MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

MODULO: GESTÃO DE PESSOAS
PROFESSOR: DR. GABRIEL PERISSÉ

O SER HUMANO NO AMBIENTE PROFISSIONAL
ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA

IGUATU-CE
2015

a interação entre o indivíduo e uma organização é um processo de envolvimento mútuo. através de treinamentos. pois se uma empresa sabe lidar com estes fenômenos comportamentais dos seus colaboradores. Bowditch nos lembra que. É claro que cada lugar pede um tipo de atitude. no ambiente de trabalho. por este motivo. comportam-se de um modo completamente distinto do jeito que têm quando estão em casa ou entre amigos próximos. porque os serviços delas são essenciais para que a organização possa atingir suas metas com sucesso. As organizações empregam pessoas. para que consigam ter conhecimento do que motiva cada um. o ambiente de trabalho normalmente exige um pouco mais de formalidade. por sua vez. palestras. É sempre bom lembrar que o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas. costumes e de todas as reações que ocorrem nos seres humanos deve ser analisada também na rotina de uma organização.. o ser humano é único em sua essência. A percepção dos hábitos. tem personalidade própria que os tornam diferentes um do outro e com uma visão de mundo totalmente diversificada. As pessoas são diferentes umas das outras. provavelmente ela saberá o caminho certo para prosperar. [.] ambos os lados participam nesta relação somente por aquilo que cada um espera obter em troca de seu envolvimento. Os indivíduos. quando está trabalhando.O SER HUMANO NO AMBIENTE PROFISSIONAL Atualmente é impossível dissociar o estudo do comportamento humano das outras tarefas que uma empresa precisa realizar para poder crescer no mercado. O comportamento das pessoas é variável de uma empresa para a outra. Há pessoas que. possibilitando a eles uma maneira de expressar suas metas e vontades. cedem uma parte de sua autonomia e independência pessoal à organização para .. é essencial que as organizações invistam em seus funcionários. mas isso não quer dizer que se deve agir como se fosse uma máquina.

mas a realização desse desejo pode também ser tanto facilitada quanto bloqueada pelo modo de funcionamento do ambiente de trabalho” (MINARIK apud BERGAMINI. pois “a motivação interior impulsiona o indivíduo a utilizar suas habilidades. p.. p. O funcionário será motivado a produzir mais quando acreditar que o seu esforço resultará em uma boa avaliação de desempenho. [. Os grandes investimentos tecnológicos e inovação de métodos de trabalho. dominam seu trabalho.. realizando-o com competência. incentivam uns aos outros a trabalhar melhor e com mais satisfação. . 190). Sabemos que hoje o contexto empresarial brasileiro exige cada vez mais a maximização da capacidade de obter resultados através das pessoas. a ligação entre o indivíduo e a organização [. o comportamento sofre mudanças. com isso. o que motiva em determinado momento. O chefe de antigamente passou a ser o líder na atualidade. 2000.. não terão sucesso se o principal “as pessoas” não estiverem preparadas para exercer suas atividades com qualidade e produtividade e fazer acontecer exige motivação. p. Os líderes devem proporcionar um ambiente de trabalho agradável..atender às suas necessidades pessoais.] essa relação é chamada de contrato psicológico. A qualidade da liderança dentro das organizações influencia no comportamento das pessoas. Os funcionários se sentem motivado. procuram ser inovadores. a partir do momento que o funcionário percebe que o crescimento da organização é também o seu crescimento. uma vez que o ambiente influencia muito na motivação. com isso. 54) O comportamento das pessoas varia em decorrência de diferentes motivações. facilitando ao funcionário o desenvolvimento de suas habilidades. 1997. pode não motivar em outro. cresce a expectativa das pessoas de encontrarem um ao qual possam seguir. ele irá satisfazer suas metas pessoais. 52). 1994. o líder é o responsável por proporcionar melhores níveis de satisfação pessoal ao funcionário. o que motiva uma pessoa pode não motivar a outra. motivador. Isso é o que diferencia uma pessoa da outra (VERGARA.] (BOWDITCH. e que esta boa avaliação resultará em recompensas organizacionais e.

São Paulo: Atlas. Liderança: administração do sentido. satisfazerem suas necessidades. Cecília Whitaker. desenvolvido. 1994. 2000. . ajudar uns aos outros. 1997. 305 p. Gestão de Pessoas. compreender o outro. Elementos do comportamento organizacional. ver suas necessidades e aceitar personalidades tão diversas não são tarefas fáceis. BOWDITCH. J.Portanto. São Paulo: Atlas. REFERENCIAS BERGAMINI. VERGARA. 171 p. 234 p . serem motivadas e aceitarem as mudanças como algo positivo se tiverem uma liderança que esteja atenta a tudo isso e que saiba administrá-los. mas é algo que pode ser trabalhado. L. O ambiente de trabalho pode ser um lugar agradável onde as pessoas possam se desenvolver. 2º ed. São Paulo: Pioneira. Sylvia Constant.