OFICINA DE REDAÇÃO – REVISÃO GERAL DO TEXTO DISSERTATIVO

Regras básicas para uma boa redação:
1-Use sempre letra legível! O examinador não fará esforços para entender sua letra.
2-Tenha cuidados com a sua folha. Mantenha-a limpa e não a amasse.
3-Faça a marcação de parágrafos de forma bem nítida.Use dois ou três centímetros para sua
margem.Procure mantê-los alinhados.
4-Faça a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas de forma bastante clara.
5-Jamais exceda o número de linhas pedidas como limite.
6-Nunca ultrapasse as margens (direita e esquerda).
7-Evite rasuras e borrões. Se errar, com um traço apenas, anule seu erro e reescreva.
8-Evite excesso de advérbios e adjetivos.
9-Cuidado com redundâncias do tipo “Há muitos anos atrás” , “monopólio absoluto”. Use “Há
muitos anos” , “monopólio”.
10-Evite o excesso de “que”.
11-Não use gírias , clichês ou frases feitas.
12- Evite períodos muito longos. Quanto mais longo o período, maior a possibilidade de erros de
pontuação, concordância etc.
13-Em citações, use aspas.
14- Cuidado com o uso de “através de”. “Através de” significa “por dentro de”. Use “com” ou
“por meio de”.
15-Evite posições muito radicais.
16-Evite o uso de “mesmo”. Veja o exemplo : “As testemunhas chegavam e podíamos perceber
que as mesmas estavam muito tensas”. Por que usar “as mesmas”? Escreva somente : “As
testemunhas chegavam e podíamos perceber que estavam tensas”. Outro exemplo: “Encontrei o
defensor ontem e falei com o mesmo sobre as provas .”Escreva :”Encontrei o defensor ontem e
falei-lhe sobre as provas”.
17-Pense no tema proposto pela banca e faça um esquema com a divisão de assuntos por
parágrafos.A divisão do texto é sempre a mesma : INTRODUÇÃO , DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO.
VEJAMOS , AGORA, UM EXEMPLO DE REDAÇÃO COM ESSE ESQUEMA:
Tema : COMO ENCARAR A QUESTÃO DO ERRO
1º§

O homem nunca pôde conhecer acertos sem lidar com seus erros.

E

2º§ O erro pressupõe a falta de conhecimento ou experiência. a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. esse abismo frio e exânime. obter sucesso . É o alinhamento preciso entre o que fazer e como fazer. saber lidar com eles. eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. (Redação de aluno) VEJAMOS OUTRO EXEMPLO! Aquilo por que vivi 1º§ Três paixões simples. 4º§ Como atingir o acerto? A experiência é fundamental e . governaram-me a vida : o anseio de amor . mas não muito. buscando sempre a superação e o sucesso. Busquei-o. constitui-se na exata coordenação entre informação e execução de qualquer atividade. como grandes vendavais. por sobre o profundo oceano de angústia . finalmente. não raro. porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que.Deriva-se de inúmeras causas. Eu queria compreender o coração dos homens.na maioria das vezes. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Ambicionava-o .é preciso. impeliram-me para aqui e acolá. sendo esses dois pontos indispensáveis e inseparáveis. 2º§ Busquei.Esse mesmo jovem . embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana. é alicerçada em erros anteriores. chegando às raias do desespero. ainda. instável. eu o consegui. poderá estar envolvido em situações semelhantes: seus momentos de fracasso estimularão sua criatividade e maior empenho. um jovem que presta seu primeiro concurso e fracassa pode. além dos limites do mundo. porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual nossa trêmula percepção observa.Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. Um pouco disto. será sempre preciso percorrer o túnel. a partir do erro. porque vi na união do amor. algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e. . que ensinarão os caminhos para que cada experiência ruim não mais ocorra. a deficiência de sintonia entre o que se propõe a fazer e os meios para a realização do ato. 3º§ Com paixão igual. que incluem tanto a falta de informação. o aparecimento dos erros nos atos humanos é inevitável. Porém . o amor. acima de tudo. busquei o conhecimento. aos poucos. nunca se conformando. foi isso que – afinal – encontrei. Tais paixões . mas irresistivelmente fortes. aliar seus conhecimentos à capacidade de enfrentar uma situação nova . Antes do alcance da luz. conscientizar-se de cada ato falho e tomá-los como desafio. como a inabilidade em lidar com elas. Assim.no mercado de trabalho. em curso . descobrir seus pontos falhos e. o que fatalmente levará a posteriores acertos fundamentais em seu trabalho. 3º§ Já acertar. primeiro . numa miniatura mística. 5º§ Assim .

convertem numa irrisão o que deveria ser a vida humana. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. conduzem para o alto. e também sofro.4º§ Amor e conhecimento. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. 3. Anseio por avaliar o mal. até ao ponto em são possíveis. É a parte onde se apresentam os argumentos. Uma declaração forte.erro judiciário 4. rumo ao céu. três ou até mais parágrafos.outros países . Uma das formas de fazer uma boa introdução é por meio de uma declaração. vítimas torturadas por opressores. 20 dez. Vejamos como fazer a divisão de parágrafos: 1.Pode ter dois. A estrutura recomendada é de 4 a 6 linhas ( aproximadamente 2 períodos). mas não posso.Introdução – é aquele que abre seu texto. 1995) 2. EUA 3. aquele em que você apresenta o tema a ser desenvolvido. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. capaz de surpreender o leitor. Isto é. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.Desenvolvimento – é a essência do texto. Como fazer uma esquematização de ideias antes de começar a escrever? Suponhamos que o tema fosse : A pena de morte : contra ou a favor ? a)contra – não resolve 1. pobreza e sofrimentos. Deve ser breve. e todo o mundo de solidão. velhos desvalidos a construir um fardo para seus filhos .Conclusão – é a parte em que se retoma o tema e a ele se dá um fecho.direito à vida 2. Crianças famintas.classes baixas c) ineficaz : solução – erradicação da pobreza . Poderíamos exemplificar: Tema – Liberação da maconha É um grave erro a liberação da maconha. ( Alberto Corazza.

“ Na época da sua construção .” “ O fato é que a Venezuela deve iniciar um complexo processo de negociação para definição dos termos dessa adesão.. deixando-o pesado e repetitivo. por simpatia ou vício . faça a leitura!Exemplo do benefício que essa leitura paralela pode trazer é a percepção de rimas e cacófatos indesejáveis. mediante encaminhamento do requerimento ao fisco estadual .escreva danado de. procure reconhecer os problemas dessa natureza.” “ A prática .Veja o pensamento que Thomas Jefferson nos deixou: “ O mais valioso de todos os talentos é o de nunca usar duas palavras ... / Fabricávamos bolsas de couro.Quanto mais longo o período . / O economista evidenciou a .” Por vezes usamos determinada palavra . inúmeras vezes em um mesmo texto ..A cada parágrafo escrito . nos moldes daqueles concedidos pela Fazenda Federal.COMO ESCREVER DE FORMA AGRADÁVEL Algumas dicas são valiosas para escrevermos bem e de forma agradável aos nossos leitores – ainda que esses sejam examinadores pouco complacentes e com humor duvidoso./ O economista ressaltou a necessidade .: Tem muitos jogos que deveriam ocorrer nos estádios menores.” .Leia a opinião de Mark Twain acerca disso: “ Toda vez que quiser escrever a palavra `muito. pontuação etc. E seu texto vai ficar bom.Convém substituí-los por outros de valor mais definido. / O economista destacou a necessidade de políticos honestos. Observe que . ocorrer etc. quadro que foi enxugado em 50%. quando uma diz o que você quer.” Procure ler seu texto em voz alta para que seja mais fácil perceber as impropriedades que cometeu. Seu editor irá apagar todos os danado de. Muita atenção ao verbo TER ! Jamais o use em lugar de HAVER com sentido de existir . solicitando regime especial . Poder-se-ia tãosomente ter escrito “Muitos jogos deveriam acontecer em estádios menores. na verdade .. Lendo os períodos .. nessa frase não seria necessário sequer usar o verbo.” Evite períodos muito longos . Cuidado também ao usar determinados verbos. a usina de Itaipu tinha milhares de funcionários . Ex. Observe: Fazíamos bolsas de couro.Pode ser muito tarde para corrigir o que julgar ruim. está a merecer amparo legal . maior a probabilidade de cometer erros de concordância .. por suscetível a penalidade fiscal . Muitas vezes usamos verbos de pouco valor especificativo..Não deixe para lê-lo ao fim da escritura.. O economista pôs em destaque a necessidade de políticos honestos.

Observe as orações abaixo: 1- A secretária do presidente . estamos fadados a repetições constantes.” Um bom texto é . concisão . à regência . dedicaram meses de vida a treinamentos pesados. à ortografia . é simples e objetivo.. figuras de linguagem etc. ao uso do acento grave . Outro sério erro que deve ser evitado é a ambiguidade. Observe os períodos abaixo. julgue em certo ou errado o sentido proposto.( Todos os atletas foram premiados.(Apenas o diretor homenageado cumpriu o que prometera.) 2Os atletas . 1- Estas regras foram estipuladas para melhorar o desempenho da empresa e para a contenção de despesas supérfluas. Veja alguns períodos e procure reconhecer suas impropriedades.( Todos os professores participaram da reunião. 3Ficamos preocupados com o resultado dos jogos e quando o técnico afirmou que haveria demissões. Parta sempre do pressuposto de que o seu leitor não deve necessariamente dominar o assunto de que você tratará na redação.) 3O diretor que foi homenageado cumpriu o que prometera aos funcionários. . um conjunto de características : objetividade .Muitas vezes o uso impróprio de um pronome relativo pode causar duplo sentido na oração. 2A assistente do diretor . criatividade e correção gramatical. Muito cuidado com o uso de orações adjetivas. à pontuação e à coesão textual. a qual .. não devia escrever.São erros inadmissíveis : uso de gírias . 2Não nos foi possível contratar novo perito nem a realização de obras no estádio. Se nas orações acima se houvesse optado por relativos como o qual .Outro ponto de grande importância para quem escreve é a riqueza de vocabulário. que foram premiados . deveria enfrentar a antipatia dos demais.Por vezes a pontuação errada altera sensivelmente o sentido que se quer dar à frase. pelo menos três vezes. sem dúvida . Veja o pensamento de Hemingway: “Se um escritor precisa do dicionário a cada momento .) Muito cuidado também com a quebra de paralelismo.. que apresentou argumentos indiscutíveis . tal ambiguidade não aconteceria. Esteja atento à concordância . estrangeirismos desnecessários. à flexão verbal . que pediu dispensa por alguns dias . teve que se ausentar por motivos particulares.Pela pontuação feita . 3O projeto da prefeita . clareza .. Se não dispomos de alguma riqueza vocabular . que parece bastante razoável .. 1- Os professores que participaram da reunião julgaram impróprias aquelas questões. Já deveria tê-lo lido de cabo a rabo . .

A Introdução deve ser breve(use para ela o máximo de cinco linhas).Nunca deixe de mencionar o tema a ser desenvolvido na introdução. objetivo e sucinto. letra legível . Ao ler o tema proposto . atenção à margem .Seja claro . .Não esqueça que redação de concurso não é um texto livre em que você possa criar . Desenvolvimento e Conclusão.É nela que você vai apresentar o assunto a ser desenvolvido ao leitor.Divida seu texto em Introdução . pense acerca do que você conhece ou gostaria de desenvolver sobre ele e FAÇA UM ESQUEMA . direcionando seus argumentos.Escreva ao lado de cada parte palavras que representem pontos que deseja desenvolver.A conclusão deve ser igualmente breve.Limpeza .Você deve guardar espaço para desenvolver seu tema . obediência ao limite de linhas são fatores básicos para que o examinador tenha o prazer de ler seu texto.É nele (desenvolvimento)que virão os argumentos . pare alguns minutos (e isso não significa 30 min!).O esquema deve ser simples e objetivo . devanear livremente sem limites.

dSe infringir as normas de conduta .. b- Ressarcir os clientes lesados e não infligir aos demais juros extorsivos são atitudes lúcidas que poderão salvar a diretoria de graves processos.. será afastado do projeto.. foram julgados e levados a séria situação diante da diretoria... _ A .. coesão e coerência.. _ A ... não deu atenção ....... c- Ao admitir em rede nacional sua culpa pelo insucesso da campanha de saúde .. aflito e deprimido . conseqüentemente ..... a____________ me haveriam de levar aquela cidade tão sombria ? b____________ não se pronunciaram a tempo .... _ Fazem-se.. os críticos não entendiam... o governador reouve a confiança do povo. _ Não . _ Por.. _ O... _ A ... sem um ___________ cabível . 1Revendo semântica ..... _ Devido. proferiu a frente de todos.. e- Visto que não autorizara a compra dos equipamentos . não entendia ____________ fora denunciado injustamente. gA despeito de não saberem ____________ . fAquilo que sem um ____________ disse aqueles fregueses causou-lhe prejuízos e perda de clientela. d______________ deram aquela atriz novata o maior prêmio ... avaliando nosso desempenho em alguns conteúdos da língua. cAquele jogador . não se culpava ... ouviram calados aqueles absurdos que o gerente ..... agora .. _ A .. aO povo brasileiro colhe o ônus pela imprudência e ingenuidade nas urnas..... f- Não inserir no relatório mensal aquele episódio tão sério certamente traria problemas de difícil solução.... por que .. 2Use o acento grave quando necessário e complete adequadamente com : porque ... _ O fato de . porquê.... eAquele documento que assinou sem mesmo saber _________ ... _ Devido à .. _ Caso.. _ Por não se .. por quê ... pelas dívidas contraídas... _ Em ..... ..São eles conteúdos de grande relevância no uso padrão da língua.COESÃO E COERÊNCIA Começaremos exercitando e .. _ Para que.. _ Por..

faria o que o pai lhe pedia. aceitou a demissão ___________ já não se sentia bem no ambiente de trabalho. cPrecisa-se de babá para cuidar de criança de 17 a 25 anos. rA estrada _____________ passou era tão esburacada que teve o carro danificado. não sei. Não nos ____________ conveniente adquirir as passagens antes que obtivéssemos os vistos. uA que fomos favoráveis sem mesmo saber _______ . _______? mSeria muito interessante saber ___________ ele renunciara. oIa em direção aquele vilarejo ___________ lá certamente descobriria _____________ fora deserdado pela família. (aprazer) Sem que se _____________ . se dirigia para passar os últimos anos de sua vida. (omitir – nós) fUrge que ___________ de algum lazer ou não teremos o objetivo alcançado. 3a- Leia as orações e corrija as impropriedades que encontrar. dA ordem do ministro que veio de Brasília espantou todos os presentes. (ser) Quando lhes _____________ tais substituições . não desistiremos. k_______________ fez aquela gente tantas agressões . não deves viajar para região tão perigosa. avistei vários animais. ___________ infligiram as pessoas presentes tamanha punição? O caminho ___________ passou era deserto __________ não tinha mais residências ou empresas.(reaver) hSem que te ____________ com o seguro – viagem .( abdicar) gAinda que não ____________ todos os bens perdidos . s_____________ foi convidado pela dona da festa . Lúcia comprou o terreno onde vivera por muitos anos e . sentiu-se no direito de levar aquele evento dez pessoas de seu convívio. é preciso passar por cima de alguns valores. eram criticados e por vezes tinham sua fé e determinação testadas. não alcançarão os objetivos. não trocaremos boa alimentação por supérfluos. não deste atenção . atribuiu todos os problemas ____________ passava. 4a- Avaliando correlação entre os tempos e modos de conjugação verbal. (agredir) .hij- Aqueles menores passavam por privações _____________ não tinham necessidade de passar.(falir) kPosso tê-lo ofendido ainda que não o ______________ fisicamente. __________? wAs vicissitudes ___________ passou e as quais muito o ajudaram a crescer foram sérias. (abster) Para que não ____________ os erros cometidos à direção . tA proposta a qual fizemos alusão e a qual pareceu-nos vantajosa veio de um empresário do exterior. ySem perguntar ___________ . xRespirava com dificuldade __________ praticava exercícios inadequados a sua condição física. mostramos depois toda a nossa antipatia. eÉ necessário que lutemos para vencer todos os obstáculos e para a aquisição de conhecimentos indispensáveis. pEntregariam a cada uma das enfermeiras o novo horário dos plantões. bSubindo a serra . q______________ davam atenção as cada vez mais desassistidas crianças da rua . é necessário apresentarmos toda a documentação. nMesmo não entendendo ___________ . zAquele péssimo administrador . (precaver) iPara que _____________ o atestado . (ser) bcde- Após terem recebido o dinheiro que lhes _______ de direito . lGostariam de estar aquela hora do dia sob aquele sol escaldante. agora . fá-las-ão certamente. vAquilo que disse . puderam efetuar a compra. (requerer) jAinda que ______________ .

não ___________ como agimos quando tratamos clientes como seres menores.que não podem ser obtidos. (reconhecer ) n________________ com lucidez se te houvesse sido dada a oportunidade de optar .-__________________ .......que não se reduzem .-_________________ ......que não compreende.de que não se pode prescindir.que não se pode compreender... (agir ) o_________________ ..._______________ .....aquilo que não perece...._______________ ._________________ .__________________ ..aquilo que não se pode descrever.________________ ..___________________ .. (precaver) qMesmo que ___________ todo o prestígio perdido durante a recessão ...________________ .que não se superam.que não podem ser ditas._______________ ...._______________ 6abcdefghijklmnopq- Agora .-___________________ ...aquilo que não apodrece.nos sempre porque já sofremos as conseqüências de atos impensados..que não se pode prescrever..que não se pode entender..aquele que confessa algo. Óbice – DificultarChefeEspertoExpertoIgnoranteMisériaAlvoAbençoadoCalorLentidãoCansadoSeguidorHonestoBrigaDecididamenteDefender- .... ( reaver – agir ) 5abcdefghijklmnopqrstuvwx- Dê adjetivos que substituam as orações : . (mudar – estar ) mContratariam novos cirurgiões se _______________ a inoperância dos que lá atuavam.que não falha._______________ .._________________ ......_______________ ...________________ .._________________ ..... (precaver) pTu te _______________ com o seguro quando presenciaste o problema por que passou teu amigo.que se podem fazer....-_______________ ... -__________________ ......._______________ ..que não se podem executar.__________________ . teste seu vocabulário .....que não se pode perceber..aquele a quem se confessa algo...que não se podem recuperar.....-___________________ ........l- Malgrado os influenciássemos com nossas escolhas . não _____________ suas decisões se ____________ seguros de seus desejos.aquele sem discrição.que não se pode ler..._______________ .que se podem comer.. buscando sinônimos para as palavras dadas.que se podem reduzir.......em que não se pode navegar........._______________ .

o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos . Como introduzir adequadamente o assunto . Foram inseridos alguns erros de natureza gramatical.Esse ritmo excessivamente intenso . que nos fosse dado um tema . há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e . Só nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos não venham a se agravar com o passar do tempo. Os moradores das grandes cidades pelos fatores expostos . Supondo . a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e . porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles. a busca espaços lança de se obter uma melhor colocação profissional enfim a conquista de novos o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações.torna a vida bastante agitada . pois existem populações imersas em completa miséria . o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. de pouco tempo dispõe para alimentar relações humanas mais profundas. Além disso nas áreas campestres há maior contrapartida o homem da cidade quantidade de alimentos saudáveis. Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. Por isso tudo . Transcreveremos a seguir uma redação bem pontuada em determinado concurso.O espírito de concorrência .rstu- ExaurirMalvadoDeslealEloqüente 7. Em costuma receber gêneros alimentícios colhidos antes do tempo de maturação para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização. Você deverá reconhecê-los e corrigi-los. além do mais . A qualidade de vida na cidade e no campo É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é em alguns aspectos . superior a da zona urbana . entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranqüilidade . fazendo uma introdução objetiva e clara ? TEMA : Chegando ao terceiro milênio . ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural. além do mais as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. agora . o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. INTRODUÇÃO : Chegando ao terceiro milênio . . Ainda convêm lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais.

Agora você já tem os elementos que deverá desenvolver. . Fuga fácil aos problemas por meio do vício Ausência de estrutura familiar Frustração x fracasso ( pessoal ou profissional ) Usuário x traficante Selecionou-se aqui uma das 50 melhores redações de concurso em São Paulo. conclui-se. _ Tendo em vista os aspectos observados . “Não é bom que o homem esteja só.. _ Pode-se concluir portanto .para os problemas do meio ambiente.. São três os problemas mencionados na introdução ... _ Sendo assim.. jamais se conheceu tamanha distorção e descaracterização das relações pessoais como nos dias de hoje..”. .Em toda a história humana . dentre outras coisas. Veja algumas: _ Dessa forma.. a amizade verdadeira tem se tornado cada dia um bem mais raro e precioso. _ Em face do exposto . . Terminado o desenvolvimento . ao fenômeno da “mercantilização da vida” . .. dividindo-as por parágrafos. Como você os organizaria em uma dissertação?      Curiosidade falta de personalidade e influência dos amigos.. Anotar as palavras que viessem à sua cabeça ainda que aleatoriamente.Isso se deve . para populações e a miséria ...Livro do Gênesis . profundamente marcado por um ritmo acelerado e frenético de vida que isola e atomiza as pessoas . E se você tivesse o seguinte tema para desenvolver: O crescente problema das drogas no mundo O primeiro passo seria refletir sobre os principais pontos a discutir. _ Levando-se em conta o que foi apresentado .. .. _ Dado o exposto .. Imagine que você tivesse pensado nesses elementos.. _ Em vista dos argumentos apresentados ....para os conflitos que abalam a paz mundial e o último .... . No mundo contemporâneo . um outro ... Observe que o candidato observou os dois itens indispensáveis a um bom texto : correção gramatical e argumentação consistente.. que muitos autores têm apontado como marca marca do mundo de hoje... é hora da conclusão.. São várias as formas de iniciar sua conclusão. fazer um esquema..O tema dado aos candidatos foi “ amizade”. Podemos enumerar algumas bastante usadas.. Bíblia Sagrada.. Você deverá desenvolver cada um deles: um parágrafo.. _ Em virtude do que foi mencionado .. . _ Por tudo isso . A partir dessas palavras..

Mesmo assim . a amizade cantada por Milton ou Caetano é extremamente atual. as expectativas de todo ser humano o levam ao anseio pela excelência da amizade que durante toda a História foi exaltada e elogiada por tantos autores. as relações humanas passaram a se caracterizar fundamentalmente pelo interesse . é urgente se buscar uma revolução dos sentimentos e das relações a fim de desconstruir a visão utilitarista e mercantilizada que se criou da amizade .Nessa perspectiva . pois sintetiza as carências de todas as pessoas. relegando-as a uma vida internalizada e solitária.Na verdade . isolar e atomizar as pessoas . em um esforço egoísta de satisfazer desejos. milhares de pessoas isolam-se em seus computadores a fim de conectar-se a seus amigos. estão cada vez mais distantes do mundo real . . criou-se uma nova maneira de interatividade entre as pessoas: a amizade virtual.Embora tenha perdido espaço no mundo contemporâneo . a fim de superar as dificuldades e imposições do mundo .Diariamente .De outro . que procuram apenas distanciar . Com isso . em um esforço solitário de interação. numa crença ilusória de que estão cultivando e estabelecendo vínculos reais. o individualuismo acentua o isolamento e a distância entre as pessoas. resgatando sua verdadeira essência . cultivar amizades constitui algo cada vez mais difícil. a imposição de um ritmo extremamente confuso de vida dificulta a troca e o conhecimento mais profundos. Com o advento da globalização .De um lado . Dessa forma. e as amizades deram lugar a trocas instantâneas e passageiras com o intuito de suprir carências individuais .

COMPARAÇÃO: Como Assim como Bem como Tanto.. adequados a determinados valores semânticos. Por vezes observa-se uma apenação por mau uso de determinado elemento de coesão Veja alguns conectores .COESÃO É de grande importância o item “coesão” na avaliação de uma redação....de outro lado Por outro lado Em oposição Em contraste Ao contrário Contudo Todavia Entretanto No entanto Embora Ao passo que CAUSA: Pois Porquanto Porque Que Pois que Já que Uma vez que Visto que Por causa de Graças a Em virtude de Em vista de .quanto Que ou do que CONTRASTE: De um lado.

Devido a Por motivo de CONSEQUÊNCIA: Logo Pois Portanto Por conseguinte Por isso Assim Consequentemente Em consequência Em decorrência Em resultado Em conclusão Como resultado CONCESSÃO: Ainda que Apesar de Embora Mesmo que A despeito de Malgrado Não obstante Se bem que Por mais que Por menos que Conquanto Em que pese Posto que .

O que proporciona o fiel exercício da democracia. na qual você discutirá. argumentando de forma clara e objetiva. em prol da isonomia de todos nós. Escreva uma dissertação sobre o tema de que se trata o trecho acima. à igualdade .A segregação . considerando – se letra de tamanho regular. explícita a nossa carta magna.A sociedade civil organizada ou qualquer cidadão deve cobrar das autoridades a extinção de tais atitudes e a justiça deve efetivar o cumprimento das leis.ou melhor . a debiliatação de todos e.Mas a isonomia expressa na constituição não é plenamente assegurada. se pode resultar em momentâneo fortalecimento dos demais. portanto. Sua dissertação deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. As leis constitucionais são muito claras em determinar a igualdade entre os cidadãos. Em um estado democrático todos deveriam ter as mesmas oportunidades.isto é . REDAÇÃO 1. 3. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 .O grande exemplo desse desrespeito à probidade administrativa é o nepotismo. o que nele se afirma. Direito à vida .Este favorece familiares e transforma o Estado num “cabide” de empregos públicos . Logo se faz necessário o cumprimento da lei contra tais práticas temerárias à democracia. Mas a realidade nos mostra muitos “exemplos” de desrespeito aos princípios e fundamentos constitucionais e em especial o descumprimento da igualdade como fundamento da democracia. à liberdade . do próprio regime democrático. implicará. em pouco tempo.O cidadão brasileiro no exercício soberano de seus direitos consolidaria a defesa do ideal de cidadania. Leia atentamente o trecho apresentado a seguir: Numa democracia efetiva.o favorecimento de alguns poucos cidadãos fere e nega a validade ao espírito da cidadania.REDAÇÃO CESPE TRT / RJ Democracia e igualdade já! Todos são iguais perante a lei. O enfraquecimento de qualquer um deles. 2. cargos públicos. à segurança e à propriedade. os três poderes construídos são responsáveis pela função que cabe a cada um e pela composição harmônica entre si – o que significa um claro reconhecimento dos limites das respectivas competências.

Cabe ao legislador ter sabedoria suficiente para dinamizar a vida de uma sociedade: deve ele. . A força dos costumes de um povo costuma ter mais peso que o de certas leis.12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 REDAÇÃO 4. que não ousamos desprezar. respeitar a índole revelada nos costumes de um povo e não temer a necessidade de propor leis que respondam aos avanços da civilização. uma lei somente é obedecida pelo temor da punição reservada a quem ignorar. ao mesmo tempo. Leia atentamente o texto que segue. arraigados na tradição de uma sociedade. Por vezes. são comparáveis aos conselhos de uma pessoa sábia e experimentada. Já os costumes.

6. considerando – se letra de tamanho regular. com coerência e clareza. Sua dissertação deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 . em favor de seu ponto de vista acerca do tema discutido no texto acima.5. Redija uma dissertação na qual você argumentará.