You are on page 1of 3

ATIVIDADE LABORATORIAL 1.

3 – SALTO PARA A PISCINA

FÍSICA 11ºANO

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Duração da Atividade: 135 minutos

Questão-Problema:
“Que medidas adotar na construção de um escorrega para um aquaparque de modo que os utentes escorreguem
com segurança?”
Esta atividade centra-se na relação que existe entre a velocidade de lançamento horizontal de um projétil, de uma dada
altura h, do solo, com o alcance do mesmo, ao nível do solo, revendo os conceitos de força conservativa e lei da
conservação da energia mecânica.

Objeto de ensino

Lançamento horizontal de um projétil.

Alcance e velocidade inicial.

Objetivos de aprendizagem

Interpretar o movimento de um projétil lançado horizontalmente como a sobreposição de dois movimentos, um
retilíneo uniforme, segundo o eixo xx, e outro retilíneo uniformemente acelerado, segundo o eixo yy .

Relacionar o alcance com a posição e velocidade iniciais.

Questões pré-laboratoriais
1- Considere o esquema seguinte de um corpo lançado
horizontalmente:
1.1. Identifique o tipo de trajetória que o corpo vai ter
durante a sua queda.
1.2. Identifique a(s) força(s) que atua(m) no corpo
durante a sua queda.
1.3. Identifique o tipo de movimento que o corpo tem na horizontal. Justifique a sua resposta.
1.4. Identifique o tipo de movimento que o corpo tem na vertical. Justifique a sua resposta.
1.5. Identifique qualitativamente a relação prevista entre os valores de h, v0 e A.
2. Comente a veracidade das seguintes afirmações:
A- Num aquaparque, quanto mais elevado for o ponto de partida de uma pessoa, maior será o valor da velocidade
com que essa pessoa atingirá a base de um escorrega.
Ano Letivo 2013/2014

1

maior será o valor da velocidade com que essa pessoa atingirá a base desse escorrega. de alturas diferentes.Repetir o procedimento abandonando a esfera. Registos e observações: Altura de abandono da esfera (m) h1: Alcance (m) Média alcance (m) h2: h3: Altura da esfera em relação ao solo. 3. levar a cabo três ensaios. na calha. de uma altura predefinida.B. quanto maior for a massa de uma pessoa que utiliza um determinado escorrega. 2. Para cada ponto de lançamento considerado. Material e Equipamento Necessário:  Calha  Esfera  Caixa de areia  Fita métrica  Suporte universal e acessórios Procedimento: 1. como mostra a figura seguinte. usando uma fita métrica. Sugestões metodológicas Vai fazer-se uma montagem experimental de modo a lançar horizontalmente uma esfera numa calha. determinando a velocidade à saída da calha.Medir o alcance atingido pela esfera.Num aquaparque. de modo a que a esfera caia numa zona estabelecida (delimitada por uma caixa de areia).Abandonar a esfera na calha a uma determinada altura do solo. quando abandona a calha h = _______m Ano Letivo 2013/2014 2 .

a que a base do escorrega se encontra da superfície da água. determine a altura. determine os valores da velocidade de saída e registe na tabela. como mostra a figura seguinte: A 5m m m 5m B C 2m D Considere desprezáveis todos os atritos até a rapariga entrar na água. Determine a velocidade com que a jovem chega à base do escorrega. lançada de cada posição atrás considerada. sem atrito. num parque aquático.Determine o valor médio do alcance atingido pela esfera. Partindo da opção de estatística. uma jovem de 50 kg desliza. determine a equação da linha que melhor se ajusta ao conjunto de pontos experimentais.Compare o declive da reta (valor experimental) com o valor da constante 2h (valor teórico). 1. 1. 2. o gráfico e o declive. (Apresenta todos os cálculos realizados) Velocidade inicial (m. g Questões pós – laboratoriais 1. e recorrendo à lei da conservação da energia mecânica.Com os valores registados na tabela anterior. 2. Supondo que a jovem chega à superfície da água com uma velocidade de 11 m/s. Ano Letivo 2013/2014 3 .s-1) Altura / m Alcance (m) h1: h2: h3: 3. Responda à questão-problema. é lançada para uma piscina.Cálculos: 1.1. Considere que. h (BC).2. Determine a energia mecânica que a rapariga possui quando se encontra parada no inicio do escorrega. Registe. ao longo de um escorrega. Quando este termina.3.Construa o gráfico (pode utilizar a calculadora gráfica ou o excel) de dispersão do alcance em função da velocidade de saída da calha. 4. 1.