You are on page 1of 4

LIDIANE COUTINHO – Direito Administrativo

Curso de Exercícios de Direito Administrativo – ESAF

Módulo VIII- Exercícios-ESAF- Lei nº 8666/93- Licitações

71. (ESAF- Assistente- Ministério da Fazenda-2009) Os procedimentos licitatórios destinam-se a
garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais
vantajosa para a Administração Pública. São princípios básicos a serem observados no julgamento das
licitações, exceto:
a) vinculação ao instrumento convocatório.
b)confidencialidade do procedimento.
c) julgamento objetivo.
d) probidade administrativa.
e) impessoalidade.
72. (ESAF- Analista de Planejamento e Gestão- MPOG/2010) No tocante ao princípio da publicidade no
âmbito das licitações regidas pela Lei n. 8.666/93, assinale a modalidade de licitação em que tal
princípio é garantido sem, todavia, haver publicação do instrumento convocatório no Diário Oficial da
União.
a) Concorrência.
b) Tomada de Preços.
c) Concurso.
d) Leilão.
e) Convite.
73. (ESAF- Assistente- Ministério da Fazenda-2009) Associe a modalidade de licitação a suas
características respectivas. Ao final, assinale a opção correspondente.
1. Concorrência
2. Tomada de preços
3. Convite

1

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar – e você?

d) Pregão. cadastrados ou não. 2. 5 e) 2.br Eu Vou Passar – e você? . mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores. ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. 4. 4. em local apropriado. ( ) Tem por objeto a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. 2 http://www. a) 5.666. Leilão ( ) Realiza-se entre interessados devidamente cadastrados. 5. cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. 1. 4 b) 4. Concurso 5. a alienação de bens imóveis da administração pública será precedida de avaliação e realizada por meio de licitação na modalidade de: a) Concorrência. ( ) É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que. 2.Analista Administrativo-ANA/2009) Como regra geral.4.com. 5. 3. 1. observada a necessária qualificação. 4. 2 d) 3. ou que atendam a todas as condições exigidas para o cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.euvoupassar. 3. b) Tomada de Preços. escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa. 19 da Lei n. 8. c) Convite. 3. científico ou artístico. 3 74. igual ou superior ao valor da avaliação. de 1993. 2. ( ) Destina-se à escolha de trabalho técnico. a qual afixará. ( ) É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto.(ESAF. e) Leilão. a quem oferecer o maior lance. 1 c) 1. na fase inicial de habilitação preliminar. 5. 1. comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

c) Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados. c) para a contratação de artistas consagrados pela opinião pública.br Eu Vou Passar – e você? . e) É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico. ( ) Contratação de associação de portadores de deficiência física sem fins lucrativos.Especialista em Políticas Públicas. ( ) Doação de bem público para outro órgão ou entidade da Administração Pública. d) É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.MPOG/2009) Considerando o que dispõe a Lei n. de comprovada idoneidade. 8. a) 3/2/3/1/1 b) 2/1/2/3/2 c) 1/1/2/3/3 3 http://www. d) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.Analista Administrativo-ANA/2009) A licitação é inexigível quando houver inviabilidade de competição. b) quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional.666/93 e legislação posterior. em especial: a) para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos. e) quando não acudirem interessados à licitação anterior. marque a opção correta. ( ) Alienação de bem público por dação em pagamento. 77. (ESAF. ( ) Contratação de serviços singulares com profissionais de notória especialização.euvoupassar.com. b) É vedada a declaração de inexigibidade nas licitações destinadas a contratar concessões e permissões de serviço público e uso de bem público. (ESAF-ANALISTA JURIDICO-SEFAZ-CE/2006) Assinale a opção que apresente a correlação correta. 76. a) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da moralidade.(ESAF. (1) Licitação dispensada (2) Licitação dispensável (3) Licitação inexigível ( ) Contratação de profissional do setor artístico.75.

desde que haja concordância dos demais licitantes. segundo avaliação prévia. c) serviços de pequeno valor. é correto afirmar. poderá ser reapresentada.. d) trabalhos científicos ou artísticos. e) Intervenção da União no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento. e Controle-Des. b) inviabilidade de competição. b) serão desclassificadas as propostas que não atendam às exigências do edital. desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.Analista de Fin. de acordo com a Lei n. diretamente ou por meio de empresário exclusivo. aplica-se para a contratação direta. cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha. 8.666/93.Administrador. c) propostas com preços manifestamente inexeqüíveis devem ser desclassificadas.(ESAF. 79. a) Compra efetuada por meio do sistema de registro de preços. conforme expressa previsão legal. 4 http://www.IRB/ 2006) Assinale a opção que arrola hipótese de inexigibilidade de licitação.CGU/2008) A respeito da desclassificação de propostas de licitantes. d) Contratação de profissional de qualquer setor artístico. desde que o preço seja compatível com o valor de mercado.(ESAF. e) a desclassificação de todas as propostas faculta à administração fixar prazo para os licitantes apresentarem novas propostas.Analista.com. d) propostas com valores globais superiores ao limite estabelecido devem ser desclassificadas.euvoupassar. e) venda de bens móveis inservíveis. 80. (ESAF. exceto: a) a proposta desclassificada.ENAP/2006) A inexigibilidade de licitação.d) 3/1/2/1/1 e) 1/1/3/3/2 78. b) Alienação de bem imóvel a órgão ou entidade da Administração Pública de qualquer esfera de governo. c) Locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração. após corrigida.br Eu Vou Passar – e você? . Int. nos casos de a) compras de pequeno valor.