nacional da área. 4. com ISBN 2. com parceria de até mais 2 autores.5 pontos/por comunicação (máximo: 6 comunicações) j) Estágio em Instituição de pesquisa na área 1 ponto / 40 horas k) Autor de Capítulo de Livro na área ou autor de livro com mais de 3 autores.: A maior pontuação absoluta equivalerá à nota 10 (dez).0 pontos/capítulo l) Autor de Livro na área.0 pontos/obra m) Organizador de Livro na área.5 pontos/publicação 2. devidamente comprovada junto ao Curriculo Lattes.a q) Orientação de TCC 2 pontos/monografia (máximo de 10) r) Orientação de monografia de especialização 2.DOUTORADO ATIVIDADES PONTUAÇÃO a) Bolsista de pesquisa.5 pontos/curso o) Experiência docente na Educação Básica 1 pontos/semestre letivo p) Experiência docente na Educação Superior (Graduação/Especialização) 2 pontos por semestre letivo ou modulo com cargahorária mínima 30 h. 3.0 pontos/ publicação 2.0 pontos/ publicação i) Comunicação de trabalhos seção plenária 1.0 pontos/obra n) Curso de especialização concluído 2.5 pontos/artigo f) Trabalho Completo publicado em eventos internacionais da área. h) Trabalho Completo publicado em eventos regionais da área. as demais serão proporcionais. ensino ou extensão t) Participação em Grupos de Pesquisa credenciados por Instituições de Pesquisa (excetuando-se aquela vinculada ao período do curso de mestrado realizado) 1. com ISBN 3.0 ponto/ projeto (carga-horária mínima de 10h semanais) 2 pontos/semestre (carga-horária mínima de 30h por semestre) Obs. extensão ou monitoria 2 pontos/semestre de bolsa (máximo: 6 semestres) b) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas internacional da área.0 pontos/artigo e) Artigo publicado em publicação restrita ou relatório técnico. . com ISBN 5. 3.5 pontos/monografia (máximo de 10) s) Participação em projetos institucionais de pesquisa. Somente será contabilizada a produção e experiência docente dos últimos 5 anos (novembro de 2007 a outubro de 2012). 5.0 pontos/artigo d) Artigo publicado ou aceito para publicação (somente aceitação final) em revistas indexadas. 6.