You are on page 1of 8

REGULAMENTO ELEITORAL, ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO

Associação de Atletas de
Taekwondo

Regulamento Eleitoral
(Aprovado em Reunião de Direcção Ordinária realizada em 05/11/2011)

que para efeitos do presente regulamento passa a designar-se por Mesa da Assembleia Eleitoral.São elegíveis para os órgãos sociais da AAT os indivíduos maiores de 18 anos.º .Não são elegíveis indivíduos que: .Objecto 1. ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO Artigo 1. 2. e por dois vogais designados pela Assembleia-Geral. f) Apreciar e decidir sobre reclamações e recursos que lhe sejam apresentados em matéria de processo eleitoral.Competências da Mesa da Assembleia Eleitoral Compete à Mesa da Assembleia Eleitoral: a) Determinar a data das eleições e convocar a respetiva assembleia eleitoral.O presente regulamento estabelece os princípios reguladores do processo eleitoral da Associação de Atletas de Taekwondo.º . Artigo 4.º . Artigo 3. adiante designada por AAT. d) Mandar elaborar os boletins de voto e utilizar no acto eleitoral. que preside. Artigo 2.A organização do processo eleitoral compete a uma comissão eleitoral constituída pelo Presidente da Assembleia-geral.Processo Eleitoral 1.Capacidade Eleitoral 1. no pleno gozo dos seus direitos e acordo com o preceituado no artigo 17º dos Estatutos da AAT.REGULAMENTO ELEITORAL. º . b) Receber as listas de candidatos aos vários órgãos sociais. c) Apreciar e decidir sobre a legalidade das listas e dos candidatos. e) Dirigir o acto eleitoral.

hora e local da reunião e respectiva ordem de trabalhos. dopagem. c) A data limite para apresentação das listas e demais datas importantes para o processo. o local e a hora da Assembleia eleitoral.São eleitores apenas os sócios ordinários.Cada sócio tem direito a um voto. 2.Na convocação deverá constar: a) O dia. .º . c) Mediante processo judicial ou disciplinar tenha sido exonerado ou demitido de cargos directivos.A Assembleia eleitoral é convocada pelo Presidente da mesa. até 5 anos apos o cumprimento da pena. ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO a) Sejam devedores da AAT. a qual será afixada e designada pela mesa da Assembleia Eleitoral aquando da convocatória para o respectivo acto eleitoral. racismo e xenofobia.Caderno Eleitoral 1. ou disciplinar em matéria de violência. corrupção. declarados responsáveis por actos ilícitos cometidos no exercício de funções no movimento associativo. 3.Convocação da Assembleia 1. e da qual conste a indicação do dia.REGULAMENTO ELEITORAL. 5. contra-ordenacional. b) O horário da abertura e encerramento das urnas. designada Caderno Eleitoral. 4.Não são permitidos votos por procuração ou por correspondência. por escrito.Todos os eleitores deverão estar registados em lista própria.º . Artigo 5. com a antecedência mínima de 30 dias sobre a data designada. b) Hajam sido punidos por infracções de natureza criminal. Artigo 6.

onde para além da aceitação da candidatura se compromete. fazendo-se acompanhar por cópia do bilhete de identidade e de declaração de cada candidato.Candidaturas e Listas 1. que preenche as respetivas condições de elegibilidade.Cada lista deverá nomear um mandatário que terá poderes de representação da lista em todo o processo eleitoral.Em caso de omissões ou incorrecções o Caderno Eleitoral poderá ser completado ou corrigido até ao início do acto eleitoral.Cada lista deverá conter o nome dos candidatos aos cargos correspondentes a cada um dos órgãos sociais.A Assembleia-Geral. até quinze dias antes da data fixada para a realização do acto eleitoral.As listas deverão ser formalmente entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia Eleitoral. 3. 7. 6. na sede da AAT. informando-se do mesmo na convocatória.º . por sua honra. 2. a Direcção e o Conselho Fiscal são eleitos em listas próprias.Os candidatos propostos não podem integrar mais do que uma lista.O Caderno Eleitoral deve ser afixado quinze dias antes da data designada para a Assembleia Eleitoral na sede e no sítio da AAT. na internet.As listas candidatas serão identificadas mediante atribuição de uma letra de acordo com a ordem de entrada na sede da AAT.O Caderno eleitoral deve ser elaborado de forma a incluir todos os associados eleitores até à data da convocação da assembleia. .REGULAMENTO ELEITORAL. 4. ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO 2. 3. 5. 4.

Logo que todos .Constitui motivo de rejeição da lista: a) A apresentação fora do prazo previsto no n. ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO 8.REGULAMENTO ELEITORAL. 9. 10.O Presidente da Mesa Eleitoral no dia imediato ao encerramento do prazo para de apresentação das candidaturas deverá comprovar a conformidade das candidaturas com os estatutos e presente regulamento. 2. 3.Qualquer irregularidade verificada na apresentação das listas candidatas entregues.º.Boletins de Voto Os boletins de voto serão impressos em papel opaco. será notificada por escrito ao respectivo mandatário com vista a suprir a irregularidade no prazo máximo de três dias.º 4 do artigo 7º do presente regulamento.º .Publicidade das Listas Expirado o prazo de apresentação das candidaturas as listas serão ordenadas e remitidas no prazo de cinco aos eleitores constantes em lista própria.Regularidade das Listas 1.º . b) O não suprimento das irregularidades nos termos do número anterior. individualizando cada uma das listas candidatas pela letra que lhe foi atribuída de forma clara e inequívoca.º . A Assembleia Eleitoral deverá ter início à hora indicada na convocatória e encerrará duas horas após o seu início.Votação 1. 11.

3. A reclamação.REGULAMENTO ELEITORAL.º . 5. só podendo votar os eleitores constantes no Caderno Eleitoral a que se refere o número 1. se considerar que a mesma não interfere com o normal funcionamento do acto eleitoral. . ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO os eleitores tenham votado. do artigo 6º do presente regulamento. Após o preenchimento do boletim de voto. o eleitor deverá dobrá-lo em quatro e entregá-lo ao Presidente da Mesa que introduzirá na urna. Se houver dúvidas sobre a regularidade do processo eleitoral. A mesa deverá identificar cada eleitor que se apresente para votar. o Presidente dará por encerrada a Assembleia. por escrito e devidamente fundamentada. 6. Poderá decidir de imediato pela procedência ou improcedência da mesma ou adiar a decisão para final do acto eleitoral. ou por parte de qualquer dos mandatários. Antes do acto eleitoral. A mesa apreciará de imediato a reclamação apresentada. 2. Durante o acto eleitoral. a mesa terá sempre presente dois dos seus membros devendo um deles ser o Presidente ou o seu substituto. 2. A votação será por escrutínio secreto. mesmo que o seu funcionamento não tenha atingido as duas horas. 7. mostrando aos presentes o seu conteúdo e fechandoa de seguida dando início à votação. o Presidente da Mesa procederá à abertura da urna.Das Reclamações 1. deverá ser apresentada á mesa. por parte de qualquer eleitor inscrito no Caderno Eleitoral. para ser considerada. 4. deverá proceder à sua descarga no Caderno Eleitoral e entregar o boletim de voto ao eleitor. 12. 3. poderá ser apresentada de imediato reclamação. Os mandatários das listas candidatas poderão estar na mesa durante o acto eleitoral.

4. são tomadas por maioria absoluta dos seus membros presentes.º . 13. se as houver. São votos nulos aqueles que contenham alguma inscrição. 3. nos trinta dias subsequentes. Após as reclamações. devidamente fundamentadas. rasura ou corte no nome de qualquer candidato.º .Comunicação dos Resultados e Conclusão dos Resultados 1. 14.REGULAMENTO ELEITORAL. As deliberações da mesa. não se considerando como tal os votos em branco ou nulos.º . .Resultado e Proclamação 1. ao anúncio dos resultados e à sua afixação na sede e no sítio da AAT. na internet. A Mesa decidirá pela realização imediata de uma segunda volta ou pela marcação de novo acto eleitoral. Considera-se eleita a lista que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos. 2. 2. em caso de empate entre duas ou mais listas para o mesmo órgão. 15. O processo eleitoral e o resultado das eleições serão consignados no livro de actas da Assembleia-Geral da AAT em acta assinada pelos membros da Mesa da Assembleia Eleitoral.Contencioso Eleitoral Das decisões da Mesa de Assembleia Eleitoral cabe recurso para a Assembleia-Geral. a mesa procederá à contagem dos votos. ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO 4. o Presidente terá voto de qualidade. O resultado da eleitoral será anunciado pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS DE TAEKWONDO 16. .REGULAMENTO ELEITORAL. decorridos dez dias após a sua eleição.º .º .Entrada em Vigor O presente regulamento entra em vigor em 05 de Novembro de 2011.Posse O Presidente da Mesa conferirá posse aos novos membros dos órgãos sociais. 17.