You are on page 1of 9

1ª Questão: Quando um computador é ligado, ele executa o código de boot que se encontra armazenado na

(no):
a)
b)
c)
d)

ROM
RAM
HD
Memória cash

2ª Questão: O nome do caminho do Kernel usualmente é:
a)
b)
c)
d)

/kernel ou /boot/kernel;
/conf ou /boot/conf;
/etc ou /boot/etc;
/vmlinuz ou /boot/vmlinuz.

3ª Questão: Cabe ao _____ contido no _____ realizar os testes de hardware, verificação da quantidade de
memória principal inclusive. Assinale a opção que completa as lacunas, respectivamente, de forma correta:
a
b
c
d

GET – KERNEL
POST – BIOS
MBR – SHELL
GETTY – MBR

4ª Questão: Segmento de 512 bytes alocado no Hard Disk que contém um programa que diz ao computador em
qual partição de disco ele deve carregar o “boot loader”:
a
b
c
d

Cluster
BIOS
POST
MBR

5ª Questão: São tarefas executadas nos scripts de inicialização:
a
b
c
d

Habilitar o Shell em modo monousuário.
Desabilitar as interfaces de redes.
Eliminar arquivos antigos do diretório /tmp.
Detectar problemas de malwares instalados no HD.

6ª Questão: São níveis de execução do processo “init” reservados para modo multiusuário:
a
b
c
d

0 até 1;
2 até 5;
5 até 6;
0 e 6.

7ª Questão: O arquivo _____ informa o init sobre o que fazer em cada um desses níveis de execução do boot
strapping. Assinale a opção que completa a lacuna de forma correta:
a
b
c
d

/etc/inittab
/etc/conf
/conf/etc
/conf/passwd

8ª Questão: Comando de ampla utilização para uma conta de usuário ser executada no modo superusuário,
sem limitações a uma única tarefa:
a
b
c
d

sudo
su
chown
chmod

9ª Questão: Número de identificação do usuário que exerce poder sobre um processo:
a
b
c
d

UID
GID
EUID
EGID

5 renice –n + 5 11ª Questão: Existem vários sistemas de arquivos que podem ser suportados pelo Linux.5 nice –n + 5 renice –n . diminui em cinco graus a gentileza de um processo: a b c d nice –n . 12ª Questão: Característica que permite a um sistema de arquivos se recuperar e aos seus dados armazenados em caso de erro: a) b) c) d) e) Memória virtual. Reiser FS. umask. NFS. o comando que deverá ser utilizado será: a) b) c) d) e) adduser -ingroup infowester wester -uid 27182 adduser -gid 27182 -ingroup infowester wester adduser -gid 27182 infowester wester adduser infowester wester -uid 27182 adduser -gid 27182 -addgroup infowester wester 18ª Questão: Ferramentas utilizadas para gerenciamento de pacotes utilizando o Sistema de Pacotes do Sistema Linux Debian: . quando executado. Journaling. su.10ª Questão: Comando que. Paginação. 14ª Questão: Caractere que indica quando um comando é executado em modo superusuário: a) $ (cifrão) b) # (tralha) c) * (asterisco) d) ? (interrogação) e) % (porcentagem) 15ª Questão: Indica a permissão de um arquivo de conceder as permissões de leitura. 17ª Questão: Para que se possa criar um usuário de nome wester com UID 27182 e inserido no grupo infowester (já existente). e somente leitura e execução para os demais grupos: a) b) c) d) e) –rwxrw-rwx frw-rwxrwx frwxrw-rwx –rwxrwxxr— frwxrwxrw- 16ª Questão: Comando utilizado como uma “máscara” para ajustar a permissão de arquivos e diretórios: a) b) c) d) e) umount. Assinale a opção abaixo que não diz respeito a um desses sistemas: a) b) c) d) e) NTFS. du. escrita e execução para o dono e o grupo do dono do arquivo. Ext4. 13ª Questão: Sistema de arquivos que trabalha como “área de troca” de dados e altamente recomendável como forma de otimizar o desempenho do seu computador com sistema Linux: a) b) c) d) e) Ext3. Limpeza. Swap. sudo. XFS. Reiser FS. JFS. Desfragmentação. XFS.

Analise as seguintes afirmações relativas a características de software livres e assinale a opção correta: a) b) c) d) Uma das desvantagens do Linux em relação ao Windows Vista é que ele não pode rodar em computadores com arquitetura 64 bits. A distribuição de Linux portuguesa é a LinuxBR. Slackware Linux.a) b) c) d) e) apt-get e dkpg. No Terminal de comandos Linux. também. 20. Os softwares gratuitos podem originar softwares livres e vice-versa. MBR e /dev. 25. A principal diferença entre o Kernel e o Shell do sistema Linux é: a) b) c) d) O Shell concentra os comandos que o usuário executa e o Kernel é um canal de comunicação entre o usuário e o kernel. Tal comando irá: a) b) c) d) Desligar o computador. Qual é o diretório responsável pelo armazenamento de arquivos para instalação de programas não oficiais da distribuição? a) b) c) d) /bin /opt /dev /tmp . Os softwares oriundos dos softwares livres poderão ser comercializados pelos seus usuários desenvolvedores. Ponto-mestre. 19. su e sudo. 23. O kernel pode ser modificado por um usuário comum. mount e umask. de: a) b) c) d) Ponto de montage. 21. destacam-se Kurumin e Ubuntu. localização de aplicações e suporte a modems e outros dispositivos. A licença que regulamenta os softwares livres estabelece. entre outras diretrizes. Debian Linux. enquanto o Kernel. O diretório / (barra) é denominado. Ponto de rodagem. que: a) b) c) d) Os softwares oriundos dos softwares livres não podem ser considerados livres também. Colocar o computador em modo de espera. O kernel é o núcleo do sistema operacional e serve como concentrador dos comandos principais e o Shell é o interpretador de comandos digitados pelo usuário cuja sua interface gráfica com o usuário pode se dar através dos comandos digitados no Terminal. O Shell não é obrigatório em todas as versões existentes de Linux. que também o mais moderno. mesmo sem profundos conhecimentos de Informática. É um projeto de software livre que inclui um ambiente gráfico de desktop e uma plataforma de desenvolvimento. Reniciar o computador. KDE. LILO e GRUB. ao digitar-se shutdown -h now. funciona também no Mac OS X utilizando o seu servidor X11 e no Windows. O projeto é sediado na cidade de Tübingen. Alemanha. Ponto de modelagem. 24. O padrão mais utilizado para estrutura de diretórios no Linux é FHS (File Hierarchy System). estando preparada para as especificações do país como teclado. e o Shell não pode. 22. Estamos falando sobre: a) b) c) d) GNOME. Dentre as distribuições consideradas mais difíceis de gerir (por preferirem assegurar a estabilidade tecnológica em detrimento da interface de utilizador). Encerrar somente o Terminal de comandos e manter o computador ligado. Voltado originalmente para plataformas tipo Unix. Os softwares oriundos dos softwares livres serão considerados livres também. sim.

A cópia do arquivo “arquivo. O diretório /home/progressao está ativado. Criou-se o arquivo curso dentro do diretório /home/aluno. o resultado será: a) b) c) d) A impressão do arquivo de nome “arquivo. 32. ao seu final? a) b) c) d) Criou-se o arquivo aluno dentro do diretório /home. O usuário está rodando o terminal com o perfil de usuário chamado de progressao que não é o superusuário do sistema. Qual o diretório que deve ter em seu conteúdo os arquivos utilizados pelo boot loader? a) b) c) d) /home /bin /tmp /lib 27. O usuário está rodando o terminal com o diretório /home/progressao ativado e no perfil de usuário chamado de progressao que não é o superusuário do sistema. que é o superusuário do sistema. escrita e execução para o dono do arquivo: a) b) c) d) –rwxrw-rw–rw-rw-rwx drwxrw-rwdrw-rw-rwx . A renomeação do arquivo “arquivo.txt > /dev/lp0 no Terminal do Linux e teclar ENTER. em Linux. A exibição do texto contido no “arquivo. um usuário digitou: cd /home/aluno | mkdir curso Qual foi o resultado.txt” para a pasta lp0.txt”. O comando que o usuário pode digitar no Terminal de Comandos para mostrar o conteúdo de um arquivo texto chama-se: a) b) c) d) dir diff cal cat 29.txt”. deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro. e quem está rodando o terminal é um usuário chamado root. e leitura. estão definidos como somente leitura e escrita para o grupo do dono do arquivo e também para os outros usuários que não fazem parte deste grupo. na verdade.26. Tal comando serve para localizar informações. No Terminal de Comandos do Linux. Sobre qual comando estamos falando? a) b) c) d) free finger file find 30. Ao digitar o comando cat /home/arquivo.txt”. 31. apareceu no prompt a seguinte descrição: root@progressao :/home/progressao # Isso significa que: a) b) c) d) O usuário está rodando o terminal com o diretório /home/progressao ativado e no perfil de usuário chamado de progressao que. é o nome do perfil do superusuário do sistema. No sistema operacional Linux. 28. Marque a opção onde os atributos de um diretório. em seu terminal de comandos. Criou-se o diretório curso dentro do diretório /home/aluno. Criou-se o diretório /home/aluno dentro do diretório curso. Para isso.

b) Estender a máquina e gerenciar recursos.odt /etc /home/aluno 34. Com relação ao sistema Linux. b) Windows e Internet Explorer. portanto deve funcionar em conjunto com o sistema Microsoft Windows. em Linux. A parte do sistema operacional responsável por selecionar a qual dos processos da Fila de Prontos deve ser alocada a CPU é o? a) Escalonador b) Interpretador c) Montador . o sistema Linux tem sido cada vez mais adotado tanto para uso pessoal quanto para uso corporativo. b) O acesso às funções do sistema Linux é feito somente através de linhas de comandos. para mover um arquivo no Terminal é: a) b) c) d) mkdir mcedit mv mpasswd 35. Qual é a linha completa de comando do sistema operacional Linux que permite copiar o arquivo aluno.odt /etc cp aluno. d) Enviar e receber e-mail. São funções primárias não relacionadas realizadas por um Sistema Operacional: a) Editar textos e planilhas. Nos últimos anos. O diretório do Linux utilizado para armazenar os arquivos de reinicialização do sistema (contidos no seu núcleo) e o diretório do Linux utilizado para armazenar os arquivos de inicialização críticos e de configuração são. Para que tais informações possam ser facilmente encontradas pelo usuário.odt /home/aluno /etc cp /aluno/home/aluno. 40. b) diretórios podem conter qualquer tipo de arquivo. c) Imprimir documentos e digitalizar imagens. pastas e programas. São exemplos de softwares classificados como Sistema Operacional: a) Unix e Windows.odt /etc cp aluno. d) O Linux é um sistema utilitário para compactação de arquivos no formato ZIP. indique a alternativa CORRETA: a) O Linux é um sistema operacional. desde que suportado pelo sistema operacional.odt do diretório aluno contido no diretório home para o diretório /etc? a) b) c) d) cp /home/aluno/aluno. A esse respeito. c) O Linux oferece funcionalidades para gerenciamento e acesso a arquivos. respectivamente: a) b) c) d) /etc e /boot /root e /var /var e /root /boot e /etc 36. constata-se que: a) diretórios que serão acessados por todos os usuários do sistema operacional devem possuir a extensão ". Uma das funções básicas de um computador é processar e armazenar informações. c) imagens armazenadas em diretórios pessoais são acessadas automaticamente ao ligar o sistema operacional. 39.sys" em seus nomes. 37. os principais sistemas operacionais oferecem recursos para organização dos arquivos de dados. d) textos simples são armazenados apenas em diretórios pré-configurados na instalação do sistema operacional. d) Linux e Gimp 38. O comando utilizado.33. c) Windows e MS-Word.

Define uma senha para o usuário. O grupo do dono do arquivo possui as permissões de leitura e escrita sobre arquivo.d) Tradutor 41. O dono do arquivo possui somente as permissões de leitura e escrita sobre o arquivo. A licença internacionalmente reconhecida e que regulamenta os princípios dos softwares registrados como livres é: a) b) c) d) FHS. Um arquivo possui as seguintes permissões a seguir: -rw-r--r--. Armazenar os arquivos necessários para interação entre o usuário e o núcleo do sistema. por exemplo. Veja. o comando: a) b) c) d) chgrp manipula os privilégios de um arquivo / diretório. definindo-os e alternando-os. É importante saber interpretá-la. 46. Qual é a função do diretório /etc do Linux? a) b) c) d) Armazenar os arquivos de inicialização críticos do sistema. é correto afirmar-se que: a) b) c) d) O nome do usuário é progressão. Não existem arquivos com a extensão. aluno é um perfil de superusuário. FSF. kill destrói um processo. a indicação do prompt a seguir: [aluno@progressao /home/aluno]# Em tal representação do prompt. LSB. 48. Armazenar os arquivos necessários para interação entre o usuário e o núcleo do sistema. ls lista os usuários conectados ao computador pela rede. Qual é a função do comando rmpasswd? a) b) c) d) Remove a senha do usuário.EXE para programas executáveis. Armazenar os arquivos necessários para reinicialização do sistema. O nome do computador é aluno. Quando um terminal é acessado. 42. 43. 45. Armazenar os arquivos necessários de configuração do superusuário. Armazenar os arquivos binários de configuração do sistema. Considere as seguintes declarações sobre o sistema Linux. uma informação aparece no campo de inserção de comandos. GPL. shutdown -r +5 faz com que o sistema reinicie após cinco segundos. Qual é a função do diretório /boot do Linux? a) b) c) d) Armazenar os arquivos de inicialização críticos do sistema. O dono do arquivo possui somente permissão de leitura sobre o arquivo. No sistema operacional Linux. . Exibir o diretório que está ativo no prompt do Terminal de Comandos. assinale a alternativa que encontra-se incorreta abaixo: a) a) b) c) Ao digitar um comando no Terminal de Comandos. O diretório de trabalho atual é progressao. Os arquivos que iniciam com um ponto são considerados ocultos. . 44. Armazenar os arquivos necessários para reinicialização do sistema. 47. Os comandos que são executados com # (jogo da velha) no início da frase é uma indicação de que o Terminal de Comandos está no modo de superusuário. Assinale a afirmativa correta dentre as opções abaixo: a) b) c) d) Os demais grupos alheios ao grupo do dono do arquivo possuem todas as permissões possíveis sobre o arquivo. Exibir o nome de usuário que está em execução no Terminal de Comandos. os caracteres minúsculos e maiúsculos não são tratados de forma diferenciada.

hda5. A estrutura de diretórios do Linux para armazenar os arquivos binários do sistema e os arquivos pessoais em diretórios caseiros do usuário comum. conectados por meio do caractere: a) . 56. lilo system. Quando toda a memória RAM física é utilizada. Num computador sob Linux. ( ponto e vírgula). permitindo que se inicialize o computador a partir de uma partição que não seja a primeira do disco. ideal e respectivamente. 52. hdb e hdd. 53. pode-se escrever os comandos requeridos numa só linha.49. somente. é denominada: a) b) c) d) dual boot. utilizar os diretórios: a) b) c) d) /bin e /home. hdd7. raiz ( / ) e /home. hdc6. necessita criar uma memória virtual: a) b) c) d) em qualquer partição existente. /boot e /usr. na partição de boot. kernel. em uma nova partição formatada. hdf. hde1. Estamos falando sobre o: a) b) c) d) FHS GRUB LILO MBR 50. num mesmo computador. o sistema operacional Linux. hde2. lilo boot. shell. aplicativo. para continuar funcionando. Trata-se de um programa que permite o uso de dois ou mais sistemas operacionais no mesmo computador. hde. A ferramenta possui uma série de instruções para gerenciar o setor de boot (inicialização) do HD. A instalação do sistema Linux juntamente com o sistema Windows. hdg e hdh em diante. hdb8 e outras com números acima de 5 55. para executar várias tarefas encadeadas sem a intervenção do operador. . /etc e /usr. na partição de swap. hde3 e hde4 em diante. dual system. São partições de disco reconhecidas pelo Linux como estendidas aquelas identificadas por: a) b) c) d) hda. 54. O componente operacional do Linux que interpreta os comandos digitados por um usuário e os encaminha para execução denomina-se: a) b) c) d) núcleo. Qual é a sintaxe correta do comando capaz de criar uma nova conta de usuário em Linux incluindo-a em um grupo já existente? a) b) c) d) addgroup ingroup grupo usuário addgroup ingroup usuário grupo addgroup –ingroup grupo usuário addgroup –ingroup usuário grupo 51.

é o: a) b) c) d) conf xterm spell ping 58. Um arquivo oculto. ls ~ (til). conterá. é identificado por a) b) c) d) um ponto ( . uma extensão . (2 pontos). o comando. No ambiente Linux. conterá diretórios e subdiretórios indicados pelas barras invertidas. 60. de email.occ. 57.hid. / ( barra). disquetes. são identificados no GNU/Linux por arquivos referentes a estes dispositivos no diretório a) b) c) d) /tmp. Pode ser instalado em um sistema já formatado com WIN FAT32. ls – (hífen). entre outros.. preparando a máquina para ser reinicializada ou desligada. é uma operação que deve ser executada. Numa máquina Linux. ) no início do nome. (Técnico . (Técnico – TRE CE – 2002) O diretório raiz do sistema operacional Linux a) b) c) d) apresentará o CD-ROM como unidade D:. /dev. no GNU/Linux. \ ( barra invertida). uma extensão . 63. além dos diretórios. /root. /lib. de maneira mais abrangente e segura. 62. as portas de impressora. para verificar se a rede foi configurada corretamente. tela. seguido pelo endereço IP. Utiliza um sistema de arquivos próprio. Utiliza o sistema de arquivos FAT32. por meio do comando: a) b) c) d) shutdown reboot reset kill 59. 64. Uma das afirmativas NÃO diz respeito ao sistema operacional Linux: a) b) c) d) É derivado do Unix.b) c) d) | (pipe). as unidades de discos rígidos e CDROM etc. o aplicativo Apache é um servidor: a) b) c) d) web. .Programação– TRE MG) Os discos rígidos. que não aparece nas listagens normais de diretórios. Em diretório Linux /usr/local. Encerrar todas as atividades do Linux. ls . modernizado e adaptado para microcomputadores. de aplicação. 61. um hífem ( . porta de impressora e modem. desejando-se listar os arquivos do diretório /usr é correto utilizar o comando a) b) c) d) ls _ (underline).) no início do nome. não é manipulável pelo usuário. de arquivos.

Armazenar os arquivos necessários para reinicialização do sistema e gerenciadores do boot loader. assinale a afirmação correta: a) b) c) d) A letra “a” da representação de uma partição em Linux. ao invés da tecnologia de conexão IDE. etc. o sistema de arquivos em Linux os reconhecerá como hda1. . e como leitura. igualmente IDE. tal como hda1. hda2 e hda4. escrita e execução para os demais grupos de usuários. Caso um disco rígido seja particionado em quatro partições secundárias. hda5 e hda6. e como somente leitura para os demais grupos de usuários. por exemplo. é para informar ao usuário que o disco rígido conectado à placa-mãe do computador é de tecnologia de conexão SATA. VFAT. Sobre as partições de disco rígido criadas para o sistema operacional Linux. hda1. Armazenar os arquivos necessários para interação entre o usuário e o núcleo do sistema. hda1. Um determinado diretório em Linux está definido como leitura..65. hda2 e hda5.r w x –rwxr--r-–r--rwxr-–r--rwxrwx 66. Se eu tenho um único HD com 2 partições primárias IDE e uma partição estendida. Qual é a representação certa de suas permissões? a) b) c) d) . hda3 e hda4.r w x r w x drwxrwxr-drwxr-. 68. hda2. 69. hda2 e hda3.r. hda2.. o sistema de arquivos em Linux os reconhecerá como hda1. Qual é a função do diretório /root do Linux? a) b) c) d) Armazenar os arquivos de inicialização críticos do sistema. hda1. 70. Ext2. Ext3. Qual das opções abaixo não explicita um padrão de sistema de arquivos passível de ser utilizado em Linux? a) b) c) d) NTFS. como essas partições são representadas no diretório /dev do Linux? a) b) c) d) hda1. Qual é a representação certa de suas permissões? a) b) c) d) d r. escrita e execução para o dono e grupo do dono do arquivo. hda6 hda7. Armazenar os arquivos necessários de configuração do superusuário.) se as partições hda2 e hda3 não existirem. Um determinado arquivo em Linux está definido como somente leitura para o dono e grupo do dono do arquivo. hda3 e hda4.r . As partições estendidas só recebem números de 5 em diante (hda5.rwx dr--rwxr-- 67. Caso um disco rígido seja particionado em quatro partições primárias..