04/04/2014

GERENCIAMENTO DO
EMPREENDIMENTO DE ENG. CIVIL

Prof. Marcilon Fonseca de Lima

Alguns conceitos
• Engenharia (a Arte de transformar a natureza)
Há uma definição interessante de A. M. Wellington
(1887): Seria bom se Engenharia fosse menos
genericamente pensada como (...) a arte da
construção. Num certo sentido, é ,todavia, a arte de
não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar,
quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de
uma maneira ou outra. Dessa forma o Engenheiro é
muito mais do que um executor de desenhos, mas um
gestor de projetos, onde vários aspectos são
importantes, como prazo, custo, qualidade, segurança
e meio-ambiente, pois todos esses aspectos e ainda
outros (sociais, históricos, políticos etc.) interferem
nessa necessidade de se fazer e se fazer com um baixo
custo.

1

04/04/2014 • Engenharia Civil É o ramo da Engenharia que lida com a concepção. barragens e edifícios. • Planejamento a partir do dicionário Aurélio: “Trabalho de preparação para qualquer empreendimento. a Engenharia civil. Com o tempo. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. como a elétrica. dentre outras. seguindo roteiro e métodos prédeterminados” ou “Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo. pontes. incluindo obras como estradas. e hoje conhecemos várias divisões. sendo elas Civil e Militar. química. Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia. construído ou natural.” 2 . foi se dividindo. pela direção de uma empresa etc.) visando à consecução de determinados objetivos. mecânica. ambiental. que englobava todas as áreas. construção e manutenção do ambiente físico. canais.

deliberarse a praticar. efeito ou resultado de empreender algo com fim determinado. que é quem administra negócios. bens e serviços. prender com as mãos" + sufixo substantivador “imento”) é o ato. 2. O Aurélio define empreender como 1. tentar (empreitada difícil).Pôr em execução.04/04/2014 • Empreendimento (do latim imprehendere = "apanhar. 3 . • Gerenciamento Ato ou efeito de Dirigir (uma empresa) na qualidade de gerente. propor-se.

incluindo os aspectos econômico. P. • Gerenciamento da Qualidade A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como: "Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade" 4 . de segurança e desempenho." (Algarte. É o atendimento aos desejos e às aspirações dos consumidores. qualidade significa adequação ao uso.11).04/04/2014 • Qualidade "Na conceituação moderna do termo.

04/04/2014 • Projeto Esforço temporário empreendido para criar um produto.) • Gestão de Projeto Aplicação de conhecimento. serviço ou resultado exclusivo. habilidades. ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. (Guia PMBOK 4ª Ed.) 5 . (Guia PMBOK 4ª Ed.

(Guia PMBOK 4ª Ed. como pesquisa. teste ou manutenção.04/04/2014 • Operação Uma função organizacional que raliza a execução contínua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um serviço repetitivo. desenvolvimento.) • Gerenciamento de operações Os gerentes de operações são indivíduos que têm uma função gerencial em uma área de negócio principal. fabricação. design. (Guia PMBOK 4ª Ed. aprovisionamento.) 6 .

(Pedro Blos) • Tática A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. ou seja. A tática faz parte da implementação da estratégia definida. fazer os movimentos corretos para atingir a estratégia escolhida.04/04/2014 • Estratégia Caminho a ser seguido pela organização para garantir a sua sobrevivência. 7 . É o caminho (MÉTODO) que a empresa opta (DECIDE) para garantir a sua missão (META).

linkedin.com www.facebook.04/04/2014 • Contatos: marcylon@gmail.asp?key=17382 – site do professor no Portal da PUC-GO (senha: eng2335) 8 .com/in/marcilon http://professor.ucg.br/SiteDocente/home/prof essor.com/marcilon br.