Publicado em Corais (http://corais.

org)

Teste de Usabilidade
Fases de projeto: Avaliação
Método para verificar a facilidade de uso de uma interface para seus usuários finais.
Usuários potenciais da interface são incentivados a usá-la num ambiente monitorado, onde suas
ações são gravadas e anotadas. Um profissional facilitador fica ao lado do usuário para guiá-lo pelo
teste e incentivar que verbalize seus problemas e desconfortos.
Numa sala separada, podem estar outros membros da equipe de design da interface para observar o
teste ao vivo sem interferir no comportamento do usuário. Após o teste, os dados são analisados e é
gerado um relatório contendo recomendações para a equipe de design e o consultor fica à
disposição para discutir soluções para os problemas encontrados.
Método para verificar a facilidade de uso de uma interface para seus usuários finais.

Com base em pesquisas de perfil dos consumidores, é recrutado um número reduzido de usuários
potenciais, representando os principais grupos de perfis. Cada usuário testará a interface
separadamente, numa sessão que dura aproximadamente 1 hora. Ao final da sessão, ele deve
receber um brinde para compensar o tempo dispendido.
Page 1 of 11

Ao final da análise. pedindo a opinião do usuário sobre aspectos subjetivos da interface. Essas fontes já possuem dados que servem como pistas para encontrar os principais problemas de usabilidade. Caso não seja necessário grande esforço para chamar a atenção de outros membros da equipe para os problemas de usabilidade. Eles devem ser escolhidos cuidadosamente para evitar possíveis desvios. como por exemplo "descobrir se o aparelho X possui uma funcionalidade Y". Trata-se de uma local com duas salas ligadas por espelho translúcido e uma câmera de vídeo. na medida em que são encontrados. Esses dados são cruzados com os registros de um software de fundo que monitora a interação do usuário com o sistema. representando os principais grupos de perfis de consumidores potenciais. O espelho permite a observação livre do contexto e a câmera registra a expressão facial e fala do usuário durante o teste. bem como acompanhar os seus desdobramentos. é recomendado o uso de um laboratório de usabilidade. É necessária a participação de pelo menos 5 usuários. o facilitador explica porque a empresa está promovendo os testes e em seguida apresenta a interface. Recursos Para o adequado registro e observação da interação do usuário. é possível obter resultados bastante satisfatórios. atratividade e etc. Ao final. É possível realizar testes mais econômicos. é repassado ao usuário um questionário de satisfação para registrar seu conforto ao realizar as tarefas. Com apenas uma sala privada com um computador e uma câmera de vídeo.Publicado em Corais (http://corais. é gerado um relatório contendo os problemas e as soluções propostas e o consultor fica à disposição para reuniões com a equipe para discutir as soluções. já são cogitadas possíveis soluções. por exemplo) receber opiniões O teste pode levantar diferentes métricas. o usuário é requisitado a realizar determinadas tarefas. não é necessário o laboratório de usabilidade. porém a apresentação dos resultados não é tão rica. Page 2 of 11 .org) No início do teste. que devem se escolhidas de acordo com os objetivos: tempo de execução de tarefas taxa de erro na execução de tarefas severidade dos erros encontrados taxa de conclusão da tarefa número de cliques para uma tarefa Os dados coletados durante os testes são analisados para identificar os problemas de usabilidade que os usuários têm e. como beleza. As tarefas que o usuário realiza são escolhidas com base na análise cruzada de log (estatísticas de navegação). Resultado Os objetivos de um teste de usabilidade podem ser vários: testar a aceitação de um novo produto no mercado comparar versões diferentes de uma interface comparar um produto com seu concorrente avaliar o estado geral do produto identificar a origem de comportamentos inesperados/indesejados (taxa de abandono do carrinho de comprar. de emails de suporte e do atendimento online. Depois disso.

instruindo. Jordan Ferramentas de anotação Já pensou em fazer a anotação de um Teste de Usabilidade usando Excel? Page 3 of 11 . O método pode ter alguns formatos: O pesquisador pode estar com os participantes enquanto os eles usam o produto. O pesquisador pode deixar instruções e se retirar para observar de outro lugar. o que se torna grande benefício para a equipe pesquisadora. Sessões de teste de usabilidade. é provável que fiquem menos inibidos ao falar um com o outro sobre o que estão fazendo e sobre suas opiniões sobre o produto. As instruções podem ser feitas de modo natural.Publicado em Corais (http://corais. Cartão do ConhecimentoHipóteses comportamentais Protótipo Tarefas Descrição resumida para o baralho UXCards: Usuários potenciais da interface são incentivados a usar uma interface de uma determinada maneira. questionando sobre o que o eles estão fazendo ou o que acham do produto para estimular a verbalização. onde suas ações são gravadas e anotadas. possa se obter informações sobre questões de usabilidade associadas ao produto. Problemas e Acertos de Usabilidade Comportamento do Usuário Referências para aprofundamento: Teste de Usabilidade com o Morae [3] Como fazer Testes de Usabilidade (slides) [4] Co-discovery No método de Co-discovery dois participantes que se conhecem são estimulados a explorar juntos um produto para descobrir como determinadas tarefas são feitas.org) Vídeos Reportagem do Olhar Digital [1] com a equipe da Mercede Sanchez [2]. ou então. ou pedir que os participantes completem determinadas tarefas. Um profissional facilitador fica ao lado do usuário para guiá-lo pelo teste e incentivar que verbalize seus problemas e desconfortos. ajudando. gravar em vídeo e realizar a análise posteriormente. Pelo fato de os usuários já se conhecerem. ou simplesmente. através de um monitor. A idéia é que através da verbalização dos usuários. Por isso é um método bom para se aplicar em produtos novos. Referência: An Introduction to Usability – Capítulo 5 Patrick W. como explorar o produto submetido a uma investigação.

Publicado em Corais (http://corais.org) [5] A planilha do Excel disponível neste link [6] é uma alternativa para anotações ágeis ou para quando não se tem disponível um softwares específico para Testes de Usabilidade. Laboratório para Teste de Usabilidade Informações para a montagem de um laboratório para realizações de testes de usabilidade. como um Morae oferece. Sala de espera Page 4 of 11 . Fundamental para se ter à mão no mínimo como recurso caso um teste tenha que ser realizado e o software de anotação dê algum problema. ela anota automaticamente o horário de cada anotação é muito flexível e ajustável às necessidades do anotador. Apesar de não permitir a sincronização entre video e anotações.

os especialistas e os convidados. entre as salas Rede de internet sem fio (wi-fi) Instalar navegadores de Internet (Chrome. Isolamento acústico é importante que conversas e comentários desta sala não possam ser ouvidos na sala de teste. Áudio aberto para que os presentes possam ouvir o teste. Televisor conectado à câmera (sala de testes) para acompanhamento e. Page 5 of 11 . Observação: Caso a sala seja espelhada. mouse e caixas de som (Windows + navegadores de internet + Morae Recorder) Webcam no computador para registrar a face e as reações do usuário Câmera de vídeo conectada ao televisor (sala de observação). Entretanto. Geral Equipamento para transmissão do vídeo e para conexão de dados entre os computadores. Cadeiras ou sofás para equipe e convidados de observação.Publicado em Corais (http://corais. Computador com teclado e mouse para o anotador (+ Morae Observer). deve haver iluminação suficiente para a leitura rápida e o manuseio de equipamentos. o único sistema operacional para o qual o Morae é desenvolvido é o Windows. a equipe de apoio técnico. Ambiente decorado para o usuário se sentir à vontade 2 Mesas (1) computadores do teste. (2) objetos do usuário e equipe 2 Cadeiras para o usuário e o facilitador Computador do usuário com teclado. Explorer) Instalar plugins necessários para navegação no Rio Show (Flash) Filtros de linha suficientes para toda a aparelhagem Opcional: Sistema de troca de mensagens entre anotador e facilitador (de preferência computadores ou dispositivos móveis conectados por wi-fi) Computadores e Softwares Sugestão: Softwares Morae da Techsmith [7]. 2 Cadeiras para o anotador do teste e assistente. Firefox. Assentos Sofá ou poltrona confortável para o usuário aguardar Bebidas Café. Opera.org) É o local onde o usuário pode ser recebido e aguardar sua vez para participar do teste. Fone de ouvido com isolamento para o anotador. em close no teclado e tela do computador do usuário Tripé para câmera Sala de observação Espaço onde ficam o anotador. chá e água para o usuário Sala de teste Ambiente onde o usuário e o facilitador realizarão o teste.

para captura do teste de usabilidade Morae Observer: instalado no computador do anotador.org) Morae Recorder: instalado no computador a ser utilizado pelo usuário. para observação do teste de usabilidade Morae Manager: instalado no computador do anotador ou outro. para posterior análise de testes de usabilidade Lista de verificação sobre a preparação do teste Os objetivos do teste estão bem definidos? As tarefas a serem propostas ao usuário estão claras? Os equipamentos estão todos funcionando? Já testou os equipamentos de novo? Agendou direitinho horário e local com o usuário? Você tem o guia para conduzir o teste à mão? E o termo de consentimento para o usuário? Vai aplicar um questionário de satisfação? Está com as recompensas para os usuários preparadas? Já realizou um teste-piloto? Você tem certeza que realizou um teste piloto? Page 6 of 11 .Publicado em Corais (http://corais.

Publicado em Corais (http://corais. Se os usuários não forem representativos do público-alvo. Nós mostramos um site pra você e você nos dá sua opinião. mas que se não for bem executada. Exemplo de roteiro Olá! Meu nome é nome_do_pesquisador e eu trabalho para a nome_da_empresa. nos temos um site na Internet e estamos cadastrando pessoas que queiram participar de pesquisas de opinião. O contato para o recrutamento pode ser feito por email. mas em geral a taxa de retorno é baixa. comprometerá todo o resultado do teste. Com quem eu falo? nome_da_pessoa. que já possuem uma base de pessoas dispostas a participar de pesquisas.org) Recrutamento de usuários para Teste de Usabilidade Fases de projeto: Avaliação Fases de projeto: Pesquisa O recrutamento de usuários é uma tarefa simples. No final você ganha um descricao_do_brinde. É necessário fazer perguntas antes de chamar a pessoa para a pesquisa para confirmar se ela faz parte do público-alvo. por isso recomendase o telefone. O recrutamento pode ser feito através de agências de recrutamento (empresas de pesquisa de marketing). o teste de usabilidade poderá induzir a decisões erradas de projeto. Page 7 of 11 . através da base de clientes da empresa que deseja testar ou através de redes de amigos. Você tem interesse em se cadastrar? Ótimo! Ainda não temos datas marcadas. A pesquisa é simples. mas precisamos antes fazer algumas perguntas para verificar se você se encaixa no perfil que procuramos.

O recrutamento pode ocorrer a partir da base de clientes ou através de um convite por email ou website.O imóvel é comercial. Uma vez selecionado.Publicado em Corais (http://corais. A funcionalidade mais útil é o compartilhamento de tela. residencial ou industrial? . A vantagem de usar meios à distância é que se pode analisar as ações do usuário num ambiente mais próximo do normal do que o laboratório de teste de usabilidade tradicional [10]. É estável e rápido. A diferença para uma entrevista [11] é que o usuário é solicitado a interagir com a interface.Qual a sua profissão? (Designer e da Informática não serve) .Qual a sua idade .Já comprou algo pela Internet? Estamos trabalhando para uma empresa que oferece seguros para bens. o teste é realizado na mesma hora. ou caso o usuário esteja disposto.Você ou o conjuge é proprietário de automóvel? . Existem algumas ferramentas que podem ajudar a realizar testes remotos. É importante que o convite solicite perguntas aos usuários antes para que estes sejam selecionados para representar o público-alvo.Você ou o conjuge é proprietário de imóvel? Caso sim .) Qual o melhor horário para você participar de uma pesquisa de duração de 1 hora? Referências para aprofundamento: Recrutamento para pesquisas e testes de usabilidade: Por onde começar? [8] Como recrutar pessoas para um teste de usabilidade [9] Teste de Usabilidade Remoto Método para testar a facilidade de uso e compreender a motivação das ações do usuário que utiliza meios de comunicação à distância (ex: telefone. UserVue [12] permite compartilhar. mas não permite mais do que isso.É casada(o)? .. preciso só saber: ..Você já fez algum seguro? Caso não . Page 8 of 11 . gravar e transmitir áudio numa sessão de uso à distância.Teria interesse em fazer um seguro? Por fim.Sexo (caso não seja possível reconhecer pela voz. internet). por isso preciso fazer umas perguntas meio indiscretas. é feito um contato para agendar o teste. Uma das perguntas cruciais é sobre a disponibilidade de telefone ou softwares numa combinação que permitam que sejam usados ao mesmo tempo. Infelizmente não pode ser comprado no Brasil UltraVNC [13] permite o compartilhamento e controle da tela do usuário à distância. . Pode-se usar um software que capture a tela do usuário e transmita para o analista em tempo real. mas isso pode ser substituído pela navegação espelhada (o analista clica nas mesmas opções que o usuário). Outra vantagem é aumentar a abrangência geográfica da amostra de participantes.org) .

utilizando os equipamentos lá disponíveis ou utilizando um laboratório portátil. obs: segue também em anexo o relatório completo. Teste de Usabilidade em Campo Fases de projeto: Avaliação Ao invés de trazer os usuários para o ambiente de testes.org) Teste remoto X teste moderado Este é um resumo dos dados coletados e hipóteses levantadas em uma pesquisa feita para um projeto final de Pós-graduação da PUC-RIO na área de Ergodesign de Interfaces. Page 9 of 11 . Exemplo de teste de campo realizado num totem de check-in de aeroporto. Foi realizada uma comparação com dois grupos de usuários sendo um grupo participante pelo método mais próximo do que podemos chamar tradicional e outro feito a partir de um teste remoto não moderado. Ambos eram publicos-alvo de compra online de passagens aéreas e testaram o fluxo de compra de um site em específico.Publicado em Corais (http://corais. Exemplo de teste levando laboratório móvel para testar aplicativos de iPad [14] montado pelo Instituto Faber-Ludens. o pesquisador vai até o ambiente de uso real e simula um teste no ambiente.

html Page 10 of 11 .com/blog/ai-e-usabilidade/como-recrutar-pessoas-para-um-teste-deusabilidade [10] http://www.br/pt-br/node/38 [12] http://www.Publicado em Corais (http://corais.co.asp [8] http://blog.html [4] http://www.png [6] http://www.com.html [7] http://www.com.php [2] http://www.techsmith.faberludens.locaweb.com/download/index.userfocus.com.asp [13] http://www.net/usabilidoido/como-fazer-testes-de-usabilidade [5] http://www.com/morae.techsmith.uvnc.com.com/uservue.org) URL de origem (recuperadas em 14/08/2015 .br/files/imagepicker/g/gonzatto/exceltimestamp.mercedessanchez.rogeriopa.br/testes_de_usabilidade_com_o_morae.11:10): http://corais.br/experiencia-do-usuario/recrutamento-para-pesquisas-e-testes-deusabilidade-por-onde-comecar/ [9] http://www.br/home.com.org/node/97 Links: [1] http://olhardigital.slideshare.faberludens.com.br/pt-br/node/39 [11] http://www.uol.com.br [3] http://usabilidoido.faberludens.uk/articles/datalogging.

org) [14] http://www.br/pt-br/node/7135 Page 11 of 11 .com.faberludens.Publicado em Corais (http://corais.