História do Piauí - IV

TESTE SEUS CONHECIMENTOS
1) Sobre o mandonismo, poder político que surgiu nos primeiros tempos de colonização do
Piauí é INCORRETO afirmar:
a ( ) Surgiu pela ausência de um poder constituído(poder oficial)
b ( ) Foi uma forma de poder político exercido pelos fazendeiros, a qual cabia - lhe
determinar todas as ordens
c ( ) Surgiu pela ausência de um braço da Coroa que fiscalizasse e disciplinasse a
sociedade piauiense
d ( ) Era uma forma de organização social de elite, originaria pela concessão de sesmaria
e ( ) Nenhuma alternativa é incorreta
2) Com relação ao inicio da sociedade piauiense, analise as alternativas e dê como
resposta a alternativa dos itens corretos .
I- Iniciou-se com a criação da freguesia de Nossa Senhora da Vitória, pois era desejo da
Coroa organizar a sociedade desta região de acordo com o modelo social projetado por
Portugal para as terras do Brasil
II- A organização social da população piauiense deu-se através da formação da família
conjugal
III- Iniciou-se principalmente por meio da criação de aldeamentos de índios e pela fundação
de Missões jesuítas para difusão da fé católica
a ( ) Somente a I está correta
b ( ) Somente a II está correta
c ( ) Somente a III está correta
d ( ) Somente a I e II estão corretas
e ( ) Somente II e III estão corretas
3) Constituiu fatores que contribuíram para a formação da elite colonial piauiense:
a ( ) A pecuária como elemento econômico colonizador do Piauí
b ( ) O trabalho de evangelização e difusão da fé católica pelos jesuítas
c ( ) A posse de grandes extensões de terras, casamento consangüíneos e obtenção do
poder político
d ( ) O mandonismo, a pecuária e casamento consangüíneos
e ( ) N.D.A
4) Como modelo dominante de ocupação no Piauí, pode destacar:
a ( ) As missões jesuíticas
b ( ) As fazendas de gado
c ( ) A criação de freguesias
d ( ) O surgimento de vilas
e ( ) A criação da Capitania do Piauí
5) Marque V para verdadeiro e F para falso, conforme as proposições a seguir.
( ) A crise do açúcar brasileiro, devido a concorrência do açúcar antilhano contribuiu para o
desenvolvimento da pecuária e consequentemente para o aumento do numero de fazendas
no Piauí
( ) O tipo de administração que prevaleceu nas fazendas de gado no Piauí colonial, foi a do
proprietário absenteista
( ) Os escravos piauienses eram provenientes principalmente de origem indígena

roceiro(agricultura de subsistência). latifundiários e comerciantes II . como de outras regiões do interior nordestino. roceiros imigrantes europeus 7) O inicio da ocupação do atual Estado do Piauí. enfermeiro. assinale aquela que contenha apenas os que são mais representativos da estrutura da sociedade piauiense colonial a ( ) sesmeiros. posseiros. dentre os quais. V.O escravo foi empregado nas mais diversas atividades: vaqueiro – auxiliar. esse movimento atingiu o território piauiense.iniciado no Ceará. etc. feitor. coureiro. escravos e vaqueiros b ( ) vaqueiros. Essa atividade foi: a ( ) A extração mineral b ( ) A pecuária c ( ) A exploração açucareira d ( ) a exploração do cacau e ( ) a produção da borracha 8) A pecuária colonial piauiense utilizou o trabalhador escravo em suas fazendas. arrendatários. F. devido o medo da elite latifundiária de perder os seus privilégios e o poder local . pequena classe media urbana c ( ) padres.a incompatibilidade entre pecuária e escravidão foi defendida por alguns historiadores devido a natureza extensiva dessa atividade e que empregava poucos trabalhadores livres III. Analise as proposições sobre o referido tema e assinale a alternativa correta I. soldados. a( b( c( d( e( ) Todas as proposições são verdadeiras ) Somente as proposições I.No Piauí as famílias de escravos eram duradoras e as mesmas tinham a promessa de alforria com a morte de um dos conjugue IV.a maioria dos escravos empregados nas fazendas nacionais eram africanos II. II e IV estão corretas ) Somente as proposições I e IV estão corretas ) somente as proposições III e IV estão corretas ) Todas as proposições são falsas 9) Quais foram as causas do absenteísmo nas fazendas de gado no Piauí colonial? 1-d 2-d 3-c 4-b 5-V.V TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS 1) Analise as afirmações a seguir e dê como resposta a seqüência dos itens corretos I.( ) As fugas de escravos no Piauí se tornaram intensas na época da Balaiada. jagunços e vagabundos d ( ) escravos. está ligado a uma importante atividade econômica desenvolvida no Brasil colonial. devido o desenvolvimento desta revolta no estado 6)Entre os grupos sociais apontados nas alternativas abaixo.V 6-a 7-b 8-b História do Piauí .a Balaiada foi um movimento que teve grande participação da elite oligárquica. burocracia militar. vaqueiros.

apresentava uma economia baseada na pecuária extensiva. Parnaíba e Corrente b ( ) Parnaíba. contribuiu para a eclosão da Balaiada no Piauí IV. Paulistana. o movimento atingiu vários municípios dos quais podemos identificá-los como sendo os de: a ( ) Campo Maior. II e III d ( ) somente a III e IV e ( ) somente a II 2) Sabemos que nada acontece fruto do acaso. o movimento denominado Balaiada(1838-1841)conduziu um amplo setor de marginalizados. Oeiras.o recrutamento militar forçado. o seu poder e influencia diante as cortes. Marvão. Piracuruca. Nesse sentido quais eram os principais objetivos da Balaiada no Piauí? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________ 3) No Maranhão e Piauí. o que dificultava o contato entre a capital e o restante da província d ( ) no contexto socioeconômico. Parnaguá. Parnaíba. Estanho.III. Curimatá e Estanho 4) Com relação o contexto socioeconômico de Oeiras durante os séculos XVIII e XIX que podem ter influenciado o aparecimento de propostas de transferência da Capital é INCORRETO afirmar: a ( ) no contexto social apresentava uma oligarquia arcaica e sem nenhum sentido progressista b ( ) no contexto econômico. Uruçuí e Barras e ( ) Amarante. vaqueiros e artesão a uma intensa luta contra o autoritarismo do regime. e pela ausência de um comercio desenvolvido e de atividades industriais c ( ) a economia foi afetada pela localização geográfica de Oeiras e pela deficiência das estradas terrestres. com a política do Barão da Parnaíba e a Lei dos Prefeitos ( ) as propostas de Transferência da Capital foi rejeitada pelas famílias ricas de Oeiras que não queriam perder todos as vantagens que possuíam enquanto habitantes privilegiados da capital . Em 1839 os principais municípios do Maranhão estavam ocupados pelos participantes da Balaiada. a oligarquia interessada em aumentar o seu prestigio. Parnaíba. Jaicós e Jerumenha c ( ) Campo Maior. Barras. foi outro fator que levou a eclosão da Balaiada no Piauí a ( ) somente a I e II b ( ) somente a II e III c ( ) somente a I. Parnaguá.a situação de miséria da maioria da população explorada pelos grandes latifundiários. Uruçuí e Curimatá d ( ) Picos. escravos. No Piauí. dava direito aos presidentes das províncias de nomearem os prefeitos para os municípios ( ) no Piauí a Balaiada contou com o apoio de pessoas abastadas e da população pobre insatisfeita. apoiou Conselheiro Saraiva em seu projeto de Transferência da sede do governo para a Vila Nova do Poti 5) Julgue as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas ( ) a Lei dos Prefeitos. Floriano.

O texto retrata algumas características do governo de : a ( ) Manoel de Sousa Martins b ( ) D. II­ As primeiras noticias dos vestígios arqueológicos no Piauí surgiram em 1963. João de Amorim Pereira c ( ) Conselheiro Saraiva d ( ) Clodoaldo Freitas e ( ) Gregório Taumaturgo de Oliveira 8) Escreva um pequeno texto com base no que você entendeu sobre as razoes que levaram a Transferência da Capital de Oeiras 1GABARITO 1.( ) Conselheiro Saraiva foi o primeiro presidente da Capitania a enviar um oficio ao governo da metrópole sugerindo a transferência da capital do Piauí para as margens do rio Parnaíba 6) Como local escolhido por Conselheiro Saraiva para a instalação da nova sede do governo. pois junto a eles também foram encontrados restos de ossos humanos A ordem dos itens corretos é: a (  ) II e III                                            d (  ) somente a I b (  ) I e II                                              e (  ) somente a II c (  ) I e II 2) A pintura que aparece abaixo.B Atividade de História do Piauí .1º ano do Ensino Médio.D 5. V. quando o Prefeito de São Raimundo Nonato procurou o Museu Paulista para mostrar fotografias de pinturas rupestres de sua região. integram nosso patrimônio cultural e representam o registro de cenas vividas. 7. pelo homem que habitava o que hoje é o território brasileiro. podemos apontar: a ( ) a cidade de Parnaíba b ( ) a Vila Nova do Poti c ( ) São Gonçalo(atual Regeneração) d ( ) a cidade de Campo Maior e ( ) a cidade de Picos ¨7) Seu governo caracterizou-se pelo clientelismo. pinturas rupestres. pedras lascadas e também  restos de fogueiras com aproximadamente 60 mil anos.C 4. há muitos séculos.D 3. V. F 6.A .V.II 1) Analise as proposições: I­No Piauí  foram  encontradas. III­   A   comunidade   científica   internacional   considera   os   vestígios   encontrados em   São Raimundo Nonato como legítimo. pela cobrança indiscriminada de impostos e pelo uso da força como forma de repressão. existente no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí).

 podemos afirmar que: a (  ) É de origem portuguesa b (  ) É de origem espanhola c (  ) É de origem indígena d (  ) É de origem francesa e (  ) É de origem européia 7) Em relação a domingos Afonso Mafrense NÃO  é correto dizer . eram em sua maioria ligados : a (  ) Ao governador Duarte Coelho b (  ) a Casa da Torre de Garcia d’Ávila c (  ) Aos padres jesuítas do colégio da Bahia d (  ) A donatários do Recôncavo cansados das secas do agreste e (  ) A mineradores de Salvador 6) Sobre a origem do nome Piauí. era realizada: a (  ) No solo arenoso do litoral b (  ) No interior das cavernas.Esse tipo de manifestação. a (  ) Foi o principal personagem da colonização do Piauí b (  ) Recebeu o título de Príncipe dos Pastores do Piauí . o primeiro navegante que entrou em contato como Piauí foi: a (  ) Nicolau de Rezende b (  ) Padre Antonio Vieira c (  ) André Vidal de Negreiros d (  ) Martim Soares Moreno e (  ) Francisco Pinto 5) Os primeiros criadores de gado que vieram da Bahia para o Piauí ainda no século XVII. A. D. desenhadas na rocha c (  ) Por todo o caminho percorrido pelo homem d (  ) somente nas áreas externas aos locais habitados e (  ) H. chamada de pintura rupestre. as noticias que temos de outros habitantes das nossas terras foram: a (  ) Os bandeirantes b (  ) Os alemães c (  ) Os índios d (  ) Os portugueses e (  ) Os franceses 4) Após o descobrimento do Brasil. 3­ Depois dessas primeiras comunidades pré ­ históricas.

 que a mesma não encontra sustentação em recentes descobertas realizadas em outras partes da América e (  ) As pesqueiras arqueológicas no Piauí não conseguiram localizar nenhum vestígio humano anterior ao período datado pela teoria tradicional sobre a chegada do homem na América. Os Cupinharós. O texto acima enumera (A) nomes de formigas. no Alto Parnaíba. nas cabeceiras do rio Piauí.c (  ) Era sócio de Francisco Dias d’ Ávila. no Canindé. Corerás. (B) espécies de peixes existentes nos rios piauienses. revela a presença do Homo Erectus neste continente a pelos menos 50 000 anos. Os Aruazes. marque V para verdadeiro e F para falso (  ) Se deu pela concessão de sesmaria. na Serra da Ibiapaba. Cupecheres e Aranhezes. do qual fundou sua primeira fazenda de gado. atualmente em extinção. (C) tribos indígenas que habitavam o Piauí antes dos desbravadores. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ______________________                   Boa Sorte GABARITO: 1­ b 3­c 5­b 2­b 4­a 6­c 7­e 8­V.. existentes em todo o solo do Piauí.F. Os Aitatus.V QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA DO PIAUÍ 01 Os Tremembés.  c (  ) Pesquisas realizadas em São Raimundo Nonato põem em dúvida a teoria tradicional sobre a chegada do homo sapiens na América ao constatar vestígios da presença humana com uma datação equivalente a 50 000 anos atrás d (  ) Uma das dificuldades de afirmação da teoria da antropóloga Niède Guidon sobre a chegada do homem sapiens a América. no rio Sambito. processo que caracterizou o período colonial brasileiro (  ) O território piauiense foi ocupado do interior para o litoral (  ) A primeira sesmaria no Piauí foi concedida a Domingos Jorge Velho  (  ) Os critério para a doação de terras eram o prestígio social e o poder político dos fazendeiros 9) Sobre a chegada do homem pré­ histórico na América. Copequacas. exímios nadadores e valentes. segundo as recentes pesquisas realizadas em território piauiense b (  ) Pesquisas realizadas na Toca do Boqueirão sudeste do Piauí. 10) Fale um pouco sobre a origem do nome Piauí . 9­c .V. Continua aceita a teoria que situa esse evento por volta de 35 000 anos atrás . outras não.. chamada Casa da Torre 8) Sobre a ocupação das terras do Piauí. Carapotangas. Aroquanguiras. onde juntos fundaram inúmeras fazendas de gado pelo Sul do território piauiense d (  ) Era também conhecido como Domingos Afonso Sertão e (  ) Recebeu a primeira sesmaria no Piauí. por volta de 12 000 anos atrás. Anassus e Alongazes. Os Gueguês. Araiés e Acumês. havia ainda os Aroaquizes. tendo este chegado aqui. pode –se afirmar a (  ) A América foi o único continente a ser habitado pelo homem pré – histórico. na região central do Estado. umas carnívoras.

estruturada na grande propriedade. A organização fundiária no Brasil. no caso. não comportava o trabalho escravo. antiga capital do Piauí. as condições de vida de grande parte da população brasileira eram difíceis.536 km². (E) espécies de abelhas que produzem o mel e seus subprodutos que destacam o Piauí como grande produtor e exportador para a Europa e os Estados Unidos. inviabilizando a entrada de escravos ori undos dotráfico de africanos. dividiu espaço com o trabalho livre. O governo procurava exercer forte controle sobre o povo. E) não prosperou. 02. D) Subvenções. nas fazendas de gado piauienses. é um legado colonial instituído pelo sistema de: A) Sesmarias. podemos destacar a Balaiada.(D) nomes de indígenas que viviam às margens dos rios do Maranhão. a Cabrobó. Sobre ela . 03-Oeiras. E) Donatarias 04. B) Capitanias Hereditárias. D) do indígena e do africano. de grandes dimensões territoriais. entre os séculos XVII e XIX: A) foi quase inexistente em razão do desenvolvimento da atividade pecuarista. Dentre aquelas revoltas.719. C) foi enfraquecido graças à proteção oferecida aos nativos pelas ordens religiosas. baseada no extrativismo e napecuária. B) utilizou o trabalho compulsório do indígena. tem uma área aproximada de 2. e houve revoltas em algumas Províncias do Império. Como tantas outras cidades brasileiras ela teve origem em uma fazenda. C) Colonato. pois a organização da economia piauiense.O escravismo na sociedade piauiense. Na primeira metade do século XIX.

pode-se afirmar que: I. Entre os itens anteriores. por determinação da Coroa Portuguesa. C) III e IV. D) apresentou como principais palcos de confronto as Províncias do Piauí e do Maranhão. dividiu. desde o período colonial. o posto de principais atividades geradoras de renda na economia piauiense. 05. E) Nenhum dos itens. a exploração da borracha de maniçoba é uma atividade econômica. C) pôs em confronto as famílias de fazendeiros do Piauí e “homens pobres e livres” e escravos do Maranhão.podemos afirmar que: A) teve como epicentro a cidade de Oeiras. B) II. E) propunha a união dos pobres – livres e/ou escravos – do Piauí e do Maranhão. quando os primeiros povoadores coloniais criaram fazendas próximas ao Rio dos índios Canindé. IV. B) ocorreu em espaços exclusivos da Província do Maranhão. III. II. as aglomerações urbanas deveriam ter três setores. . D) I. Pelo planejamento. deveriam seguir um plano urbanístico. a organização político-administrativa do Piauí teve início em meados do século XVIII e deve ser entendida dentro de um esforço do Estado português para garantir o domínio da metrópole sobre o vasto território colonial. com a pecuária extensiva e com a agricultura de subsistência. a conquista do espaço geográfico da capitania do Piauí teve início ainda em meados do século XVIII. por uma sociedade justa e igualitária. que. Sobre a capitania do Piauí. então a capital do Piauí. podem-se considerar como corretos: A) I. II e IV. a cidade de Oeiras e as demais vilas criadas na Capitania do Piauí. o administrativo. o residencial e os subúrbios. IV.